Jump to content

Asus P5Q + Q9550 + GeForce 8400 GS


gaus
 Share

9 posts in this topic

Recommended Posts

Ola galera!! Estou de volta depois de alguns anos para tentar novamente instalar o mac no PC.
Faz muito tempo mesmo, foram vários tutoriais, algumas versões instalaram e outras não. Lembro vagamente que as que instalaram travavam na maça durante o boot. Tentei o Leopard e vi que hoje ja esta disponível o Lion!

Garanto que não tive preguiça de procurar tutoriais, no final vou publicar o link de alguns que encontrei, mas meu inglês não presta hahah só sei o básico e o google tradutor da uma leve ajuda, mas nem tanto :wacko: meu medo é novamente ter problema com meus outros sistemas operacionais como tive nas ultimas tentativas então busco aqui uma ajuda pra decifrar o que ja tem na internet e resolver o problema do multi boot que tive mais problema na ultima tentativa.

Desta vez resolvi tentar, mas com a ajuda de quem puder, pois como não manjo nada ainda, agradeço quem puder ajudar :)


HARDWARE:

Placa mãe: Asus P5Q (BIOS 2209)
Processador: Intel Core2 Quad CPU Q9550 @ 2.83GHz
Memória: DIMM DDR2 Synchronous 800 MHz (1,2 ns) x 3 com total de 5GB
Placa de vídeo: GeForce 8400 GS 256MB
Unidades:
(SATA)
* HD Western 500 GB (modelo WDC WD5000AAKS-00V1A0) - HD Primário com Windows 8 instalado

HD Seagate 250 GB (modelo ST3250820AS) - HD secundário com a primeira parte da partição 85 GB OS X Mavericks + Ubuntu + SteamOS

* HD SAMSUNG 1.5 TB (modelo HD154UI) - Backup e Armazenamento Windows e Linux
* Drive DVD LG (modelo GH22NS30) - Gravador e leitor de DVD
(IDE)
* Drive DVD LG (modelo RW/DVD GCC-4480B) - Gravador de CD e leitor de DVD
--On-Board--
description: Ethernet interface
product: AR8121/AR8113/AR8114 Gigabit or Fast Ethernet
vendor: Atheros Communications

description: Multimedia controller
product: SAA7131/SAA7133/SAA7135 Video Broadcast Decoder
vendor: Philips Semiconductors


Mouse USB
Teclado PS2
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Encontrei na gaveta dois DVDs gravados IPC 10.5.6 e Iatkos 4.1 lembro de ter gravado outros e não sei qual destes funcionou até travar no boot e qual nem instalou..

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os links que encontrei:
http://macworldbrasil.uol.com.br/dicas/201...-os-x-em-um-pc/

Instalação para placa P5Q:
http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=144020 (o mais completo deles)
http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=213336 (o mais novo)
http://www.insanelymac.com/forum/index.php...aded&start=

Placa de vídeo:
http://wiki.osx86project.org/wiki/index.ph...10.6.2#NVIDIA_2
GeForce 8400GS 256MB | Palit | NVEnabler64.kext, dual screen works, OpenCL/QE/CI works like charm.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dúvidas iniciais:
- Meus dois sistemas são 64bits e pretendo instalar o MAC tb 64 (todos estes ja são 64?)
- Aparentemente as principais distribuições rodam no meu PC vi até um com o software original uma vez (perdi o link :/) IDeneb | iAtkos e o IPC que tenho gravado e não lembro se funcionou (destas, qual a melhor distribuição?) como são antigos os tutoriais todos são a versão 10.5.5 ou máximo 10.6.x (posso instalar alguma mais moderna ou não?) (Preferencialmente claro hahah que tenha a versão PT-BR também haha)
- Atualizei recentemente a BIOS da paca-mãe e vi que la tem a opção de mudar para AHCI (tenho realmente que instalar estas novas BIOS sugeridas?) (estas BIOS modificadas podem afetar os outros sistemas? Windows e Ubuntu)
- O link mais completo sobre a placa P5Q mostra todo um processo antes da instalação que não entendi bem. A partição posso fazer no Ubuntu e não teria problemas com isto. A parte da instalação em si não lembro de ter tido problema no passado também.

