Jump to content

Triboot com MV-Win8-YT

• Please log in to reply
18 replies to this topic

Pimentel

Pimentel

Universe

• Retired
  • 2,973 posts

Olá pessoal

Eu quero uma ajuda, mesmo dando suporte ao fórum, mas nesse caso é uma coisa que eu desconheço que é triboot…

Meu triboot:
*OSX MV
*Windows
*OSX YT
Esse é o tryboot que eu quero, já comecei com ele e o negocio é esse:

Formatei todo mundo pra tabela GUID e tanto o OSX MV quanto o YT estão em Mac OSX Reg.Cronologico e o Windows está em MS-Dos(fat)

O que eu quero saber é como ajustar para ter o triboot, pois já mexi e remexi, mas ainda não consegui isso, tanto o MV quanto o YT estão botando de boa, só o windows que não cosido botar porque ele nem aparece na tela do clover pra dar boot.

clebersonmig

clebersonmig

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 44 posts

Pimentel, creio que o Windows deveria estar em NTFS, eu tenho aqui alguns hds e as vzs coloco 3 hds na minha máquina, já usei 10.8 + 10.9 + win 7 ( NTFS ) e aparece tudo de boa no boot, no caso o Chameleon, nunca usei o clover, mais tudo em hds separados, se vc tiver um hd com 3 partições, o boot será sempre  pela primeira partição, mais tbm não seria problema em subir os sistemas das partições 1 e 2, acho mesmo que seja o formato do disco do windows que está te dando problema. Note que se vc deixar um Hd externo espetado no computador ele aparece na tela do boot do hack ( NTFS ) já se vc deixar um pendrive ( Fat ) ele não aparece, tenta com Windows em NTFS que acho que vai dar certo, ou se vc não quiser formatar seu windows, espeta um hd qualquer em NTFS, de preferencia via Sata e veja que ele vai aparecer na tela de boot mesmo sem sistema nele.

Pimentel

Pimentel

Universe

• Retired
  • 2,973 posts

Olá

Valeu cleberson

No caso quando se instala o Windows ele fica automaticamente em NTFS, pois desde XP o Windows não instala em FAT32 só NTFS, o Windows 8 estava dando boot, isso é claro depois que instalei ele, mas depois que subi pela pendrive de instalação, entrei na 1ª partição e instalei o Clover e tentei subir pelo HDD, a partição do windowns não aparece de forma nenhuma...

clebersonmig

clebersonmig

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 44 posts

Tenta instalar o Windows por último e na última partição, depois de instalado escolha o clover da primeira partição para boot, a partição do windows deve ter corrompido na instalação do Osx.

Pimentel

Pimentel

Universe

• Retired
  • 2,973 posts

Olá

Eu instalei primeiro o OSX, tanto o MV e o YT, depois é que eu instalei o Windows, e ele não está corrompido, eu chequei isso antes é claro de ter instalado o OSX..

Eu fiz o seguinte:

*Instalei o OSX MV na 1ª partição, Instalei Clover e ajustei.

*Instalei o OSX YT na 3ª partição, Instalei o Clover e ajustei.

*Depois instalei o Windows 8.1 na 2ª partição, reiniciei dei boot na 1 partição e instalei novamente o OSX MV...

O problema é que como já falei... o Clovr não detecta a partição do windows, como se não existisse, está no método Hybrid MBR

Allan

Allan

V.I.P. Member

• Supervisors
  • 11,529 posts

Olha se quer usar tudo em GPT, faz assim.

Formata a partição Windows em NTFS com o Gparted (crie um Penboot com o Ubuntu).

Apesar do Windows usar NTFS quando instalado, o DU cria um HybridMBR quando formatamos uma partição em FAT32.

Pimentel

Pimentel

Universe

• Retired
  • 2,973 posts

Olá

Só que eu quero que a partição tanto do MV quanto YT permaneça eu quero somente poder dae boot com o Windows pelo Clover...

Com essa tua ideia eu vou ainda permanecer com as partições do MV e YT intactas?

Allan

Allan

V.I.P. Member

• Supervisors
  • 11,529 posts

Sim, intactas.

Eu uso esse método aqui tambem, pois há um tempo estava tentando voltar a usar o Windows.

O segredo é ter atenção, se a partição tem nome tipo Windows HD, vai reconhecer no Gparted. Se não tem nome, veja qual é o numero dela listando no Terminal.

No OS X será disk0s7, no Linux é sda7 - Isso é um exemplo.

Pimentel

Pimentel

Universe

• Retired
  • 2,973 posts

Olá

Só uma pergunta: Como irei usar esse gparted??? Eu posso usar o meu usb installer do OSX para dar boot e usa-lo ou eu tenho que criar de fato o penboot com o ubuntu?

