Jump to content

[Guia] - Criar penboot do OS X 10.11 - Clover


Allan
 Share

151 posts in this topic

Recommended Posts

Perdão pelo atraso amigos, mas aqui está o guia para criar um Penboot da versão final do El Capitan.

Este guia é para aqueles que já tem um OS X instalado em sua maquina, quer seja Hack ou Macintosh, nesse caso tem de ser o OS X Snow Leopard 10.6.8 ou superior.

 

 

Requisitos:

  • Pendrive de 8GB (16 GB é recomendado) ou maior.
  • Install OS X El Capitan.app em sua pasta Aplicativos - Terá de baixar da AppStore.
  • Versão mais atualizada do Clover - Caso for usar a versão 10.11.1, é obrigatório usar a versão 3320.
  • Recomendo já instalar essa versão no seu Penboot, pois em algum momento terá de dar boot em seu OS X.
  • E as kexts que são necessaries para sua instalação.

 

Passos:

 

Formate seu Pendrive.

Use o esquema de partição adequado para sua maquia, ex: MBR ou GUID

Por padrão do Utilitário de Disco nomeia o Pendrive como "Untitled", pode deixar assim.

 

Pode se usar 2 métodos para criar um Penboot.

 

1 - Createinstallmedia - Esse método permite a criação da partição Recovery HD, o que vamos fazer é valido até mesmo para Macs reais.

Rode esses comandos no Terminal:

sudo /Applications/Install\ OS\ X\ El\ Capitan.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/Untitled --applicationpath /Applications/Install\ OS\ X\ El\ Capitan.app --nointeraction

Aguarde ser completado a gravação (isso pode demorar), saberá disso quando ver essas mensagens no Terminal:

Erasing Disk: 0%… 10%… 20%… 30%…100%… Copying installer files to disk… 
Copy complete. 
Making disk bootable… 
Copying boot files… 
Copy complete. Done.

2 - Muitos preferem criar seu Penboot restaurando o BaseSystem, usando o Finder + Utilitario de Disco.

Para facilitar para vocês, vamos usar o Terminal também.

 

Copie e cole linha por linha, apertando enter:

sudo -s
hdiutil attach /Applications/Install\ OS\ X\ El\ Capitan.app/Contents/SharedSupport/InstallESD.dmg
asr restore -source /Volumes/OS\ X\ Install\ ESD/BaseSystem.dmg  -target /Volumes/Untitled -erase -format HFS+ -noprompt -noverify
rm /Volumes/OS\ X\ Base\ System/System/Installation/Packages
cp -av /Volumes/OS\ X\ Install\ ESD/Packages /Volumes/OS\ X\ Base\ System/System/Installation
cp -av /Volumes/OS\ X\ Install\ ESD/BaseSystem.dmg /Volumes/OS\ X\ Install\ ESD/BaseSystem.chunklist /Volumes/OS\ X\ Base\ System
diskutil unmount /Volumes/OS\ X\ Install\ ESD
exit

Instalação do Clover

 

Depois do Pendrive estar com os arquivos no local devido, vamos a instalação do Clover.

Screen Shot 2015-10-26 at 03.51.16.png

Escolha seu Pendrive para a instalação do Clover:

Screen Shot 2015-10-26 at 03.51.26.png

Screen Shot 2015-10-26 at 03.51.38.png

 

Preste atenção em como instalar ele para sua maquina.

 

Modo UEFI:

Screen Shot 2015-10-26 at 03.53.16.png

Modo Legacy - Usando o GUID

Screen Shot 2015-10-26 at 03.54.00.png

Modo Legacy - Usando o MBR

Screen Shot 2015-10-26 at 03.54.17.png

 

Configure seu BIOS/UEFI

 

Modo Legacy

UEFI

 

Kexts

Caso tenha problema para carregar as kexts, adicione isso no seu config.plist:

<key>RtVariables</key>
<dict>
<key>BooterConfig</key>
<string>0x28</string>
<key>CsrActiveConfig</key>
<string>0x3</string>

Recriando os caches.

 

Nota: Em "El Capitan" mude para o nome que está usando em sua partição.

sudo -s
chmod -R 755 /Volumes/El Capitan/Library/Extensions
chown -R 0:0 /Volumes/El Capitan/Library/Extensions
touch /Volumes/El Capitan/System/Library/Extensions
kextcache -u /Volumes/El Capitan
exit
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

ola...

