Jump to content

[Guia] - Criar penboot do OS X 10.11 - Clover


Allan
 Share

151 posts in this topic

Recommended Posts

É... qual a real diferença entra UEFI e legacy?

 

UEFI: UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) é uma interface de firmware padrão para PCs, projetada para substituir o BIOS (basic input/output system). Esse padrão foi criado por mais de 140 empresas de tecnologia como parte do consórcio UEFI, incluindo a Microsoft. Ele foi projetado para aprimorar a interoperabilidade do software e lidar com as limitações do BIOS. Estas são algumas das vantagens do firmware UEFI:

  • Segurança aprimorada para ajudar a proteger o processo de pré-inicialização contra ataques do tipo bootkit.

  • Tempos de inicialização mais rápidos e retomada da hibernação.

  • Suporte para unidades com mais de 2,2 terabytes (TB).

  • Suporte para drivers de dispositivos modernos com firmware de 64 bits que o sistema pode usar para lidar com mais de 17,2 bilhões de gigabytes (GB) de memória durante a inicialização.

  • Capacidade de usar BIOS com hardware UEFI.

 

Fonte: Microsoft.

 

Sobre o modo Legacy, aconselho a dar uma pesquisada no Google.

Link to comment
Share on other sites

UEFI: UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) é uma interface de firmware padrão para PCs, projetada para substituir o BIOS (basic input/output system). Esse padrão foi criado por mais de 140 empresas de tecnologia como parte do consórcio UEFI, incluindo a Microsoft. Ele foi projetado para aprimorar a interoperabilidade do software e lidar com as limitações do BIOS. Estas são algumas das vantagens do firmware UEFI:

  • Segurança aprimorada para ajudar a proteger o processo de pré-inicialização contra ataques do tipo bootkit.

  • Tempos de inicialização mais rápidos e retomada da hibernação.

  • Suporte para unidades com mais de 2,2 terabytes (TB).

  • Suporte para drivers de dispositivos modernos com firmware de 64 bits que o sistema pode usar para lidar com mais de 17,2 bilhões de gigabytes (GB) de memória durante a inicialização.

  • Capacidade de usar BIOS com hardware UEFI.

 

Fonte: Microsoft.

 

Sobre o modo Legacy, aconselho a dar uma pesquisada no Google.

 

 

 

Ola...

 

quanto a definição de UEFI não ha argumento

acredito e reconheço que eh uma grande evolução, mas,

 

quanto as vantagens, para mim pobre mortal, "data vênia" ( ja que a expressão esta em voga no Brasil ) não faz a menor diferença 2ms a mais  por exemplo para sair

sair de hibernação, bem como os 17 bilhões de gigabytes...os 2 tb podem vir a adiantar..., bem como detalhes técnicos sutis, para um leigo como eu..

 

estou com maquinas em legacy e UEFI...,no "frigir dos ovos" no dia a dia não muda nada para mim..

e não preciso ficar montando e desmontando partição EFI, para corrigir config nas instalações..alem de menos drivers para dar problemas como "aptiofix.." e outros  da pasta UEFI

eh mais simples para quem começa..eu acho..

 

 
     claro nao sou profissional da area..so curioso.. :lol:
 
c.frio
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 

PEROLA69:

 

melhor que tem em Pernambuco é Ivete ..

 

bom hack

 

Quer dizer que você gosta da Ivete? A baiana. E do Bel marquês também? É chicleteiro?!!  :hysterical:

Melhor de PE são as praias e as morenas que você está perdendo. Sem falar dos tubas  :no:  :bye:  :dev:  :hyper:.

I have news.

Olá, gente! Após a pequena confusão de ontem, hoje eu trago boas novas:

1 - Após fazer o downgrade da BIOS para a versão 222 ( a antiga era a última 223) eu formatei todos os hds e recriei os USBs para a install do El Capitan e o bootloader num pen driver separado. Eu desliguei a usb XHCI e subi a install em UEFI e a última versão do Clover já com o meu dsdt e sem meu ssdt ( porque toda vez que instalava na bios 223 dava tela preta e tinha que remover pelo windows. Um saco! ). Após instalar o Clover no HD em UEFI  :yes:  :D  :w00t:  :thumbsup_anim:  :wink_anim:  e sem problemas na inicializações reiniciei e habilitei a usb XHCI para Auto e subi com o clover e : logo de cara eu percebo que as duas portas da esquerda não estão funcionando mas as outras duas da direita estão funcionando nativamente  :rofl:. .. to be continue...

Link to comment
Share on other sites

Estou precisando corrigir as duas portas usb 3 do lado esquerdo.Os States do processador (só tenho 2: x12 e x23) e a AppleHDA n consegui com o aDummyHDA. vou anexar aqui o patch e a config editada para ver se esta correta. 

