x-pert Posted June 22, 2010 Share Posted June 22, 2010 blz pessoal!? Desculpe a ignorância, mas estou meio perdido para instalar a kext nvidia. Meu vídeo é onboard Ge-Force 8200 256MB o chipset da placa mãe que controla esse cara é o MCP78M-A. O aúdio foi moleza instalar mas o vídeo não to entendendo se preciso instalar apenas a kext ou se preciso colocar também um "injetor"(nvinject,nxdarwin) para funcionar. Se preciso fazer isso como posso prosseguir? Pesquisei na net e achei o Efi Studio que pelo que entendi ele identifica o hardware e já faz tudo automático, baixando e instalando. Meu receio é instalar a kext errada e ter que fazer toda instalação novamente(depois de 6 distros diferentes e várias configurações cansa ..rsrs). Desde já agradeço a ajuda. Link to comment Share on other sites More sharing options...
OuVerRos Posted June 22, 2010 Share Posted June 22, 2010 Ainda não sabemos a sua configuração ... Vc pode começar com GraphicsEnabler Yes no boot.plist Pode usar o System Info do el coniglio ... http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=219582 e saber exatamente qual o seu device e aplicar com o que vc pesquisou ... Link to comment Share on other sites More sharing options...
x-pert Posted June 23, 2010 Author Share Posted June 23, 2010 OuVerRos, baixei o system info porem o mesmo nao esta abrindo. Ja baixei o java mas mesmo assim nao consigo abrir o programa. A configuracao da minha maquina eh a seguinte: Placa mae: ECS Black Series 8200A Memoria: 4GB DDR2 Video onboard: Ge-Force 8200 Estou rodando a distro ideneb 1.6 Leopard 10.5.8. O que voce tinha mencionado em adicionar no boot.plist a opcao Graphics Enables Yes, como faco para adicionar isso? Desculpe tantas perguntas mas estou mais perdido do que cego em tiroteio.rsrs Baixei varios pacotes de video como o Graphic Enabler mas nao sei se isso ira resolver meu problema assim como o efi studio. Gostaria de saber como posso "restaurar" o sistema no modo single user por exemplo em caso de que a kext de video nao funcione. Agradeco a ajuda. Link to comment Share on other sites More sharing options...
oldnapalm Posted June 23, 2010 Share Posted June 23, 2010 Veja como ativar os drivers da nVidia nesse tópico http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=215980 Link to comment Share on other sites More sharing options...
MaLd0n Posted June 23, 2010 Share Posted June 23, 2010 Hardware http://www.kexts.com/view/234-hardware_info.html SINGLE USER Deletar kext -s mount -uw / rm -rf /system/library/extensions/NOMEdaKEXT.kext exit Link to comment Share on other sites More sharing options...
x-pert Posted June 24, 2010 Author Share Posted June 24, 2010 Pessoal, instalei um tal de Graphic Enabler para ativar a placa de vídeo e nada aconteceu. O sistema ficou na mesma. Tentei usar o efi studio, ele fez a modificação do com.apple.Boot.plist e agora meu sistema não inicia a interface gráfica.hehehe Fica naquele /usr/sbin/ocspd starting ou coisa parecida. Bom fiz um backup do boot.plist antes de mexer. Estou consigo acessar o "prompt" em single user mas não sei como copiar o arquivo de backup ou como renomea-lo para substituir pelo arquivo modificado. Como poderia fazer isso? Agradeço a ajuda. Link to comment Share on other sites More sharing options...
oldnapalm Posted June 24, 2010 Share Posted June 24, 2010 Onde você botou o backup? No modo single user você pode rodar, por exemplo mount -uw / mv /Extra/com.apple.Boot.plist.bak /Extra/com.apple.Boot.plist No Lizard, além de ativar o Graphics Injection, você detectou o PciRoot? Link to comment Share on other sites More sharing options...
x-pert Posted June 24, 2010 Author Share Posted June 24, 2010 oldnapalm tentei mover o boot.plist para a pasta SystemConfiguration sem sucesso. O sistema não inicia fica na /usr/sbin/ocspd starting e congela. Quanto ao lizard não cheguei a testá-lo por que não estava conseguindo baixar pelo link que você tinha postado. Agora que consegui baixar. Não sei o que posso fazer para tentar subir novamente o sistema sem ter que reinstalar tudo de novo. Vou ver o que faço para tentar restaurar sem ter que reinstalar e depois volto a postar. Vlw a força Link to comment Share on other sites More sharing options...
