Jump to content

(desatualizado) TUTORIAL DE INSTALAÇÃO + CONFIGURAÇÃO BASICA OS X 10.4.4


pSyGet
 Share

10 posts in this topic

Recommended Posts

Bom pessoas, já faz mais de 1 ano e meio desde que eu postei esse tutorial gigante ensinando a instalar o 10.4.4 do Maxxus, e de lá pra cá mt coisa mudou, o povo agora tá na onda do Leopard (e eu tb), e tem mt gente me adicionando dizendo que não consegue instalar versões mais recentes do Tiger e tb o Leopard com esse tutorial que eu escrevi, então estou apagando o tutorial.

 

EU PRETENDO SIM FAZER UM TUTORIAL MAIS ATUALIZADO, ENSINANDO PASSO A PASSO, DE MANEIRA BEM DETALHADA, COMO PROCEDER PARA FAZER A INSTALAÇAO DO LEOPARD, 10.5.2, OK?

 

Mas pra isso eu preciso de tempo. Então paciência! hehehe

 

Quem quiser, pode ainda me add no MSN sim! Eu ajudou sempre q possivel.

O tutorial que estava aqui está comigo ainda, em formato PDF, se quiserem eu posso passar. Só não deixarei aqui para não gerar mais dúvidas do que soluções.

 

Aproveitando, agradeço a todos por essas mais de 9000 visitas a esse post.

Abraços x)

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 4 weeks later...
  • 1 month later...

tenho um problema..

 

quando meto o dvd com essa versao ele instala tudo e depois quando chega a altura de seleccionar o local de instalação, nao aparece nada e a razao e pk a minha motherboard nao tem os controladores sata na bios..

 

kual a solução?

 

quando instalo o XP tenho de carregar em F6..

como faço para o Mac os x?

 

PS: Minha Motherboard é: Asus P4s800d-x

 

Fico a espera.. :(

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Amigo, meu sempron 2600+ vai funcionar? pq eu ja tinha tentado de td qnt eh forma... So q agora to fazendo com seu tutorial... to baixando o acronis.... sera q vai funfar? antigamente, na hora do boot ele carregava o darwin e kbum... dava um erro... linhas de codigos... e parava ai.

:/

mas vc ai vai falar... esse lixopron 2600+ num funfa macosx... ai e q sao elas... no vmware eu instalei-o NATIVO... so q ele so executava ligando pelo vmware. reconheceu a rede, sis900, geforce5200, som... td! td mesmo kra... ele rodou lisin... mto maneiro! so pra lembrar, tenho um HD sata d 160gb e a mesma forma de particionamento que vc. C: = 20GB NTFS / D: = 120GB NTFS. dpois vo passar uns 20GB pra OSX... entao, gravei uma imagem no dvd, essa mesmo q eu usei e funfava. entao amigo, meu caro, me ajuda a fazer esse macos rodar aki bunitim... keria mtooooo faze-lo funcionar. se puder, renato_jf@yahoo.com.br eh meu msn. me add la... nao vai demorar mto...

 

ok entao!

