Jump to content

Atualização 10.5.8


oldnapalm
 Share

84 posts in this topic

Recommended Posts

Seguir esses procedimentos não garante que a atualização vá correr sem erros, mas aumenta a chance de você conseguir consertar sem ter que reinstalar tudo.

1 - Faça backup da kernel e das kexts

sudo cp /mach_kernel /mach_kernel.bak
sudo cp -R /System/Library/Extensions /System/Library/Extensions.bak

2 - Caso seu CPU não rode kernel vanilla, baixe a kernel Voodoo 9.8.0 (por qoopz), renomeie para mach_kernel.voodoo e coloque na raiz do HD do Leopard.

 

3 - Proceda com a atualização pelo "Software Update", ou baixe e instale o "Combo Update".

 

4 - Se precisar kernel voodoo, nos próximos 2 boots após a atualização digite o nome da kernel

boot: mach_kernel.voodoo -v

No primeiro boot é normal o sistema reiniciar automaticamente.

Com o sistema rodando, renomeie a kernel para não precisar digitar o nome a cada boot

sudo mv /mach_kernel /mach_kernel.orig
sudo mv /mach_kernel.voodoo /mach_kernel

Outra opção ao invés de renomear a kernel voodoo é alterar o nome da kernel padrão no arquivo com.apple.Boot.plist, se você usa o Chameleon v1 este arquivo fica em /Library/Preferences/SystemConfiguration, se usa o Chameleon v2 ele fica em /Extra

	<key>Kernel</key>
<string>mach_kernel.voodoo</string>

5 - Caso tenha removido a AppleIntelCPUPowerManagement, instale a kext Disabler.

 

6 - Caso algo der errado, ainda pode ser corrigido usando o DVD de instalação (distro). Se você precisou algum "fix" na instalação, é provável que precise novamente, pode procurar um atualizado ou usar as kexts antigas (backup).

 

7 - Se algum dispositivo parar de funcionar (áudio, rede) também pode tentar usar as kexts do backup, ou procurar por versões atualizadas.

Link to comment
Share on other sites

Ok man...

Desculpe pela pergunta idiota ....mas como se renomeia arquivos no mac??

Li e parece que só por programas....num tem jeito de fazer isso na mão tipo F2 não???

Selecione o arquivo e tecle enter, é o equivalente ao F2 do Windows.

 

Veja que a kernel voodoo não é necessária para CPU Core 2 Duo.

 

Dica: não precisa dar "quote" em toda mensagem anterior, principalmente quando sua resposta não for diretamente a ela.

Link to comment
Share on other sites

Ok chefe...fudeu geral de novo!!!!!!carai.....

Cara ainda naum to muito por dentro de comandos e tals do mac....mais to aprendenu...

Pelo que entendi, faco a primeira parte dos backup pelo terminal, 'e isso mesmo???

 

O meu note 'e core 2 duo, por'em to usano a kernel "Toh", pois so' assim que roda o sistema....num uso a vanilla naum...

 

A raiz do mac 'e system/library ????

 

Agora, se caso eu naum precisar da kernel voodoo, intaum 'e so' eu atulizar direto pelo combo???

Pois eu ja tentei isso e deu kernel panic......

 

Intendeu pq a duvida?????

 

essee erros de portugues 'e meu teclado que ainda ta meio desconfigurado....mais chego la ainda.....

 

Valeu pela ajuda amigo....

fico no aguardo, Carlos....

vc num tem skype naum???

Link to comment
Share on other sites

Pelo que entendi, faco a primeira parte dos backup pelo terminal, 'e isso mesmo???

Sim, é pelo terminal.

 

O meu note 'e core 2 duo, por'em to usano a kernel "Toh", pois so' assim que roda o sistema....num uso a vanilla naum...

Estranho, deveria funcionar. O que acontece usando kernel vanilla? (boot verbose)

 

A raiz do mac 'e system/library ????

Não, a raiz é "/", selecione o disco do Mac no Finder, vai aparecer "Aplicativos", "Biblioteca", "Sistema", "Usuários", "Volume", é aí, a pasta principal do disco.

Quando for copiar a kernel voodoo, renomeie ANTES de copiar, pois na raiz já existe um mach_kernel, se não aparecer pelo Finder é porque está oculto.

 

Agora, se caso eu naum precisar da kernel voodoo, intaum 'e so' eu atulizar direto pelo combo???

