Jump to content

Inspiron 15R (N5010) - Video ATI 550v - Mavericks X Yosemite


Miro Neto
 Share

37 posts in this topic

Recommended Posts

Então pessoal, estou com o notebook da assintaura, rodando Mavericks, acredito eu 99% funcional, placa gráfica dedicada funcionando 100%, sleep e wake-up rodando liso.

 

Antes das dúvidas, passo aqui algumas dicas do que fiz, pois não achei nenhum passo a passo especificamente para meu equipamento e alguém pode estar querendo encarar a empreitada...

 

Primeiro, não tem como desabilitar ou escolher qual placa grafica vai funcionar, não tem nada na Bios sobre sleep ou coisa do tipo.

 

Usei a distro Niresh, troquei o wifi original e o bluetooth por um adaptador Wifi com mais compatibilidade com o hack que achei baseado no custo x beneficio. (Qualcomm Atheros AR5B195) (ver lista aqui: http://forum.osxlatitude.com/index.php?/topic/2120-supportedunsupported-wireless-cards-inventory/ )

 

Na instalação, desmarque as opções de IGP ENABLER e GRAPHICS ENABLER.

 

Procure não demorar muito na configuração do vídeo dedicado, pois até acertar isso, o processador vai ficar no "talo" e o computador vai esquentar mais do que o normal, mas se seu cooler e sistema de resfriamento,estiverem limpos e funcioanando normal, não tera problema.

 

No meu caso que o vídeo dedicado é uma ATI 550V, as kexts que usei podem ser encontradas aqui:

 

http://www.insanelymac.com/forum/files/file/330-ati-mobility-radeon-hd-550v46501002-9480-osx-1095-mavericks/ (10.9.5).

 

Em geral é bem facil de instalar, mas a cada upgrade vai ter que reinstalar as kexts do vídeo, nada nada muito dificil de fazer.

 

Isso são os tópicos básicos, mas ja da para deixar o sistema funcionando.

 

Apesar do sleep e do Wake-up estarem funcionando "bem" ainda devo aprimorar  funcionamento, pois o hd esta trabalhando meio quente, bem como não tenho informações da GPU sobre temperatura e tal.

 

Mas o computador entra e sei do respouso de forma natural, e ainda o que achei mais TOP, programo ele para ligar em determinado horário (dentro das configurações de energia do OS X) e não sei como ele faz esta interação com a Bios, mas, o danado liga na hora e dia certinho, mesmo estando COMPLETAMENTE desligado, bastando o carregador estar plugado, o leitor de cartão funciona normal mas não é reconhcido como leitor de cartão, o trackpad funciona muito bem, reconhecendo o multi-touch e outras funções.

 

Ah, apesar de reconhecer o funcionamento da unidade de DVD, ela não aparece no canto superior direito para ser ejetada. Porém em um dia que eu estava tentando configurar o teclado (que era BRITÂNICO, mas ja troquei por um Abnt2) e instalei um PKG que prometia resolver isso, o teclado e trackpad pararam de funcionar, e o icone de ejetar a bandeija do DVD, voutou a aparecer no canto superior, mas ao desisntalar o PKG do teclado, e o teclado voltar a funcionar, o icone de ejetar o DVD, sumiou denovo...

 

Ah, não tenho um DSDT e nem a SSDT.

 

De qualquer forma, estou querendo instalar o Office 2016, e o mesmo só roda no Yosemite, mas não consigo instalar de forma alguma o yosemite, ja tentei diversos métodos, o que acontece em 95% das vezes, é que o computador desliga na faixa dos 15 minutos de instação do OS X, bem como em outras vezes, simplesmente reboota...

 

Desculpe o tamanho do texto, mas espero que pelo menos tenha conseguido ajudar a quem quer encarar a missão e ao e ao mesmo tempo me ajudar a resolver estes pequenos detalhes.

