Jump to content

Ajuda "GIGABYTE GA-G31M-S2L"

• Please log in to reply
73 replies to this topic

spyblack

spyblack

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 29 posts
Olá a todos. Faz algum tempo que venho admirando o Fórum e no começo do mês resolvi apostar as minhas fichas em uma instalação em um dos micros aqui da empresa.

Tive sucesso parcial em minha empreitada, mas antes, vou postar as configurações aqui do PC:

Mobo: GIGABYTE GA-G31M-S2L
Versão da Bios: F10f
CHIPSET: Intel G31 (Bearlake) + ICH7
CPU: Intel Core 2 Duo E7300
GPU: Intel G33 Chipset - Integrated Graphics 0 [GIGABYTE] Intel GMA X3100 (ID do Dispositivo: 0x29c2, ID revisão: 0x0010)
Audio: Realtek ALC662
LAN: Realtek RTL8168B/8111B
HDD: SATA

Vou descrever abaixo o que já fiz e como está funcionando o hack.
Particionei em dois o HD, na primeira partição fiz a instalação da distro Hazard 10.6 com quase total exito, faltando apenas a parte de Vídeo para ficar bem aceitável, e não fiz update (em um de meus testes perdi uma instalação depois de um update, então preferi manter essa instalação intacta).

Por meio desta instalação, fiz uma instalação via DMG do 10.6 que achei por ai, pelo visto o DVD é uma cópia do original (não é uma distro), e depois de alguns ajustes (deletei o sleepenable.kext, e instalei a kext PS2 junto com o MyHack, e o chamaleon mais recente usando o Lizard) o SO upou beleza, fiz o combo update oficial (via dmg) e novamente deletei o sleepenable, atualizei o máximo que pude até mesmo nos programas, mas ainda não funciona nem o AUDIO nem a parte de VIDEO.

Então galerinha, a questão do vídeo pelo que me consta pode ser mais complicado, mesmo sendo uma Intel GMA X3100, a identificação do hardware é diferente das kexts que achei por ai e não sei como fazer nesse caso (pode ter mais coisas diferentes além dos ID's) e por enquanto compra de uma gpu Nvidia está descartada, mas a parte do SOM não acho que é muito complicada não.

Alguém poderia me ajudar?

[]´

iFIRE

iFIRE

InsanelyMacaholic

• Moderators
  • 3,769 posts

Olá a todos. Faz algum tempo que venho admirando o Fórum e no começo do mês resolvi apostar as minhas fichas em uma instalação em um dos micros aqui da empresa.

Tive sucesso parcial em minha empreitada, mas antes, vou postar as configurações aqui do PC:

Mobo: GIGABYTE GA-G31M-S2L
Versão da Bios: F10f
CHIPSET: Intel G31 (Bearlake) + ICH7
CPU: Intel Core 2 Duo E7300
GPU: Intel G33 Chipset - Integrated Graphics 0 [GIGABYTE] Intel GMA X3100 (ID do Dispositivo: 0x29c2, ID revisão: 0x0010)
Audio: Realtek ALC662
LAN: Realtek RTL8168B/8111B
HDD: SATA

Vou descrever abaixo o que já fiz e como está funcionando o hack.
Particionei em dois o HD, na primeira partição fiz a instalação da distro Hazard 10.6 com quase total exito, faltando apenas a parte de Vídeo para ficar bem aceitável, e não fiz update (em um de meus testes perdi uma instalação depois de um update, então preferi manter essa instalação intacta).

Por meio desta instalação, fiz uma instalação via DMG do 10.6 que achei por ai, pelo visto o DVD é uma cópia do original (não é uma distro), e depois de alguns ajustes (deletei o sleepenable.kext, e instalei a kext PS2 junto com o MyHack, e o chamaleon mais recente usando o Lizard) o SO upou beleza, fiz o combo update oficial (via dmg) e novamente deletei o sleepenable, atualizei o máximo que pude até mesmo nos programas, mas ainda não funciona nem o AUDIO nem a parte de VIDEO.