Pois eu ja tentei isso e deu kernel panic......

Na teoria sim, mas se não funciona a versão 10.5.5 com kernel vanilla, tente usar a voodoo também para a 10.5.8.

Se der kernel panic ou ficar na tela da maçã, faça o boot no modo verbose (-v) e poste uma foto da tela, tem como consertar sem reinstalar tudo, mas antes é preciso saber QUAL o problema.

Link to comment
Share on other sites

Sim, é pelo terminal.

 

 

Estranho, deveria funcionar. O que acontece usando kernel vanilla? (boot verbose)

 

 

Não, a raiz é "/", selecione o disco do Mac no Finder, vai aparecer "Aplicativos", "Biblioteca", "Sistema", "Usuários", "Volume", é aí, a pasta principal do disco.

Quando for copiar a kernel voodoo, renomeie ANTES de copiar, pois na raiz já existe um mach_kernel, se não aparecer pelo Finder é porque está oculto.

 

 

Na teoria sim, mas se não funciona a versão 10.5.5 com kernel vanilla, tente usar a voodoo também para a 10.5.8.

Se der kernel panic ou ficar na tela da maçã, faça o boot no modo verbose (-v) e poste uma foto da tela, tem como consertar sem reinstalar tudo, mas antes é preciso saber QUAL o problema.

 

Fala mestre...blz???

Bom, ainda to tentanu atualizar, mais nada ainda cara......s'o pau mesmo....

To aki no meu finder e provavelmente essa pasta Volume esta oculta...aqui mostra: applications, developer, library, system e users....como fa'co aparecer a pasta volume????

Vc naum tem msn ou skype pra me ajudar nessa atualizacao naum por favor???

Pois ja tentei de tudo e naum consigo nem a pau.....

Pro meu note rodar 100% s'o falta atualizar, o drive pro scroll do mouse funfar e a rede wirelless......

Grato, Carlos.

Link to comment
Share on other sites

Fala mestre...blz???

Bom, ainda to tentanu atualizar, mais nada ainda cara......s'o pau mesmo....

To aki no meu finder e provavelmente essa pasta Volume esta oculta...aqui mostra: applications, developer, library, system e users....como fa'co aparecer a pasta volume????

Vc naum tem msn ou skype pra me ajudar nessa atualizacao naum por favor???

Pois ja tentei de tudo e naum consigo nem a pau.....

Pro meu note rodar 100% s'o falta atualizar, o drive pro scroll do mouse funfar e a rede wirelless......

Grato, Carlos.

Amigo, volto a repetir, pode dar problema na atualização, é normal e tem como consertar, mas você precisa verificar o que está causando o problema (fazendo o boot no modo verbose), senão fica difícil. Tire uma foto da tela com o erro que podemos tentar te ajudar.

 

Sobre a pasta Volumes, tudo bem se ela não existe ou está oculta, não é ela a raiz, e sim a pasta acima dela, o disco do Mac OS em si, onde estão essas pastas que você citou, "applications, developer, library, system e users". Você tem que botar a mach_kernel.voodoo junto com essas pastas, e não dentro de uma delas.

 

Eu não uso msn ou skype, mas verifico o fórum com bastante frequência, então pode postar aqui que não demoro a responder.

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Fala mestre..eu de novo...

Bom agora ja consegui o OSX86, aplicativo que ja me ajuda nos backups das kexters e kernel...

Agora qto a Kernel Vanilla, nesse dvd meu, Iatkos 10.5.5, naum tem essa vanilla naum....por isso uso a kernel Toh......e ai????

Devo proseguir do mesmo modo???

E qto a kernel voodoo, sera que eu naum preciso usar mesmo por ser core 2 duo???

Link to comment
Share on other sites

Agora qto a Kernel Vanilla, nesse dvd meu, Iatkos 10.5.5, naum tem essa vanilla naum....por isso uso a kernel Toh......e ai????

Devo proseguir do mesmo modo???

E qto a kernel voodoo, sera que eu naum preciso usar mesmo por ser core 2 duo???

É normal não ter a kernel vanilla para selecionar, ela é instalada se você não selecionar nenhuma kernel.

 

Se o seu CPU é Core 2 Duo não precisa kernel voodoo, pode usar a vanilla (não selecione nenhuma na instalação).

 

Se você tiver, sugiro que instale o iATKOS v7 ao invés do v5, é mais provável que funcione a atualização para 10.5.8 sem problemas.