 

Edição em 05/06/2015 - Erros de escrita.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Show de bola! Gostei desse resumo, ficou muito bom.  ^_^

 

Algumas notas para você:

 

1 - O OS X Mavericks já tem um layout ABNT2 nas configurações do teclado, é nativo.

2 - Para o Office 2016, pode tentar mudar o que ele requer editando as .plists internas.

Geralmente está com uma referencia ao OS X 10.10, dai você muda para OS X 10.9.

 

3- Para você gerenciar a energia, poderá considerar usar as kexts do pacote HWMonitor.

Dai se não tiver as informações que deseja, dai talvez seja necessário usar DSDT e SSDT.

 

Posta as informa os detalhes do seu Laptop.  ;)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Então Allan, sobre as notas;

 

1-> O teclado FISICO era inglês britânico pois o notebook foi comprado la! Para acentuar era horrível, muitos atalhos e tal, até no Windows era tenso. Então comprei um teclado novo, e apesar do Mavericks ser nativo ABNT2, a tecla das apas esta invertida com a da barra, não consigo resolver isso, mesmo trocando o tipo de teclado mesmo trocando para ISO, Europeu, etc...

 

2-> Vem em um PKG, eu sei até o programa que descompacta o PKG, mas como vou mudar as plists e compactar de novo?

 

3-> Ao usar as kexts do HWMonitor e incluindo a GPU, ocorrem Kps diversos, creio que seja pois assim como ocorre nas kexts do vídeo, onde foram mudadas os IDS da placa, deve ter que fazer o mesmo no HW, tenho até o editor de Kext, (kext light), mas não parei para ver isso direito, pois tenho tentado instalar o Yosemite, então o que fiz basicamente foi fazer uma instalação mais completa possivel, criei um backup com o time machine, e fico tentando instalar o yosemite, não da certo restauro o backup, e fico neste ciclo... rsrs

 

Sobre as Especificações do notebook, coloquei alguma coisa na assintaura, mas logo posto completinho aqui!

Link to comment
Share on other sites

1 - Haa manjei!

 

2- Tenta fazer as alterações dentro do .pkg sem extrair.

 

3 - Para monitorar as temps, é necessário usar uma nova FakeSMC, pois os plugins estão dentro dela.

 

Agora que vi sua assinatura, eu não tinha prestado atenção  :P

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Mas tem álguma idéia o motivo do Yosemite, não completar a instalação ?

 

Ja tentei diversos maneiras, alias, ele esta baixado "ofcialmente" la nos Apps do Mavericks.. Facilita para criar um pen drive de boot... Que alias ja criei de diversas maneiras...

Link to comment
Share on other sites

Eu até gostaria que outros amigos da comunidade dessem uma opinião , pois fica paraecendo que estamos em um CHAT... :D

 

De qualquer forma, ja tentei sim, usando o niresh desliga máquina sempre entre 14 e 12 minutos restante para instalação. Usando o pen do Olarila, reboota por volta dos 3 minutos, O engraçado que o mavericks instala normal...

 

Estou para trocar o processador, devo cocoar um i7-740qm, sera que pode influenciar (no desempenho lógico que sim), na instalação?

Link to comment
Share on other sites

Estou para trocar o processador, devo cocoar um i7-740qm, sera que pode influenciar (no desempenho lógico que sim), na instalação?

 

 

Isso seria relativo, só testando.

Por que até então toda a instalação de um SO, é nada mais do que uma escrita do HD, então tem de descobrir por que nesse período ele para de escrever...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Consegui....

 

Não sei se o o que eu fiz, seria uma coisa tão banal a fazer, que não foi lembrado, mas resolvi, pelo menos a principio!

 

Criei mais uma vez um Pen Boot, através do app, baixado certinho da App Store, Yosemite 10.10.3. Usando o Unibxxxx... (acho que não foi devido a isso que funcionou, pois já havia feito antes sem sucesso).

