Jump to content

Saiba como escolher o SSD correto - Hack ou Mac


Allan
 Share

7 posts in this topic

Recommended Posts

Eu já tinha lido essa matéria a algum tempo, mas em inglês, e quando eu pesava em traduzir, os caras do Br-Mac.org já fizeram isso, e melhor do que traduzir, eles deixaram bem fácil de entender. Vejam que demais.


 


Após 9 meses de torturante teste de uso contínuo, um laboratório demonstrou a durabilidade de uma amostra do mercado de SSDs – enquanto isso, o próprio mercado demonstra quais as marcas que merecem o seu investimento.


 


“Como prever a durabilidade de um SSD?”


 


Um aspecto me despertava a curiosidade, e até certa preocupação: a durabilidade dos SSDs. Enquanto um HD mecânico tradicional frequentemente encontra o seu final de vida dando vários sintomas, como ruídos e erros cada vez mais frequentes, com os SSDs eu não tenho experiência prévia e não sabia o que esperar.


 


Mas, graças aos testes feitos pelo Tech Report, fiquei bem mais tranquilo.


drives2-76393.jpg


 


Eles pegaram SSDs da Corsair, Intel, Kingston e Samsung, todos na faixa dos 250GB de capacidade e voltados ao consumidor final, e colocaram eles para funcionar em um regime de tortura, com uso contínuo.


 


O teste durou meses (começou em agosto do ano passado...), e todos os drives ultrapassaram o limite de falhas divulgados pelos fabricantes – todos passaram de pelo menos 700TB (700.000.000.000.000 bytes, na escala decimal adotada) de escrita antes de falhar. Como eram drives de 250GB, calcule quantas vezes eles foram completamente escritos e reescritos até chegar a esse número...


 


“Ultrapassando a barreira dos petabytes”


 


Além disso, 3 dos drives testados (Corsair Neutron GTX, Samsung 840 Pro e Kingston HyperX 3K) ultrapassaram a barreira de 1 PB (petabyte - equivalente a 1.000.000.000.000.000 bytes na escala decimal utilizada) de escrita.


Além dessas informações interessantes para orientar escolhas de compra, os testes também indicaram o que cada drive apresentou como indicativo de que estava prestes a falhar, resolvendo a minha dúvida inicial.


 


“SSD não é tudo igual: é preciso conhecer as marcas”


 


Além do aspecto da durabilidade, é necessário considerar mais algumas informações sobre os diversos fornecedores de SSD do mercado atual.


No começo do mês, o site StorageReview publicou uma síntese sobre as marcas de SSD que oferecem algum diferencial: Samsung, Crucial/Micron, OCZ (Toshiba), SanDisk, Intel e (em breve) Seagate.


 


Segundo a análise, só essas marcas valem o investimento, porque produzem ou têm acesso a algum recurso superior aos dos outros: a SanDisk tem tanta confiança nos seus SSDs que começou a oferecer 10 anos de garantia em alguns deles, a Samsung, a OCZ e a Micron dominam recursos que permitem oferecer os menores preços por GB e manter bom desempenho nos produtos, e os processos da Intel são garantia de qualidade.


 


E os outros? São a segunda categoria, cada vez mais espremida para baixo. Alguns copiam (mal e com atraso) o projeto dos líderes, outros incluem controladores de baixa qualidade em seus SSDs para conseguir reduzir o preço, etc. A lista de marcas mencionada nessas categorias de indesejáveis inclui: ADATA, Kingston, Corsair, Mushkin, PNY, WD, HSGT, e Plextor.


 


“Truques sujos apontados nas práticas da Kingston e PNY”


 


Notou que a Kingston figura tanto na lista dos drives que aguentaram até o limite de 1PB quanto na das marcas de segunda linha?


Essa aparente contradição pode ter uma explicação simples: a Kingston e a PNY estão sendo acusadas de um truque sujo: lançar os primeiros produtos de cada modelo de SSD com componentes de qualidade superior, aguardar os testes e reviews independentes atestando a sua qualidade e desempenho, e aí mudar profundamente a lista de componentes e processos de fabricação sem mudar a identificação do modelo, para reduzir seus custos e aproveitar a boa reputação das fornadas iniciais.


 


Isso não significa que todos os produtos dessas marcas são ruins, ou que alguma ilegalidade foi cometida, mas as decisões do consumidor tendem a ficar melhores quando ele conhece as práticas dos fornecedores.


 


Com esse conjunto de informações, vai ficar mais fácil escolher meus próximos SSDs!


 


Fonte: Br-Mac.org


  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Verdade hem, eu espero que esses preços aqui no Brazil diminuam, pois está saindo versões muito boas de SSDs.

 

Estave pensando em comprar um HD híbrido, mas vi que saiu uma versão de 1 TB de SSD. Dai fiquei na duvida.

Link to comment
Share on other sites

Comprei meu SSD no final do ano 2013 e na época andei lendo sobre e vi que a corsair e ocz eram as melhores marcas, escolhi a corsair por mais em conta qua a OCZ.

Outro fator importante que escolhi a corsair e do modelo NEUTRON pois era o único que dava 5 anos de garantia, quanto os outros modelos, apenas 3 anos.

Link to comment
Share on other sites

Depois dessa matéria, fiquei mais esperto com relação aos SSDs, as vezes algumas novidades parecem 1.000 maravilhas, mas no fundo tem que ter muito cuidado.

Link to comment
Share on other sites

Olá

 

Marcas que eu estaria opto a comprar seriam: OCZ, Intel ou Corsair...

 

Talvez a Kingston por ter preços super legais, mas como diz ai no tópico, a fabricante está usando de alguns artimanhas sujas.... o mesmo procedeu com algumas placas de vídeo da Nvidia, que usavam um chipset inferior para o preço ficar bom baixo custo...

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...