Jump to content

Teclado ABNT2 no Mac EDITADO 11/08/08 :D


keijjo
 Share

135 posts in this topic

Recommended Posts

Keijjo, valeu demais, funcionou quase perfeito no meu notebook.

 

O "quase" é o que pega. Meu notebook é daqueles modelos da AmazonPC. A '/' fica em cima do 'Q' e a interrogação fica em cima do 'W'.

 

No windows e Linux eu uso elas pelo Alt do lado direito mais a letra. Acha que tem como resolver isto pro Mac?

 

Tirando isto está tudo funcionando muito bem.

 

Agradeço o apoio e parabéns pelo trabalho.

O quase é por sua maquina ser um note, este drive foi feito pra teclado ABNT2 PS2 normais, para ativar as teclas "|\" e "/?" ao lado do "Z" e ";" e criado um layout para este tipo de teclado.

 

No seu caso Existe um software Ukelele http://scripts.sil.org/ukelele ele serve para editar o mapa de caracteres e definir o q cada tecla vai mostrar vc pode trocar o "A" pelo "X" e assim por diante e criar um mapa personalizado. agora é só colocar a mão na massa q não é difícil de fazer e disponibilizar para q futuramente outros possam se benificiar também.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Baixei o Ukelele e vi que é até simples utilizá-lo. A questão é que quando abro o programa ele não me apresenta a opcão de usar como base o teclado do sistema que já está setado como ABNT2. Gostaria de saber onde fica localizado o layout do teclado ABNT2 pra eu indicar e tomar como base pra não ter que gerar todo o meu teclado do zero.

 

Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Baixei o Ukelele e vi que é até simples utilizá-lo. A questão é que quando abro o programa ele não me apresenta a opcão de usar como base o teclado do sistema que já está setado como ABNT2. Gostaria de saber onde fica localizado o layout do teclado ABNT2 pra eu indicar e tomar como base pra não ter que gerar todo o meu teclado do zero.

 

Obrigado.

La no site do Ukelele tem um pra baixar.

 

procura em

System/Library/Keyboard Layout

 

ou

 

Library/Keyboard Layout

Link to comment
Share on other sites

Ahhhh muleque!!!! Quer dizer que o Sr. Keijjo fez um instalador pros bagulhos de teclado ABNT2, né?

 

Então, cara, faz um pra esses daqui também:

 

http://br.geocities.com/emerson_freitas/ma...aptop_Abnt2.zip

 

Acabei de zipar do meu "hackbook" Amazon FL31 (Compal HGL31) (tem o teclado e o trackpad na PS/2).

 

Já faz um bom tempo que não dou pitaco nesses lances de hackintosh (pois é... hoje tenho um macmini... quem disse que pirata não compra produto da Apple ?)

 

Esses bagulhos (a kernel extension para teclado PS/2 e o bundle de layout de teclado) além de trazer de volta a vida os \| e ?/ nos teclados normais, no laptop faz o Ctrl da direita ser o "?/", além de ter no layout a configuração do ALT+Q para / e ALT+W para ?.

Mas lembrem-se: a kernel extension só funciona para teclado PS/2.

Já o layout bundle funciona tanto para teclado PS/2 quanto para USB.

 

Quanto ao Word 2008, esse não funciona direito nem no Leopard no MacMini. O msn, a acentuação só funciona no leopard. Esses programas foram feitos com o Carbon, então não espere o mesmo nível de qualidade dos aplicativos feitos com o Cocoa.

 

Compre o iWork. Esse funciona direitinho tanto no Tiger quanto no Leopard.

 

Mais um detalhe: essa kernel extension é para Tiger (10.4.X).

Quando eu deixar de ser desempregado, compro um micro pra "brincar" de hackintosh MacPro (vou colocar tudo que eu tenho direito, hehehe), coloco o Leopard e faço as adaptações das gambiarras que já fiz para o Tiger.

 

Divirtam-se!

Link to comment
Share on other sites

Ahhhh muleque!!!! Quer dizer que o Sr. Keijjo fez um instalador pros bagulhos de teclado ABNT2, né?

 

Então, cara, faz um pra esses daqui também:

 

http://br.geocities.com/emerson_freitas/ma...aptop_Abnt2.zip

 

..........

