Jump to content

Instalação e Configuração do Chameleon bootloader


Pimentel
 Share

1 post in this topic

Recommended Posts

Olá pessoal

Uma boa configuração em uma hack pode deixa-lo muito estável e eliminar muita dor de cabeça e essa configuração começam pelo bootloader.

Instalando o Chameleon

Temos que ter em mente que uma versão mais atualizada do Chameleon é sempre a melhor, pois a cada atualização bugs são corrigidos e novos hardwares suportados. CPUs Haswell estava encontrando diversos problemas em versões anteriores do Chameleon, um exemplo: o busratio dos CPUs Haswell não estavam sendo ajustados pelo Chameleon, e ajustar o busratio automaticamente entre outras coisas que ficam em background é um trabalho do bootloader para um maior conforto para nós. Graças ao esforço e a agilidade dos desenvolvedores esse problema foi corrigido.

Então por favor faça o download da versão mais recente do Chameleon: http://www.insanelymac.com/forum/files/download/59-chameleon-22-svn/

Você pode instalar o Chameleon de duas formas: Através dos Binários ou através do Instalador(.pkg)...

Aqui eu não vou me aprofundar na instalação manual pelos binários, pois acho algo dispensável, mas quem quiser aqui tem um guia. Crédito ao c0rk007hck

O app Chameleon Wizard também realiza esse tipo de instalação de forma mais confortável, o problema é saber qual arquivo de boot é o mais correto para seu CPU e ao escolher um arquivo errado, você ficará incapaz de bootar

Por isso eu recomendo a instalação via Instalado(.pkg) que agiliza todo o processo automaticamente e evita muita dor de cabeça.

Configurando o Chameleon

Após instalar o Chameleon do jeito que você preferir... eu prefiro pkg

Você já pode iniciar a configuração dele. No geral 2 arquivos principais regem a configuração do Chameleon:

org.chameleon.boot.plist: arquivo de configuração que comanda o Chameleon, é nesse arquivo que você vai especificar o que o Chameleon vai ativar e como ele vai proceder antes,durante e depois do boot. Cuidado para não ativar coisas desnecessárias e bagunçar a configuração

SMbios: Esse arquivo é indispensável, agiliza a interface entre a Bios e a arquitetura X86, permitindo a instrumentação de informações genéricas, tais como número serial e outras informações que apenas um Apple Computer tem. Sem uma SMbios decente não poderíamos iniciar nossos sistemas, pois o OSX procura por um número serial Apple válido antes de iniciar o sistema.

Podemos criar esses dois arquivos com o app Chameleon Wizard, que nos permite cria-los de forma confortável, download do app: http://dl.dropbox.com/u/7085278/Chameleon_Installer/download.html obrigado janek202
Versões mais recentes desse app trazem novas SMbios e mais opções de configuração.

Importante: Escolha uma SMbios que seja o mais próximo possivel do seu hardware, se não o gerenciamento de energia não vai funcionar... se não souber qual usar procure no google por uma SMbios compativel para você ou faça testes...

Ajustes Finais

Os ajustes finais são para auxiliar na configuração do Chameleon, a única kext que é obrigatoriamente necessária é a FakeSMC . Faça o download dela que vem junto com o app HWMonitor que é muito usável. Instale a kext na pasta S/L/E com ajuda do app Kext Wizard.

 

O resto das configurações vão depender do seu hardware, tal como tipo de mobo, chipset, socket... leitura é sempre muito bom para resolver seus problemas

Visão Geral

 

Instale a versão mais recente do Chameleon

 

Crie os 2 arquivos principais:

*org.chameleon.boot.plist

*SMbios

 

Instale a FakeSMC que é a única kext obrigatória

 

Configure o resto do seu sistema de acordo com o seu hardware.

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bônus: Todos as possíveis opções de boot para o Chameleon: http://forge.voodooprojects.org/p/chameleon/source/tree/HEAD/
Obrigado p.H pelo link.

Esse guia foi um trabalho meu, mas acima de tudo é um trabalho de todos os desenvolvedores dessas incríveis ferramentas que nos ajudam a muito tempo a tornar nossos PCs um hack.

Créditos: Voodoo Project, Chameleon Team, janek202, netkas e muitos outros...

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...