 

O que sempre reparei, tanto o boot, quando a navegabilidade dentro da interface de instalação, eram muito ruins, (travamentos de mouse, tela renderizando com dificuldade e cooler top acelerado) mas só com o yosemite...

 

Tive a ideia, de injetar, usando o Kext Wizard, as kexts modificadas da placa de vídeo direto no S.L.E do penboot, e sem expectativa, de funcionar, lá fui eu mais um reboot.....

 

Para surpresa logo de cara, a interface de instalação carregou bem mais rápido, menus fluindo corretamente, a instalação seguiu normal...

 

Como ja esperava fiquei sem bootloader, (igual que fico quando restauro o backup do Time Machine), mas descobri aqui no fórum um método para restaurar isso usando o cd do Ubuntu, que é bem simples, e alias, desviando um pouco do tema, vou traduzir e colocar o método bem "passo a passo" para todos aqui em outra oportunidade, pois apesar de funcionar eu só conseguir fazer pois uso Ubuntu... Bem mais isso é outra questão..

 

Voltando aqui, a instalação foi concluída, restaurei o boot loader do hd, configurei novamente o vídeo e esta funcionando (aceleração completa, mas não consigo regular o brilho pelo teclado...). Mas estou sem rede (tanto wifi quanto, cabo) mas acho que isso vai ser moleza...

 

Depois faço o step by step ...

 

Este negocio vicia cara... Ontem fiquei das 23:00 as 04:40 de hoje mexendo nisso, acordei as 07:00 para trabalhar e tem prova na faculdade... Meu filho de 14 anos esta ficando craque já, seu eu der bobeira fica acordado junto comigo.. kkkk

 

Vamos seguindo aqui, sugestões são bem vindas...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Que demais, por favor faça um passo a passo para gente!

 

Gostei dessa noticia do seu filho fazer Hack junto com você hem, mais um membro para o nosso forum!

E sobre ficar até de madrugada fazendo isso, confesso que eu já entrei nessa também.

 

Teve uma vez que fiquei das 22:00 as 05:00, minha esposa não ficou nada feliz...kkkk

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Então, vou fazer sim! Quero resolver alguns "issues" hehe ...

 

Acho que o Pimentel pode ajudar nisso.. kkk

 

No mavericks a questão do sleep, estava 100%, computador hibernando normal, acordando...

 

 Pois no yosemite, ele "meio" que entra em repouso, apaga tela, quando "cutuca" a unidade de dvd, ele meio que volta, a tela fica apagada, ele dimininui o ritimo do cooler, mas fica nesse loop. As portas USBs ficam "loucas", só a porta mista usb/sata fica funcionando...

 

Ja tentei fazer as orientações to tópico http://www.insanelymac.com/forum/topic/295587-power-management-for-sandyivy-bridgehaswell-cpus/ , mas esbarro na primeira etapa de criar o SSDT, estranhamente ele não reconhece os ciclos no processador, ou seja não consigo concluir o patch.

 

Estou rodando com o AppleIntelCPUPowermenagement, que usava no mavericks e durante o boot parece reconhecer normal. O fakesmc esta instalado com quase todos os sensores, menos o do video, que da KP.

 

Só falta resolver isso para ficar 100%! O desempenho da máquina é bem interessante, e parece estar mais rápida que no próprio mavericks, mesmo rodando programas como autocad 2015!

Link to comment
Share on other sites

Então , uso Chamaelon, pois o clover não boota o windows de jeito nenhum... E preciso ter o windows na máquina até para "futucar" na partição do Mac com o macdrivre, além, do que do clover não entendo praticamente nada... (questão de paradigma) 

 

Não me da bronca mas, não tenho dsdt. Nem tenho conhecimento no momento para fazer uma certinha... srs

 

Segue junto ao pacote zipado,  algumas informações do sistema. Obrigado!