 

Valeu Seu Creysson, ta sumido mesmo

 

Aproveitando já q foi vc q compilou, no Leopard Funciona direitinho só se vc apertar primeiro alguma letra, isso ocorre tb no Tiger, se vc começar digitando alguma tecla de função ALT, CRTL ou pelo numpad ele da pau e não funfa direito até reiniciar.

Quanto voltar para casa faço o instalador pra este também.

 

Valeu pelo apoio e continue o bom trabalho.

Também estou vendo um macmini, mas comprei um Wii e agora vou ter q esperar.

Link to comment
Share on other sites

Teclado ABNT2 no Mac funcionando perfeito :D

Ainda to aprendendo sobre o MacOSX mas trago aqui para vcs minha contribuição.

Este arquivo ou drive habilita o "Ç" os acentos e as teclas mortas "\" e "/" os

arquivos achei aqui no forum apenas criei o instalador para o kext e o bundle do Seu Creysson

 

 

:(;):)

 

 

 

 

Não esqueçam de alterar o layout do teclado para BRASILEIRO nas preferencias para alterar va em

 

Preferências do Sistema>Internacional>Menu de entrada e marque o layout BRASILEIRO Abnt2 e desmarcar os outros.

 

Arquivo para a instalação do teclado ABNT2

Tiger

Teclado_ABNT2.pkg.zip

 

Leopard

AQUI neste post

ou

Leopard_PS2_ABNT2.pkg.zip

 

como que eu aciono a tecla de acentuacao ? pelo shift?

Link to comment
Share on other sites

Teclado ABNT2 no Mac funcionando perfeito :(

Ainda to aprendendo sobre o MacOSX mas trago aqui para vcs minha contribuição.

Este arquivo ou drive habilita o "Ç" os acentos e as teclas mortas "\" e "/" os

arquivos achei aqui no forum apenas criei o instalador para o kext e o bundle do Seu Creysson

 

 

:(:D:D

 

 

 

 

Não esqueçam de alterar o layout do teclado para BRASILEIRO nas preferencias para alterar va em

 

Preferências do Sistema>Internacional>Menu de entrada e marque o layout BRASILEIRO Abnt2 e desmarcar os outros.

 

Arquivo para a instalação do teclado ABNT2

Tiger

Teclado_ABNT2.pkg.zip

 

Leopard

AQUI neste post

ou

Leopard_PS2_ABNT2.pkg.zip

 

como que eu aciono a tecla de acentuacao ? pelo shift?

Link to comment
Share on other sites

vcs já tentaram usar isso no novo Word 2008?

as dead keys funcionaram em todos os softwares da suíte menos no Word.... alias.. só a tecla com "?/" não funcionou no Word, pois a tecla com "\|" funcionou.... bizarro não?

alguém teve o mesmo problema? sabe se é alguma configuração do Word?

 

Roger, também passo pela mesma coisa aqui.

Ainda não descobri o motivo. Só sei que em todos os outros aplicativos do Office 2008 a tecla "/?" funciona perfeitamente, exceto no Word.

 

Qualquer luz, manda ae.

Link to comment
Share on other sites

Cara to com o mesmo problema, no Word 2008 essa tecla não funciona.... O que será isso ???

 

 

Roger, também passo pela mesma coisa aqui.

Ainda não descobri o motivo. Só sei que em todos os outros aplicativos do Office 2008 a tecla "/?" funciona perfeitamente, exceto no Word.

 

Qualquer luz, manda ae.

Link to comment
Share on other sites

................Word 2008 essa tecla não funciona.... .............

 

Isso é um problema que tem relação com a programação do word, um bug que dificilmente aconteceria em um mac original por isso não foi detectado.

Link to comment
Share on other sites

E tem alguma solução ?

 

Junior

 

Isso é um problema que tem relação com a programação do word, um bug que dificilmente aconteceria em um mac original por isso não foi detectado.
Link to comment
Share on other sites

Bom mas e ai , não tem jeito então ? tipo não conseguirei usar o Word então :) ?

 

Junior

 

Isso é um problema que tem relação com a programação do word, um bug que dificilmente aconteceria em um mac original por isso não foi detectado.
Link to comment
Share on other sites

bem gente, enquanto o nosso grande keijjo acha uma solução

vcs podem inserir o "?" como símbolo e atribuir uma tecla de atalho...

pelo menos dá pra ir escrevendo perguntas no word até lá...

 

PS.: valeu keijjo, por esse teclado!!!

Link to comment
Share on other sites

Q beleuza poder acentuar de novo! Valeu sua colaboração.