[]s

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
Bom pessoas... eu vi esse tópico pedindo um tutorial de instalação.Por coincidência eu tenho instalado no meu PC exatamente essa versão, a 10.4.4 do Maxxus q eu peguei via bit torrent, e estou satisfeitissimo com ela. Depois de instalar a placa de video, o sistema que já era ótimo, fikou aprox. 40% mais rapido. E essa foi a unica dificuldade que eu tive. Som e rede bastou pesquisar no google q eu axei como instalar. Vou colocar as specs do meu Hack-Intel. NAO SEI SE EM OUTRAS ESPECIFICAÇÕES VAI FUNCIONAR TAUM BEM QT NO MEU PC, JÁ DEIXO BEM CLARO! E meu pc tb num eh lá akelas coisas... jah tem 4 anos de uso, mas o OSx86 me surpreendeu pela rapidez mesmo.P4 1.6Ghz512MB RAM pci 13340Gb HD MaxtorPlaca mae ECS p/ P4NVidia GeForce 2 MX 400SiS 7012 SoundCard (depois de instalado um driver Unix, foi reconhecido como AC'97)Realtek RTL8139 PCI Family Network Adapter (depois de umas gambiarras, foi reconhecido como rtl8139)No mais é isso mesmo. Como pode-se notar não é um PC-Ferrari hauehuahse, mas dá pro gasto, e roda o OS X muuuito rapido. Mas enfim, vamus ao tutorial basiquinho (quem souber mais coisas, pode add, assim fikará um tutorial imenso!)POR QUE TER WINDOWS E OS X INSTALADOS??Ora, isso eh uma pergunta TOTALMENTE DESNECESSÁRIA, preciso responder? (na duvida, vamus lá)O OSx86 é um sistema q é feito pra ser instalado em computadores q tem arquitetura diferente dos PC comuns. Por mais q agora os macs usem processador Intel, eles continaum MUITO acima dos meros pcs q a gente compra e monta cada parte numa loja de info diferente. São produtos de maior qualidade, issu é indiscutivel. O fato de poder instalar o osx num pc, apesar de excitante, NÃO DEIXA DE SER UMA GAMBIARRA, por isso torna-se óbvio q problemas dos mais variados podem ocorrer. Ter o windows instalado é um escape, pq mesmo q vc se apaixone pelo OS X, existem coisas q ainda só o maldito windows fará por vc. Ainda mais q se ocorre como na minha instalaçao, q de cara vc fika sem net e sem som, tendo o windows vc pode procurar pelos drivers, oq torna o processo mais simples. Certo?PREPARANDO O TERRENO PRO OS XAntes de mais nada, backup dos seus arquivos é CRUCIAL. Nunca se sabe qd vai dar errado, e oq vai dar errado. Perder seus arquivos não faz parte desse tutorial, ok?Instale o Acronis Disk Director 10.0 (compre no site da acronis ou entaum use o emule hauheuhhase). É um ótimo particionador (o melhor q eu jah usei), e vc vai precisar dele pra reorganizar seu HD de forma a ter Windows e OS X instalados. Depois de instalado e reiniciado, vá até Programas / Acronis Disk Director 10.0 e escolha 'Install Acronis OS Selector. É esse programa milagroso que vai tornar possivel escolher entra Windows e OS X na hora do boot. Feito isso, reinicie o PC e vc jah vai perceber na hora do boot a entrada do utilitario da Acronis, q eh totalmente grafico e bunitinho (se eh q a interface luna do xp eh bunitah neh... haheuahuse). Selecione o windows com o teclado ou mouse, e vamos começar a preparar o terreno pro OS X.Dentro do windows, inicie o Disk Director, e escolha no painel lateral a opção Create Partition.Nas proximas telas, nós vamus fazer uma partição pro OS X de aproximadamente uns 10Gb (tamanho q eu axo excelente), e configurar essa particição como LÓGICA, e com sistema de arquivos FAT32.OBS: issu eh mt importante. A partição logica naum pode dar boot, pode parecer estranho, mas o OS X na hora de instalar, se essa particao num for logica vai te dar um erro e vc vai ter q voltar no windows e transformar ela em logica.No meu PC, nessa fase, deixei o HD da seguinte maneiraWINDOWS XP - Drive C: - 10 GB - Primary Partition - NTFSMAC OS X - Drive D: - 10 GB - Logical Partition - FAT 32ARQUIVOS - Drive F: - 10GB - Logical Partition - FAT 32AS LETRAS NÃO SAUM IMPORTANTES, TÃO AE EM