Jump to content

Ahci no Windows e no Mac Os X


25 posts in this topic

Recommended Posts

Quando já temos o Windows instalado sem a opção "Ahci" ativada no bios...e depois instalamos o Mac Os X e habilitamos essa opção, o resultado é uma bela tela azul quando tentamos entrar no Windows novamente!

 

O Windows Vista e o Seven já tem os drivers, no Windows XP você terá de instalar os drivers manualmente.

 

Windows Vista ou Seven

 

Desative o "Ahci" no bios e entre no Windows, vá no "executar"(tecla Windows + tecla R) e digite "regedit" e ache a chave "HKEY_LOCAL_MACHINE/System/CurrentControlSet/Services/Msahci e em "Start" vá em "Value data" e digite "0".

Reinicie seu computador, entre no bios e ative o "Ahci". Agora você pode usar o Ahci ativado para os dois sistemas.

 

Você também pode simplesmente deixar o Ahci desativado no bios, basta ter o driver certo da sua controladora para o Mac Os X, mas não vale a pena desativar essa opção.

 

 

AHCI (Advanced Host Controller Interface)

por Gamevício

 

É uma especificação de interface que permite que o driver de

armazenamento ative os recursos avançados do Serial ATA, como NCQ e Hot Plug.

 

FUNÇÃO NCQ - Native Command Queuing

 

O Comando Nativo de Enfileiramento também conhecido como NCQ , é um

protocolo de comando para dispositivos com o padrão SATA que possibilita ter

diversos comandos proeminentes dentro de um driver ao mesmo tempo.

A grande maioria dos HDs SATA atuais suporta o NCQ, onde a controladora

utiliza o tempo ocioso, entre uma leitura e outra, para estudar e reorganizar a

ordem das leituras seguintes, de forma que elas possam ser executadas na ordem

em que seja necessário o menor movimento possível dos discos. É como no caso de

um ônibus, que precisa fazer um itinerário passando por diversos pontos da

cidade. Com o NCQ o motorista tem autonomia para fazer alterações na rota, de

acordo com as condições do trânsito, escolhendo a rota mais rápida.

 

Esta ilustração mostra como o sistema funciona.

ncq.jpg

 

O HD à esquerda não possui suporte a NCQ, de forma que, ao realizar 4

leituras a setores aleatórios do disco ele precisa realizá-las em ordem, fazendo

com que sejam necessários um número maior de rotações do disco. À direita, o HD

com NCQ usa um atalho para realizar a mesma seqüência de leitura em menos tempo,

lendo os setores não pela ordem dos dados, mas pela ordem da rotação do disco,

ou seja, fora de ordem.

Na prática, o NCQ pode melhorar a taxa de transferência do HD em até 10%

em situações específicas, onde são lidos diversos arquivos pequenos espalhados

pelo HD, como durante o carregamento do sistema operacional, ou de um programa

pesado, mas faz pouca diferença quando você está transferindo grandes arquivos.

De qualquer forma, ele é uma otimização implementada via software, que não

aumenta o custo de produção dos discos e não tem contra indicações.

 

Como o NCQ trabalha

 

NCQ compreende três componentes principais de funcionalidade. Dentro de

cada um deles inclui as potencialidades que aumentam o desempenho e a

durabilidade de movimentações de SATA.

 

- Comando de enfileiramento: Um driver SATA NCQ pode enfileirar comandos e

executá-los imediatamente. O driver sabe qual protocolo que deve ser aplicado

aos diferentes comandos. Aplica um tag único para os comandos.

 

- Transferindo dados para cada comando: NCQ deixa o driver ajustar uma operação

de "acesso direto à memória" (DMA) para transferência de dados sem intervenção

do software do host. O driver controla o motor do "Acesso Direto à Memória",

seleciona transferências para minimizar latências, e otimizar o pedido de

comando.

