Jump to content

[Dica] Economizar energia desabilitando o Turbo Boost - Para CPUs Intel


Allan
 Share

2 posts in this topic

Recommended Posts

mrc.png

 

Desde a primeira geração do CPUs Intel (Nehalem) e até a linha Haswell, temos a função Turbo Boost.

 

Nada mais é do que um "Overclock" automático, que só será usado quando determinada tarefa exija mais do CPU, como renderização de imagens e videos.

 

Mas quando estamos usando somente a bateria, esse processo pode consumir rapidamente a energia, e obrigando o user a correr para a tomada mais próxima.

 

Trago uma solução para isso, que é uma kext chamada DisableTurboBoostBattery, ela desabilita o Turbo Boost quando o Laptop está usando somente a bateria, mas quando estiver carregando a bateria, o sistema automaticamente detecta que o Laptop está conectado em uma fonte (tomada), e dai seu Turbo Boost voltará a funcionar.

 

Mas isso é arriscado?

 

Não, dependendo do que vai fazer claro.Pela logica, quando estiver com essa kext instalada, não espere todo o desempenho do CPU quando estiver renderizando algo, e o mesmo estiver com a bateria. Esse método é apenas para salvar você para não depender de alguma tomada. Por isso, se for fazer algo que exija do seu CPU, esteja conectado a uma tomada mais próxima.

 

Informações adicionais.

 

Quando estiver com essa kext e somente fazendo uso da bateria, seu CPU vai ficar com o clock normal. Ex: Uso o CPU i5 3210M, o clock dele normal é 2.5GHz, e maximo 3.10GHz. Então, quando estou usando a bateria, o maximo é 2.5GHz, mas quando volto pra tomada, dai sim tenho meu Turbo Boost - 3.10GHz.

 

Download da kext:  DisableTurboBoostBattery.kext.zip

 

Como verificar o clock do meu Hack?

 

Baixe o app oficial da Intel, o Intel® Power Gadget. Com ele você pode verificar a frequência do seu CPU, temperatura e uso da energia.

 

prc.png

 

Nota: Esse app só funciona para CPUs Intel SandyBridge e mais avançados, para a primeira geração, pode usar o HWSensors.

 

Download do app: Intel® Power Gadget

Veja mais aqui: Turbo Boost 2.0

Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...
 Share

×
×
  • Create New...