Jump to content

[Guia] Habilitar iMessage e FaceTime - Atualizado


Allan
 Share

103 posts in this topic

Recommended Posts

Nota: Esse método funcionou para mim, e até agora está estável.

Caso tenhamos alguma alteração, este guia será constantemente atualizado.

 

Desde o lançamento do update para o OS X 10.9 (5ª versão) alguns perderam a ativação do iMessage e FaceTime.

 

O que vou mostrar para vocês é um método (apesar de ainda estar em desenvolvimento) de muito estudo em como podemos, por assim dizer burlar o esquema de segurança da Apple que foi implantado oficialmente em Nov de 2014.

 

Seguinte, para termos esses aplicativos funcionando, não é necessário seguir as informações de alguns guias de copiar os valores de um Apple real (Macbook/iMac/etc...), mas é necessário termos um serial exato e valido para a Apple.

 

Como vamos fazer isso? Tudo requer primeiramente sabermos como funciona um serial, antes de inserirmos qualquer numero que venha em nossa cabeça.

 

Quem pode usar?

Somente para os usuários do Clover, pois o mesmo possibilita uma ativação mais clara e com maio porcentagem de sucesso.

 

Explicação.

A Apple trabalha com 3 tipos de ativação: ROM, MLB/BoardSerialNumber e Numero de Serie.

 

Começando pela ROM: Esse valor é bem conhecido por aqueles que tem uma noção de informativa (hardware/redes), nada mais é do que o endereço MAC único que toda a placa de rede tem.

 

MLB/BoardSerialNumber - Este tem 2 maneiras que são usados pela Apple, e também requer que estejam em conjunto com o N/S (Numero de Serie).

 

Ex: Se você usa um Numero de Serie contendo 11 caracteres, é recomendado você usar um MLB/BoardSerialNumber de 13 caracteres.

Se usa um N/S de 12 caracteres use um MLB/BoardSerialNumber de 17 caracteres. Não é 100% uma regra, o motivo é que a Apple desde 2007-2010 começou a usar um novo padrão de números de serie, MLB e outros.

 

Numero de Serie: É o que possibilita toda a ativação das ferramentas e recursos de uma maquina Apple, ele nunca muda em um Mac real, portanto tente usar um Numero de Serie que realmente seja valido para a Apple, e que seja apropriado para seu sistema.

 

hardware-uuid-rom-mlb-main-logic-board-c

 

Ativação.

 

Um dos primeiros procedimentos a fazer e colocar sua conexão de internet principal como "en0".

Ex: Se usa WiFi como principal, coloque a mesma como "en0", o mesmo vale para que usa a porta Ethernet.

 

Como fazer isso?

No Finder, vá em Go > Go to folder... e insira o caminho como visto abaixo.

IJ0rBP2.png

 

Dentro desta pasta, delete os arquivos NetworkInterfaces.plist e preferences.plist e reinicie a maquina.

 

Seguindo os métodos puros e lógicos do user @fusion71au, vamos seguir as instruções de maneira bem simples.

Vou recomendar para vocês o uso do valor MLB/BoardSerialNumber de 13 caracteres. Pois é o que está trazendo melhores resultados de ativação no momento.

 

Como funciona?

 

PPYWWSSSSCCCC

  • PP = ID de localização de Fabricação = W8
  • Y = Ano da Fabricação =  2009
  • WW = Semana da Fabricação (01-52) Use 26
  • Numero da Fabricação, dentro da semana.  Podem usar este valor 41 066 terá de converter este numero decimal para um valor Base-36 = 0VOQ
  • ID - Modelo da peça de hardware = 6GCA

Portanto o MLB que temos usado por um MBP 5,5 é W89260VOQ6GCAVocê pode, obviamente, mudar WW e SSSS para outros valores que você deseja ... 

 

Crie um valor SmUUID.

Abra o Terminal e rode o comando uuidgen, copie o valor gerado para o campo SmUUID na seção SMBIOS do Clover Configurator.

 

Se você já tentou registrar em iMessage anteriormente, rode estes comandos no Terminal e depois reinicie.

cd ~/Library/Caches/
rm -R com.apple.Messages*
rm -R com.apple.imfoundation*
cd ~/Library/Preferences/
rm com.apple.iChat*
rm com.apple.imagent*
rm com.apple.imessage*
rm com.apple.imservice*
rm -R ~/Library/Messages/

 

 

 

Veja se o valor do seu Serial Number não está sendo usado.

 

Bem, não tem como a Apple aprovar/dar suporte para dois Macs idênticos, isso é suspeito.  :ph34r:

No caso quando for gerar seu SMBIOS, sempre escolha um que se assemelha ao seu Hardware.

 

Agora o mais importante é gerar um Serial que não esteja sendo usado, quando selecionar o SMBIOS, o Clover Configurator dá opção de alterar alguns valores.

UwaABlK.png

 

Depois disso copie e cole seu S/N aqui, e se der um erro mostrando que o numero de série não é válido, parabéns!  :D

Isso mostra que o seu S/N é único, ou seja não existe Mac com este S/N.

 

Procedimento de ativação

  1. Use um valor ROM (endereço MAC) de 12 caracteres.
  2. Coloque o valor MLB e ROM na seção RtVariables/config.plist, mantenha tudo como está no seu SMBios, até mesmo o Numero de Serie
  3. Desconecte sua internet
  4. Reinicie o computador e rode o iMessage debug para confirmar que o valor MLB/ROM ainda são os mesmos.
  5. Conecte a internet
  6. Faça login no iMessage
  7. Cruze os dedos para que funcione 1f60a.png?v5 !

