Jump to content

Snow Leopard retail em partição MBR


oldnapalm
 Share

35 posts in this topic

Recommended Posts

Guia para instalação do Snow Leopard retail em partição MBR

(para quem já tem uma instalação do Leopard funcionando)

 

1º passo - faça duas alterações no dmg de instalação

1.1. use o utilitário de disco para converter o dmg para o formato "leitura/gravação"

1.2. monte o novo dmg convertido

1.3. no terminal rode o comando:

   chflags nohidden /Volumes/Mac\ OS\ X\ Install\ DVD/System

1.4. entre na pasta System/Installation/Packages do novo dmg montado

1.5. crie uma pasta na mesa com o nome OSInstall e copie o arquivo OSInstall.mpkg do dmg para essa nova pasta, em seguida exclua o arquivo OSInstall.mpkg do dmg

1.6. no terminal:

   cd ~/Desktop/OSInstall
  xar -x -f OSInstall.mpkg

1.7. exclua o arquivo OSInstall.mpkg e edite o arquivo Distribution removendo a linha abaixo

eraseOptionAvailable='true'

1.8. no terminal:

   xar -c -f OSInstall.mpkg *

1.9. copie o novo OSInstall.mpkg criado para a pasta System/Installation/Packages do dmg

 

2º passo - abra o OSInstall.mpkg do dmg e proceda com a instalação

 

3º passo - instale o Chameleon 2.0 (RC3 ou posterior)

3.1. baixe o pacote de binários do Chameleon 2.0 e extraia o conteúdo

3.2. no terminal:

   cd ~/Downloads/Chameleon-2.0*/i386/
  diskutil list

veja o IDENTIFIER da partição onde instalou o sistema (diskDsP)

nos próximos comandos substitua D pelo número do disco e P pelo número da partição

   sudo -s
  ./fdisk -f boot0 -u -y /dev/rdiskD
  dd if=boot1h of=/dev/rdiskDsP
  cp boot /Volumes/[nome do volume onde instalou o sistema]
  fdisk -e /dev/diskD
  f P
  write
  y
  exit

3.3. crie uma pasta com nome Extra no volume onde instalou o sistema

3.4. copie a pasta Themes da pasta Optional Extras do Chameleon para a sua pasta Extra

3.5. copie o arquivo com.apple.Boot.plist da pasta Library/Preferences/SystemConfiguration para a pasta Extra

3.6. dentro da pasta Extra crie uma pasta com nome Extensions

3.7. copie as kexts essenciais para a pasta Extensions (fakesmc.kext, NullCPUPowerManagement.kext, OpenHaltRestart.kext e PlatformUUID.kext)

3.8. reinicie o PC e faça o boot pelo disco onde acabou de instalar

 

4º passo - instale as kexts necessárias para seu hardware (som, rede, etc.) e crie a string EFI para habilitar os drivers de vídeo, ou utilize a opção GraphicsEnabler do Chameleon (placas nVidia)

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Cara, quando eu aplico os códigos do Chameleon no Terminal para que o Snow Leopard inicie como boot principal da pau no boot...

Se eu aplico esses códigos no terminal substituindo pela partição do Leopard vai numa boa...

post-278204-1267096512_thumb.jpg

Link to comment
Share on other sites

Bom, não me pergunte como, mas iniciei o Leopard e marquei a partição dele como principal novamente, mas usando o Lizard eu marquei a partição do Snow (disk0s2) como boot e ai foi... rsrs!

Eu atualizei pro 10.6.2, iniciou perfeito, mas quando carrega a desktop, o dock e o finder, depois de 1 seg ele trava (panic).

Tem como descobrir pelo modo Verbose o erro? Ou de alguma outra forma?

Link to comment
Share on other sites

Quando ocorre o kernel panic, não aparecem as mensagens na tela? Você tentou no modo verbose? Caso só apareça aquela mensagem em vários idiomas para desligar o computador, entre pelo Leopard e veja o arquivo /var/log/kernel.log na partição do Snow Leopard.

Link to comment
Share on other sites

Você instalou alguma outra kext além das deste tópico?

 

EDIT: deste tópico não, do tópico da P5E.

 

Outra coisa, você instalou a NullCPUPowerManagement? Ela não é mais necessária após fazer o patch do SpeedStep no DSDT.

Link to comment
Share on other sites

Nenhuma kext além das do tópico e não instalei a NullCPUPowerManagement (eu lembrei da DSDT! rsrs).

E estava funcionando normal (até a atualização).

O unico patch que apliquei foi o de rede (aquele Royco Fix)... que alias, teve uma hora que recebi uma mensagem dizendo que meu driver de rede (não lembro se falou do MarvelYukon2 ou do IONetworkingFamily) era invalido, ou algo assim...

Talvez seja isso...

 

 

Ah, lembrei: instalei a JMicronATA.kext (que consta no seu tuto como não testada tambem).