 

config.plist(Dummyadd).zip

 

 

config.plist(sistema.zip

Edited by Allan
Informações repetidas.
Link to comment
Share on other sites

Here: config.plist.zip

 

Estava faltando a 2º parte do patch para a DummyHDA.

 

Lembre-se de instalar a DummyHDA em S/L/E ou L/E.

 

Os problemas com os states estão relacionados com os patches que você inclui na config.plist, você tem que mostrar pro Hack quem vai gerenciar as coisas, ou o Clover ou a SSDT gerada por script!!

 

Sobre as USBs, tem varios fatores envolvidos. kexts/DSDT/config.plist e etc...

 

Usa algum kext modificado para as USBs 2/3.0? Adicionou algo no DSDT?

 

Lembrando que se fez downgrade do BIOS, é necessario gerar novas DSDT e SSDT. As vezes essa era o problema com o BIOS mais atual (223), possivelmente usava um DSDT velho com BIOS novo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Here: attachicon.gifconfig.plist.zip

 

Estava faltando a 2º parte do patch para a DummyHDA.

 

Lembre-se de instalar a DummyHDA em S/L/E ou L/E.

 

Os problemas com os states estão relacionados com os patches que você inclui na config.plist, você tem que mostrar pro Hack quem vai gerenciar as coisas, ou o Clover ou a SSDT gerada por script!!

 

Sobre as USBs, tem varios fatores envolvidos. kexts/DSDT/config.plist e etc...

 

Usa algum kext modificado para as USBs 2/3.0? Adicionou algo no DSDT?

 

Lembrando que se fez downgrade do BIOS, é necessario gerar novas DSDT e SSDT. As vezes essa era o problema com o BIOS mais atual (223), possivelmente usava um DSDT velho com BIOS novo.

 

____

 

Vamos tentar resolver por partes, Allan. Vou gerar um novo DSDT (nunca fiz isso, quem fazia isso pra mim é o Artur-pt) e em seguida a gente vê o  resto dos problemas. deixa eu só tomar um banho. haha!

Link to comment
Share on other sites

Allan, vamos lá: Eu gostaria de gerar um novo DSDT. Já subi sem o velho DSDT e queria gerar outro. Como vou saber os patchs que vou precisar e onde os acho ? Eu também gostaria de adicionar o patch que o AppleHDAPatcher gera na dsdt para a AppleHDA. 

A aDummyHDA.kext coloquei em S/L/E mas não tem áudio.  :blush:

Não uso nenhuma kext modificada para usb. Uso a nativa com duas portas funcionando. Tenho que fazer as outras duas funcionarem. Minhas portas sao: EHC1/ECH2/XHC1.

Link to comment
Share on other sites

Pra extrair novas tabelas (DSDT/SSDT), na GUI do Clover (tela em que aparece o HDD com o OS X) você pressiona 1x a tecla F4.

 

Dai quando subir o OS X, vá em EFI/CLOVER/ACPI/origin, e lá vai estar o DSDT sem patches.

 

Quando ao o que aplicar, isso depende do que você precisa, geralmente adicionamos patches para USB, LPC, os outros vão sendo adicionados com o tempo.

 

Pra aDummyHDA funcionar, você tem q ter certeza de que não usa a AppleHDA modificada, tem que ser a original.

Se não deu certo em S/L/E remova dai, e coloque em L/E, nota: Sempre repare as permissões do HD e recarregue o kernel cache, ao fazer isso.

 

E pra mesma funcionar, ou usa o config.plist ou DSDT, nunca ambas.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Pra extrair novas tabelas (DSDT/SSDT), na GUI do Clover (tela em que aparece o HDD com o OS X) você pressiona 1x a tecla F4.

 

Dai quando subir o OS X, vá em EFI/CLOVER/ACPI/origin, e lá vai estar o DSDT sem patches.

 

Quando ao o que aplicar, isso depende do que você precisa, geralmente adicionamos patches para USB, LPC, os outros vão sendo adicionados com o tempo.

 

Pra aDummyHDA funcionar, você tem q ter certeza de que não usa a AppleHDA modificada, tem que ser a original.

Se não deu certo em S/L/E remova dai, e coloque em L/E, nota: Sempre repare as permissões do HD e recarregue o kernel cache, ao fazer isso.

 

E pra mesma funcionar, ou usa o config.plist ou DSDT, nunca ambas.

 

Já estou com a minha dsdt sem estar editada. Onde acho esse acho os patchs? Já baixei o MaciASL e estou com a DSDT na tela. Tem Como Ver os patchs da antiga DSDT e adicionar na nova? Eu precido do Patch para a Airdrop e para a kext AirPortAtheros40 entre outros. Vou deixar aqui a minha DSDT sem patchs anexada e a com patch.

 

Outra coisa: o kext wizard está funcionando para repare as permissões do HD e recarregar o kernel cache? Quais são os comandos atuais? obrigado.