 

- Status de retorno para comandos terminados: O driver retorna um status para

comandos terminados. O status do comando é "corrida-livre", que significa que um

status para qualquer comando pode ser comunicado em qualquer momento, sem um

"handshake" entre o dispositivo e o host. O host e o driver usam um registro de

32-bit para comunicar-se sobre comandos proeminentes, e mantém este registro

sempre exato.

 

Resumindo, o HD desgasta menos, pois vai girar menos do que o usual, de forma

mais prática e econômica, aumentando sua vida útil.

 

FUNÇÃO HOT PLUG

 

Comutação hot plug é um recurso suportado pelo AHCI que permite que os

dispositivos sejam removidos ou instalados com o sistema em funcionamento.

Ou seja, pode-se colocar e retirar o HD do PC sem precisar desligá-lo,

pois ele reconhecerá normalmente.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Esse AHCI não existe no SETUP do meu dv2700, nem modo de compatibilidade nem nada ;) , fui instalar alegrão o iATKOS 7.0 e não apareceu meu HD no utilitário de disco, não apareceu nada, tem algum jeito de forçar uma distro ou executar uma instalação com algum kext pra reconhecer meu HD? :wacko:

Link to comment
Share on other sites

enhanced/compatible

 

se não tem essas opções tb, vc precisa de uma versão modificada que tenha o driver ou então preparar seu próprio cd de boot, incluindo tudo que vc precisa

 

;)

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • 2 weeks later...
Pessoal, alguem sabe me dizer se funciona no HP G42-215BR?

 

sim

se o seu PC tem a opção AHCI

basta fazer esse procedimento ;)

 

 

Eu ainda não consegui abilitar o AHCI no HP G42-215BR. Estou tentando criar um Hackingtosh utilizando o [url="http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/"]#####[/url] com o OS X 10.6.3, más até agora nada. Na hora que abre a tela inicial de boot do OS X, aparece uma mensagem que é necessário reiniciar. Ainda não consegui nem em modo seguro. :unsure:

 

A BIOS do HP G42-215BR é muito limitada.

Link to comment
Share on other sites

Eu ainda não consegui abilitar o AHCI no HP G42-215BR. Estou tentando criar um Hackingtosh utilizando o [url="http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/"]#####[/url] com o OS X 10.6.3, más até agora nada. Na hora que abre a tela inicial de boot do OS X, aparece uma mensagem que é necessário reiniciar. Ainda não consegui nem em modo seguro. :unsure:

 

A BIOS do HP G42-215BR é muito limitada.

 

Esse tutorial é pra quem instalou o Windows em modo IDE e depois quer ativar o AHCI sem precisar instalar novamente

 

use o -v e poste uma foto

 

abra um tópico na área Snow Leopard

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showforum=197

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Viva Maldon,

óptimo trabalho aqui no forum!

Tenho um problema com o NCQ e talvez me possas ajudar:

tenho um portátil com ICH7-M e disco sata I da seagate em modalidade AHCI (correctamente reconhecidos no System profiler)

Segundo o construtor (e o windows 7) o disco suporta NCQ mas o Snow não activa a modalidade dizendo que não está suportado.

 

Parece-me embirranço dos drivers do snow (10.6.5).

Tem alguma ideia sobre o que se está a passar?

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Viva Maldon,

óptimo trabalho aqui no forum!

Tenho um problema com o NCQ e talvez me possas ajudar:

tenho um portátil com ICH7-M e disco sata I da seagate em modalidade AHCI (correctamente reconhecidos no System profiler)

Segundo o construtor (e o windows 7) o disco suporta NCQ mas o Snow não activa a modalidade dizendo que não está suportado.

 

Parece-me embirranço dos drivers do snow (10.6.5).

Tem alguma ideia sobre o que se está a passar?

 

Abraço

 

o seu ICH7 funciona nativamente? ou vc injetou pelo DSDT 0x27c58086?

