Jump to content

Problemas com Saída HDMI em TV e Monitor


yestaken
 Share

13 posts in this topic

Recommended Posts

Olá Caros colegas estudiosos e amantes de computadores, geralmente nunca tive muitos problemas difíceis de resolver em Hackintosh, porém esse me encomoda bastante, talvez seja pela minha insistência em resolve-lo e sempre obter fracasso, pois vamos lá :

O problema e o seguinte, tenho uma ATI Radeon 6870 e geralmente finais de semana gosto de jogar com meu filho alguns jogos, especialmente o Dirt2, um game de Corrida bastante "Real" (e divertido :-) ), mais até hoje não consegui faze-lô rodar em minha TV com saída HDMI, ela e de 40 polegadas e gostaríamos de desfrutar o game nela, veja o que ocorre: no monitor, eu uso GraphicsEnabler=Yes usando a saida DVI, tudo funciona normalmente, quando desligo, ligo o cabo HDMI na TV e na placa de Vídeo e ligo o hackintosh, a tela depois que carrega a maça simplesmente fica Preta, não aparece nada. Se eu desligar a opção GraphicsEnabler=Yes aparece a tela na TV com a Saida HDMI tranquilamente, porém o jogo não roda (Oo). fiz o teste com o monitor que também tem saida HDMI, com GraphicsEnabler=Yes fica preta também, e se eu desligar a opção funciona quase tudo, o jogo e um dos que não funciona, simplesmente nem abre. outro que também não funciona se tiver ligado no HDMI e desligado a opção GraphicsEnabler=Yes é o GeekBench, não abre de jeito nenhum, só mesmo com GraphicsEnabler=Yes e o cabo DVI ligado.

Detalhe, com GraphicsEnabler ativado em Sobre esse Mac Fica Assim (AMD Radeon HD 6870 1024mb), desligado fica (ATI Radeon HD 6xxxx 1024mb).

Intão essa é a minha questão, se alguém puder me ajudar, muito obrigado. (desculpa se eu fiz algo fora das regras do fórum, estou preso no trabalho e prometi pro filhote que ia resolver isso esta semana, intão a pressa me tomou hehe.)

Link to comment
Share on other sites

Bem vindo ao fórum yestaken ... ou melhor dizendo, bem vindo ao seu primeiro tópico já que vc é membro desde 2009 :)

 

Haja visto que vc postou na seção Lion, é esse o OS X que tem instalado ai imagino.

No meu Hac eu não desconecto o cabo DVI ... eu simplesmente plugo o HDMI junto e deixo ambos conectados. Quando faço isso o monitor dá umas piscadas e logo sincroniza.

 

Talvez o fato de vc usar GraphicsEnabler seja o motivo de não ter full work no video. No Snow eu usava o EFI Studio pra jogar a string da placa de video no boot.plist ... no Lion eu nem cheguei a plugar em HDMI na TV pra testar pq minha mulher mudou mais uma vez a posição dos moveis e o cabo de 3 metros ficou curto. Mas como o monitor tb é grande minha filha não reclama de não poder usar na TV.

 

Teste pratico: Plugue DVI e HDMI juntos no monitor e teste o Source pra ver se vc consegue ir de uma saida pra outra.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelas boas vindas OuVerRos :)

 

Sim estou a usar o Lion.... Tem um problema nessa sua resolução para o meu problema, a TV tem 4 saida HDMI e 1 VGA, já a placa de video tem 2x DVI 1x HDMI 1x DisplayPort, ou seja não tem como ligar DVI na TV, Só no monitor.

Há outro método que já tentei, só que não funciona bem, Utilizei um método de AtiConfig=Bulrushes, AtiPorts=2 + GraphicsEnabler=Yes, no bootloader, funcina pela HDMI e dá inclusive para abrir tudo, mais o mouse fica travando, o HD fica vermelho (A luz que indica o uso do HD) a todo instante, e fica lento, como se o PC fosse morrer se abrir um mais um editor de texto, está realmente estranho essa situação, mais creio que será possivel resolver, tomare que não demore tanto para descobrir...

Obrigado pela ajuda, vou continuar no post esperando mais possíveis resoluções ao problema.

Link to comment
Share on other sites

olá

 

pelo k conheço de ati

 

deves usar um dos ultimos chameleon , pois a tua ati é recente para teres suporte a ela .

 

ou tenta usar chimera 1.5.4

 

http://tonymacx86.blogspot.com/2011/09/chi...cetime-fix.html

 

depois deves estar a usar no AtiConfig=xxxxxxx

 

a framebuffer incorrecta que não identifica correctamente as tuas portas

 

 

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=231768

 

bom hack

Link to comment
Share on other sites

Obrigado por colaborar Sr. artur-pt...

Bom, o meu BootLoader está na versão mais recente do Chimera (1.5.4), no org.chamaleon.plist não há nenhum AtiConfig Adicionado, está tudo limpo.

Fiz o teste com todos os Framebuffer's da Lista de seu link que me mandaste, Alguns deles são: Hoolock,Alopias,Megalodon,Motmot,Colobus....

Apenas estes fizeram alguma diferença : Lotus,Gibba,Elodea,Pithecia e Bulrushes, vou lhes mostar o que aconteu com o processo geral.

Foi feito o teste com todos, um a um, inclusive adicionando após as tentativas a opção AtiPorts=1, depois 2,3,4. a maioria abria a tela normal no HDMI, porém aparecendo a placa ATI Radeon 6xxx 1024MB, e desta forma alguns programas não funcionam, incluindo o jogo DIRT2 em questão. Outros já apareciam a tela preta. já com os Framebuffer's que fizeram diferença, ficam igual quando usava o Bulrushes, funciona tudo pelo HDMI, porém o mouse fica travando, na verdade e mais doquê o mouse, é o video em Sí, não da para fazer praticamente nada, intão indica que algo está errado.

Usando o Framebuffer Pithecia aparece um segundo monitor, nomeado pelo sistema de VGA monitor, com resolução de 800x600, é realmente bem estranho, já que há apenas um monitor conectado, e apenas o cabo HDMI conectado, e não há saida nem entrada VGA para usar.

Foi um trabalho árduo, de provavelmente mais de 1h só reiniciando o computador (hahaha :D ), o total de Framebuffer's testado foi de 44.

Obrigado pela ajuda, continuarei no Post esperando mais possíveis tentativas para solucionar meu problema, muito obrigado mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Com ATI minha ajuda fica muito limitada pois eu nunca usei ATI.

No meu Hac eu não desligo pra conectar o cabo HDMI. O que ocorre é somente umas piscadas no monitor e logo normaliza e na TV já mostra tudo Ok.

E assim fica monitor em DVI e TV em HDMI.

Link to comment
Share on other sites

olá

 

bom dia

 

as framebuffers que deves usar estão no interior da ati6000controller, dentro da info.plist, porque essa é a controladora da tua gráfica e que vai ser carregada no momento do boot, por defeito se fizeres o boot em modo verbose -v vais observar que vai carregar uma framebuffer, não quer dizer que seja a correcta, mas uma delas tem de funcionar correctamente com a tua placa e configurar as portas de saida da tua placa correctamente . Para veres o conteudo da kext, fazes uma copia para a mesa, botão dto do rato , mostrar conteudo, e dentro vais encontrar um file info.plist onde estão os framebuffers desse controlador. ( quantas portas tem tua grafica ) ?

 

Bom hack

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pela sua atenção Sr. OuVerRos e Sr. artur-pt.

Sr. OuVerRos, eu entendo sua posição, é realmente mais dificil ajudar sobre algo que não tem tanta familiaridade, como seria se o tivesse, este foi o único grande problema desde que faço hackintosh, provavelmente não e tão fácil quanto pensamos :( .

