Jump to content

Teclado ABNT2 no Mac EDITADO 11/08/08 :D


keijjo
 Share

135 posts in this topic

Recommended Posts

Keijo,

 

 

Eu resolvi aquele bug do word fazendo uma gambiarra.

 

Achei um freeware chamado Spark que permite criar macros para determinadas combinações de teclas. Para recuperar o "?" criei uma macro com Ctrl + , e funcionou direitinho.

 

Este softwarezinho também é ótimo para configurar alguma das teclas mortas do teclado. Não funcionou com todas... a minha barra invertida ainda esta morta. Mas consegui acertar todas as outras teclas.

 

Para quem precisar aqui esta o spark:

http://mac.softpedia.com/get/System-Utilities/Spark.shtml

 

Abraço

Whalid

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 2 weeks later...

Obrigado pelo mod, agora posso usar as barras \/.

 

Quanto aos acentos eu estou acostumado a usar os shortcuts originais (uso apple desde 84 e mac desde 91). Só q com este layout eles não funcionam!!!! Estou todo enrrolado!

 

Os shortcuts para acentos são:

 

opt-e = acento agudo (á é í ó ú)

opt-i = circunflexo (â ê î ô û)

opt-`= acento grave (à è ì ò ù)

opt-n = til (ñ ã õ)

opt-u = trema (ä ë ï ö ü ÿ)

opt-c = ç

 

Eu sei q os acentos estão lá, mas é automático, eu uso direto os shortcuts.

 

Tem como eu modificar este layout para incluí-los? Se tiver, como eu faço (eu usava resedit para fazer estes resources, mas não sei fazer no OS X).

 

Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Alguém com notebook de teclado com layout americano conseguiu fazer acentos?

 

tipo:

' + c = ç

~ + a = ã

 

etc... obrigado.

 

Claro. Pra fazer isso basta usar o Layout "US International". Na realidade isso é o que muita gente faz há decadas com os macs originais com teclado americano. Este layout existia para classic (MacOS 7,8,9) e existe tb para o MacOS X. Para baixá-lo siga este link -> http://www.brockerhoff.net/usi/

Link to comment
Share on other sites

Claro. Pra fazer isso basta usar o Layout "US International". Na realidade isso é o que muita gente faz há decadas com os macs originais com teclado americano. Este layout existia para classic (MacOS 7,8,9) e existe tb para o MacOS X. Para baixá-lo siga este link -> http://www.brockerhoff.net/usi/

 

legal.

 

desculpa aí pessoal por essa dúvida antiga, é q sou novo no mac e usei bastante o search (pelo jeito não tão bem) e não encontrei nada relacionado.

 

obrigado!

Link to comment
Share on other sites

Caro Keijjo...!

 

Consegui resolver meu problema da "?" (utilizando como base sua modificação através do Ukelele), no entanto, o comando para desinstalar que vc passou junto com o pacote ABNT2 Editado não funcionou aqui. Alguma outra maneira de desisntala-lo:

 

Usei o terminal:

 

sudo -s

minhasenha

removerabnt2

 

Fiz algo errado?

 

Agradeço desde já...!

Link to comment
Share on other sites

Prezados,

 

Boa noite. Instalei o bundle, mas eu uso um laptop (Compaq C25BR). Estava configurado o trackpad, perfeito, com tapping e tudo. Mad qdo instalo este layout, eu perco o trackpad. Alguma forma de ter os dois (trackpad e abnt2)??

Link to comment
Share on other sites

Prezados,

 

Boa noite. Instalei o bundle, mas eu uso um laptop (Compaq C25BR). Estava configurado o trackpad, perfeito, com tapping e tudo. Mad qdo instalo este layout, eu perco o trackpad. Alguma forma de ter os dois (trackpad e abnt2)??

 

aconteceu o mesmo comigo.

Link to comment
Share on other sites

Prezados,

 

Boa noite. Instalei o bundle, mas eu uso um laptop (Compaq C25BR). Estava configurado o trackpad, perfeito, com tapping e tudo. Mad qdo instalo este layout, eu perco o trackpad. Alguma forma de ter os dois (trackpad e abnt2)??

 

O meu é um Presario C730BR.

 

Eu inicialmente perdi o trackpad tb, mas consegui fazer funcionar: instalei o Leopard_PS2_ABNT2.pkg.zip e só depois o FFScrollPS2-0.1.RC1. Se instalar invertido o ABNT2 apaga o FFScroll

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 1 month later...

Meus caros,

 

Apesar de esse keylayout funcionar quase perfeitamente no meu Lenovo 3000 C200 com ABNT2, tenho problema apenas com uma tecla, o maldito "?".

 

Isso porque esse layout é um pouco diferente do normal. A interrogação é fica ao lado das teclas de setas (na figura anexada fica mais claro).

 

O problema é que mesmo com o Unkelele eu não consigo mapear essa tecla. Quando eu pressiono a dita o Unkelele simplesmente detecta como se fosse o Control da esquerda. Quando eu clico no Ctrl esquerdo ele dá exatamente o mesmo efeito da tecla da interrogação.

 

Por ora fiz uma gambi. Mudei uma tecla que eu quase não uso para o "?". Mas queria mapear a tecla correta, porque dessa forma ele não permite o uso do "/" (Shift + ?).

 

Alguém sabe como resolver isso?

 

abs

post-336290-1230266491_thumb.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Como muita gente tem usado o MSI Wind/Positivo MOBO White/Mirax Freedom como Macbook Nano, fiz um layout de teclado ABNT2 que tá funcionando muito bem por aqui.

Espero que seja útil.

Abraços!

 

PS: A função do alt Gr está funcionando no alt da esquerda mesmo!

 

Bom, tô usando um Acer Aspire One como MacBook nano e esse foi o layout que mais se aproximou do teclado dele!

 

No entanto, há uma tecla a mais, ao lado do shift esquerdo que dá os caracteres \ | (contra barra e pipe). Será que é possível modificar o layout pra incluir essa tecla?

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...