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Como posso fazer pra habilitar meu WinXP pra rodar na boa com essa opção instalada...? Aliás, tô vendo todo mundo falar em AHCI na net, mas aqui no meu setup da plc mãe aparece AHIC... Nesse caso, AHIC e AHCI são a mesma coisa...?

 

Inclusive, procurei lá no "regedit" o caminho abaixo, mas ele SIMPLESMENTE NÃO EXISTE em meu "regedit":

 

HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\Msahci

 

Este caminho dentro do Regedit até existe, porém somente até o "Services", pois o "Msahci" não existe dentro de "Services"...

 

E, a propósito, continua minha dúvida... O certo é AHIC ou AHCI...?

Link to comment
Share on other sites

Grato pela resposta, mas eu ja tinha visto esse topico antes... A questao e que nao sei em qual situacao eu estou na realidade... Neste topico tem instrucoes para chipsets ICH9/ICH9R e para chipsets ICH8/ICH8R... Enfim, nao sei se o chipset de minha maquina e um ou outro, ou ate mesmo um outro diferente destes dois...

 

Se puder me dar uma orientacao em relacao a isso, agradeco...

Link to comment
Share on other sites

Ok, vou dar uma olhada nesse topico... Pelo que imagino, isso ai deve funcionar como o Everest no WinXP, ne...?

 

Nesse caso, eu devo fazer essa verificacao pelo "system info" aqui mesmo pelo hackintosh, ou la pelo xp...?

 

 

Fui la tentar baixar esse SYSTEM INFO e o baixei, porem nao consegui instalar... Ele ta dizendo que preciso do Java 1.6 e o que eu tenho instalado em meu hackintosh e 1.5... Agora, como faco pra atualizar isso...? Alias, ha alguns dias atras, apareceu uma mensagem falando pra eu atualizar varias coisas aqui no sistema e em alguns softwares, mas fiquei com medo de deixar ele atualizar, rsrsrs... Achei que ia dar alguma zebra...

 

Tem alguma dica pra me passar?

 

 

 

 

Alias, nesta msg que apareceu, ele ainda disse o seguinte:

 

UPDATING TO A NEWER VERSION OF MAC-OS-X MAU RESOLVE THIS...

 

E agora...? Tenho que fazer update de tudo...? Instalar uma versao do macos mais nova...? E se der zebra nas minhas coisas, que ja estao rolando bonito...?

 

Me da uma luz ai, por favor...

Link to comment
Share on other sites

Decidir clicar em SOFTWARE UPDATE, dai ele mostrou o que ja tinha mostrado anteriormente, ou seja updates disponiveis pra um monte de coisas (listadas abaixo)

 

Remote Desktop Client Update ===== 3.4

AirPort Utility ================ 5.5.3

Safari ==================== 5.0.5

Logic Pro Update ============= 9.1.4

MainStage Update ============= 2.1.3

HP Printer Drivers Update ======== 1.1.1

Front Row Update ============= 2.1.7

Java for Mac OS X 10.5 Update 5 === 1.0

MainStage ================== 2.0.1

WaveBurner ================= 1.6.1

iLife Support ================= 9.0.4

QuickTime ================== 7.6.9

Security Update 2011-004 ======== 1.0

iTunes ===================== 10.3.1

 

 

Minha duvida e se posso deixar a atualizacao rolar solta nesses lances ou nao...!!!

 

OK, entao vou la no XP usar o Everest pra ver se pego as informacoes certinhas... Mas, ja que acabei mencionando o lance dos updates, vc acha que devo deixar rolar estas atualizacoes todas que o sistema identificou...? Enquanto isso vou reiniciar, fazer aquela chative de conectar e desconectar os hds e entrar no XP... Daqui a pouco eu volto aqui pra ver se vc respondeu...!!!

 

VALEU.

