Jump to content

Problema com Dual boot Lion + Windows


jeancardoso
 Share

1 post in this topic

Recommended Posts

Prezados,

 

Eu estava (quase) conseguindo fazer com que Windows e Lion "convivessem armoniosamente", quando de repente não sei ao certo o que houve.

Primeiro, consegui instalar em meu HD o Lion 10.7.2 através do método [url="http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/"]#####[/url], porém com opção apenas para o Lion e sem possibilidade de escolha entre Windows ou Mac OS X através do menu de boot; foi então que decidi reparar o MBR para voltar ao boot do Windows e então, tentar configurar o dual boot através do programa EasyBCD, adicionando assim uma entrada no menu de boot do Windows.

Segui inclusive a dica para adicionar a entrada manualmente ao BCD utilizando o arquivo chain0, porém sem sucesso; antes dos procedimentos descritos acima eu inclusive conseguia iniciar o Mac OS X em dual boot, porém em um HD externo sem o arquivo chain0, apenas adicionei uma entrada através do EasyBCD com o S.O. tipo "Mac" e escolhendo nas opções avançadas o device "boot", tudo funcionava perfeitamente e eu podia escolher entre um S.O. e outro através do menu de boot do Windows.

Porém, creio que eu teria um pouco mais de velocidade instalando-o diretamente no HD e, claro deixaria o HD externo livre; também, o objetivo era utilizar o chameleon/Chimera para fazer o dual boot, ao invés do boot manager do Windows.

Foi então que descobri a possível causa para o problema de não aparecer a partição do Windows ao instalar o Lion no HD: a ausência da opção "Instant Menu" no org.chameleon.boot.plist, foi então que eu resolvi adicioná-la -- novamente pelo [url="http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/"]#####[/url], embora poderia tê-lo feito manualmente também.

Resumo da ópera e motivo pelo qual lhes escrevo: depois desses procedimentos não consegui mais carregar o Lion, tendo então que voltar ao Windows reparando o MBR novamente. Aí pensei: Bom, vou tentar então dar boot com o HD externo -- no qual eu já havia a mesma versão do Lion instalada e ver o que ocorre, para então tentar refazer a instalação posteriormente. O problema é que eu não consigo mais selecionar o sistema pelo boot menu com as setas, de forma alguma!

Ou seja: por mais que a entrada para o Mac OS X já esteja lá, não consigo selecioná-la, ficando apenas o Windows como S.O. para seleção!

Pensei então: deve ser alguma "bobagem" do boot manager do Windows, mas por via das dúvidas vamos testar com outra instalação. Foi então que instalei o Ubuntu em uma partição que já estava vazia no mesmo HD no qual tenho o Windows, para averiguar se o mesmo problema de seleção de sistema na inicialização continuaria a ocorrer; se fosse algo em relação ao boot manager do Windows, não deveria ocorrer com o boot manager do Ubuntu, que é o Grub, mas o mesmo problema ocorreu: eu não conseguia selecionar minha instalação do Windows através do menu de boot do Grub com as setas!

Então, pergunto-lhes:

1- Será algum resquício deixado pelo Chameleon/Chimera, no HD?

2- Será alguma configuração da BIOS, que eu equivocadamente tenha efetuado, será que um "reset to factory settings" poderia resolver isso?

3- Em fim... Como eu poderia resolver a questão, alguma idéia?

 

Algumas Informações sobre meu Hardware e particionamento de meus HD's:

- Placa mãe: Gigabyte GA-G41MT-ES2L

- Chipset da Placa Mãe: Intel Eaglelake G41

- Memória: 4,00 GB (DDR3)

- Processador: QuadCore Intel Core 2 Quad Q9300, 2500 MHz

 

- Video: Intel GMA X4500 (sim, eu sei, não suportado mas não faz diferença já que sou cego e utilizo softwares de voz, Ex: Voiceover no Mac OS X)

- Monitor: Philips 170CW [17" LCD] (FX50819055824)

- áudio: Realtek ALC887

HD'S

- Controladora IDE: Intel® 82801GB/GR/GH (ICH7 Family) Serial ATA Storage Controller - 27C0

- HD Externo (primeira instalação do Lion): Iomega External HD USB Device (931 GB, USB)

- HD (instalação com os problemas apresentados acima, com Windows 7 Professional x64):

SAMSUNG HD502HI ATA Device (500 GB, 5400 RPM, SATA-II)

- Drive óptico (cd/dvd): HL-DT-ST DVD-RAM GH40N ATA Device

- Obs: HD SAMSUNG está particionado assim:

01- Partição primária 100MB - ntfs;

02- Partição Primária 256GB - NTFS - Windows 7 x64 instalado;

03- Partição com 80,00GB - foi reservada para o Lion formatada em Mac OS Extended (journaled - Mac OS Extendido, reg. cronologicamente);

04- Partição lógica (140,00GB apenas dados, NTFS);

- Obs 2: Ambos os HD's estão com a tabela de partição no formato MBR, uma vez que não tenho como dar boot utilizando GPT. Inclusive o instalador utilizado no [url="http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/"]#####[/url] está com um patch para permitir a instalação em MBR.

 

Agradeço desde já a quem puder ajudar.

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...