Notas:

 

1º Se for usar no seu config.plist os valores na seção MLB e ROM, não é necessário o uso do valor BoardSerialNumber no seu SMBios. E se mesmo assim utilizar o BoardSerialNumber, e o valor for diferente do que está no MLB, o Clover vai dar prioridade ao valor MLB, descartando o BoardSerialNumber e dificultando mais ainda sua ativação.

 

Se usa um Notebook/Desktop que não tenha uma porta Ethernet, use este kext para deixar o Ethernet como en0

 

É raro dar errado, mas uma alternativa é ligar para o Suporte da Apple dizendo que está com problemas com seu login no iMessage, eles provavelmente pedirão que você informe seu Numero de Serie, e vão fazer os devidos procedimentos com você. 

 

4º E o mais importante: Não compartilhe seu config.plist por ai, se pedirem seu config.plist para analise, certifique-se de deletar todos os valores que estudamos acima. E se for postar um screenshot da janela "Sobre este Mac", oculte o S/N com algum editor de imagem - O próprio "Preview" do OS X pode fazer isso pra você.  ;)

 

Todos os créditos vão para: fusion71auholyfield e Grant Fitzsimmons

Este guia galera é um resumo do resumo, é o que funcionou comigo e há mais relatos de sucesso usando este método.

Mas antes de perguntarem freneticamente em como todo este mundo funciona, por favor leiam (leiam mesmo) este guia:

 

Pattern of MLB (Main Logic Board)

Edited by Allan
Topico atualizado - 08/2016
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Putz!  :thumbsup_anim:

 

Tu é o cara!

 

Parabéns mais uma vez, vou tentar fazer aqui e daqui a pouco dou um GRITO pra ver se vai funcionar, o problema é que to usando o Chameleon, pois no Clover tá dando pau pra subir.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Allan,

 

1. No penúltimo e antepenúltimo esqueceu de especificar o SSSS e CCCC;

Numero da Fabricação, dentro da semana.  Podem usar este valor 41 066 terá de converter este numero decimal para um valor Base-36 = 0VOQ 

2. Quando abro o site para converter o SSSS e coloco no número 41 066 aparece VOQ e não 0VOQ, de onde vem esse 0(zero)?

 

 

3. Onde eu acho esse número 6GCA (ID - modelo da peça do hardware)?

 

 

4. Qual nomenclatura uso para BoardSerialNumber para o Chameleon?

Apenas lembrando. Se for usar no seu config.plist os valores na seção MLB e ROM, não é necessário o uso do valor BoardSerialNumber no seu SMBios

5. MLB e BoardSerialNumber não são as mesmas coisas?

 

Obrigado

Link to comment
Share on other sites

Ok.

 

1 - Esses valores você pode colocar o que deseja, usando o conversor para Base-36 gere os 3 numeros, e adicione mais um. 

Sobre o CCCC siga o exemplo, 1 numero seguido por 2 letras.

 

2 - No Chameleon, se eu não me engano não temos a opção para ROM, apenas para SMserial ( que seria o BoardSerialNumber).

No Chameleon usamos o FileNVRAM.dylib que ficará em Extra/modules.

 

Quando usado esses dois valores são gerados automaticamente. 

Link to comment
Share on other sites

Ok, já estou usando o Chameleon 2.3

 

É! pelo visto não esta dando certo, mas não cheguei a ligar pra Apple, terei que usar o Clover mesmo, mas tá me dando dor de cabeça.

 

Instalei o 10.10.1 no meu HD principal usando o chameleon, vou fazer o seguinte, amanhã, vou instalar o yosemite no HD sobrando e tentar fazer subir com o Clover.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Então o que eu fiz:

 

Gerei um MLB valido e um ROM (antigo que eu já tinha).

Depois segui os passos que falei acima: Reiniciar, executar o Debug para ver se está gravados os valores na NVRam, feito!

 

Dai liguei para a Apple desesperado!! (brinks :lol: ) e relatei o problema. Ele coletaram meu erro, e ativaram minha conta.

 

Eu tenho dualboot, uso o Mavericks e Yosemite, mas como uso diário uso o Mavericks.

Link to comment
Share on other sites

No meu maverick também funcionava, mas depois que atualizei pro Yosemite não quer pegar por nada! Já fiz os passos que você indicou no tópico. Quais dados você utiliza em RTVariables e SMBios? Se poder anexar seu config.plist tirando os dados pra eu ter noção como está o seu, agradeço.

Link to comment
Share on other sites

Muitos users tem esse problema ao atualizar o OS X. Você atualizou ou fez uma instalação limpa?

 

SMBios eu não coloquei o BoardSerialNumber, pois é a mesma coisa que o MLB em RTVariables.

E em RTVariables, apenas está MLB e ROM.

 

Poderia até anexar para você, mas não estou com meu Hack agora, pois estou no trabalho.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Boas pessoal,

 

Só para informar que consegui colocar o iMessage a funcionar no meu HP Probook 4340s usando o MLB generator que pode ser encontrado neste fórum e colocando o meu Ethernet adress como ROM. Depois foi só ligar para a Apple e ficou a funcionar (primeira vez desde novembro)

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...