Jump to content

SL Retail (dados completos) HELP


Ricardo69
 Share

57 posts in this topic

Recommended Posts

Boas pessoal, eu tenho tido varios problemas com o MAC OS X pois tenho um portatil, vou postar aqui as minhas duvidas e quem me puder ajudar agradecia

 

1. So consegui instalar o Snow Leopard Retail depois de ter o iAtkos 7 (10.5.7) e com o OSInstall.mpkg modificado para instalar em MBR, deu para instalar só que surgiram vários problemas:

 

1.1. Só detecta os volumes formatados para MAC OS X (mas no iAtkos detecta)

 

1.2. Instalei o [url="http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/"]#####[/url], e o myHack com varios kexts essenciais para o retail (DSDT Patcher GUI, Teclado, Som, Placa de video e Internet) mas é como se não o tivesse feito, pois nao aparece nada, nem tem internet.

 

1.3. Só consigo entrar em Safe Boot (-x) pois quando faço um boot normal o ecra ou fica todo branco, ou branco com uns riscos (penso que será da grafica)

 

1.4. Eu estava a pensar em instalar o Snow Leopard Retail de novo e quando conseguir por tudo a funcionar fazer um backup para um disco externo ou um imagem ISO para ser facil de intalar apartir do Windows, pois tenho sempre de ter o iAtkos para fazer qualquer alteração, pois disseram-me que fazer um DVD do snow leopard alterado para o hardware do meu pc demora muito tempo e é muito complicado. No fundo o que quero é quando instalo o Snow Leopard instalar logo os Kexts todos e nao ter de fazer todos os procedimentos de novo.

 

1.5. Outro problema é que quando fico sem mexer durante meia hora no computador o icon do rato desaparece e é como se congelasse a imagem do ecra pois nem o teclado tem efeito.

 

2. Vou agora postar o meu Hardware:

 

2.1. Placa grafica ATI Radeon 4570 (ainda nao consegui arranjar uma kext que me permita mudar de resolução, pois o ecra do portatil tem 1366x768 (Toshiba Satellite L500 VL1) e o ecra ao qual ligo atravez de HDMI tem 1920x1080 (ASUS T1 24")

 

2.2. Rede Ethernet Realtek RTL1000 (funciona no iAtkos) e Wireless Realtek RTL 8191SE/8192SE (ainda nao encontrei kext)

 

2.3. HDD de 250GB, RAM de 4GB

 

3. Por fim queria ja instalar a actualização 10.6.3 e por tudo a funcionar para fazer o backup para um disco externo em DMG e ISO para futuros problemas.

 

3.1. Os kexts para esta versão são diferentes ? onde é que os posso arranjar ?

 

3.2. Posso editar algum ficheiro pkg como o OSInstall ou a actualização para instalar as seguintes coisas:

 

*Snow Leopard Retail

*Actualização 10.6.3

*Todos os Kexts necessários

*As aplicações que fiz donwload (firefox, messenger, itunes, etc..)

 

3.3. Ja que nao posso instalar os PKG apartir do windows para um disco mac, queria contruir um pacote com isto tudo para istalar apartir do windows, ha forma de o fazer ?

 

3.4. Ou entao se nao for possivel fazer isto em PKG e intalar apartir do iAtkos, assim contruia um pacote com o sistema todo para nao ser necessario isntalar tudo de novo

 

4. Questão do teclado

 

4.1. Há alguma forma de que o teclado fique totalmente português ? pois cada vez que quero usar um @ tenho de ir aos caracteres especiais, e as copias em vez de ser no CTRL+C é no ALT+C assim como o cortar e colar

 

 

Pagina do portatil: Toshiba Satellite L500 1VL

 

PS: se faltar alguma informação necessária digam-me, se quizerem adicionar no messenger mandem PM pois não sei se pode postar o mail.

Link to comment
Share on other sites

1. Não vejo vantagem em instalar o Snow em MBR ... Deixa somente o Mac em GUIDI e usa o XP no VMware.

Depois que vc tiver o sistema do jeito que vc quer pode fazer um clone do HD com o Carbon Copy Cloner.

 

2. Dados completos vc pega com o Everest .. http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=211752

 

3. Atualizar pra 10.6.3 sugiro fazer via combo pois no forum da Apple tem varias discussões sobre problemas fazendo update via S.U.

 

4. Layout de teclado de note é muito especifico pois cada um tem sempre uma tecla em posição estranha. Vc pode usar o Ukelele pra tentar ajustar. E em System Preferences vc vai em Keyboard & Mouse e no botão Modifier Keys e ajusta a sequencia de teclas pra ficar na mesma do teclado Apple ... Control, Option, Command.

Link to comment
Share on other sites

Sobre a kext para placa de rede, você tentou a que vem no myHack mais atual?

http://osx86.sojugarden.com/2010/03/myhack...FINAL-released/

 

Você tentou o layout de teclado português do Catboy?

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=95664

 

Quanto às teclas de atalho, se você usa a VoodooPS2, pode inverter editando o arquivo VoodooPS2Controller.kext/Contents/PlugIns/VoodooPS2Keyboard.kext/Contents/Info.plist

			<key>Swap command and option</key>
		<false/>

ou nas preferências do sistema, teclado, teclas modificadoras.