CARATER EXPLICATIVO APENAS!!!Pq eu fiz 2 partiçoes a mais? Simples. A do Mac OS X é onde ele vai ser instalado. A partição Arquivos é util pra vc guardar seu arquivos, musicas e etc, sem necessidade de usar a partiçao do sistema. Torna facil trocar arquivos entre windows e mac (uma vez q o osx lê e escreve em fat32 tb, vcs podem tipo, baixar um arquivo pelo windows, colocar no d: e reiniciar, entrar no MAC e pegar ele por la, entenderam?) e também pq se der algum pau e vc ter q instalar o sistema denovo, evita a necessidade de backup, uma vez q vc formata só a partiçao do sistema, e nao o disco todo.Depois de todos esses processos... é a hora mais esperada: coloque o dvd de instalacao do osx no drive, reinicie seu pc, e qd na tela de boot aparecer 'press any key to boot from cd' é só apertar qq tecla e esperar... mas esperar mesmo, no meu PC demorou por volta de 6 minutos pra carregar o instalador.IMPORTANTE: Essa versão do maxxus só funciona em Intel e em ALGUNS amd64 (sempron, duron e outros 'ons' da AMD são sutilmente ignorados).INSTALANDO O OS XQd o instalador iniciar, selecione o idioma q vc quer usar como padrão (no meu caso, como sou prof de ingles, logico q escolhi ingles neh... vcs escolhem oq quiserem)Vai aparecer uma outra telinha por alguns momentos, tipo 'loading installation' e qd essa janelinha sumir, e aparecer em cima o menu apple e tals, vcs vaum em Tools / Disk Utility. Vamos preparar a partição q vai receber o OS X.- Selecione a partição q vc fez onde pretende instalar o OS X- Nas abas, cliquei na aba 'Erase'- Nas opções, coloque MAC OS X (Journaled)- Coloque um nome sugestivo, tipo 'Mac OS X' ou entaum 'OS X'... sei lá! vc decide!- Clique em Erase (naum em erase free space)- Espera acabar o processo, feche o Disk Utility e violá!Agora vamos continuar a instalação. Clique em next, e é só isso q tem q fazer. Clique em I Agree qd pedir pra vc concordar com os termos de instalação, selecione o drive onde vai ser instalado o OX S, clique em next, e nessa tela q eh a final, clique em Customize. Vamus retirar a bagagem inutil que a Apple instala numa operação típica. No meu PC eu tirei os itens- Printer Drivers (só deixe da HP, pois eh a impressora q eu tenho)- Additonal fonts (pq a gente num le em japones, nem tailandes blablabla)- language Translations (só deixei ingles e portgues, o resto, tira tudo)MARQUEM O ITEM X11, é util pra kct mais pra frente, ou qd vc estiver mais intimo do sistema e precisa compilar algum binario- o ultimo item e o hack do maxxus, esse precisa ser instalado, caso contrario o OS X num vai funcionar.Agora é só clicar em next e pronto. A intalação começa, faz uma verificação do DVD de instalação (q vc pode dar um skip se naum quiser q ele verifique o DVD) e só acaba qd termina MESMO, ou seja, sua interferência naum eh necessária na instalação, ele faz tudo sozinho!!! Tomando como base meu PC, demorou +- 50 min a instalação. Qd acaba, ele reinicia, vc tira o DVD do drive, e é ae q vc tem q prestar atenção!TRANSFORMANDO A PARTIÇAO LÓGICA EM PRIMÁRIAQd reinciar, vai aparecer o boot loader da acronis. Agora tem uma opção a mais, chamada 'Unknown System'. Já é o OS X, mas a gente naum pode dar boot nele ainda, ou vai foder tudo q vc jah fez, uma vez q partições lógicas naum saum pra dar boot. Faça o seguinte: - Vá em Tools / Acronis Disk Director 10.0- Selecione a partição onde está o OS X, e na barra lateral, clique em Convert- Selecione na combo box a opção 'Primary'- Dê um OK- Na tela principal clique no botão com a bandeira de largada de corrida.Agora, vc vai tomar um chá de cadeira dakeles. Coloque um filme, sai com seus amigos, vai namorar, fazer compra, oq vc quiser, pq demora pra kct! No meu PC, 10GB levou 1 hora pra ser convertido, provavelmente 20Gb levará 2 horas e ae por diante. Terminada essa operação, reinicie o PC e pronto!!! Vc pode