 

"perfect"... :thumbsup_anim:

 

 

so gostaria de sugerir,

para a instalacao do clover, um pen drive diverso no qual foi colocado o SO...para a galera que esta começando...

desta forma manter as 2 fases independentes...

a meu ver ,dando uma compreensao melhor dos processos...

pelo menos,para mim foi valioso, ja que ,informática não era minha formação profissional.

c.frio

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Boot c/ -v para ver onde está parando e posta uma(s) fotos. É o notebook da assinatura?

 

É sim! Eu instalei em modo UEFI. Se fosse no chameleon já tinha subido... esse Clover é muito chato pra mexer... :/

As configs que tentei, todas não rolam... já estou há 24h tentando sequer descobrir uma maneira estável de chegar na tela de instalação. Haja paciência com esse El Capitan... que pra mim não tem nada demais. Já estou quase desistindo e voltando pra o 10.10.5 que estava tudo tranquilo.

Acho que o problema é que não estou conseguindo injetar a nvidia....

Link to comment
Share on other sites

Estranho, quando vou fazer um Penboot uso os mesmos métodos, indepente do OS X.

 

Talvez se esqueceu de algo....

 

Veja se formatou a partição pro Clover em FAT32 por ex..

Link to comment
Share on other sites

Estranho, quando vou fazer um Penboot uso os mesmos métodos, indepente do OS X.

 

Talvez se esqueceu de algo....

 

Veja se formatou a partição pro Clover em FAT32 por ex..

 

O que poderia ter esquecido? Nunca usei o Clover apenas chameleon... até o 10.10.5 mas eu queria instalar esse El Capitan já que formatei tudo.

O que fazer?

 

OBS: Eu não formatei a partição para o clover em ms-dos e sim em  Mac Os Reg. Cronologico e GUID e seguindo os passos. =)

O pen driver tem que ser formatado em fat 32 e guid? Não, né?!

 

__

Link to comment
Share on other sites

aqui vai em aneaxo já que não consigo anexar por aqui o link de onde para com o verbose.
https://www.sendspace.com/file/te1v8y

 

e a config:

 

https://www.sendspace.com/file/qok2gq

 

___

 

Agora enquanto estou escrevendo e depois de todos esses erros o mac chegou na tela de instalação mas está muito lento comparado a outras instalações. Tem algo errado. Está demorando muito. :/

Link to comment
Share on other sites

Perdão, sobre usar o Clover em FAT32, com esse método não é necessario... :blush:

 

Veja se em seu config.plist o modelo do Hack está correto, se tem drivers64UEFI devidos para sua placa, os kexts tambem, etc...

 

Se quiser instalar o El Cap usando outro bootloader, pode usar o Enoch, visto que o Chameleon em sí não suporta o El Cap ainda:P

Link to comment
Share on other sites

Perdão, sobre usar o Clover em FAT32, com esse método não é necessario... :blush:

 

Veja se em seu config.plist o modelo do Hack está correto, se tem drivers64UEFI devidos para sua placa, os kexts tambem, etc...

 

Se quiser instalar o El Cap usando outro bootloader, pode usar o Enoch, visto que o Chameleon em sí não suporta o El Cap ainda:P

 

Então, eu consegui subir com safe mode mas demora mto pra chegar na install e resolvi tentar mais uma vez em verbose mode. A config está de acordo com o notebook. é Um MacbookPro9,1 ou MacBookPro9,2. GTX 670m e i7 3610qm. 

Link to comment
Share on other sites

Não se esqueça de desativar a Nvidia. E subir o Pen em modo UEFI.

 

Caso tenha problemas, pode instalar usando o modo Legacy.

 

O importante, caso queira usar o Clover no HDD, é formatar e instalar o OS X no modo GPT/GUID.

Link to comment
Share on other sites

Não se esqueça de desativar a Nvidia. E subir o Pen em modo UEFI.

 

Caso tenha problemas, pode instalar usando o modo Legacy.

 

O importante, caso queira usar o Clover no HDD, é formatar e instalar o OS X no modo GPT/GUID.

 

Eu instalei o OS X no modo GPT/GUID mas estava com o inject da Nvidia habilitado. Fiz a troca e estou subindo com o modo -v npci=0x2000 kext-dev-mode=1

Link to comment
Share on other sites

E para desabilitar a Nvidia use o boot arg: nv_disable=1

Allan, o meu notebook não tem a tecnologia optimus e se eu desabilitar a Nvidia eu fico sem GPU. Preciso é injetar ela no clover. =)

Preciso mesmo é de uma força no config.plist uma atualizada talvez...

