Jump to content

Gigabyte Radeon HD 4850 1GB


xpertvision
 Share

34 posts in this topic

Recommended Posts

desde que comprei a minha Gigabyte Radeon HD 4850 1GB me deparo com um problema perturbador

 

a velocidade da fan está fixa a 100% (o barulho é incrivel, parece um furacao) o cooler que veio de origem é um zalman

 

ja usei todos softwares possiveis em windows e osx e nao consigo controlar a velocidade da fan de jeito nenhum , nem consigo monitorar a velocidade da fan...

 

esta é a imagem da minha grafica:

 

th_34827_grafica_122_1123lo.jpg

 

 

 

esta é a imagem do cabo conector da grafica:

 

th_35069_cabo_122_240lo.jpg

 

 

 

ja editei a minha bios e modifiquei a velocidade da fan como descrito em outros forums mas nao teve qualquer efeito:

 

th_35118_bios_122_148lo.jpg

 

 

 

parece que esse problema so existe em algums modelos da radeon 4850 (gigabyte e MSI se nao estou em erro) , ja ouvi falar que pode ser devido ao cabo conector... que se mudar para um cabo especifico consigo controlar a velocidade da fan...

 

agradecia a ajuda de alguem... nao queria trocar o cooler por outro silencioso porque este cooler ate é bem bom (zalman) so é pena estar a rodar sempre a 100%

 

obrigado.

Link to comment
Share on other sites

estou usando os kexts do netkas

 

ATIRadeonX2000.kext

 

ATI4800Controller.kext

 

basicamente sao os kexts originais 10.6.6 mas foram editados pelo netkas para adicionar os ID´s de todas as radeon

 

o problema nao tem a ver com drivers ou kexts infelizmente :) porque no windows tenho o mesmo problema

 

é que mesmo em windows nao existe nenhum software que consiga ver a velocidade do cooler nem mudar a velocidade do cooler

 

será mesmo do cabo como ja ouvi dizer em outros forums? se for que cabo devo comprar?

Link to comment
Share on other sites

estou usando os kexts do netkas

 

ATIRadeonX2000.kext

 

ATI4800Controller.kext

 

basicamente sao os kexts originais 10.6.6 mas foram editados pelo netkas para adicionar os ID´s de todas as radeon

 

o problema nao tem a ver com drivers ou kexts infelizmente :) porque no windows tenho o mesmo problema

 

é que mesmo em windows nao existe nenhum software que consiga ver a velocidade do cooler nem mudar a velocidade do cooler

 

será mesmo do cabo como ja ouvi dizer em outros forums? se for que cabo devo comprar?

 

o catalyst não consegue controlar a velocidade?

http://support.amd.com/us/gpudownload/Pages/index.aspx

Link to comment
Share on other sites

nem catalyst ,atitools nem everest e outros softwares do genero... ja tentei tudo

 

é como se nao existisse fan na grafica... os softwares nao conseguem nem controlar nem monitorar a fan (aparece um 0 apenas)

 

quando tiver tempo vou abrir o pc e ver se a grafica esta com os cabos bem ligados (nao me parece que seja problema de ligaçao mas vou tentar verificar)

 

ja vi mais usuarios de graficas 4850 da Gigabyte e da MSI com o mesmo problema... eles acabaram por mudar o cooler devido ao barulho (para falar a verdade estou ficando meio louco com esta ventania toda do cooler , e a noite nao posso deixar o pc ligado)

Link to comment
Share on other sites

nem catalyst ,atitools nem everest e outros softwares do genero... ja tentei tudo

 

é como se nao existisse fan na grafica... os softwares nao conseguem nem controlar nem monitorar a fan (aparece um 0 apenas)

 

quando tiver tempo vou abrir o pc e ver se a grafica esta com os cabos bem ligados (nao me parece que seja problema de ligaçao mas vou tentar verificar)

 

ja vi mais usuarios de graficas 4850 da Gigabyte e da MSI com o mesmo problema... eles acabaram por mudar o cooler devido ao barulho (para falar a verdade estou ficando meio louco com esta ventania toda do cooler , e a noite nao posso deixar o pc ligado)

 

eu edito o bios da minha 4850 pra subir o RPM de acordo com a temperatura

uma HIS

work like a charm :)

Link to comment
Share on other sites

eu edito o bios da minha 4850 pra subir o RPM de acordo com a temperatura

 

 

na minha nao funciona...

 

 

abri o pc agora mesmo e vi que nao estou usando o cabo que vem com a grafica,

eu estou usando o cabo da minha fonte de alimentaçao ligado directamente na grafica

 

a minha fonte de alimentaçao é uma Lc-Power 600W 6600GP V2.3 140mm:

th_58326_LCP6600GP2593_122_599lo.jpg

 

será esse o problema? estas sao as espeficicaçoes da minha fonte de alimentaçao:

Versão: 2.3 

Potência: 600W

+3.3V - 35A
+5V - 40A
+12V1 - 17A
+12V2 - 19A
-12V - 0.8A
+5Vsb - 3.0A 

Conectores: 1x 20/24 Pin Mainboard
1x 4+4 Pin Mainboard (EPS 12V)
2x 6/6+2 Pin PCI Express
4x SATA
4x PATA
1x Floppy 

Arrefecimento: Fan silenciosa de 140mm 

Extras: - PFC Activo
- Ventoinha 140mm
- Green Power (até 82%) 

Dimensões: 150 x 86 x 160 mm

 

a minha fonte ja tras "2x 6/6+2 Pin PCI Express" ou seja dá para ligar 2 graficas directamente... alguem me corrija se eu estiver enganado

Link to comment
Share on other sites

a minha fonte ja tras "2x 6/6+2 Pin PCI Express" ou seja dá para ligar 2 graficas directamente... alguem me corrija se eu estiver enganado

 

sim

 

duas placas de vídeo ou uma que precise dos dois pra alimentação, as placas mais novas são duas

Link to comment
Share on other sites

nesse caso tenho tudo bem ligado (cabo 6-pin ligado da fonte directamente para a grafica)

 

 

vou dar o ultimo flash na bios... ou funciona ou tenho de mudar de cooler...

 

voce acha que estas settings estao boas? vou flashar a bios assim:

 

th_60223_4870tes7qr3_122_400lo.jpg

 

Sim

 

no techpowerup tem um tutorial bem legal

http://www.techpowerup.com/articles//overc...g/vidcard/154/6

Link to comment
Share on other sites

nao funciona... desisto :(

 

acabei de flashar a bios de novo e nada muda...

 

isto sao os dados do GPU-Z:

 

GPU TEMPERATURE - 30º

 

FAN SPEED - 90%

 

incrivel... barulheira terrivel vou ter de comprar um cooler novo...

mas será que é o cooler?

 

:S

Link to comment
Share on other sites

mas será que é o cooler?

 

:S

 

 

acho que alguns modelos que ja veem em overclock de fabrica nao trazem sensor... estao reguladas para funcionar com a fan a 100%

 

a soluçao que vi de outras pessoas foi comprar um cooler que seja silencioso mesmo a 100%

 

estou pensando comprar este: ARCTIC COOLING ACCELERO L2 PRO

Link to comment
Share on other sites

acabei de trocar o cooler para um ARCTIC COOLING ACCELERO L2 PRO (chegou pelo correio a pouco)

 

th_77418_logo_122_441lo.jpg

 

foram os melhores 12 euros que ja gastei ate hoje ;) VIVA O SILENCIO!!!!!!!!! parece uma grafica passiva nem um ruido incrivel...

 

em idle esta a 34º e em full load depois de 15 minutos no FurMark_v1.8.2 o maximo que aqueceu foi ate aos 71º

 

esta em overclock com o GPU a 750Mhz e Memoria a 1048Mhz

 

a fan está sempre nos 84% de rotaçao (como estava antes) mas agora finalmente completamente silenciosa

 

acho que para um cooler deste preço e para uma grafica em overclock 35º em idle e 71º em full load esta muito bom,(e o silencio nao tem preço tambem :) ) ainda nao tive tempo de testar muito porque acabei agora mesmo de trocar o cooler , espero que esta thread ajude outros que têm o mesmo problema com algumas versoes da radeon 4850 (ja devia ter feito isto a muito tempo)

Link to comment
Share on other sites

acabei de trocar o cooler para um ARCTIC COOLING ACCELERO L2 PRO (chegou pelo correio a pouco)

 

th_77418_logo_122_441lo.jpg

 

foram os melhores 12 euros que ja gastei ate hoje ;) VIVA O SILENCIO!!!!!!!!! parece uma grafica passiva nem um ruido incrivel...