 

 

 
 

CONFIGS.zip

Link to comment
Share on other sites

tens que extrair a dsdt, compilar e usar ela, pra poder corrigir a causa de não dormir como deve. pra verificar isso veja no console wake reason, e então corrija a dsdt conforme a causa.

 

ssdt não seria necessário. somente marcar generate p e c states no chameleon.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

tens que extrair a dsdt, compilar e usar ela, pra poder corrigir a causa de não dormir como deve. pra verificar isso veja no console wake reason, e então corrija a dsdt conforme a causa.

 

ssdt não seria necessário. somente marcar generate p e c states no chameleon.

 

Sim, sei da importancia da DSDT, mas na mesma máquina da assinatura, o mavericks rodava com sleep e tudo mais, sem DSDT... Da uma olhada no arquivo que passei ao Allan... 

 

Vamos ver o que Allan consegue... Daqui a pouco volto ao mavericks...

Link to comment
Share on other sites

Desculpa a demora, tenta isso: attachicon.giforg.chameleon.Boot.plist.zip

Deleta a SSDT.

 

Primeiro, nada de se desculpar pela demora, se virar uma obrigação, não se chama ajuda! Só tenho a agradecer!

 

Então (o vicio desgraçado de usar este "então"...), estou usando, o sistema sobe mais rapido, mas continuo com o sleep capenga...

 

Coloco em repousa, a tela apaga, mas quase na hora de "apagar" geral, ele "cutuca" as portas USB e o drive de cd e não hiberna....

 

Então (mais uma vez esta bosta de então), procurando na internet, achei uma DSDT para meu note, mas não sei o quanto ela esta totalmente corrreta (processador, memória, wifi, etc), ao usar, o sleep funciona, as teclas de ajuste de brilho, funcionam parcialmente (parcialmente, pois uma vez pressionadas, o brilho é ajustado ou no maximo ou no minimo e não consigo mais ajustar, só reiniciando a máquina)

 

Eu ja olhei nela, mas ainda não sou capaz de interpretar 100%, ainda não entendo o conceito todo... Lhe mando para dar uma olhada assim que possivel e baseado nas informações que te passei naquele arquivo anteior, podes conseguir ajustar a mesma...

dsdt.zip

Link to comment
Share on other sites

Ok, onde você baixou, conseguiu verificar o hardware do usuário?

 

Procura por "Wake Reason" no Console, e post aqui os resultados.

 

Aonde baixei não dizia o hardware, só n5010...

 

Como eu disse, o sleep esta funcionando normal, só quero tentar ajustar as configs do hardware (que podem estar até certas)..

 

De qualquer forma, segue um trecho do log do wake reason, SEM a DSDT...

 

21/06/15 20:08:48,000 kernel[0]: Wake reason: GBE EHC2

21/06/15 20:09:56,000 kernel[0]: Wake reason: GBE EHC2

21/06/15 20:12:32,000 kernel[0]: Wake reason: GBE EHC2

21/06/15 20:13:41,000 kernel[0]: Wake reason: GBE EHC2

21/06/15 20:18:04,000 kernel[0]: Wake reason: GBE EHC2 EHCI

21/06/15 20:19:13,000 kernel[0]: Wake reason: GBE EHC2

21/06/15 20:52:31,000 kernel[0]: Wake reason: GBE EHC2

21/06/15 20:53:36,000 kernel[0]: Wake reason: GBE EHC2

21/06/15 20:54:41,000 kernel[0]: Wake reason: GBE EHC2

21/06/15 20:55:46,000 kernel[0]: Wake reason: GBE EHC2 EHCI

22/06/15 00:40:11,000 kernel[0]: Wake reason: GBE EHC2

22/06/15 00:44:55,000 kernel[0]: Wake reason: GBE EHC2

22/06/15 00:46:04,000 kernel[0]: Wake reason: GBE EHC2 EHCI

22/06/15 00:47:13,000 kernel[0]: Wake reason: GBE EHC2

 

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...