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=175372

 

Tem essa kext que deve funcionar para mudar a resolução do vídeo

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=204348

 

Aqui tem a versão mais recente da VoodooHDA

http://www.mediafire.com/?mkngnmnfjbm

Link to comment
Share on other sites

neste momento estou de ferias, e não vou poder fazer grandes downloads, mas a situação já melhorou.

 

* Depois de instalar o myHack já consigo fazer um boot normal sem -x

 

* Mas cada vez que copio o conteúdo de um ficheiro DMG diz que não tenho permissões

* Ainda não tenho internet

* A resolução continua a mesma depois de instalar essa kext

* O som com o VoodooHDA não funciona, e bloqueia sempre a janela das definições

 

Será que alguém pode fazer o Upload da pasta extensions e do ficheiro extensions.mkext com todos os meus drivers necessários ?

É que ontem instalei o 10.6.3 combo e depois do boot o ecrã fica preto, nem com -x entra.

 

Basicamente o que eu preciso é:

 

*Ficheiros necessários para o SnowLeopard Retail 10.6.3

*Internet R1000

*Gráficos 1366x768 e 1920x1080 para ATI 4570

*Kexts para portáteis:

*Teclado com trackpad

*WebCam 2MB

*Controlo da bateria

 

 

Queria assim pelo transmac substituir a pasta extensions e o ficheiro mkext para só o necessário, e como não tenho o o meu disco rígido externo nem consigo entrar por ter feito a actualização, portanto agradecia a quem tivesse disponibilidade para fazer o upload dos ficheiros.

 

Não me recordo de mais kext, mas só preciso das que me permitam entrar no snow leopard com a actualização, se aconselharem mais alguma que seja necessária agradeço, já postei o link da pagina do meu portátil.

Link to comment
Share on other sites

Foi essa a kext que você instalou?

http://dl.dropbox.com/u/1727104/RadeonHD/R...HD10.6.kext.zip

 

Você removeu a ATIRadeonX2000?

 

Faça o boot com "-s" (single user) e remova a RadeonHD.kext, se não voltar a funcionar, o problema deve ser da atualização 10.6.3, várias pessoas reclamaram de tela preta, até com placa nVidia que funcionava normalmente antes de atualizar.

Link to comment
Share on other sites

eu voltei a tentar instalei o snow leopard retail, e só utilizei o myHack Final e o DiSSDT Patcher GUI, mas mesmo assim dá erro.

 

Alguem pode ajudar, eu vou voltar a instalar o retail, mas nao vou modificar os ficheiros, tambem nao sei os kexts necessarios nem o kernel, eu ja postei aqui o hardware do me pc, e se alguem pudesse fazer um ZIP com os kexts necessarios (se for so isso o necessario) para eu poder por atravez do iAtkos 7 (10.5.7) para conseguir o retail a funcionar, agradeço desde ja.

Link to comment
Share on other sites

eu ja tentei com o SL Hazard, mas nao carrega o DVD, fica sempre parado na tela da apple, com as informações que dei, nao consegues fazer aquilo ? eu ja tentei com as kexts que ficaram instaladas com o retail e as 4 recomendadas mais a RadeonHD e o voodoohda, battery e PS2 c/ trackpad.

 

o panic diz CPU0, secalhar tem haver com ACPI que tinha sempre esse problema com outras distro do leopard.

 

depois de instalar o retail usei o KextUtility, o DSDT Patcher GUI, Chameleon 2 RC5 e o myHack.

 

Nao sei mais o que fazer

Link to comment
Share on other sites

Conseguindo instalar, use o pacifist e extraia seus drivers do Snow Hazard q tem um otimo suporte para as mais variadas configs(hardware)

 

Placa de rede use a "RealtekR1000" para Snow, deve resolver seu problema, pra pelo menos vc conectar no rj45!

 

 

e se nao estah conseguindo instalar use o [url=&quot;http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/&quot;]#####[/url] do TonyMac - http://tonymacx86.com/viewtopic.php?f=18&a...b5cae962ccd52fe - se der erro tente fazer o boot com "-x"(faca o boot com o cd, insira o dvd(Retail), espere, atualize com o f5 e digite -x)

Link to comment
Share on other sites

nao tenho aqui o DVD do retail aqui, so a DMG que voltei a instalar, ja instalei e so usei o [url=&quot;http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/&quot;]#####[/url] e o DSDT Patcher GUI, eu nao tenho forma de postar uma imagem do panic quando tento fazer boot pelo snow leopard, mas voltei a fazer tudo varias vezes e nao percebo o porque, o panic diz CPU0 e aqules codigos que aparecem.

 

nao da msm oa para fazerem o upload de todos os ficheiros necessarios ? ja postei todo o meu hardware, quanto a kexts e outros ficheiros para o snow retail nunca sei ao certo o que usar

Link to comment
Share on other sites

Se você instalar kexts pelo Transmac não vai funcionar, as kexts precisam estar com permissões corretas, senão o sistema nem as carrega.