Link to comment
Share on other sites

Faça upload dela aqui, e posso dar uma analizada.

 

Usa o método de upload do Forum mesmo, não se esqueça de comprimir ela antes.

 

Seu video não tem a tecnologia Optimus? Como assim? Qual video você tem aceleração?  :blink:

Link to comment
Share on other sites

Faça upload dela aqui, e posso dar uma analizada.

 

Usa o método de upload do Forum mesmo, não se esqueça de comprimir ela antes.

 

Seu video não tem a tecnologia Optimus? Como assim? Qual video você tem aceleração?  :blink:

o link do config.plist:

 

https://www.sendspace.com/file/ir4l5n

 

não estou conseguindo fazer o upload aqui no forum.

 

O notebook é um g75vw e não usa a tecnologia optimus  mas sim uma GTX 670m com 3GB.

Acabei de subir a install com o bootloader em legacy. Vou fazer a install e reeditar a config de acordo com as mudanças que fiz no boot e ja te reenvio. Estou esperando aquele segundo que é uma eternidade pra finalizar a install. haha!

Link to comment
Share on other sites

O que acontece?

 

Não aparece o botão de upload de fotos. Estranho isso. Me envia um print pra eu ver o teu. Saca o meu:

 

http://cl.ly/fVvc

Olá gente, consegui instalar o OS X depois de muito testar as config.plist.

 

Vou enumerar meus problemas agora na pos install:

 

1 - A kext USBInjectAll só reconheceu duas portas, as duas da direita. As outras duas da esquerda não estão rolando:

 

2 - Os States do meu processador não estão 100%. Estou apenas com 2 states rolando x13 e x23. Faltando os outros e o maior o x31:

 

 

3 - O meu bluetooth não está pegando. Está dando esse erro:

 

http://cl.ly/fVs3

 

4 - E estou com problemas quando tento subir o OS com o driver web Nvidia. Tela preta quando sobe apos o verbose.

 

5 - Eu baixei o AppleHdaPatcher e ele criou umas pasta na desktop. O que fazer com o conteúdo e com a kext gerada. Já está ok para usar? 

 

Estou anexando num .zip o ioreg + a config.plist + os prints informativos:

 

http://cl.ly/fVpl

 

Obrigado gente! 

Link to comment
Share on other sites

Não aparece o botão de upload de fotos. Estranho isso. Me envia um print pra eu ver o teu. Saca o meu:

 

Uma pesquisada + leitura basica te ajuda champs: Como dar upload nos arquivos usando o gerenciador do Forum.

 

1 - A kext USBInjectAll só reconheceu duas portas, as duas da direita. As outras duas da esquerda não estão rolando:

 

Portas USBs não estão funcionando muito bem no El Cap por hora, talvez adicionando patches no DSDT possa te ajudar.

 

2 - Os States do meu processador não estão 100%. Estou apenas com 2 states rolando x13 e x23. Faltando os outros e o maior o x31:

 

Dependendo do SMBios, pode ficar limitado mesmo, iMacs tem poucos states.

Testa aqui: How to check your states – Using AICPMInfo, MSRDumper or AppleIntelInfo

 

4 - E estou com problemas quando tento subir o OS com o driver web Nvidia. Tela preta quando sobe apos o verbose.

 

Usa a flag: nvda_dvr=1

 

5 - Eu baixei o AppleHdaPatcher e ele criou umas pasta na desktop. O que fazer com o conteúdo e com a kext gerada. Já está ok para usar? 

 

Tem 3 opções para habilitar o audio dentro da pasta, você tem que escolher qual o melhor.

 

Usando o Clover vai evitar preocupações com futuros upgrades.

Link to comment
Share on other sites

Quanto tempo pessoal, Allan e Cia

 

Estou desde de ontem tentando subir o El Capitain e não vai de maneira nenhuma. Está parado nessa tela há 8 minutos.

 

Usando o Yosemite tranquilamente.

 

1684583ceddd5a0f9dd6820fc232c76c.jpg

Link to comment
Share on other sites

Quanto tempo pessoal, Allan e Cia

 

Estou desde de ontem tentando subir o El Capitain e não vai de maneira nenhuma. Está parado nessa tela há 8 minutos.

 

Usando o Yosemite tranquilamente.

 

1684583ceddd5a0f9dd6820fc232c76c.jpg

 

 

Olá, Aqui ele fica nessa tela quase 20 a 25 min e olhe que meu hd é ssd. Ou seja: é normal essa demora na tela. 

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...