Link to comment
Share on other sites

Ok..vou tentar fazer o seguinte: vou tentar instalar somente o SO iatkos v7...pois ja tentei antes mais ele naum roda....como ja esta rodando com o 5, vou instalr somente o sistema v7 sem driver nehum...creio que vai dar kernel panic....se der depois posto de novo ok.....

Link to comment
Share on other sites

Fala mestre...eu de novo.....

Bom acabo de tentar atualizar instalando somente o sistema pelo dvd do 7..e naum deu naum...

Tentei todos os tipos de boot e ele reinicia sempre......naum inicia o sistema..fica apenas reiniciando....

Vou reinstalar o 5 de novo....posta uma análise aí disso ok......

Creio ser o mais correto, pode naum ser o mais facil ir pelo combo mesmo......tentarei de novo ok...

Link to comment
Share on other sites

cara. eu fiz tudo como ele mando

e instalo de boa. vc deve ta fazendo algo de errado ai vey.

posta uma foto do panic no modo "verbose"

dai nos sabemos como identificar o problema

senao como o Old ja falou fica dificil

é como procurar uma agunha num palhero

Link to comment
Share on other sites

É isso Carlos, você precisa nos dar detalhes sobre o erro, e nada mais fácil que tirar uma foto da tela no modo verbose, senão fica difícil ajudar, a menos que apareça alguém com o mesmo laptop que tenha tido o mesmo problema.

Link to comment
Share on other sites

Senhore, vortei....eis as duvidas:

bom, primeiro eu tentei atualizar direto pelo combo 10.5.8. instalei e reinicializou uma vez....depois sempre qdo inicia a tela de boot, coloco -v pra mandar o erro pra vcs e nada...a tela naum chega nem na metade do video e ja reinicia de novo e assim fica....

Depois reinstalei e tentei pelo combo 10.5.6 e ficou a mesma coisa...

Reinstalei.

Depois tentei colocar a kernel voodoo na raiz e atualizei pro 10.5.6...instalou.

Mais depois qdo reinicializa eu ponho o comando mach_kernel.voodoo -v, e até entra no sistema mais fica com a tela piscando, como se faltasse o drive de vídeo...sabe como se fosse 2 telas divididas....intaum voltei o dvd do 10.5 e reinstalei o drive intel gma 950 que é minha placa....reiniciei e nada.....voltei de novo no dvd e reinstalei todos os drivers de costuma que funfa tudo e ainda continua com a tela piscano.......ajuda???? Outra coisa: baixei essa kernel voodoo....eu coloco o "arquivo" com nome kernel voodoo na raiz, renomeioi e tals, ou a pasta que ela veio dentro????

Naum sei se ajuda, mais essas são as opções que marco na miha instalação ok:

Satellite A135-Sxxxx

Install using iATKOS 5i:

Only this:

chameleon

AppleDecrypt

AppleSMBIOS-28

Toh Kernel

x86 ACPI

Disabler.kext

Remove PowerManagement.kext

AGPGart

All SATA/IDE drivers (to prevent still waiting error)

Intel Speedstep b

Laptop battery

Realtek 8139 And after install

Link to comment
Share on other sites

Você tentou atualizar pelo combo 10.5.8 e usar a kernel voodoo 9.8.0 qoopz? Pelo que você escreveu parece que o seu CPU não está rodando a kernel vanilla, apesar de ser C2D. Você tentou digitar "cpus=1 -v" no boot quando fica reiniciando?

 

Sobre a kernel voodoo, não é para colocar toda a pasta, entre na pasta Voodoo.Based.XNU.980.v2, renomeie o arquivo mach_kernel que está dentro dela para mach_kernel.voodoo e arraste apenas esse arquivo para a raiz (disco do Mac).

 

Sobre os drivers de vídeo, verifique novamente as opções que seleciona na instalação, se funcionava antes tem que funcionar agora.

Link to comment
Share on other sites

Você tentou atualizar pelo combo 10.5.8 e usar a kernel voodoo 9.8.0 qoopz? Pelo que você escreveu parece que o seu CPU não está rodando a kernel vanilla, apesar de ser C2D. Você tentou digitar "cpus=1 -v" no boot quando fica reiniciando?

Olha, esse comando eu nem conhecia....

Mais eu tentei primeiro atualizar pelo combo 10.5.8 sim.

