Jump to content

SpeedStep quase funcionando, algumas dúvidas


fggs
 Share

52 posts in this topic

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

 

  O Speedstep tá funcionando em termos no meu hack da assinatura, apesar de eu ter 6 valores no PerformanceStateArray do ACPI_SMC_PlatformPlugin, parece que só tenho 2 P-States.

 

  O único programa que consigo enxergar os P-States é o DPCIManager, não sei se é confiável. Ele mostra 2 P-States, 18 e 43, mas mesmo eu vendo o clock mudar no HWMonitor, o P-State não muda no DPCIManager.

 

  O último AppleIntelCPUPowerManagementInfo.kext dá kernel panic, o MSRDumper congela meu pc logo depois do kextload.

 

  O método que eu usei pra funcionar desse jeito é desse link http://www.osxlatitude.com/tuning-performance-with-fakesmc-smbios-plist/ mas ao invés de usar a smbios do MacBookPro5,1 usei a do MacBookPro3,1 e editei a plist dentro do ACPI_SMC_PlatformPlugin e adicionei o código abaixo logo após PLimitClass:

<key>PLimitDict</key>
<dict>
     <key>MacBookPro3,1</key>
     <integer>0</integer>
</dict>   

  Perguntas:

 

  - O número de valores no PerformanceStateArray deve ser igual ao número de P-States?

 

 - Não estou usando "Generate P-States", "Generate C-States, nem "DropSSDT" no Chameleon, pois pelo que li, só preciso disso se não estiver aparecendo PerformanceStateArray e AICPMVers, tá correto?

 

  - Não estou usando SSDT própria, será que é por isso?

  

  - Se for pra dar dump nas SSDT, precisa ser no Windows ou no Linux serve? Não sei se existe algum "live cd" de Windows heheh

 

  - Outro detalhe, a versão do SMC conta? Tô usando o perfil do MacBookPro3,1 no smbios que é praticamente idêntico ao meu, mas existem dois MacBookPro3,1 com SMC diferente, tô usando a 1.16f11, Veja aqui: http://support.apple.com/kb/HT1237

 

Obrigado desde já!

 

 

Link to comment
Share on other sites

Perguntas e Repostas.


 


  - O número de valores no PerformanceStateArray deve ser igual ao número de P-States?


Não.


 


 - Não estou usando "Generate P-States", "Generate C-States, nem "DropSSDT" no Chameleon, pois pelo que li, só preciso disso se não estiver aparecendo PerformanceStateArray e AICPMVers, tá correto?


Errado, leia mais aqui: Instalar o  Chameleon – speedstep e kexts (Legacy BIOS)


 

  - Não estou usando SSDT própria, será que é por isso?


Pro seu caso SSDT não precisa, leia a matéria acima.


  


  - Se for pra dar dump nas SSDT, precisa ser no Windows ou no Linux serve? Não sei se existe algum "live cd" de Windows heheh


Tanto faz, pode ser até no OS X. LiveCD de Windows?? kkkkk não existe.


 


  - Outro detalhe, a versão do SMC conta? Tô usando o perfil do MacBookPro3,1 no smbios que é praticamente idêntico ao meu, mas existem dois MacBookPro3,1 com SMC diferente, tô usando a 1.16f11, Veja aqui: http://support.apple.com/kb/HT1237


 


Não. É por isso que usamos a FakeSMC.


Link to comment
Share on other sites

Olá

 

Pelo visto você está usando muita coisa antiga em métodos atuais... realmente dê uma lida no que foi passado para você e se informe...

 

Esse outro guia fala sobre muitas outras coisas: http://www.insanelymac.com/forum/topic/295577-gerenciamento-de-energia-para-sandy-bridgeivy-bridgehaswell-cpu/

A maioria é manual creio que nesse link que allan te passou já está mais automático, mas ai tem material de leitura e entendimento acerca de SpeedStep

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pela rápida resposta Allan e PimentelX86, vocês realmente não deixam na mão heheh

 

Então, tudo que eu li eu tentei pegar tópicos com datas mais atuais, como por exemplo esse do FakeSMC com versão identica ao do perfil escolhido, que é de maio de 2013, eu ainda não tive noção do que é antigo ou novo em hackintosh hahahah

 

Dei uma lida nos dois links que vocês passaram e pelo que entendi, só preciso habilitar "Generate P-States" e "Generate C-States" no Chameleon.

 

Outra coisa, ele raramente vai pro clock maior, tem alguma lógica tipo "acima de 30% de uso de CPU é pra ficar somente no clock mais alto" ou vai ficar variando mesmo com, sei lá, 50% de CPU?

Link to comment
Share on other sites

Fala Allan! Obrigado pela resposta!

 

É, estou usando o último FakeSMC desse site e todos as kexts, inclusive esse que você citou.