 

Só tem um detalhe: as teclas |\ e "' estão trocadas (invertidas). Pode ser o meu super-teclado samsung corporation PKB-7000, talvez com um original Apple funcione (só que custava 3x mais :-@ ). Acho que dá pra viver assim, mas como aperfeiçoamento do driver, fica a sugestão.

 

Mas quero abusar e tentar entender um pouco. Primeiro eu baixei uma versão de outro autor "BrasileiroABNT2", só que as instruções eram para usar o Terminal e eu terminei me embananando e não consegui copiar pra pasta Keyboard layouts. O Unix não aceitou o comando prontinho do cara. Então copiei com o Fider mesmo, mas aí os direitos do arquivo ficaram pra mim e o sistema não enxerga o arquivo. Não consegui atribuir um usuário "sistema" ao arquivo para ficar igual ao .bundle da Apple (aquele que já estava lá) pelo painelzinho de informações do arquivo - não aparece tal usuário. Tem como fazer isso via linha de comando?

 

Aliás, o MACOSX tem esse defeito desde o início: para ficar mais acessível aos manés, tiram recursos e "poder" da ferramenta e nós temos que descer pro tectecteclado pra fazer coisas que podiam ser muito simples...

 

Mas é isso, parabéns de novo pela iniciativa!

 

Teclado ABNT2 no Mac funcionando perfeito :rolleyes:

Ainda to aprendendo sobre o MacOSX mas trago aqui para vcs minha contribuição.

Este arquivo ou drive habilita o "Ç" os acentos e as teclas mortas "\" e "/" os

arquivos achei aqui no forum apenas criei o instalador para o kext e o bundle do Seu Creysson

:D :D :D

Não esqueçam de alterar o layout do teclado para BRASILEIRO nas preferencias para alterar va em

 

Preferências do Sistema>Internacional>Menu de entrada e marque o layout BRASILEIRO Abnt2 e desmarcar os outros.

 

Arquivo para a instalação do teclado ABNT2

Tiger

Teclado_ABNT2.pkg.zip

 

Leopard

AQUI neste post

ou

Leopard_PS2_ABNT2.pkg.zip

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Lembrando, claro para quem ainda não sabe, que esses dois patches também valem para o iMac, particularmente ( e principalmente) se vc, como eu, não suporta o teclado da Apple e quer usar um teclado ABNT mesmo. Uso o Maxprint wireless e funciona tudo 100% Até as teclas de aumentar volume de audio e as Fs também.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Ahhhh muleque!!!! Quer dizer que o Sr. Keijjo fez um instalador pros bagulhos de teclado ABNT2, né?

 

Então, cara, faz um pra esses daqui também:

 

http://br.geocities.com/emerson_freitas/ma...aptop_Abnt2.zip

 

Acabei de zipar do meu "hackbook" Amazon FL31 (Compal HGL31) (tem o teclado e o trackpad na PS/2).

 

Já faz um bom tempo que não dou pitaco nesses lances de hackintosh (pois é... hoje tenho um macmini... quem disse que pirata não compra produto da Apple ?)

 

Esses bagulhos (a kernel extension para teclado PS/2 e o bundle de layout de teclado) além de trazer de volta a vida os \| e ?/ nos teclados normais, no laptop faz o Ctrl da direita ser o "?/", além de ter no layout a configuração do ALT+Q para / e ALT+W para ?.

Mas lembrem-se: a kernel extension só funciona para teclado PS/2.

Já o layout bundle funciona tanto para teclado PS/2 quanto para USB.

 

Quanto ao Word 2008, esse não funciona direito nem no Leopard no MacMini. O msn, a acentuação só funciona no leopard. Esses programas foram feitos com o Carbon, então não espere o mesmo nível de qualidade dos aplicativos feitos com o Cocoa.

 

Compre o iWork. Esse funciona direitinho tanto no Tiger quanto no Leopard.

 

Mais um detalhe: essa kernel extension é para Tiger (10.4.X).

Quando eu deixar de ser desempregado, compro um micro pra "brincar" de hackintosh MacPro (vou colocar tudo que eu tenho direito, hehehe), coloco o Leopard e faço as adaptações das gambiarras que já fiz para o Tiger.

 

Divirtam-se!

 

 

Olá galera, tenho um note Compal HGL31 instalei os arquivos acima, e o teclado e o mouse morreram, alguém poderia me ajudar?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...