Outra coisa… poderia eu usar esse gparted depois de instalar o Windows e antes de instalar o bootloader na partição OSX?

Valeu ;)

Allan

Allan

V.I.P. Member

• Supervisors
  • 11,529 posts

Bem, se você tem apenas 1 pendrive, então terá que formatar ele em Fat32, e instalar o Ubuntu.

Para usar o Gparted é simples, dá uma olhada nas primeiras instruções deste guia: http://www.insanelym...404-lts-clover/

Só que a diferença é que você vai saber qual é a partição, como falei acima (sdax).

E para usar o Gparted, pode usar antes ou depois de instalar o Windows/Bootloader. Ele funciona apenas como ferramenta (muito poderosa), e não altera nada.

Pimentel

Pimentel

Universe

• Retired
  • 2,973 posts

Olá

Acho que vou re-instalar o Windows e usar o gparted... não tenho nenhum ubuntu aqui e acho que vai ser mais fácil pelo Windows mesmo, pois creio que esse gparted deve existir para Windows.

Outra coisa... se você quiser eu posso colocar esse guia ai no teu fórum *nix na seção português ;)

Allan

Allan

V.I.P. Member

• Supervisors
  • 11,529 posts

Reinstalar o Windows é o ideal se quiser usar em GPT.

Mas analize pela logica amigo, como vai alterar de MBR para GPT no Windows...com ele instalado?? kkkk

Baixa o Ubuntu e instala uai!! kkk

E com relação ao tópico, pode ser, vai ser de grande ajuda! Vlw

Pimentel

Pimentel

Universe

• Retired
  • 2,973 posts

Olá

Na realidade é como eu falei…

Todas as partições já estão em tabela GUID, os 2 partições de OSX estão em Mac OSX reg. cron.... e o do Windows em Fat32 ai temos um Hybrid MBR ;)

Vou tentar esse guia ai... caso não encontre esse app gparted para windows, vou ter que ir de ubuntu live CD...

Acerca do tópico... vou movê-lo

Allan

Allan

V.I.P. Member

• Supervisors
  • 11,529 posts

Então eu entendo o que quiz dizer sobre as 3 partições. Mas não tem como alterar o esquema de partição de um SO se o mesmo está instalado. 

E não existe Gparted para Windows.

Pimentel

Pimentel

Universe

• Retired
  • 2,973 posts

Olá

Ok.

Então vou baixar o ubuntu e fazer como o guia pede. Obrigado pelo suporte allan ;)

Pimentel

Pimentel

Universe

• Retired
  • 2,973 posts

Olá

Fiz todos os testes, mas sem sucesso,irei tentar MBR puro com patch MBR ao inves de Hybri MBR... por alguma razão Clover não reconhece o NTFS e no momentosó clover funciona pra mim....

Allan

Allan

V.I.P. Member

• Supervisors
  • 11,529 posts

Puxa que esquisito hem, isso pode ser um bug no Clover, mas aqui desde a anos atras ele reconhece NTFS nativamente.

Precisando, estamos ai.

OuVerRos

OuVerRos

InsanelyMac Legend

• Retired
  • 1,298 posts

Uma vez eu fui fazer um tri boot e tb não tinha jeito ou maneira de fazer subir o windows. Até que eu instalei cada um em um HD separado! ...

Tb jé tive um problema bem sinistro com a gravadora de dvd. Simplesmente não lia o dvd que acabará de ser gravado nela mesma. Era uma gravadora da Samsung e daí eu tirei e pluguei uma da LG e o mesmo dvd leu de boa e instalou ...

E ou mais sinistro foi uma vez que eu tinha dois HD iguais da Samsung e hora um não aparecia nas opções do boot e hora o outro não dava o ar da graça! ...

Muito loco!!!! Tenho um pouco de medo de Samsung hehehe (gravadoras de dvd e HDs) hehe

Pimentel tu esta formatando as partições com dvd de qual sistema?

Pimentel

Pimentel

Universe

• Retired
  • 2,973 posts

Olá

Já tenho dual-boot no mesmo HDD, era porque o hybrid MBR é um método mrio que ruim mesmo, ao usar o MBR puro foi tudo muito bem...

Lamento por não estar tão presente no forum, pois estou muito ocuapdo esses dias... em breve triboot, mas valeu allan.

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users

© 2017 InsanelyMac  |   News  |   Forum  |   Downloads  |   OSx86 Wiki  |   Designed by Ed Gain  |   Logo by irfan  |   Privacy Policy