Link to comment
Share on other sites

Prezado OLD;

 

Desculpe pela minha chatice (rsrs) mas, dei uma olhada nesse tópico aí e achei uma confusão danada, rsrsrs... Pelo que vejo, qualquer procedimento de "update", pode estar sujeito a merda, né...? Principalmente do OS, não necessariamente dos softwares, né...? Se existem vários conselhos pra se fazer bakup de kernels e outras coisas mais, então a chance de dar merda é grande, rsrsrs... E já foi maior novela pra eu instalar um lance que vc me ensinou, acho que relacionado a Voodoo 9.8.0 ou algo assim... Acho que tive que botar o lance manualmente no diretório raiz, eu tenho o procedimento anotado aqui em algum lugar, mas que foi uma loucura, isso foi, rsrsrs... Putz, pra ser sincero, tô grilado de ficar tentando fazer backup de kernel, kexts ou algo assim... Se vc pudesse pelo menos me dar um "alô" do que seria menos arriscado atualizar, eu agradeceria...

 

E quando ao EVEREST, não estou conseguindo ver a informação que preciso, ou então não estou sabendo ver... Ele identifica o chipset, mas não diz se é ICH8 ou ICH9... ele tb diz que o chipset é AMD RX780... Na parte de informações da "placa-mãe", diz que o BUS é AMD K10... Se vc puder me dar essas dicas todas aí, eu agradeco mais uma vez... Caso precise saber como é minha máquina, eu já disse uma vez, mas segue abaixo novamente a configuração de minha máquina...

 

Placa mãe M3A78

Processador AMD Phenom 9650 Quad-Core

Gravador DVD-RW LG

HD Maxtor 750GB (XP instalado)

HD Maxtor 1TB (dados)

HD Samsung 1TB (dados - obs: tb uso ele quando estou logado no "hackintosh", mas só pra ter acesso aos dados, não gravo nada nele)

HD Samsung 500GB (MacOS instalado - obs: só o conecto quando vou entrar no "hackintosh", pois ele só funciona em AHIC, e meu XP não aceita AHIC ainda)

2 monitores LG (15 e 17 polegadas)

teclado e mouse USB

Placa de áudio MBOX da Digidesign (só pro PROTOOLS - tanto no PC quanto no "HACKINTOSH")

Placa de áudio M-AUDIO 2496 (só uso no LOGIC - tanto no PC quanto no "HACKINTOSH")

 

 

Aguardo retorno.

 

Aliás, achei esse link aqui que fala uma forma de habilitar o AHIC pro WinXP, por favor dê uma olhada e me diga se assim é realmente viável ou não...

 

http://expertester.wordpress.com/2008/07/2...hci-windows-xp/

Link to comment
Share on other sites

O maior risco é no update do OS, as outras atualizações normalmente não são problemáticas. Se o seu já está no 10.5.8 não deve ter problemas.

 

ICHx são chipsets Intel, se o seu é AMD você tem que encontrar os drivers AHCI correspondentes, provavelmente encontre no site do fabricante da placa mãe.

Link to comment
Share on other sites

No link que passei em minha mensagem anterior diz exatamete isso... O tutorial diz pra eu ir em "gerenciador de dispositivos" e mandar atualizar o IDE PRIMÁRIO (com disco) e então escolher o arquivo (previamente baixado do site do fabricante da placa)... Eu fui lá no site da ASUS e baixei esse driver... Enfim, se eu fizer esse procedimento, vou conseguir fazer meu XP rodar com "ahic" na boa...?

 

E quanto aos updates...? Será que posso deixar rolar aquilo tudo que eu relacionei...? Ou tem algum específico que, em sua opinião, não seja adequado...?

 

Estou no aguardo;

 

Valeu novamente

Link to comment
Share on other sites

Tentei fazer assim, mas ao mandar atualizar o drive (com disco) e escolher o tal arquivo que baixei do site da Asus, apareceu uma mensagem dizendo "o local especificado não contém informaçõs sobre seu hardware"...

 

Então acho que ainda não vao ser desta vez que conseguirei habilitar o AHIC pro XP, rsrsrs...

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...