 

em idle esta a 34º e em full load depois de 15 minutos no FurMark_v1.8.2 o maximo que aqueceu foi ate aos 71º

 

esta em overclock com o GPU a 750Mhz e Memoria a 1048Mhz

 

a fan está sempre nos 84% de rotaçao (como estava antes) mas agora finalmente completamente silenciosa

 

acho que para um cooler deste preço e para uma grafica em overclock 35º em idle e 71º em full load esta muito bom,(e o silencio nao tem preço tambem :) ) ainda nao tive tempo de testar muito porque acabei agora mesmo de trocar o cooler , espero que esta thread ajude outros que têm o mesmo problema com algumas versoes da radeon 4850 (ja devia ter feito isto a muito tempo)

 

 

Boa

 

a minha em full chega aos 90, a ATI diz que aguenta até 120, mas qd passa de 100 começa a dar artefatos na tela

=D~

Link to comment
Share on other sites

os unicos problemas que tenho com a minha sao no fifa 2011 , as vezes vejo artefactos nas sombras dos jogadores e tenho slowdows... ja me aconteceu o driver falhar (lock up) fica o ecra em pausa ou negro alguns segundos depois dá erro de driver

 

isto acontece mesmo sem overclock activado... e acho que foi desde que começei a usar os driver versao 10 , porque na versao 9 nao acontecia isso... o jogo corria normal , agora uso os novos 11 com CL mas o problema no fifa continua... por falar nisso saiu ontem os novos drivers 11.2 vou instalar agora

 

tenho lido bastante na net problemas com as 4850 a nivel de lock ups... começa por ser ocasional em alguns jogos ate que começa a acontecer frequentemente ate com o firefox a navegar na web

 

qual é o overclock que voce tem na sua grafica?

Link to comment
Share on other sites

os unicos problemas que tenho com a minha sao no fifa 2011 , as vezes vejo artefactos nas sombras dos jogadores e tenho slowdows... ja me aconteceu o driver falhar (lock up) fica o ecra em pausa ou negro alguns segundos depois dá erro de driver

 

isto acontece mesmo sem overclock activado... e acho que foi desde que começei a usar os driver versao 10 , porque na versao 9 nao acontecia isso... o jogo corria normal , agora uso os novos 11 com CL mas o problema no fifa continua... por falar nisso saiu ontem os novos drivers 11.2 vou instalar agora

 

tenho lido bastante na net problemas com as 4850 a nivel de lock ups... começa por ser ocasional em alguns jogos ate que começa a acontecer frequentemente ate com o firefox a navegar na web

 

qual é o overclock que voce tem na sua grafica?

stock

 

eu nunca tive problemas, essa placa é um luxo, nunca falha, tá velhinha, mas mt boa, ainda

Link to comment
Share on other sites

stock

 

eu nunca tive problemas, essa placa é um luxo, nunca falha, tá velhinha, mas mt boa, ainda

 

 

tiranto o problema do fifa 2011 tambem nao tenho nada de errado a dizer sobre a minha placa

 

o unico problema que tenho no meu PC sao as memorias ram... nunca mais na vida compro nada da "Team Group"

 

as minhas RAM sao umas Team Group 4Gb DDR2 PC2-8500 Xtreem Dark (1066mhz) mas so posso usar elas a 800mhz... quando mudo para 1066mhz começo a ter bluescreens e crashes no windows , se fizer testes de estabilidade usando o prime95 por exemplo tenho erros em todos os testes... e a ram esta boa (ja li dezenas de posts na net de pessoas com o mesmo problema com estas rams)

 

o problema nao é elas so funcionarem a 800mhz que isso pouca diferençça faz o problema principal é que quero fazer overclock ao processador para 3000mhz (esta em stock a 2400mhz) e quando faço overclock ele ajusta tambem os mhz da Ram para 811mhz ou algo assim (ja é o suficiente para causar bluescreens e crashes no meu pc)

 

nao quero gastar dinheiro em rams novas so por causa do overclock...

Link to comment
Share on other sites

tiranto o problema do fifa 2011 tambem nao tenho nada de errado a dizer sobre a minha placa

 

o unico problema que tenho no meu PC sao as memorias ram... nunca mais na vida compro nada da "Team Group"

 

as minhas RAM sao umas Team Group 4Gb DDR2 PC2-8500 Xtreem Dark (1066mhz) mas so posso usar elas a 800mhz... quando mudo para 1066mhz começo a ter bluescreens e crashes no windows , se fizer testes de estabilidade usando o prime95 por exemplo tenho erros em todos os testes... e a ram esta boa (ja li dezenas de posts na net de pessoas com o mesmo problema com estas rams)

 

o problema nao é elas so funcionarem a 800mhz que isso pouca diferençça faz o problema principal é que quero fazer overclock ao processador para 3000mhz (esta em stock a 2400mhz) e quando faço overclock ele ajusta tambem os mhz da Ram para 811mhz ou algo assim (ja é o suficiente para causar bluescreens e crashes no meu pc)

 

nao quero gastar dinheiro em rams novas so por causa do overclock...

 

Corsair

G Skill

 

leva o overclock do processador de acordo com a memória, qd chegar a 800MHz vc para

Link to comment
Share on other sites

infelizmente de overclock percebo muito pouco...

