Jump to content

Retorno ao Hackintosh - nvidia travando o sistema


turco_ninja
 Share

30 posts in this topic

Recommended Posts

Olá galera,

 

Depois de um tempo dedicado ao windows 10, resolvi voltar minha saga com o hackintosh.. tenho uma máquina com placa mãe GA z77 ds3 h.... fiz uma instalação limpa com o Sierra 10.12.3..... Com o vídeo nativo (intel 4000) funciona beleza...o problema é quando tento fazê-lo funcionar com minha placa de vídeo gtx 650...

 

Mesmo desativando o "internal graphics" na bios, ativando o nvidia webdrive no clover, o hack funciona apenas por alguns minutos com resolução máxima e trava a tela, deixando o mouse e o audio funcionando, ou entra em black screen, também com áudio funcionando....

 

Tudo indica, é alguma incompatibilidade com placa de vídeo mesmo... já alternei a config.plist do clover entre vários smbios de imac (13,2, 14,2, 14,1), desativei todos os "injects" de vídeo...enfim, meu clover esta basicamente configurado para o nvidea webdrive ativo... e mesmo com outros "ajustes" a maquina continua travando do mesmo jeito...

 

Já fiz de tudo, e não consigo fazer o hackinstosh funcionar mais q 10 minutos com a nvidea...

 

Num desses testes, depois de ter instalado e testado o driver oficial da nvidia, consegui capturar um erro (no caso, já tinha desinstalado o driver web e estava rodando com o driver "nativo" do Sierra...

 

O erro capturado está em https://1drv.ms/i/s!AgTUOJh901Gy5FrlssTQc5WwYI84

 

A pasta EFI da partição UEFI do clover está em https://1drv.ms/u/s!AgTUOJh901Gy5FxJur23sllkFbtM

 

Já não sei mais o que fazer!!!

 

Minha gratidão desde já para quem puder me ajudar!

 

Abçs

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Vc tem de usar os drivers nativos e não web driver, até a linha 6xx use apenas inject nvidia, boa parte da linha 6xx nem precisa do inject, elas funcionam oob de verdade. Tente as duas opções.

 

Use somente uma das duas placas, as duas juntas não funcionam perfeitamente.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

O tempo passa...o tempo voa...mas o Maldon continua sempre prestativo e numa boa.... obrigado pela sua sempre presente e produtiva parceiria ao tema!!!

 

Essa configuração eu ainda não tinha testado... o resultado foi que o sistema aparentemente deu boot.... mas o monitor entra em sleep... como acontece quando o teste é com smbios do tipo macpro 6,1 ou 5,1..... ou outro imac que não seja 13 ou 14,x.... testei hdmi e dvi...nenhuma das duas recebe manda sinal pro monitor depois da metade do boot.... o disco aparentemente diz que o sistema subiu.....

 

Estou abrindo a máquina para trocar a placa de slot pci... já resolvi uma vez assim....

 

Nesse caso, não tenho que ativar aquela flag nxpci no clover? 200 ou 300? vou testando aqui....

 

Grato, grato, grato...

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Nesse exato post, o hack está funcionando, segundo boot.... primeiro funcionou, mas quando abri o safari travou e reiniciou automaticamente, sem mensagem de erro... como tem muita crash da combinação safari+sierra, estou mantendo a maquina funcionando por mais de 5 minutos no chrome...rsss

 

Mas pra chegar até aqui, resolvi variar nos testes.... qualquer tentantiva com nvidia inject o monitor perde o sinal e entra em sleep... resolvi desabiliar o nvidia inject e habilitar o nvidia generic, subiu até agora... nenhuma flag npci... e sem ligar nvidiaweb.... 

 

Mas a felicidade não está durando muito... entrei no deezer... a renderização começou a falhar... longos flags.... que até parecem crash...mas não são... o audio continua funcionando.... o sistema volta e a renderização fica lenta novamente.... 

 

Vou seguindo os testes e relatando aqui....

 

Obrigado Maldon!!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Temos dois recordes...rsss... funcionou por mais de 15 minutos... mesmo depois de umas travadas na tela...

 

mas quando fui abrir o system preferens... pimba....black screen...

 

o audio do deezer ficou funcionando...mas a tela totalmente escura.... evidenciando cada vez mais estar relacionado com o lance da nvidea...

 

o segundo record foi que, para vir aqui no fórum descrever a experiência, resolvi dar boot pelo windows.... e não é que o crash do osx afetou o windows de uma maneira que  não reconheceu a placa de vídeo num primeiro momento.... não tinha visto essa ainda...rssss

 

Enfim, voltei a estaca zero.... mas cada vez mais certo que o lance é a nvidea....

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

É a nvidia sim, se vc instalou o nvidia web driver, faça uma nova install sabendo que a sua placa de video não precisa desse driver, não use flag nenhuma de video e nem nada no smbios, deixe o clover decidir o que é melhor de smbios. Esse web driver é uma bosta, se vc usar o driver da apple será muito melhor.

Link to comment
Share on other sites

ola ...

 

desculpe a intromissão...

 

se for o caso.. deveria colocar AGPM? 

c.frio

Opa...sempre bem vindo amigo... como faço pra colocar isso? é no clover?

É a nvidia sim, se vc instalou o nvidia web driver, faça uma nova install sabendo que a sua placa de video não precisa desse driver, não use flag nenhuma de video e nem nada no smbios, deixe o clover decidir o que é melhor de smbios. Esse web driver é uma bosta, se vc usar o driver da apple será muito melhor.

Testando boot sem smbios... o clover setou um imac 13,2.... to postando dele, passou dos 5 minutos...rsss

 

Mas não passou disso... mais alguns minutos...black screen....

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O video está ativado?