Sr artur-pt, já havia visto as framebuffer's do arquivo ATI6000Controller, vou postar as únicas frames que há na kext:

 

<key>IOKitPersonalities</key>

<dict>

<key>Controller</key>

<dict>

<key>ATY,Gibba</key>

<dict>

<key>aty_config</key>

<dict>

<key>CFG_NO_HDCP</key>

<true/>

<key>CFG_NO_PP</key>

<false/>

</dict>

</dict>

<key>ATY,Lotus</key>

<dict>

<key>aty_config</key>

<dict>

<key>CFG_GEN_FLAGS</key>

<integer>1</integer>

<key>CFG_USE_STUTTER</key>

<true/>

</dict>

</dict>

<key>ATY,Muskgrass</key>

<dict>

<key>aty_config</key>

<dict>

<key>CFG_GEN_FLAGS</key>

<integer>1</integer>

<key>CFG_USE_STUTTER</key>

<true/>

</dict>

</dict>

 

Como podemos ver, há tres framebuffer's nela, Há Gibba,Lotus e Muskgrass. É interessante porque duas delas fazem diferença na Tela, mais ficam com aquele problema de mouse travando (video), Já a Muskgrass não funciona.

A Placa de vídeo tem 4 Saídas, 2 DVI, 1 HDMI e 1 DisplayPort.

Obrigado pela colaboração, continuarei no post a espera de novas possíveis tentativas para a resolução do meu problema, Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

olá

 

os testes devem ser feitos com GraphicsEnabler=Yes, pois é quando o chameleon reconhece a tua gráfica correctamente, pelo modelo e tudo ?

 

como estás a fazer os testes com as framebuffers

 

tás a fazer o boot ligado na hdmi ?

 

como estás a fazer ?

 

tens de ser + explicito

 

essa gráfica é nova e passa por ai, a escolha da framebuffer correcta.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado novamente por colaborar Sr. artur-pt...

 

Sim, todos os teste foram feitos com GraphicsEnabler=Yes, do contrário não reconheçe corretamente a placa de Vídeo e assim fica impossivel abrir alguns programas, inclusive o jogo DIRT2 em questão.

Sim, Com GraphicsEnabler reconheçe a Placa AMD Radeon HD 6870 1024MB, porém so é possivel ver o Video se estiver com o Cabo DVI ligado ao monitor, mesmo com os 2 ligados, HDMI e DVI no monitor, não aparece o vídeo no HDMI, só no DVI. E há a possibilidade de estar ativado e ver pelo HDMI, porém tem que ser com algum Framebuffer específico utilizado (Lotus por exemplo), mais com a limitação frustante do mouse travando (Vídeo).

Os testes Foram feitos da seguinte maneira :

GraphicsEnabler=Yes AtiConfig=Lotus. Também fiz o teste adicionando AtiPorts=1, depois 2,3,4 , que é o total de saídas da minha placa de vídeo.

Sim, estou a fazer os testes com o HDMI ligado há TV e também foi feitos todos os testes ligados ao HDMI ao monitor, também foi feito todos os testes com os dois cabos ligados, HDMI e DVI no monitor, é como eu disse, foi um trabalho árduo, de horas para testar tudo.

Obrigado por colaborarem, continuarei no post a espera de possíveis tentativas para resolver o meu problema, muito obrigado.

 

Tenho aqui alguns Screenshots das Seguintes situações :

 

Sem GraphicsEnabler ativado, ligado ao HDMI :

Sem_T__tulo.tiff

Sem_T__tulo2.tiff

 

Com GraphicsEnabler ativado, ligado ao DVI (com HDMI apenas com algum Framebuffer ativado) :

Sem_T__tulo3.tiff

Sem_T__tulo2.tiff

 

Agora com uma Kext chamada ATY_Init.kext, tem os mesmos resultados em relação a entrada de vídeo assim como GraphicsEnabler, porém com algumas modificações adicionadas por ela :

Sem_T__tulo4.tiff

Sem_T__tulo5.tiff

 

Em todos os casos, esse é o resultado do LSPCI :

Sem_T__tulo6.tiff

 

Obrigado a todos, continuarei no post..... enfim, já sabem o que vou escrever :)

Link to comment
Share on other sites

olá

 

Para a tua placa funcionar correctamente tem de ser carregadas 4 kext

 

ati6000controller

atisupport

atiframebuffers

ati3000 que faz a aceleração

 

continuo a acreditar ke é da framebuffer , outra coisa com a tv ligada faz dual display ?