escolher o OS X como sistema.IMPORTANTESe vc escolher o OS X como sistema, e espera o timer ir de 10 a 0, o Loader vai carregar o windows, pq eh a partição principal q está na MBR. Pra evitar q issu aconteça, clique no OS X para iniciar o sistema, e na tela onde aparece o timer, aperta qq tecla, para o OS X mostrar as opções de boot. Vc pode ver q primeiro estará o Windows XP e logo embaixo, o Mac OS X. Desça com o teclado até Mac OS X e dê enter. Pronto, o OS X começara a carregar, com um monte de codigos estranhos q vc vai acabar se acostumando! As primeiras telas são de configuração básica do sistema: Escolher idioma, criar contas de usuário, ajustar sua conexão com internet, sua conexão com o servidor .Mac (só para assinantes), Layout de teclado, entre outras coisas.IMPORTANTESe vc usa speedy, essa dica eh util! Como eu jah instalalei o mac umas 300 vezes até agora, eu posso dizer com segurança: durante essas telas iniciais de config, num tem com saber qual dispositivo ele reconheceu ou naum. E rede é um deles. Sem a placa de rede funfando, vc num tem como usar o speedu certo? Mas o OSX tem uma 'falha' muito boa: mesmo com a placa de rede nao reconhecida, na hora dessa configuração inicial, ele deixa vc ajustar a conexão PPPOe. - Quando aparecer a tela 'HOW DO YOU CONNECT TO THE INTERNET?', selecione DSL Modem. Clique em next- Nessa tela q abriu agora, marque lá embaixo a opção 'connect using pppoe'- Nos campos de cima, onde tem DNS servers, coloque dois endereços, um embaixo do outro: 200.204.0.10 e 200.204.10.138 ae clique em next- Esses saum os dns da telefonica, por issu essa dica só vale pra speedy. Se vc usa outro serviço, ligue pro seu provedor e veja com eles.- Nessa tela vc coloca em Account Name o seu usuario speedy (o email q vc usa pra conectar), e sua senha, e o nome do Serviço (speedy oras!)- Se vc clicar em next e aparecer uma janelinha de erro, dizendo q uma 'configuração pppoe fui ajustada incorretamente', volte e veja se vc colocou corretamente todos os dados (usuario, senha e os dns). Caso continue aparecendo o erro, sua placa num foi reconhecida, e a gente vai instalar ela depois.Fora isso, eh só continuar clicando em next, preenchendo os dados q ele pede e tals... e quando iniciar, pode xorar de emoção: o OS X é lindo assim MESMO, e é uma deliciah de usar.FAZENDO O OS X FUNCIONAR MELHORMas vc deve estar pensando 'esse cara tah zuando com a gente, num tem rede, naum tem som, a placa de video num reconheceu, o sistema é uma droga!'Como eu disse, a instalação do OS X em PCs nada mais é doque uma gambiarra, um hack, um PC naum é um MAC, portanto num pode funcionar como um, que já vem instalado e pronto de fábrica, com tudo pronto pra vc só ligar e usar. A gente tem q esquentar a cabeça pra fazer ele funcionar direito, e muitas vezes conhecimento não ajuda muito naum: vc tem q ter sorte de ter um hardware q seja compativel com o OS X. Se vc foi um afortunado, e seu hack-intel jah funcionou tudo de cara, rede, video, som, parabens! é moh raro issu acontecer! Caso vc num tenha tido tanta sorte (como eu num tive), siga os passos abaixo:INSTALANDO O SOMEssa minha dica vale pra quem tem placa de som (onboard) SiS 7012. Felizmente essa placa usa um chipset padrão de som AC'97 e é reconhecida facilmente pelo OS X. Como eu naum lembro onde eu axei o driver, e naum toh com ele aki agora pra postar (depois qd e chegar em casa eu posto), basta vc procurar no Google por 'SiS 7012 driver Mac OS X' e na pagina da propria Sis se eu num me engano tem pra baixar.Depois de baixar o arquivo Zip, clique 2 vezes e o OS X extrai (a operaçao no OS X chama-se Expandir) e faz uma pasta no desktop com o nome do driverClique na pasta, vc vai ver alguns arquivos. Um deles chama-se 'install.sh'. Esse eh o arquivo q vamos usar. Siga os passos- Clique no menu em 'Go', e escolha 'Utilities'- Na janela q abre, escolha 'Terminal' (vc jah usou linux e tinha medo do terminal? acostume-se: nessa vida de pirata do osx86 o terminal eh seu companheiro de todas as horas.