Como vc pode ver acima eis a lista e drivers que seleciono ok.

 

Sobre a kernel voodoo, não é para colocar toda a pasta, entre na pasta Voodoo.Based.XNU.980.v2, renomeie o arquivo mach_kernel que está dentro dela para mach_kernel.voodoo e arraste apenas esse arquivo para a raiz (disco do Mac).

Fiz isso mesmo.blz.

 

Sobre os drivers de vídeo, verifique novamente as opções que seleciona na instalação, se funcionava antes tem que funcionar agora.

Intaum....isso que eu num to entendenu....eu tentei os mesmos drivers que instalo numa instalação limpa do 10.5.5.

alista de drivers esta logo acima.....

 

Mais alguma sugestão....

Será que devo reinstalr e fazer direto pelo combo 10.5.8 e ver com aquele comando "cpus=1 -v"????

Link to comment
Share on other sites

Intaum....isso que eu num to entendenu....eu tentei os mesmos drivers que instalo numa instalação limpa do 10.5.5.

alista de drivers esta logo acima.....

Mas nessa lista não tem nenhum driver de vídeo (fora o AGPGart).

 

Mais alguma sugestão....

Será que devo reinstalr e fazer direto pelo combo 10.5.8 e ver com aquele comando "cpus=1 -v"????

Eu faria pelo combo 10.5.8 colocando a kernel voodoo 9.8.0 qoopz (digitando "mach_kernel.voodoo -v" no boot). Pela sua narrativa você só usou kernel voodoo na atualização 10.5.6 e funcionou (apesar do vídeo). Se mesmo usando a kernel voodoo ficar reiniciando (lembre que no primeiro boot é normal reiniciar sozinho) então tente digitar "mach_kernel.voodoo cpus=1 -v", ou apenas "cpus=1 -v".

 

Outra sugestão: use esse programa para gerar um arquivo dsdt.aml (ele é criado na pasta Sessions/2010...), então renomeie para DSDT.aml e coloque na raiz (junto com a kernel voodoo) antes da atualização.

 

Mais uma coisa, quando você instalou o iATKOS v7, selecionou a kernel voodoo 9.7.0? Lembra se a opção DSDT dentro de x86 Patches estava marcada?

Link to comment
Share on other sites

Old.....seguinte:

Reinstalei de novo o 10.5.5 e ja atualizei direto pro 10.5.8 pelo combo.

agora ele instalo e reinicia normalmene...a primeira vez...depois so entra com o comandp cpus=1 -v......blz.

Daí ainda persiste aquele erro de drive de video.....qdo ele inicia, o video fica piscando parecenu uma boate...rsrsrs...

A tela fica dividida em 2 ....esquisito.

Depois disso voltei o dvd do 10.5.5 e reinstalei todos os drivers como na lista acima...daí ele reinicia de boa sem o comando cpus=1 - v......

Mais o pau no drive de video ainda persiste....

Crieo que estamos quase lá.

Só falta arrumar esse drive de vídeo....

Sugestão pq disso????

Ja tentei aqui e naum consegui arrumar ainda.....

No aguardo, Carlos.

 

ah, qto ao programa que vc me indicou tentei baixar mais diz que tenho de ter conta premium....tem como upar no megaupload ou outro server???

 

Qto ao V7 eu naum instalei naum....eu tentei uns drivers pra ver se deva certo, pois o 7 naum roda no meu note naum....mais ja vi tb que naum tem driver pro meu nesse dvd naum...

 

Analisa aí....

Link to comment
Share on other sites

Reinstalei de novo o 10.5.5 e ja atualizei direto pro 10.5.8 pelo combo.

agora ele instalo e reinicia normalmene...a primeira vez...depois so entra com o comandp cpus=1 -v......blz.

Se funciona com "cpus=1 -v" (sem mach_kernel.voodoo) quer dizer que seu CPU roda a kernel vanilla, você só tem um pequeno problema no DSDT que deve ser resolvido colocando o arquivo DSDT.aml na raiz. Eu também não to conseguindo baixar do rapidshare agora (o servidor está sobrecarregado), tente mais tarde que você consegue.

 

Daí ainda persiste aquele erro de drive de video.....qdo ele inicia, o video fica piscando parecenu uma boate...rsrsrs...

A tela fica dividida em 2 ....esquisito.