oldnapalm Posted June 24, 2010 Share Posted June 24, 2010 Tente fazer assim mount -uw / cd /Library/Preferences/SystemConfiguration/ mv com.apple.Boot.plist com.apple.Boot.plist.fail cp /local/do/backup/com.apple.Boot.plist . Link to comment Share on other sites More sharing options...
x-pert Posted June 24, 2010 Author Share Posted June 24, 2010 Reinstalei o sistema e tentei ativar a kext com o lizard mas sem sucesso. O driver de video continua "padrao" do sistema. Link to comment Share on other sites More sharing options...
oldnapalm Posted June 24, 2010 Share Posted June 24, 2010 Se você está usando o com.apple.Boot.plist de /Library/Preferences/SystemConfiguration, precisa marcar a opção "System default com.apple.Boot.plist" no menu Lizard - Preferences, e reiniciar o Lizard. Outra coisa importante é atualizar o Chameleon para o RC4 e clicar no botão Auto detect do PciRoot no Lizard http://www.mediafire.com/?in0nzna4xej Link to comment Share on other sites More sharing options...
x-pert Posted June 24, 2010 Author Share Posted June 24, 2010 oldnapalm, acabei de atualizar o chamaleon e agora parece que deu certo. Eu tinha baixo anteriormente tambem um pacote com varias kexts nvidia. instalei e pelo menos o problema quando tinha em arrastar as janelas foi resolvido. Quando vou nas informacoes do sistema na parte "graphics" agora esta constando os 256MB da placa de video porem o "core image" ainda esta como software. Como posso testar se o video esta com aceleracao 3D. Entrei com o comando glxinfo no terminal(viva o linux hehehe) e a resposta do direct rendering foi YES Creio eu que a placa ja esteja funcionando certo?! Link to comment Share on other sites More sharing options...
oldnapalm Posted June 24, 2010 Share Posted June 24, 2010 Tem que aparecer Core Image Hardware acelerado e Quartz Extreme Compatível. Você detectou o PciRoot? Tente digitar na tela do Chameleon (aparece no canto) GraphicsEnabler=yes ou GraphicsEnabler=yes PciRoot=1 Que pacote é esse com várias kexts que você instalou? Este método é para ser usado apenas com as kexts originais da nVidia. Link to comment Share on other sites More sharing options...
x-pert Posted June 24, 2010 Author Share Posted June 24, 2010 oldnapalm, tentei o boot com os parametros que voce me passou. Com o GraphicsEnabler=yes nao aconteceu nada, nenhuma mudanca ja com o GraphicsEnabler=yes PciRoot=1 quando fui ver as informacoes do sistema estava constando que a placa de video tinha apenas 32MB sem aceleracao de hardware. O pacote que eu havia mencionado com as kexts, continha drivers da nvidia, ati e intel. Instalei alguns drivers da nvidia e aparentemente corrigiu alguns bugs como eu tinha te falado, como ao arrastar as janelas que a imagem ficava distorcida. Nao me lembro ao certo as kexts que esse pacote instalou mas algumas delas eram "NVDA10Halo" "NVDA20Halo" e assim por diante se nao estou enganado. Em um dos posts voce tinha mencionado para eu marcar a opção "System default com.apple.Boot.plist" no menu Lizard - Preferences, e reiniciar o Lizard vou tentar fazer isso agora e depois respondo se resolveu.Vlw Desculpe a ignorancia oldnapalm mas onde esta a opção "System default com.apple.Boot.plist" no menu do lizard? Nao consigo achar em lugar nenhum essa opcao Link to comment Share on other sites More sharing options...
oldnapalm Posted June 24, 2010 Share Posted June 24, 2010 A opção fica no menu Lizard (no topo da tela), preferences... Mas se você marcou as opções e clicou no save, ele deve ter avisado que o arquivo não existia e perguntado se você queria criar um novo. Se você respondeu que sim, o arquivo deve ter sido criado em /Extra, e deveria funcionar também assim. Se mesmo assim não funcionar, talvez você precise adicionar o device ID da sua placa nas kexts originais, veja como no final do primeiro post do tópico que eu sugeri no post #4. Link to comment Share on other sites More sharing options...
x-pert Posted June 24, 2010 Author Share Posted June 24, 2010 Estou no serviço, chegando em casa faço isso. Vlw oldnapalm Link to comment Share on other sites More sharing options...
x-pert Posted June 26, 2010 Author Share Posted June 26, 2010 oldnapalm, ainda não consegui ativar o driver da nvidia, mas vou deixar do jeito que está.hehehe Como não vou usar o sistema para nenhuma aplicação 3D não vou necessitar desse suporte. Um dia ainda monto uma máquina somente com o mac....rsrs Enquanto isso eu vou brincando com ele no pc em outra partição. Vlw pela ajuda! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts