Jump to content

Snow Leopard com APU AMD E-300 e GPU ATI HD 6310


spyblack
 Share

11 posts in this topic

Recommended Posts

Olá a todos, estou tentando deixar esse notebook totalmente funcional em uma instalação retaill, mas estou enfrentando uma porção de dificuldades para tal. O diferencial desse notebook é não ter um processador comum, mas uma APU da série E-300, com uma GPU integrada ATI HD 6310, tem wifi compatível e rede compatível com kexts existentes na cena, o áudio também é compatível usando voodooHDA.

Vou falar em que ponto estou. Fiz a instalação usando o cd de boot do Nawcom, instalei usando um DVD Retaill 10.6.3, já deixei o legacy_kernel correto e pronto para atualizar para o 10.6.8, mas em meus testes não deu certo porque sempre dava KP de ACPI, mesmo usando o legacy_kernel atualizado do nawcom, uma vez fiz subir sem problemas, mas a instalação não ficou boa depois de um monte de testes e acabei apagando e refazendo para ter uma instalação limpa, mesmo resgatando as kexts do 10.6.3 e outras que peguei na net não deu certo mesmo.

A parte do vídeo ainda está engatinhando, já editei o plist ATI6000Controller, ATISupport e ATIRadeon3000 colocando o DeviceIDVendorID na chave IOPCIMatch, assim já apareceu no mac até mesmo a quantidade de memória utilizada, mas não aparece ainda o nome da GPU nem a identificação do monitor, fiz o procedimento de Forced EDID mas ainda foi em vão visto que não sei qual FrameBuffer usar no Chameleon. Acho que se rolar GPU com aceleração vai rolar também o sleep e outras coisas que não funcionam agora.

 

Os paramentros de boot que estou usando são esses:

busratio=8 arch=i386

 

Uma informação adicional. Fazendo o boot com a flag GraphicsEnabler e sem utilizar nenhum framebuffer dá essa informação no inicio do boot:

ATI Framebuffer Addr: @0xC0000000 MMIO Addr: @0xFEB00000 I/O Port Addr: @0x00000000 ROM Addr: @0x00000000
ATI card POSTed, reading Video BIOS from legacy space
Card reported ports: 255
Framebuffer set to: 0

using device's default
Number of ports set to: 0 using framebuffer's default.

Memory allocation error: Addr: 0xdeadbeef, Size: 0x0, File: ati.c, Line: 1024

 

Fiz testes com vários frambuffers diferentes, e usando boot com flag -v, o resultado foi semelhante ao acima mas a demora foi muito superior para dar o resultado de "Memory allocation error".

 

Pesquisando mais sobre o assunto GPU ATI achei mais informações sobre como habilitar em outros modeloas, mas ainda não tive tempo para fazer testes visto que são coisas que requerem muito tempo e muita atenção para isso, mas pretendo fazer também e no decorrer do tempo vou postar os resultados dos testes. Os tópicos são esses abaixo:

Fazendo os conectores de uma XFX HD6850 funcionarem corretamente

http://www.insanelym...howtopic=273937

Todos os tipos de framebuffer para as ATIs

http://www.insanelym...howtopic=251488

 

Mas antes de tudo, gostaria também de saber o que define como compatível uma GPU ATI? Pelo que andei lendo e testando, existe suporte geral para as famílias 4xxx, 5xxx e 6xxx, mas o problema principal é a alocação de memória (framebuffer), a disposição de conectores de saída e como são mapeados pelo gestor de boot (no caso o chameleon). A que tenho nesse notebook Samsung RV415 já aparece até a memória de vídeo utilizada, mas ainda outras coisas não... Vamos ver o que vai acontecer né... Quem tiver como ajudar poste, porque muita gente vai ser beneficiada com esse post.

 

Se precisar posso passar mais informações sobre o hardware, mas não considero muito relevante porque o problema principal é esse abordado no tópico.

 

Obrigado a todos por manterem esse ótimo fórum...

 

 

[]'

Link to comment
Share on other sites

olá

 

meu conselho é atualizares o sistema para 10.6.8, essa grafica só terá algum suporte em 10.6.8 ( serie 6xxx)

 

depois vais sempre ter o problema k teu cpu não é compativel ( não suportado pelo mac os x ) dai teres sempre de usar legacy_kernel.

 

quanto à gráfica vê isto

 

http://olarila.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=716

 

bom hack

Link to comment
Share on other sites

olá

 

meu conselho é atualizares o sistema para 10.6.8, essa grafica só terá algum suporte em 10.6.8 ( serie 6xxx)

 

depois vais sempre ter o problema k teu cpu não é compativel ( não suportado pelo mac os x ) dai teres sempre de usar legacy_kernel.

 

quanto à gráfica vê isto

 

http://olarila.com/f...c.php?f=2&t=716

 

bom hack

Uhmm então é por isso que não estou conseguindo fazer subir o drive? Porque já segui seu ótimo tópico la no olarilla, minhas kexts estão usando os Dev's corretos para a minha GPU e estou usando o Force EDID para o monitor, mas estou enfrentando um problema constante de update, como estou em retaill 10.6.3, tentei diversas vezes instalar o combo para 10.6.8, mas sempre dá erro de ACPI, vi por ai que tenho que reservar algumas kexts para não ter esse erro (acho que são as kexts IOPCIFamily.kext e IOACPIPlatform.kext), mas pelo que andei lendo precisa ser as kexts do 10.6.7, será que devo primeiro fazer o update para o 10.6.7 e depois pro 10.6.8? Será que não é problema do legacy_kernel depois do update, mesmo atualizando para a versão distribuída pelo nawcom para o 10.6.8?

Bem, acho que tenho aqui em algum HD o combo do 10.6.7, vou testar e ver o que dá. Outra duvida que tenho é se pode me ajudar no caso da GPU usar a rom da minha GPU extraida pelo everest, e como fazer isso...

 

[]'

Link to comment
Share on other sites

olá

 

sim tem gente k tem de fazer roolback a essas kext para conseguir subir 10.6.8

 

quanto ao resto tens de testar

 

a rom

 

UseAtiRom=Yes

 

a rom deve estar em extra

 

1002_deviceid.rom

 

bom hack

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

olá

 

sim tem gente k tem de fazer roolback a essas kext para conseguir subir 10.6.8

 

quanto ao resto tens de testar

 

a rom

 

UseAtiRom=Yes

 

a rom deve estar em extra

 

1002_deviceid.rom

 

bom hack

Estou baixando já o combo update para o 10.6.7, depois que fizer o update, subir e ficar estável todo o esquema, vou extrair a ATI rom e continuar os testes. Obrigao mesmo Arthur-PT pela ajuda.

 

[]'

Link to comment
Share on other sites

Fiz os updates e finalmente fiz subir corretamente o 10.6.8.

 

Bem, primeiramente extrai a rom pelo everest no windows 7, depois renomeei o arquivo para 1002_9802.rom e nada de subir o vídeo. Depois testei utilizando um framebuffer que tem o número de saídas compatível com meu notebook e deu erro de memória bem parecido com o que reportei acima.

Vou anexar as kexts que editei, bem como o arquivo referente ao force EDID que também fiz, e os dados RAW do monitor, pode ser que eu tenha feito alguma coisa errada. Também vou deixar em anexo meu org.chameleon.boot.plist.

 

Obrigado pela ajuda, e vamos ver se rola subir essa GPU :D

 

[]´

SAMSUNG RV415 Radeon 6310.rar

Link to comment
Share on other sites

olá

 

n estou a ver nada de especial nos files

 

editei teu edid de novo, compara com o k tinhas, e juntei meu para 1366x768 e um outro k dá mais resolução.

 

a unica coisa k me chamou atenção é k o sistema n reconhece 2 devices da amd k estão junto à gfx.

 

EDID.zip

 

bom hack

Link to comment
Share on other sites

olá

 

n estou a ver nada de especial nos files

 

editei teu edid de novo, compara com o k tinhas, e juntei meu para 1366x768 e um outro k dá mais resolução.

 

a unica coisa k me chamou atenção é k o sistema n reconhece 2 devices da amd k estão junto à gfx.

 

bom hack

 

EDID.zip

Não entendi muito bem... No caso, quais devices o sistema não está reconhecendo? Porque pelo que eu vejo o que não reconhece é a GPU e a saida de áudio da GPU via HDMI.

Vou fazer a noite o teste do edid mais novo, e queria perguntar sobre qual framebuffer eu devo usar, e se utilizando a ATI rom eu preciso deixar o graphicsenabler setado em YES para ter aceleração de vídeo. E se preciso mesmo de um framebuffer, porque escolher entre tantos vai dar trabalho

 

[]'

Link to comment
Share on other sites

olá

 

no system info

 

tem dois devices k o mac os x nem reconheçe...

 

quanto às framebufers tens de testar, como sabes a placa nem faz parte das k o sistema deveria reconhecer, assim como a rom tens de testar com ge=yes e =no

 

isso tudo são truques para ver se a placa é reconhecida e funciona.

 

bom hack

Link to comment
Share on other sites

Bem, vamos as conclusões dos meus testes...

 

Referente aos devices que não são reconhecidos, eles são referentes a GPU 6310 assim sabemos que não existe kext e suporte para ela

 

Fiz a troca do EDID para o que você editou, não funcionou, meu monitor não atinge ainda resolução maior que 1024x768, testei várias combinações e nenhum avanço.

Testei usar a ROM que extrai pelo Everest com ge=no, até agora sem utilizar um framebuffer ainda não tive avanços, pelo menos não acontece nenhum KP, só que não fica com maior resolução.

Testar todos os framebuffers para achar 1 com ge=yes vai ser um trabalho gigante, vou fazer isso no fim de semana com tempo e disposição, porque quando você coloca em yes demora uma eternidade para detectar e dar erros, assim aparentemente está travado mas quando vai ver ele dá um erro irrecuperável e só desligando e ligando novamente.

 

Acho que estão esgotando as minhas chances de ver esse notebook com tudo funcionando, é uma pena porque essa ATI 6310 é que é uma boa GPU, e esse processador é bem economico em economia de bateria.

 

artur-pt, se tiver alguma sugestão, estou as ordens, posso fazer o que for necessário nesse computador.

 

[]'

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...