Jump to content

Warnings e erros ao compilar DSDT e SSDT


Coisa
 Share

73 posts in this topic

Recommended Posts

Apliquei o Patch Nehalem na DSDT.aml, coloquei a DSDT.aml na pasta EFI/CLOVER/ACPI/patched e reiniciei.

 

Infelizmente a AppleLPC.kext ainda não inicia...

 

Tentei inclusive adicionar o DSDT.aml na seção ACPI/DSDTName do Clover Configurator pra ver se fazia diferença, exportei pra pasta, reiniciei e deu na mesma. AppleLPC.kext não inicia.

 

Então voltei a configuração pra config.plist que você me enviou.

Link to comment
Share on other sites

Allan, peça pra ele adicionar o ID do chipset no "info.plist" da kext AppleLPC".

 

Lá só tem os ID's: 3b00, 3b01, 3b02 e 3b09. O ID dele é o 3b08!

 

Copie de dentro da kext a "info.plist" para a mesa e  deixe selecionado o "IONameMatch" e clique em "New child" depois é só adicionar dessa forma: "pci8086,3b08". Depois copie de volta a "info.plist" para a kext. Refaça o cache.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Então temos de descobrir onde ela está no DSDT, usando o IORegistryExplorer, veja como fazer aqui:

 

IORegistryExplorer


Allan, peça pra ele adicionar o ID do chipset no "info.plist" da kext AppleLPC".

 

Lá só tem os ID's: 3b00, 3b01, 3b02 e 3b09. O ID dele é o 3b08!

 

Copie de dentro da kext a "info.plist" para a mesa e  deixe selecionado o "IONameMatch" e clique em "New child" depois é só adicionar dessa forma: "pci8086,3b08". Depois copie de volta a "info.plist" para a kext. Refaça o cache.

 

Opa, boa dica Jorge, perdão não ter te respondido, não vi que a gente postou na mesma hora.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Já tentou o que o Jorge recomendou?

 

 

Allan, peça pra ele adicionar o ID do chipset no "info.plist" da kext AppleLPC".

 

Lá só tem os ID's: 3b00, 3b01, 3b02 e 3b09. O ID dele é o 3b08!

 

Copie de dentro da kext a "info.plist" para a mesa e  deixe selecionado o "IONameMatch" e clique em "New child" depois é só adicionar dessa forma: "pci8086,3b08". Depois copie de volta a "info.plist" para a kext. Refaça o cache.


O arquivo mandado está corrompido.

Link to comment
Share on other sites

Aqui ele abre. Eu até extraí o Zip e abri com o IORegistry Explorer...

 

Já alterei a kext AppleLPC mas ainda não refiz o cache.

 

Vou fazer agora e daqui a pouco posto os resultados.


 

Edit:

 

Fiz o que o Jorge falou e temos um avanço.

 

A kext AppleLPC agora carrega no sistema.

 

Porém eu fiz novamente o teste com o MSRDumper.kext e no Console o resultado foi o mesmo:

 

kernel[0]: MSRDumper PStatesReached:
kernel[0]: MSRDumper CoreMulti(0)

 

Edit 2:

 

No Info.plist eu modifiquei somente o Array da IONameMatch na Key AppleLPC.

 

Tenho que fazer o mesmo nas keys AppleLPC_No_LCTL e AppleLPC_SB no Info.plist da kext AppleLPC? 

Link to comment
Share on other sites

Bom, basicamente o guia diz pra baixar o IORegistry Editor, abrir ele e clicar em Save As e salvar o arquivo.

 

Foi o que eu fiz. Depois eu abri o arquivo salvo e aqui ele abriu normalmente. Então eu compactei e enviei. Antes de enviar eu descompactei ele aqui e ele funcionou.

 

No HWMonitor a frequência muda mas fica só no multiplicador mínimo (x9) ou máximo (x24). Sem nenhum meio termo.

 

No console usando o MSRDumper.kext só aparecem aquelas duas linhas, mesmo com a kext AppleLPC carregada.

Link to comment
Share on other sites

Os states continuam no mínimo e máximo com essa nova DSDT e AppleLPC carregada.

 

Aqui não aparece nada quando se busca por LPCB.

 

Lembrando que o Clover reconhece a máquina como iMac 11,2.

 

A imagem tá aí:

post-1144967-0-10932900-1402267692_thumb.png

Link to comment
Share on other sites

Mudei a SMBios para MacPro 3,1, a AppleLPC está carregada mas continuam as mesmas duas linhas no Console.

 

O app Intel Power Gadget nem instala, ele diz CPU Not Supported. Intel Power Gadget supports only 2 generation of Intel Core processors and later.

 

O LPCB no IORegistry Explorer não mostra nada, como na imagem que postei agora a pouco.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal acho que resolvemos.

 

O que acontece é o seguinte: O JorgeMax está certo. Em SMBios de iMacs só existem 2 states ativos. O mínimo e o máximo. Alterei o SMBios para MacBook Pro 6,1 e os states foram destravados, é só olhar na imagem.

 

Outra coisa: Percebi algo muito importante no seguinte item no HWMonitor: CPU Package Average

 

Esse item mostra a frequência interna com que os núcleos fazem as operações. Como no SMBios iMac só tem 2 states ativos, quando o sistema precisa de mais processamento automaticamente o multiplicador salta para x24 mas isso não significa que está usando a potência máxima do processador. Tem horas que está em x24 mas a frequência oscila entre 1.9GHz ou 2.5Ghz por exemplo.

 

No caso do SMBios MacBook Pro 6,1 ele libera os multiplicadores para serem exibidos mas a variação de potência é a mesma. A diferença é que ao invés de saltar direto para x24 ele mostra os multiplicadores que estão dentro do intervalo.

 

Basta olhar a imagem que postei usando SMBios MacBook Pro 6,1.

 

Sobre não aparecer as informações no Console usando o MSRDumper.kext eu acho que ele funciona da mesma forma que o Intel Power Gadget: Só serve para Core i de segunda geração em diante, por isso as duas linhas ficavam em branco no console, pelo menos é o que eu acho.

 

Agora acho que vou voltar para a SMBios do iMac 11,2 que é a correta para meu hardware.

 

As DSDT e SSDT estão funcionando normalmente. Tudo funciona muito bem e bem rápido.

 

Só uma última coisa: Coloquei pelo Clover Configurator o Timeout do boot para 0 pra que o sistema entrasse automaticamente ao ligar o PC, exportei o novo config.plist na pasta certinho mas o Clover ainda exibe a tela de seleção e fica parado nela até que eu escolha a unidade do sistema.

 

No config.plist a unidade do sistema está como MacHDD e atualizei o Clover para a última versão.

 

Como resolver?

post-1144967-0-80095800-1402320194_thumb.png

Link to comment
Share on other sites

Tópico resolvido!

 

Aeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!

 

Depois de uma longa batalha, conseguimos.

 

O boot automático no Clover era a coisa mais simples de resolver: Bastava substituir "MacHDD" pelo nome que eu dei para o HD do sistema na hora da formatação e deixar o Timeout em 0.

 

Pronto. O sistema tá rodando com tudo funcionando muito rápido e sem nenhum problema.

 

Obrigado ao Allan Oliveira e ao JorgeMax pela força.

 

Foi demorado mas valeu a pena. Se alguém no futuro tiver a mesma dúvida ou alguma parecida esse tópico pode ajudar já que lidamos com diversas ferramentas nele.

 

Valeu!

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...