Link to comment
Share on other sites

Não precisa aplicar o Royco Fix, basta colocar a LegacyAppleYukon2.kext em /E/E. Essa mensagem deve ter sido porque você editou a kext e as permissões foram alteradas.

 

A JMicronATA.kext eu não uso porque não tenho nenhum dispositivo ligado nessa controladora, se também for o seu caso, tente removê-la para ver se o KP persiste.

 

Mas olha no kernel.log que deve ter alguma pista do problema.

Link to comment
Share on other sites

Não é necessário criar o Extensions.mkext (cache de kexts), eu só imaginei que se ele existisse e estivesse desatualizado, poderia causar o não funcionamento da rede.

 

Só por curiosidade, o comando para criar o mkext é esse

sudo kextcache -v 1 -t -l -m /Extra/Extensions.mkext /Extra/Extensions /System/Library/Extensions

 

Ou você pode usar o Kext Utility

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=140647

Link to comment
Share on other sites

Bom, de qualquer forma, como eu não havia instalado nada ainda resolvi apagar e reinstalar.

 

 

.... Reinstalei e iniciei o Snow. at� ai blz. Instalei o combo update 10.6.2. Tudo blz. Quando reiniciei a mesma merda... trava depois que ja iniciou...

 

kernel.log.zip

Link to comment
Share on other sites

Você removeu a kext JMicronATA? Li que ela causa kernel panic com mais de 3 GB de RAM. Tente desabilitar a controladora JMicron na BIOS para ver se o problema continua. Também confira as configurações da BIOS listadas no tópico da P5E.

Link to comment
Share on other sites

Eu verifiquei a BIOS e está tudo ok...

Entrei pelo modo verbose e tirei um print. Vejam se voces reconhecem o erro. Que saco viu cara. To quase desistindo do Snow ja... rsrsrs

 

Obs.: vc havia me perguntado se o Chameleon estava mesmo instalado no Snow. Eu não sei se está. Como posso verificar? Só sei que no Chameleon ele inicia como principal. Quanto ao tutorial descrito neste tutorial pra instalar o Chameleon no Snow, sempre da o erro que descrevi antes. Existe outra forma de instalar o Chameleon? Ou de verificar se ele está aplicado no Snow?

 

Abs

 

post-278204-1267182817_thumb.jpg

 

Se persistir o problema tente fazer o boot em 32 bit (digite "arch=i386" no Chameleon). Tava lendo esse tópico sobre a Maximus Formula e várias pessoas disseram ter tido este problema em 64 bit após a atualização para 10.6.2

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=182048

 

Onde digito isto?

 

Rsrsrs! Descobri que e so digitar na tela de escolha de boot. FUNCIONOU!

Tem como gravar isso pra nao precisar digitar toda vez?

Abs

Link to comment
Share on other sites

Obs.: vc havia me perguntado se o Chameleon estava mesmo instalado no Snow. Eu não sei se está. Como posso verificar? Só sei que no Chameleon ele inicia como principal.

Se ele inicia por padrão sem você ter colocado "Default Partition" no com.apple.Boot.plist ele está na partição do Snow e ela está ativa. Para verificar você pode rodar

sudo fdisk -e /dev/disk0
  p
  exit

Vai aparecer um asterisco ao lado do número da partição ativa.

 

Quanto ao tutorial descrito neste tutorial pra instalar o Chameleon no Snow, sempre da o erro que descrevi antes. Existe outra forma de instalar o Chameleon?

Existem instaladores do Chameleon, mas eles fazem a mesma coisa. Qual erro? Não encontrei. Se for "fdisk: could not open MBR file /usr/standalone/i386/boot0: No such file or directory", é normal, não tem problema.

 

Descobri que e so digitar na tela de escolha de boot. FUNCIONOU!

Tem como gravar isso pra nao precisar digitar toda vez?

Para gravar edite o arquivo /Extra/com.apple.Boot.plist e adicione em "kernel flags"

	<key>Kernel Flags</key>
<string>arch=i386</string>

Naquele mesmo tópico sobre a Maximus Formula tem um cara dizendo que o KP em 64 bit é causado pela IONetworkingFamily.kext, tente movê-la para fora da pasta /S/L/E e reiniciar em 64 bit (sem digitar nada no boot). Se funcionar tente instalar a da versão 10.6.0 (pode usar o Pacifist para extrair do DVD). Tem outro cara que diz que o problema é a AppleHDA.kext, mas olhando para a sua foto do KP me parece que o problema é com a GeForce.kext, faça o mesmo teste de remover a kext e reiniciar em 64 bit, se funcionar recupere a versão anterior.

Link to comment
Share on other sites

....... mas olhando para a sua foto do KP me parece que o problema é com a GeForce.kext, faça o mesmo teste de remover a kext e reiniciar em 64 bit, se funcionar recupere a versão anterior.

 

Recuperar a versão anterior seria pegar do DVD do 10.6.0 a Geforce.kext?

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...