 

Essa tela preta que tá estranha, o micro tá pra entrar em sleep em poucos minutos em system preferences? Se for isso desativa, muda pra nunca entrar em sleep até vc resolver o usb, dsdt, etc, colocar o sleep pra funcionar.

 

Em relaçao a agpm, creio que n seja esse o problema, mas vc usar uma legacy e injetar as propriedades da sua gpu nela.

Link to comment
Share on other sites

O video está ativado?

 

Essa tela preta que tá estranha, o micro tá pra entrar em sleep em poucos minutos em system preferences? Se for isso desativa, muda pra nunca entrar em sleep até vc resolver o usb, dsdt, etc, colocar o sleep pra funcionar.

 

Em relaçao a agpm, creio que n seja esse o problema, mas vc usar uma legacy e injetar as propriedades da sua gpu nela.

Sim, o video está ativado e a placa devidamente reconhecida no about mac.... mas o equipamento funciona só 5 a 10 minutos... aparece a tela preta, independente de sleep... se estou navegando instalando uma aplicação, não importa, aleatoriamente, aparece a tela preta... se tem algo funcionando em background, como itunes, ele continua funcionando...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

achei um forum discutindo algo parecido, e lá recomendaram rodar um script... mas não faço idéia do que seja, e parece que ativa o hdmi2... tô querendo testar... mas não imagino as consequências...

 

https://github.com/Floris497/mac-pixel-clock-patch-V2/tree/Siera-nvidia-IOKit-test#some-information-on-sip

 

 

Valeu...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Galera... refiz várias instalações... várias configurações... o hack sobe, detecta a placa Nvidia mas depois de alguns minutos, ele trava... Já estou cogitando ser problema na placa, já que, em frequência bem menor, já enfrentei bugs de video até mesmo no windows 10....

 

Bom, dei uma olhada num outro hack parecido, rodando el captan e a mesma placa de vídeo, percebi que a configuração que ele usava na bios era um pouco diferente, o internal graphics estava em auto, e a placa funcionando...e assim fiz na minha bios...

 

Instalação clean do sierra, agora com iMac 13,2 sem flags, sem patches, sem nada...tá rodando...dentro dos 10 minutos... Estou com 2 monitores... um na saída DVI outro da saída HDMI da placa GTX.... o monitor menor (dvi) ganhou alta resolução, e o maior (hmmm) ficou com resolução meia boca... vou ver com inverto isso...rssss

 

Estou evitando instalar a kext de som, para eliminar possíveis outros conflitos...

 

Em relação ao som, o outro hack que eu ví estava usando VoodooHda e utilizando o audio das hdmi´s e também da placa mãe... então, estou pensando em instalar ele ao invés da ALC887... alguma recomendação nesse sentido?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Maldon...bastou postar a mensagem acima pra que o hack apresentasse, novamente, tela preta.... em um só monitor... eu desisti de rodar com a placa, vou ver se troco ela... qual marca/modelo seria ideal?

 

Minha placa mãe é uma gigabyte z77ds3h.....

 

Não lembro mais como extrai o dsts...vou pesquisar e posto aqui assim que retirar a placa GTX e voltar pro hd4000...

 

Abraços e sempre, sempre, obrigado!!!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Concordo, mas acho que vou poder trocar se pagar a diferença... ví que os hacks estão rodando também com Radeon,seria o caso de mudar? ser continuar na gtx, qual seria melhor pro sierra? Me disseram que, por mais que não tenha lógica, os fabricantes também fazem a diferença... não é verdade?

 

Valeu...obrigado de novo!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Eu estou usando uma gtx 950 e gtx 970, funcionam mt bem com web driver.

Tenho hack tb com 9800, essa funciona do snow até o sierra. Rsss

 

Radeon é estranho, mt problema com sleep, etc, mas tem umas que funcionam perfeitamente

Link to comment
Share on other sites

Maldon, tentei extrair com o dsdt editor do olaria mas não deu certo... fiz umas buscas...mas os scripts que achei nenhum extraiu o dsdt.... procurei no efi do clover também não achei... o problema do vídeo resolvido, falta o audio.. tentei com pandora numa outra instalação mas não deu certo...tô numa, espero, última instalação clean...rss

 

Consegui tirar com o aida64 no windows...  serve?

 

https://1drv.ms/u/s!AgTUOJh901Gy5F21Jo6pK9Lkc0NS

 

Outra coisa... acho que minha experiência aqui servirá pra um único alerta: Só monte seu hack após testes exaustivos com os componentes...

 

Baixei um benchmark pra vídeo, no windows mesmo... fui rodar... quando o software atinge o máximo do testes....pimba...tela preta também no windows... ou seja... o problema do hack não era software ou configuração...era hardware mesmo!!

 

Valeu Maldon e demais!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Serve sim. Chegando em casa edito e te mando.

Tá usando smbios iMac?

Sim, depois de seguir sua orientação, deixando o clover decidir a melhor smbios, deixei aquela que ela escolheu, a q tudo indica parece ser melhor pro hack...

 

Só uma dúvida, depois do patch no dsdt devo instalar alguma kext específica?

 

Minha gratidão Maldon!! Sem pressa...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Minha gratidão e admiração ao moderador Maldon!

 

Audio ALC funcionando perfeitamente....

 

No system preferences não apareceu o áudio hdmi, algum ajuste no clover? Kext hdmi tá junto da AppleALC... o dsdt.aml coloquei dentro da EFI/Clover/ACPI/Patched, certo?

 

Os arquivos gerados pelo command estão em https://1drv.ms/u/s!AgTUOJh901Gy5F4hv3YIYdfYSfI- ,o que faço com eles?

 

Valeu, obrigado de novo!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...