- digite sudo su- coloque sua senha- vc está logado como root (o `dono` do sistema, comparado ao `administrador` do windows xp... o mais alto na hierarquia)- navegue até a pasta desktop.- digite cd Desktop- digite cd nome-da-pasta (substitua nome-da-pasta pelo exato nome da pasta no desktop onde está o arquivo install.sh)- uma vez dentro da pasta, digita exatamente assim ./install.shO script de instalação vai ser iniciado e vai começar a instalar o som. Após isso faça o seguinte:- Digite no terminal chown -R root:wheel /System/Library/Extensions/- Digite exit no terminal (ele vai sair de todos os processos iniciados, tipo 'root' e 'sudo'- Feche o terminal- Clique no meno em 'Go' e escolhe 'Utilities'- Na janela q abre, escolha 'Disk Utility'- Na janela do disk uitility, clique no drive onde está instalado o Mac OS X e clique no botão 'Repair Permissions'- Feche o Disk Utility- Reinicie o PCPronto... vc deve ter som funfando já... abre o iTunes e curta pela primeira vez um sonzinho do seu lindo OS X =PINSTALANDO A REDEEssa dica axo q vale pra todo mundo q tem placa de rede q naum foi reconhecida.O OS X 10.4.4 tem um bug mt estranho... ele naum reconhece certas placa de rede por causa dos Kext's dele (kext saum tipo as 'dll' do windows). Mas o mais interessante, eh q o Mac OS X 10.4.3, reconhece as placas de primeira numa boa (nossa, pq eu naum baixei o 10.4.3 entaum?? ahuehhauuse). O que vamus fazer, e copiar o kext q controla a rede do 10.4.3 para o nosso lindo 10.4.4.Pergunta: como vou copiar se naum tenho o OS X 10.4.3??Resposta: Dá-lhe google. Tem um site q tem pra baixar um arquivo q chama 10.4.3.Extensions.zip, mas num posso dizer o nome, pq eh expressamente proibido, e a Apple tah caindu em cima! É só baixar esse arquivo, extrair (expandir) e dentro dele axar um kext q chama-se 'IONetworkingFamily.kext' hehehe. Arraste ele pro desktop, e vá até a pasta '/System/Library/Extensions' Lá dentro dessa pasta tem um kext com o mesmo nome desse q vc baixou, entaum faça o seguinte: - Primeiro exclua o kext q esta na pasta do sistema (o OS X pede senha pra isso)- Coloque o kext q está na area de trabalho dentro dessa pasta ( System/Library/Extensions )- Entre no terminal, digite sudo su e coloque sua senha- Digite chown -R root:wheel /System/Library/Extensions/- Digite exit e feche o terminal- Vá até o menu 'Go' clique em 'Utilities' e escolha 'Disk Utility'- Clique no drive do OS X e escolha 'repair permissions'- Feito isso, reinicie o sistema, e violá! Vc jah tem rede. Pra testar, clique o icone de ppoe ao lado do relógio, o icone eh algo tipo essa sibolo <--->, e no menu q abre, escolha 'connect'INSTALANDO O VIDEOEssa dica é só pra quem tem placas NVidia GeForce, pra outras placas procurem no site do fabricante ou entaum nos topicos do forumPrimeiro de tudo, a NVidia num dah suporte nenhuma ao OSx86 e por isso num tem drivers oficiais para o sistema, e os drivers q vem no OS X naum funcionam direito, pq saum meio q genéricos. Entaum vc precisa de um driver MacVidia (www.macvidia.com). Eu recomendo baixar o driver macvidia beta2_1. O 2_2 tem mts bugs ainda e num instala mt bem...Com o driver em baixado e dezipado dentro de uma pasta qualquer no desktop, faça o seguinte:- Vá ate a pasta 'System/Libray/Extensions'- Delete TODOS OS ARQUIVOS que tem nome NV*** (esse *** pode ser qq coisa, o importante q eh começa com NV)- Delete TODOS OS ARQUIVOS que tem nome GeForce (saum uns 4 ou 5 apenas)- Coloque a sua senha qd o sistema pedir- Vá até a pasta do desktop e clique no instalador MacVidia- Observe q na tela de instalação ele pede q vc abra um arquivo /etc/rc e coloque duas linhas dentro dele. Não faça issu agora, vamos