Bom como falei, quem puder ajudar agradeço desde já e vou postando novas duvidas que possam surgir.
Valeww
;)

Edited by gaus
Link to comment
Share on other sites

Valew OuVerRos... Bem menor o tutorial haha imaginei mesmo que desde quando tentei perto de 2008 as coisas teriam mudado, mas não facilitado tanto =D

Só sanando algumas duvidas antes:

 

-Então o Lion é compatível com meu hardware?? assim como antigamente tenho que instalar driver's extras no meu caso??

-Não sei se o problema nas ultimas tentativas foi este de ter no HD principal o Windows e no secundário Mac + Linux.

-Com esta organização dos HDs é que sempre tive mais duvidas no gerenciamento do boot de tudo windows+mac+linux vi tutoriais sobre isto, mas estou usando o segundo hd para o mac.... isto é realmente um problema?? aparentemente isto é mais automático agora, estou certo? (http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=215155)

-Em breve vou formatar o windows melhor fazer isto antes de instalar o mac ou posso instalar ele agora e formatar o windows depois??

-No link (http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=256535) que você mandou.. procedimento 1 ter mac instalado em outro PC... sabe qual poderia instalar??

 

Novamente, valeu mesmo pela resposta OuVerRos :thumbsup_anim:

 

 

Estou dando uma olhada nesta postagem... (http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=262846) mesma placa e mesmo processador ai fica novamente a dúvida só vai funcionar sem modificar a bios ou sera que funciona com a que tenho??

Link to comment
Share on other sites

Instalar o Mac em um HD somente pra ele é melhor. Mas nada impede de vc instalar em uma partição. Com o tempo vc vai ver qual a melhor opção pra vc.

 

O gerenciamento do boot vai ser pelo Chameleon instalado no Mac. É automatico, o Chameleon vai listar todos os sistemas instalados. Vc pode fazer hibrido, MBR/GUID. Eu não gosto, alias nem tenho pq gostar pq não uso windows desde a versão XP. Não posso opinar muito sobre isso.

 

Quanto a qual tutorial seguir eu fico até em duvidas de dizer algum especifico.

Eu faço de forma simples, queimando CD Boot e DVD de Instalação.

 

HackBoot + DVD Mac OS X + DSDT.

 

Na minha pasta Extra é bem light. Tenho somente com.apple.Boot.plist e smbios.plist e as pastas Themes com Default e Util e em Extensios somente a FakeSMC.kext

 

O tutorial do Lion que tem ali é pros que não querem nem gravar o DVD do Lion hehehe dai sim precisa de um sistema de apoio pra instalar.

Na verdade acho que todo mundo tem um sistema de apoio em instalado em uma partição hehe

Eu tenho o Snow em um HD de 320GB e o Lion em outro HD de 200GB.

 

Poucas vezes eu fiz instalação usando sistema de apoio. Sempre achei mais prático via CD Boot + DVD ...

 

Eu acho que o Lion é compatível com seu hardware.

Link to comment
Share on other sites

OuVerRos obrigado novamente pela ajuda...