 

Um exemplo seria vc h=jogar o clock da memória pra 667(se ela for 800)

e subir o clock do processador junto com o da memória, qd a memória chegar em 800 vc salva e testa

Link to comment
Share on other sites

nao consigo ver isso na bios... tenho sempre de salvar e entrar no windows pata testar

 

vou meter aqui o overclock que ja fiz uma vez:

 

CPU Ratio = 9

FSB Frequency = 333

PCI-E Frequency = 100

FSB Strap to North Bridge = Auto

DRAM Frequency = 800

DRAM Timing Control = 5-5-5-18

DRAM Static Read Control = Disabled

DRAM Read Training = Disabled

Memory OC Charger = Disabled

AI Clock Twister = Auto

AI Transaction Booster = Auto

CPU Voltage = 1.3250

CPU GTL Voltage Reference = Auto

CPU PLL Voltage = Auto (deixa em auto ou tenta 1.52 ou 1.54 se tiveres probs de establidade)

FSB Termination Voltage = Auto (aumentas depois se fixeres mais oc)

DRAM voltage = 2.2

Northbridge Voltage = Auto (aumentas dps se fixeres mais oc)

Southbridge voltage = 1.10 (aumentas pra 1.20, se passares dos 400 de fsb)

PCI-E SATA voltage = 1.50

Load Line Calibration = Enabled

CPU Spread Spectrum = Disabled

PCI-E Spread Spectrum = Disabled

CPU Clock Skew = Normal

NB Clock Skew = Normal

CPU Margin Enhancement = Compatible Mode

C1E = Disabled

Max Cupid Value Limit = Disabled

Intel Virtualization Mode = Disabled

CPUTM Function = Enabled

Execute Disable Bit = Disabled

 

o que voce acha que deva mudar aqui? outra coisa estou a usar o stock cooler... bom mas ate aos 3000mhz nao tem problema ne?

Link to comment
Share on other sites

nao consigo ver isso na bios... tenho sempre de salvar e entrar no windows pata testar

 

vou meter aqui o overclock que ja fiz uma vez:

 

CPU Ratio = 9

FSB Frequency = 333

PCI-E Frequency = 100

FSB Strap to North Bridge = Auto

DRAM Frequency = 800

DRAM Timing Control = 5-5-5-18

DRAM Static Read Control = Disabled

DRAM Read Training = Disabled

Memory OC Charger = Disabled

AI Clock Twister = Auto

AI Transaction Booster = Auto

CPU Voltage = 1.3250

CPU GTL Voltage Reference = Auto

CPU PLL Voltage = Auto (deixa em auto ou tenta 1.52 ou 1.54 se tiveres probs de establidade)

FSB Termination Voltage = Auto (aumentas depois se fixeres mais oc)

DRAM voltage = 2.2

Northbridge Voltage = Auto (aumentas dps se fixeres mais oc)

Southbridge voltage = 1.10 (aumentas pra 1.20, se passares dos 400 de fsb)

PCI-E SATA voltage = 1.50

Load Line Calibration = Enabled

CPU Spread Spectrum = Disabled

PCI-E Spread Spectrum = Disabled

CPU Clock Skew = Normal

NB Clock Skew = Normal

CPU Margin Enhancement = Compatible Mode

C1E = Disabled

Max Cupid Value Limit = Disabled

Intel Virtualization Mode = Disabled

CPUTM Function = Enabled

Execute Disable Bit = Disabled

 

o que voce acha que deva mudar aqui? outra coisa estou a usar o stock cooler... bom mas ate aos 3000mhz nao tem problema ne?

 

de 266 até 333 vc não deve precisar de voltagem extra, o cooler original deve resolver o problema, e o over deve funcionar tranquilamente

 

C1E DISABLED?

Link to comment
Share on other sites

de 266 até 333 vc não deve precisar de voltagem extra, o cooler original deve resolver o problema, e o over deve funcionar tranquilamente

 

C1E DISABLED?

 

 

pois... essa configuraçao foi enviada por um amigo meu que tambem usava um quad 6600 e uma asus p5q igual a minha

 

como ja disse de overclock nao percebo muito...

 

podia escrever aqui só aquilo que devo activar na minha bios? para ficar com um overclock estavel e memoria no maximo a 800mhz?

 

obrigado ;)

Link to comment
Share on other sites

pois... essa configuraçao foi enviada por um amigo meu que tambem usava um quad 6600 e uma asus p5q igual a minha

 

como ja disse de overclock nao percebo muito...

 

podia escrever aqui só aquilo que devo activar na minha bios? para ficar com um overclock estavel e memoria no maximo a 800mhz?

 

obrigado ;)

só vendo

assim fica difícil pq varia de mobo pra mobo, de marca pra marca

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...