esperar um pouco- Continue clicando em Next até acabar a instalação.NÃO CLIQUE NO BOTÃO RESTART!!!!! Você ainda precisa fazer mais algumas coisinhas antes: - Vá novamente até a pasta 'System/Libray/Extensions'- Localize o arquivo 'NVidiaHAL.kext- Clique com o botão direto do mouse e escolhe 'show package contents'- Clique na pasta contents e abra no text edit o arquivo 'info.plist'- Localize a linha 'IOPCIMATCH' e coloque o id da sua placa de video.PARA ACHAR O ID DA PLACA DE VIDEO, FAÇA O SEGUINTE- Vá ao menu 'Go' -> Utilities e escolha System Profiler- Dentro desse utilitário, clique em Graphics Adapter (ou algo do tipo) e vai aparecer uma tela com uns dados meio tipo os abaixo:################################################################### Type: VGA-Compatible Controller# Bus: PCI# VRAM (Total): 256 MB# Vendor: nVIDIA (0x10de) # Device ID: 0x0221 <<<< é esse numero q vc precisa!!!!!# Revision ID: 0x00a1# Kernel Extension Info: No Kext Loaded# Displays:# Display:# Resolution: 1280 x 1024# Depth: 32-bit Color# Core Image: Not Supported# Main Display: Yes# Mirror: Off# Online: Yes# Quartz Extreme: Not Supported##################################################################Logo embaixo da linha IOPCIMATCH tem uns numeros nada a ver... tire tudo oq tem nessa linha, coloque o numero do Device ID e acrescente 10de (se naum tiver na linha heheh), de forma q de acordo com o exemplo, vai fikar algo do tipo 0x022110de certo?Salve esse arquivo como info.plist no desktop, pois o osx num deixa salvar la dentro do kext. Feito issu, exclua o info.plist original e coloque o q vc salvou. O sistema pede autenticação denovo, entao coloque sua senha. Mas ainda naum acabou.- Abra o terminal- Digite sudo su- Coloque sua senha- Digite chown -R root:wheel /System/Library/Extensions/- Digite chmod -R 755 /System/Library/Extensions/NVidiaHAL.kext- Digite exit- Feche o terminal- Abra o Disk Utility- Clique no drive onde está o OS X- Clique no botão Repair Permissions- Feche o disk utilityAinda falta mais uma coisinha: as duas linhas q o instalador da MacVidia pede para colocar no arquivo /etc/rc, entaum vamus lá- Abra o terminal- Digite sudo su- Coloque sua senha- digite sudo nano /etc/rcNa telinha q abre, bem em cima de tudo, na primeira linha mesmo, coloque as linhas q o driver pediu: kextload /System/Library/Extensions/NVDriver.kext kextload /System/Library/Extensions/NVidiaHAL.kext- Salve e feche o arquivo (pra fechar, aperte ctrl+X, ele vai pedir pra salvar, aperto ctrl+T)- Digite exit- Feche o terminalAgora sim, o installer deve estar aberto ainda... clique em reiniciar!!!! Finalmente!!!Pronto, qd iniciar vc vai perceber a tela um poko fora de posição, oq significa q sua placa foi reconhecida. Para tirar a prova, abra o system profiler e verifique se onde antes estava escrito VGA-Compatible Controller agora está o nome da sua placa com as opções certinhas todas mostradas. Caso naum esteja, vc fez alguma coisa errada, volte os passos, revise as linhas do arquivo info.plist e tals... seguindo esses passos eh 90% de chance de dar certo... caso num funcione... tente conversar ou deixar peguntas no site da macvidia...É isso pessoal. Esse tutorial eh mais pra cobrir toda a parte de instalação e configurações iniciais mesmo.Espero q seja útil pra vcs, e espero q vcs consigam aprender a partir desse tuto e a partir da ae comecem a descobrir e fuçar no OS X para fazer as coisas vcs mesmos!Quem quiser me add no msn pra trocar mais experiências sobre o OS X, pode me add, no endereço eh psyget@gmail.comAbraço grande a todos!x)
voce dise que no seu PC demorou por volta de 6 minutos pra carregar o instalador.?eu quando fiz isso aqui ficou so a tela silver com a apple no meio ae eu nao tive tempo para deixar e desliguei. onde que se fica esse tempo todo?
Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...