Você mudou alguma configuração na BIOS? Fora isso não imagino o que possa ter acontecido, se antes funcionava normal com os mesmos drivers. Ou você está se confundindo na hora de selecionar.

 

Qto ao V7 eu naum instalei naum....eu tentei uns drivers pra ver se deva certo, pois o 7 naum roda no meu note naum....mais ja vi tb que naum tem driver pro meu nesse dvd naum...

Por que o v7 não roda? Se ele reinicia sozinho no boot do DVD, tente usar o "cpus=1 -v".

Link to comment
Share on other sites

Se funciona com "cpus=1 -v" (sem mach_kernel.voodoo) quer dizer que seu CPU roda a kernel vanilla, você só tem um pequeno problema no DSDT que deve ser resolvido colocando o arquivo DSDT.aml na raiz. Eu também não to conseguindo baixar do rapidshare agora (o servidor está sobrecarregado), tente mais tarde que você consegue.

 

Cara, ja baixei aqui e vou tentar essa alternativa agora.

 

 

Você mudou alguma configuração na BIOS? Fora isso não imagino o que possa ter acontecido, se antes funcionava normal com os mesmos drivers. Ou você está se confundindo na hora de selecionar.

 

Na bios eu nem mexi naum....

 

Por que o v7 não roda? Se ele reinicia sozinho no boot do DVD, tente usar o "cpus=1 -v".

 

Pq ele naum tem os mesmos drivers do 5 naum...só alguns.....

Link to comment
Share on other sites

Old....bom dia.

Olha amigo.....passei o final de semana inteiro instalano e reinstalano .......

Primeiro instalo o 10.5, dou uma personlizada e logo instalo a atualização pro 10.5.8.

Nas primeiras vezes deu certo o arquivo DSDT.aml e aquele pau do video parou....agora naum adianta mais, naum sei o porque....será que é por eu personlizar e depois atualizar??

 

Depois de reiniciar, ainda com o pau do video e com o arquivo DSDT.aml na raiz, instalo pelo dvd do 7, o drive voodoo ps2 pro mouse toch e funfa de boa o mouse, mais o video ainda naum....fica piscando e com a tela dividida....

 

Notei tb que instalei todos os drivers pra placa gma 950 intel que tem no dvd 7, e o pau do video parou....mais o video ficou com a config. errada de 1280x600.....enquanto que no 10.5 o drive intel gma 950 fica em 1280x800.....certim certim.....depois tentei reinstalar o mesmo drive do dvd do 10.5 mais naum instalou naum......ficou do mesmo jeito....Creio que os drivers do dvd do 10.5 sejam mais velhos do que o dvd do 7.....será que isso acontece???

 

Outra....em todos os testes só inicia o sistema com o comando cpus=1 -v.........

 

Creio que tivemos um avanço.....mais ainda falta um pouco.....

 

Creio que o meio mais certo até agora está sendo instalar o 10.5.5....

Personalizo.

Atualizo com o combo direto pro 10.5.8

Depois instalo o drive voodoo ps2 pro mouse e scrooll....blz.

 

Aí fica os 2 paus ...vídeo e boot com o comando cpus=1 -v......

Ajuda?????

Link to comment
Share on other sites

Notei tb que instalei todos os drivers pra placa gma 950 intel que tem no dvd 7, e o pau do video parou....mais o video ficou com a config. errada de 1280x600.....enquanto que no 10.5 o drive intel gma 950 fica em 1280x800.....certim certim.....depois tentei reinstalar o mesmo drive do dvd do 10.5 mais naum instalou naum......ficou do mesmo jeito....Creio que os drivers do dvd do 10.5 sejam mais velhos do que o dvd do 7.....será que isso acontece???

Após atualizar para 10.5.8 com certeza é melhor usar os drivers do DVD v7. Você tentou mudar a resolução nas preferências do sistema?

 

Outra....em todos os testes só inicia o sistema com o comando cpus=1 -v.........

Precisa digitar "cpus=1" mesmo com o DSDT.aml na raiz? Anexa o arquivo para eu dar uma olhada. Se não tiver jeito é vantagem você usar a kernel voodoo 9.8.0, ao menos utiliza melhor o CPU.

 

Pq ele naum tem os mesmos drivers do 5 naum...só alguns.....

Eu ainda acho vantagem instalar do DVD v7, mesmo que não tenha todos os drivers. Você instala o que tem e depois, com o sistema rodando, procura os drivers que faltam.

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...