 

Habilitei o "Generate P-States" e o "Generate C-States" e reiniciei, continua igual, ou seja, ele muda de x6.0 para x12.0.

 

Pelo que pesquisei esse processador (T7700) tem 5 P-states, sendo os clocks (MHz): 800, 1200, 1600, 2000, 2400.

 

Aqui ele tá em 1200 e 2400 apenas, vale a pena fuçar mais ou deixa assim?

Link to comment
Share on other sites

Ainda não, acho que vou fazer isso amanhã, tá meio tarde heheh

 

Assim que eu fizer outros testes posto aqui.

 

Mais duas perguntas:

 

- O método do Hervé (esse que eu postei lá em cima: http://www.osxlatitude.com/tuning-performance-with-fakesmc-smbios-plist/ ) é considerado antigo? Tava pensando em fazer um último teste nesse método e atualizar a versão do SMC para 1.18f5 pra ver se muda alguma coisa.

 

(Offtopic) - No guia do myHack dizem pra tomar cuidado ao atualizar para versões completas, tipo 10.9.X, estou na 10.9.3, será que posso atualizar para 10.9.4? 

Link to comment
Share on other sites

Sim, é antigo esse método, mas sinta-se livre pra testar.

 

Se está usando uma instalação do myHack aconselho a tomar cuidado. Entenda o seguinte, essas imagens são modificadas certo, então se der algum erro, como vai saber consertar?

Você pode atualizar sim pro 10.9.4, mas use uma versão Combo. http://support.apple.com/kb/DL1755

 

E lembre-se, se der erro, da próxima tenta usar uma versão pura, o que a gente chama de Retaill.

Link to comment
Share on other sites

Olá

 

O método não é antigo, mas não vejo a necessidade dele, uma vez que existe o Clover que já faz isso automaticamente.

 

SMBios MacPro 3,1 costuma dar states até para hacks fora de seu modelo. eu por exemplo peguei 6 states com ele, mesmo o meu sendo i7 e o recomendado pro MacPro 3,1 sendo o Xeon... testa ai, pois de certo que ganhará mais do que só 2 states.....

Outra coisa, ele raramente vai pro clock maior, tem alguma lógica tipo "acima de 30% de uso de CPU é pra ficar somente no clock mais alto" ou vai ficar variando mesmo com, sei lá, 50% de CPU?

 

Normalmente hack gosta de variar quase sempre pro mais alto, não creio que seja só hack, mas PC normal com windows também, notei que o meu CPU fica quase que toda vez em 27x e 32x no windows mesmo sem fazer nada, só rodando app em background e no hack não é diferente, é lógico que todos os states do CPU funcionando ou uns 6  a 8 states nos CPUs atuais já está muito bom :)

Link to comment
Share on other sites

Fala Allan, fala Pimentel, bom dia pra vocês!

 

Troquei a versão do SMC para 1.18f5 e consegui 7 P-States, o problema agora é que ele não tá ficando muito tempo no clock mais alto e tenho feito testes com videos do youtube, o video fica engasgando.

 

Perdi também o SpeedStep da GPU, não varia mais.

 

Se vocês notarem, existe um MacBookPro3,1 que é 2.4/2.2 15 polegadas e outro que é somente 2.4 e 17 polegadas, minha smbios atual detecta como o de 2.4/2.2 15 polegadas, como será que posso diferenciar os dois na smbios? Acho que parte do problema mora ai, o link é esse: http://support.apple.com/kb/HT1237

 

Mais uma informação que pode ser importante: Quando tava atualizando o FakeSMC, deu um erro que a kext ACPI_SMC_PlatformPlugin não era válida e não poderia ser utilizada, porém ela foi carregada depois que reiniciei, será que é por causa do MacBookPro3,1.plist que eu mexi?

Link to comment
Share on other sites

Só pra atualizar, achei um serial number desse MacBookPro de 17 e agora é reconhecido corretamente, mas mesmo assim o comportamento tá igual, do jeito que falei acima.

Link to comment
Share on other sites

Olá

 

Pelo visto és da época de criar numero serial a mão igual a mim :P era bem divertido e um pouco trabalhoso, mas isso é coisa de passado, é coisa de colono, Faz o seguinte.

 

Remove essa SMC que você trocou, o correto é deixar o SO da Apple com o AppleSMC dela mesmo e colocar um generico(fake)para emular um SMC para o nosso computador, pois PC não tem SMC.

Faz donwload e Instala FakeSMC

E meu conselhor é que volte com a kext SMC anterior pra dentro da pasta S/L/E

 

O programa Chameleon Wizard cria o SMbios para você sem precisar fazer nada manual... escolha a opção MacPro 3,1 mesmo não sendo para o teu modelo, mas ele te dará uns 4 a 6 states que já é um bom começo.