 

porque no meu caso n faz ou tenho o monitor ligado ou a tv .

 

nas ati 5xxx havia gente k a principio em snow usava UseAtiRom=Yes

 

file em extra 1002_68e0.rom exemplo

 

extraida pelo gpuz ou pelo everest

 

o ke te posso dizer para animar é que a minha para funcionar demorou + de oito meses, e que a apple tá a usar essa série nas máquinas deles por isso as kext vão evoluir, outra coisa que te aconselho é inscreveres-te para receber por email as novidades no forum da ati aki no insanely.

 

Porque esse problema é dificil de resolver assim, tem de ser por ti e ires testando soluções k apareçam, também podes postar no forum ati e ver se alguém te responde.

 

http://www.kexts.com/view/1803-native_pack_hd6970.html

http://www.kexts.com/view/1257-ati_hd_6870.html

 

baixa e vê o k vem nestes folders

 

mas utiliza somente as tuas kext da ati originais, tou-me a referir a outros files k possam vir junto.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado novamente Sr. artur-pt...

Está claro que as 4 kext citada por você tem de ser carregadas, olhando pelo SystemInfo elas estão carregadas sim.

Não tenho como fazer Dual Display entre TV e Monitor, já que como disse antes, a TV tem x4 Saida HDMI e x1 VGA, e o monitor tem x1 HDMI e x1 DVI, intão e impossivel fazer isso aqui, mais não creio que iria ajudar muito...

Quanto a usar esse tipo de método AtiRom ainda não testei, irei faze-lô ainda hoje, pois meu tempo e curto demais...

Não há preocupação. farei testes quando puder até tentar resolver esse problema, tomare que alguém que já teve esse problema antes e o conseguiu resolver apareça com a resolução por aqui.

Obrigado a todos.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Olá a todos.....

Bom após algumas semanas desde a criação do tópico finalmente consegui revolver meu problema quanto a habilitação da entrada HDMI devidamente correta, executando todos os programas enfim...

Comentei com um amigo sobre meu problema (ele também e adepto de hackintosh) e ele me passou por email 3 kexts (provavelmente modificadas por ele, não o questionei sobre isso.), ele me instruiu a substituir as kexts já presentes no sistema por essas que ele havia me passado, e testar algumas framebuffer's na inicialização do chamaleon (pelo AtiConfig=x)e é claro habilitando a opção GraphicsEnabler. Nos testes anteriores eu já havia executado todos os framebuffer's existentes e nenhum deu certo, porém com essas kexts finalmente o framebuffer "Lotus" deu certo, sem o problema de travamento do mouse (sistema) e com tudo funcionando corretamente, o padrão aceitável foi esse :

GraphicsEnabler=Yes AtiConfig=Lotus AtiPorts=4 --------> ( ainda sim, o sistema só reconheçe 3 portas, mais não levei isso em consideração já que o sistema está aparentemente funcionando como queria e como deveria)

As kexts substituidas são as simples kexts da ati no sistema, ATIFramebuffer, ATI6000, ATISupport.

Abaixou vou deixar o link onde armazenei as kexts caso alguém que tenha o mesmo problema possa testar, não necessáriamente com o mesmo framebuffer, e caso alguém queria analizar as kexts para ver as modificações feitas, e quem sabe nos mostar aqui o seu funcionamento.

Obrigado a todos pela atenção.....

 

ATi6870

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...