 

Você tem que dar um jeito de deixar o sistema funcionando, para depois instalar as kexts. Se está dando kernel panic com "CPU0" pode ser por vários motivos, por exemplo, falta da NullCPUPowerManagement, versão errada da SleepEnabler, necessidade de kernel legacy e estar usando vanilla, etc.

 

Se não tem como tirar foto, leia mais informações na tela do KP, como nome de kexts e dependências que possam aparecer.

Link to comment
Share on other sites

eu costumo copiar a pasta Extensions para o Desktop do iAtkos e usar o Kext Utility para fazer o extensions.mkext

 

faço no Sistema/Biblioteca/Extensões e no Biblioteca/Extensões, mas ja tentei com o [url=&quot;http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/&quot;]#####[/url] e myHack e instala tudo sozinho e mesmo assm nao da

 

mas agora sem ser de kext, é so usar o DSDT Patcher GUI ?

Link to comment
Share on other sites

O DSDT_Patcher corrige alguns problemas, não todos.

 

Você está usando kernel legacy? ("chocolate" no myHack)

 

Pelo site que você passou com as especificações do notebook, o CPU não roda kernel vanilla.

 

Teria que ver a tela do kernel panic, o problema pode ser até um SMproductname incompatível. Se estiver configurado como MacPro4,1 dependendo do CPU pode dar panic relacionado ao AppleTyMCEDriver.

Link to comment
Share on other sites

da 1 vez que consegui por a funcionar nem tinha mudado de kernel, usei o que vem com o retail, quando instalei pelo myhack o chocolate deu kernel panic, e ontem tentei novamente mas com o vanilla e deu tambem o kernel panic.

 

eu consigo aceder e modificar os ficheiros pelo iAtkos, mas no snow leopard ja tentei com:

 

-x -v -F -s -legacy cpus=1 busratio=20 maxmem=4096

 

e nao deu, eu vou voltar a formatar a drive do snow leopard, e instalar, nao vou modificar nenhum ficheiro, digam-me so as kexts que necessito, e o kernel que devo usar, assim como outros ficheiros caso seja preciso.

 

 

É o seguinte, vou instalar o Snow Leopard Retail ja com a actualização 10.6.3 e vou usar o (10.6.3 legacy kernel for INTEL/AMD)

Link to comment
Share on other sites

Qual o CPU do seu portátil?

 

A princípio instale apenas a kext FakeSMC. Depois, com o sistema rodando, partimos para as demais kexts.

 

Seria interessante, se você tiver o Windows instalado, seguir esse tópico para identificar o hardware com maior precisão.

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=211752

 

Ou, se tiver o Leopard ou Linux, o comando "lspci -nn" já ajuda bastante.

Link to comment
Share on other sites

Esta foto é usando kernel legacy, né? Usando a vanilla, o que acontece?

 

Qual a versão do Chameleon?

 

Não sei se tem a ver, mas você usou kernel 10.3.0 e o sistema, se acabou de instalar, deve ser 10.6.0, tente usar kernel 10.0.0, vanilla ou legacy.

 

Estranho que você já rodou o Snow no portátil e agora não inicia mais. Você mudou alguma configuração na BIOS?

 

EDIT: ainda não consegui baixar o arquivo com as informações do hardware, está aparecendo a mensagem "O arquivo que você tenta acessar está temporariamente indisponível."

 

Por que você não cola aqui no fórum mesmo, ou anexa o arquivo no post?

Link to comment
Share on other sites

este panic screen é com o kernel que veio com o SL retail, quando uso o legacy para 10.6.0 e o chocolate acontece o mesmo, o vanilla tambem, quando rodou pela 1 vez nao alterei o kernel, a nao ser que algum patch tipo o myhack o tenha feito, porque eu nao

 

quanto a bios nao alterei nada

 

a versao do chameleon é 2 RC4

 

eu no iatkos penso que estou a usar o kernel Voodoo 9.5

 

ja anexei o ficheiro do hardware

relato__rio.txt

Link to comment
Share on other sites

o com.apple.Boot.plist ja tinha isso e eu acrescentei nas flags -v e na resolução 1366x768x32 (embora não tenha feito nada quanto a resolução)

 

ja funcionou, usei o myhack e instalei tudo, ate o kernel chocolate, e já não aparece kernel panic.

 

mas sempre que tento fazer o boot mesmo que seja no iAtkos (leopard 10.5.7) tenho de entrar por safe boot (-x), caso contrario o ecrã fica branco com alguns riscos, penso que seja da gráfica.

 

portanto tentei entrar no snow leopard por safe boot (-x) e volta a aparecer o kernel panic, apenas entra com o -v, mas depois não se ve nada, fica a tela branca com os tais riscos, a única forma que eu usava para dar a volta a isto era a do safe boot, agora não sei o que fazer para conseguir entrar

 

 

 

esta aqui uma imagem que fiz no paint, o ecra que aparece é mais ou menos este, depois se quiser eu tiro uma foto mas é basicamente isso que aparece:

 

91034643.png

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...