 

Neste momento estou no PC acompanhando o download do InstallESD.dmg em breve deve terminar haha

Então no momento quero o sistema mais para estudo a tempos não mexo com ele. Hoje o principal sistema não é o linux e sim o ubuntu rápido e seguro para as atividade do dia-a-dia com o que trabalho ainda necessito do Windows para algumas coisas boa parte deste sistemas ja esta disponível pra Mac mas nem todos estão 100% então devo manter o windows para estes programas e mac para demais atividades sei que apresenta estas qualidades do linux tb e semelhança de trabalho como no caso do terminal... enfim no momento é mais para experiencia por isto no momento vou manter neste segundo HD... Futuramente pode ser que divida o SATA 250 em dois.. parte para windows e parte para mac... o IDE de 40 passaria a ficar exclusivo pro Linux que não é nem um pouco exigente com relação a hardware :)

 

Justamente pensando nisto estas manutenções de sistemas, formatação posterior do windows por exemplo, podem gerar problemas no boot geral?? afinal até onde sei o primeiro boot vai ser o Chameleon e depois o grub (linux) que gerencia windows e linux (quem tem windows instalado junto com mac e/ou souber alguma informação sobre isto)

 

OuVerRos ha sim desculpe a ignorância no assunto hahaha entendi agora a questão do pendrive ou DVD :) Estou baixando o sistema neste momento dentro do linux e vi que existem alternativas para gerar a imagem em DVD (dmg) e formatar em HFS+ por aqui mesmo ;) se der certo depois publico um tuto "criando o pendrive ou DVD Lion pelo linux (debian)" haha valew por ajudar a pescar :D melhor entender tudo que ter o peixe pronto =o)

Este "DSDT" e a "pasta extra" que você falou, pelo que entendi nos tutoriais são para placa de vídeo, teclado, enfim boa parte para drivers do PC e posso me preocupar somente depois da instalação correto??

No link que encontrei (http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=262846&st=0&gopid=1735906entry1735906) o usuário Tribes informa boa parte do que precisa no caso do meu sistema que é bem próximo do dele :) de fato então não devo ter problema com o Lion vamos ver só a placa de vídeo que é diferente....

Link to comment
Share on other sites

Vamos dividir as tarefas :)

 

Essa parada ai de triplo boot com Linux o Old pode dar mais esclarecimentos ...

 

Por issu eu gosto de cada sistema no seu HD. Acho mais estavél e seguro. No caso de alguma pane generalizada, cada sistema esta no seu galho e os meus dados pessoais sempre em um HD de Arquivos.

 

DSDT quem manda bem é o Maldon ... ele pode dar mais detalhes ...

 

A pasta Extra é a forma de deixar aquilo que não é do sistema em um Mac real em um lugar organizado. Nas antigas a gente "escondia" a pasta Extra na partição EFI. Coisa besta pra deixar o sistema mais "original".

Pura encomodação, ficar digitando comandos pra mostrar e esconder a EFI ... HuAhUaHuAhUaHuAhUa

Depois a geral largou isso de mão pq vimos que deixar a pasta Extra no raiz do HD era bem melhor. :D

 

Se esqueci de falar algo vc pergunta de novo.

 

O ideal é ser objetivo, isso ajuda MUITO ;)

 

Exemplo:

 

1. Tem uma duvida ...

2. Tenho outra duvida ...

3. Quero saber tal coisa ...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
Ola, estou de volta depois de longo tempo. Tive que desistir do projeto pois não conseguia um sistema Mac de apoio e agora ja estamos no Mavericks =D.

 

Tentar listar primeiro o que deu certo e o que não deu:

A (primeira tentativa) - Recentemente vi no site olaria um tutorial ensinando a criar o pendrive por um arquivo de imagem .RAW pelo Windows http://olarila.com/forum/viewtopic.php?f=30&t=3837 consegui instalar, apliquei as kext de áudio e rede da P5Q e aparentemente estava tudo ok.

A1 - O problema começou quando tentava dar o boot com o grub + chameleon onde ele travava no final em uma tela branca com o ícone do mouse informando que esta carregando algo.

A2- O boot pelo pendrive funcionava normalmente, ou mais ou menos haha antes carregava o clover depois só consegui entrar no sistema com a opção 1 pra ativar o chameleon.

