Gente, bom dia!
Antes de mais nada, preciso agradecer a cada um de vocês, cada alma boa que teve uma dúvida semelhante às que eu tinha, cada um que deu uma resposta, cada um que disse "não funfou" e aos demais, que leram, como eu....
Instalei o Leo4All v3 (10.5.2) a coisa de três dias, e, ao terminar, vi um sistema operacional lindo, funcional, (quase) perfeito... se não fosse pela placa de som, teclado, esses paus que ocorrem, e foram solucionados pelas dicas aqui no forum.
A única coisa que ainda pega, que me ferra a vida, são os pepinos de vídeo: minha GeForce 440 MX (velha, eu sei) 64Mb até que foi reconhecida depois que eu instalei o Natit 1,0, beleza.....
Mas ainda assim, fiquei preso na resolução de 1024 X 768 (a placa fornece 1280 x 1024) e, curiosamente, o sistema tb não reconhece o monitor, um LG 710E 17" CRT. O QUE posso fazer em relação a isso? dá pra mudar, mehlhorear, consertar? melhor comprar uma placa de vídeo nova? trocar o monitor? sacrificar virgens a algum deus profano?
By the way, o restante da configuração do meu "mac":
-Intel Celeron D 2,66 Ghz 128K cache L2
-MoBo Intel (Gigabyte?) 8I65GME
-768Mb RAM DDR2
-Som Realtek AC97 Onboard
-HDs 60Gb IDE / 40Gb IDE / 20Gb IDE / 10Gb Ide
-DVD/RW LG SuperMulti blablabla55N
-Vídeo Nvidia Geforce Mx440 64Mb VRAM
mais uma vez, brigadão por tudo. graças a vocês eu nunca mais uso windows em casa (depois de 20 anos)