 

Sem patch:

 

(COM)DSDT.aml.zip

 

Essa está com o patch:

 

(COM)DSDT.aml.zip

Link to comment
Share on other sites

O KW não suporta o OS X El Cap. 

Quando usava o El Cap, eu rodava esses comandos:

sudo -s
chmod -R 755 /Volumes/El Capitan/Library/Extensions
chown -R 0:0 /Volumes/El Capitan/Library/Extensions
touch /Volumes/El Capitan/System/Library/Extensions
kextcache -u /Volumes/El Capitan
exit

Claro que terá de substituir o nome da partição acima para a que usa atualmente.

 

Pra descobrir os patches, você tem o IOReg como mapa, ele vai mostrar onde está os drivers no seu DSDT:

Screen Shot 2016-04-01 at 13.17.59.png

 

Sobre onde e como reaplicar patches, aconselho fortemente uma boa pesquisa aqui no Forum.

Vai encontrar diversos guias, e seu conhecimento sobre Hack vai aumentar e muito  ;)

 

Mas vai exigir de você 1f60b.png

Link to comment
Share on other sites

hmmm... Obrigado! 

Irei tentar... Você pode me indicar um tutorial aqui no forum?! O que achei é esse: http://www.insanelymac.com/forum/topic/287011-how-to-extract-and-compile-dsdtaml-with-dsdt-editor/

e ele é antigo...

 

Os patchs que tenho aqui são:

 

Asus G75vw Battery Patch, DTGP, IRQS, SHUTDOWN. Artur-Pt você recomenda mais algum?! valeus!

 

inserir os patchs acima  baixados da sessão: Notebook Core i Ivy Bridge em (http://olarila.com/forum/patches.php) -   e deu esse aviso:

 

erro.jpg

Link to comment
Share on other sites

Se tiveres problemas posta teu ioreg .. que era o k devias logo fazer para editar o dsdt

 

bom hack

 

Vou testar agora a dsdt.aml. 

 

Artur-Pt. Acho que está faltando o patch FN e bluetooth. Quando subo com a antiga dsdt funciona os atalhos FN mas com essa nova gerada não. O sleep dorme e volta rápido ficando em loop: coloco pra dormir e ele volta rápido...

 

Aqui o meu IOREG:

 

IOREG - JahWorks.zip

 

Eu gerei as tabelas ssdt como aqui ilustrado:

 

post-177314-0-37023800-1459749298_thumb.png

 

ajustei o config.plist para essa configuração e tentei subir:

 

post-177314-0-07349200-1459749413_thumb.png

 

O sistema dá boot mas fica em tela preta...

 

Aqui meu config plist atual:

 

config.plist(10.11.4).zip

 

Já o vídeo está assim:

 

post-177314-0-14152600-1459749570_thumb.jpg

 

post-177314-0-20877000-1459749576_thumb.png

Link to comment
Share on other sites

olá

 

novo teste .. com airport ..

 

plnf está injectado no dsdt

 

não usas qualquer fix para o dsdt .. não mistures as coisas ..o dsdt já está editado .. não precisa de fix .. ou então usas o original da bios e aplicas os fix

 

DSDT.aml.zip

 

e vê pelo ioreg o que já está ativo

 

bom hack

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Olá, artur_pt!!

 

Obrigado pela dsdt.aml as 4 portas usb estão funcionando nativamente em usb 3 sem problemas.

Resta agora apenas: a ssdt.aml e as kexts IOWMIFamily, BrcmPatchRAM2 e BrcmFirmwareData subirem para funcionar 100%.

Eu rodei o comando: Delay Fix Bluetooth mas ele fica inativo. obrigado!

Link to comment
Share on other sites

olá

 

pelo ioreg nem estou a ver o bt ...

 

por isso não deve estar a ser reconhecido por esse bios

 

quanto à kext das funções .. penso que precisa de edição no dsdt

 

bom hack

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

olá

 

pelo ioreg nem estou a ver o bt ...

 

por isso não deve estar a ser reconhecido por esse bios

 

quanto à kext das funções .. penso que precisa de edição no dsdt

 

bom hack

 

Ele fica assim:

 

post-177314-0-90171400-1459834506.jpg

 

 

E consegui gerar esse log de erro:

 

BluetoothReporter_2016-04-04_21.59.48.zip

 

___________________________________

 

Com relação ao SSDT: só consigo esse dois states:

 

post-177314-0-52182700-1459835068_thumb.pngpost-177314-0-05746600-1459835215_thumb.jpg

 

 

 

já recriei a ssdt e coloquei na pasta EFI/ClOVER/ACPI/patched e o sistema fica em tela preta.

 

post-177314-0-64268600-1459835731_thumb.png

post-177314-0-79211600-1459835142_thumb.jpg

config.plist(g75vw-bios202).zip

config.plist(g75vw-bios202).zip

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...