 

B (tentei criar um pendrive USB pelo MAC - Como imagino que esta imagem RAW pode ter muitas tranqueiras e pretendo comprar o sistema mac em breve resolvi tentar criar um usb bootável dentro do mac testando uma imagem limpa da internet, mas cai no mesmo erro que falei do boot pelo grub. Tutorial que segui: (
)

 

C (outro tutorial pra criar um usb, desta vez pelo myHack) Aqui mesmo no insanelymac encontrei um tutorial, por sinal do @oldnapalm, ensinando a criar um USB bootável do leopard com o myHack (http://www.insanelymac.com/forum/topic/214301-instalacao-do-snow-leopard-via-usb/) modifiquei algumas coisas referentes ao Mavericks e o pendrive funcionou tanto pra instalação quanto para dar o boot do sistema instalado no HD.
C1 - instalei os kext da ethernet (AtherosL1eEthernet.kext), do som(AppleHDA.kext) e como estava tendo problema para desligar o PC tive que instalar a kext (EvOreboot.kext) e pelo menos estes três problemas estão corrigidos.
C2 - boot pelo grub2 das duas opções que o Old passou, a que deu certo foi esta:

menuentry "Mac OS X Chameleon" {
         insmod hfsplus
         search
--file --set=root /boot
         multiboot
/boot
}

 

Instalação atual, duvidas e problemas:
 

1 - Teria que instalar mais alguma kext para o meu sistema?

 

2 - Em outro tutorial de instalação de OSx na asus P5Q a pessoa fala que é necessário incluir no boot a seguinte linha (IGPEnabler=No) depois de instalado o chameleon fiz alguns ajustes, mas este ai não fiz pois aparentemente não estou tendo problema no boot e não sei se isto é um comando antigo. Melhor incluir este comando ou não?

 

3 - Sobre a questão da compra do sistema, vou conseguir instalar programas pela App Store? ou mesmo usar o iCloud? ja que não vai estar em um MAC oficial?

3a - A dúvida anterior é porque não consigo acessar nenhum dos dois devido este mesmo problema (http://www.insanelymac.com/forum/topic/272806-icloud-nao-funciona/) e que não estou entendendo bem o procedimento pra corrigi-lo pois aparentemente minha ethernet ja esta como en0:

 

<string>IOService:/AppleACPIPlatformExpert/PCI0@0/AppleACPIPCI/P0P9@1C,5/IOPP/ethernet@0/AtherosL1eEthernet/en0</string>
<key>SCNetworkInterfaceInfo</key>
<dict>
<key>UserDefinedName</key>
<string>Ethernet Adaptor (en0)</string>
</dict>
<key>SCNetworkInterfaceType</key>
<string>Ethernet</string>
 
4 - Tem alguma forma de saber se o myHack instalou coisas desnecessárias ou não no sistema?
 
5- Aparentemente a placa de video esta funcionando sem problemas, mas neste link tem um kest pra ela (http://wiki.osx86project.org/wiki/index.php/HCL_10.6.2#NVIDIA_2) será que devo instalar ou o mesmo só vai entulhar e quem sabe gerar redundância nos kest?
 
Por hora acho que são estas as dúvidas
 
ps.: @OuVerRos segundo pesquisei minha placa não precisa de DSDT se não estiver enganado o que falam é que ela precisa apenas dos kext. =)
Link to comment
Share on other sites

1. Quem tem que saber quais kexts instalar é vc mesmo. Se algo não esta funcionando e não esta ativado precisa ser visto. Vai por partes … video, rede, audio, e assim por diante verificando cada um se o funcionamento esta Ok.

 

2. Verifica a data da postagem, pode ser coisa antiga.

 

3. O sistema é o mesmo. Vai usar apple store igual como num mac.

 

3a. Vc tem acesso a internet nele já?

 

4. A unica vez que usei o myHack faz tanto tempo que nem lembro mais. LoL

 

5. Se no system preferences esta tudo ok com video não tem pq instalar mais nada pro video.

 

PS:. Quanto a sua placa não precisar de DSDT eu não sei pq nunca usei placas Asus. 

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...