Link to comment
Share on other sites

O burro aqui não fez backup da kext original, vou tentar remover a edição da plist e ver como fica, to quase deixando speedstep de lado, porque se ele ficar trocando muito de clock vai causar problemas para o meu uso (só inventei de fazer esse hack para rodar o software de DJ Serato, que usa bastante processamento), mas não sei se é tesão de novato o fato de querer fazer tudo funcionar como se fosse um mac real.

 

Pelo que entendi, no Mac, mesmo real, não dá pra selecionar o perfil de uso como no windows, correto? Ele faz isso baseado nos parametros da plist de cada modelo automaticamente, ou seja, temperatura etc etc

Link to comment
Share on other sites

Olá

Pelo que entendi, no Mac, mesmo real, não dá pra selecionar o perfil de uso como no windows, correto?

 

Nada haver, tem sim.... tem como trocar de usuário, mudar nome de usuário, criar noutros usuários e por ai vai

 

Olha SMbios é só para declarar para o bootloader e depois repassar para o OSX que existe um numero serial mac valido e por isso o OSX pode rodar numa boa, pois não é um computador "não Apple", mas também dá dados de DMI que são necessário para um bom funcionamento de speedstep e do sistema em geral.

 

Por isso eu disse para deixar esse SMC de lado, pois o guia de lá não é tão necessário, pois a FakeSMC faz o trabalho e o bootloader se encarrega do resto.

 

Que bootloader está usando e que sistema está usando?

Link to comment
Share on other sites

Estou usando o Chameleon svn2266 que veio no myHack, OSX Mavericks 10.9.3.

 

Dizem que o Clover é muito melhor, mas bem mais avançado. Como novato me senti intimidado, só estou mexendo com hack a 2 semanas no máximo heheh

 

Sabe que até me passou pela cabeça tentar uma instalação "vanilla", só pra ver se é muito diferente.

 

Sobre o perfil, eu quis dizer perfil de energia, tipo: "Economia de energia", "Equilibrado", "Entrenimento", "Potência máxima", como existe no windows nas opções de energia.

Link to comment
Share on other sites

Olá

 

Para a tua maquina ele não iria fazer diferença, só temos um bom desempenho com clover em mobos UEFI e de certo Clover tem uma certa inteligência em relação ao Chameleon, mas eu ainda prefiro chameleon, pois foi o meu primeiro amor :D

 

Cara eu te recomendo uma vanilla é muito boa, nada de edições ruins ou OSX rodando capenga...

 

Se não me engano tem sim, só ir no app Preferencias do Sistema e ir procurando nos ícones de monitor, economia de energia essas coisas ai e vendo, mas se não me engano tem sim como fazer isso, mas quando o hack já está 99% se não o sistema trava e não volta mais.

 

Te passei uma solução para instalar o OSX de forma retail(vanilla)

Link to comment
Share on other sites

Olá
 

Allan. Existe um "Live CD" do Windows! Esse é do Windows 8.1 Pro Update 1 x86! Feito pelo um amigo da comunidade do Google+ "Windows 8.1".

 

Link: https://mega.co.nz/#...okJBE42ZWLf83w0

 

 

Quando eu acho que já vi de tudo, sempre existe mais uma coisa para me deparar e me abismar :lol:

 

Valeu JorgeMax, vai servir isso ai e muito bem pra quem está trabalhando com hack, mas as vezes tem que usar um app Windows, mas não tem ele instalado... nesse caso me refiro ao transmac e alguns outros...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Vou dizer uma coisa que pode não ter sentido nenhum, mas vamos lá: Eu voltei a plist ao normal e voltei a ter somente 2 P-States, mas me veio uma coisa na cabeça, será que no MacBookPro3,1 real, por ser tão antigo, também não é assim?! Pesquisei bastante e parece que o gerenciamento de energia do Mavericks foi todo refeito e é todo inteligente etc etc, mas talvez para rodar num hardware tão antigo, definiram somente um clock intermediário e o clock máximo. Talvez em hardwares mais novos a coisa seja diferente. Faz sentido?!

Link to comment
Share on other sites

Nem tanto, pois veja. 

Quanto mais states mais economia de energia e melhor gerenciamento, mas se está usando um SMBios de iMac, terá apenas 2 states.

 

Com relação ao gerenciamento de energia, o segredo é encontrar uma SMBios correta, ter as USBs funcionando corretamente, e como tem video off-board, também requer que esteja ativada da maneira correta.

 

Para uma analize mais completa, me envie seu IOReg. IORegistryExplorer

Link to comment
Share on other sites

Olá

 

Outra coisa, Não tem como você usar o gerenciamento xcpm do Mavericks, só o fornecido pela AICPUPM... Esse teu hardware ainda trabalha com o MV, só tem que fazer os ajustes certos

 

E o meu conselho é instalar um OSX retail e fazer os passos a passos... é necessário que você esqueça o que aprendeu no passado e re-aprenda o que estamos te expondo agora.

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...