Então galerinha, a questão do vídeo pelo que me consta pode ser mais complicado, mesmo sendo uma Intel GMA X3100, a identificação do hardware é diferente das kexts que achei por ai e não sei como fazer nesse caso (pode ter mais coisas diferentes além dos ID's) e por enquanto compra de uma gpu Nvidia está descartada, mas a parte do SOM não acho que é muito complicada não.

Alguém poderia me ajudar?

[]´

http://www.kexts.com/downloads.php ;)

ou aqui:http://dl.dropbox.com/u/2075519/ALC662%20.mp4

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,837 posts
O seu vídeo deve ser o GMA 3100 (não suportado), diferente do X3100 que é suportado, mas encontrado em laptops.

spyblack

spyblack

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 29 posts

O seu vídeo deve ser o GMA 3100 (não suportado), diferente do X3100 que é suportado, mas encontrado em laptops.

Deve ser mesmo, mas o estranho é que o HWINFO mostra essa versão X3100 na minha Mobo... Bem, se os drivers forem parecidos com os compatíveis com os de Be/OS, talvez algum dia tenhamos drivers para placas como a minha, já que existe como escrever drivers de vídeo para be/os

http://www.haiku-os....eo-card-drivers

@Osm@rbc: Valeu pelo segundo link, vou tentar aqui para ver no que vai dar

aproveitando, vou colocar aqui o meu send_me...

[]´

Attached Files

MaLd0n

MaLd0n

...filling veins with juice of chaos...

• Moderators
  • 11,137 posts

Deve ser mesmo, mas o estranho é que o HWINFO mostra essa versão X3100 na minha Mobo... Bem, se os drivers forem parecidos com os compatíveis com os de Be/OS, talvez algum dia tenhamos drivers para placas como a minha, já que existe como escrever drivers de vídeo para be/os

http://www.haiku-os....eo-card-drivers

@Osm@rbc: Valeu pelo segundo link, vou tentar aqui para ver no que vai dar

aproveitando, vou colocar aqui o meu send_me...

[]´

sua pasta Extra com o DSDT
Attached File  Extra.zip   616.02KB   19 downloads

Audio - AppleHda na pasta S/L/E
Attached File  AppleHDA.kext.zip   1.18MB   15 downloads

Chameleon RC5
http://www.insanelym...p...t&p=1625656

esse vídeo não tem supote

spyblack

spyblack

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 29 posts

sua pasta Extra com o DSDT
Attached File  Extra.zip   616.02KB   19 downloads

Audio - AppleHda na pasta S/L/E
Attached File  AppleHDA.kext.zip   1.18MB   15 downloads

Chameleon RC5
http://www.insanelym...p...t&p=1625656

esse vídeo não tem supote

Fiz bkp da pasta extra que estava usando (ainda bem), porque a nova não funciona audio e rede, e trava qdo tenta fazer reboot do SO. Retornei a antiga pasta Extra e ficou normal.

Vou pesquisando aqui para ver no que vai dar, estou com o SO 10.6.6

[]´

MaLd0n

MaLd0n

• Moderators
  • 11,137 posts

Fiz bkp da pasta extra que estava usando (ainda bem), porque a nova não funciona audio e rede, e trava qdo tenta fazer reboot do SO. Retornei a antiga pasta Extra e ficou normal.

Vou pesquisando aqui para ver no que vai dar, estou com o SO 10.6.6

[]´

me envia um kextstat

roda no terminal
kextstat

não adianta vc usar kext pra tudo, com o DSDT vc quase não vai precisar das kexts Extra

spyblack

spyblack

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 29 posts

me envia um kextstat

roda no terminal

kextstat

não adianta vc usar kext pra tudo, com o DSDT vc quase não vai precisar das kexts Extra

Você tem razão, mais ainda não estou muito bom para me aventurar em escrever DSDT's, espero um dia fazer isso para não precisar ficar futucando tanto na net atrás de infos para deixar o melhor possível meu hack.

o kextstat está abaixo

Attached Files

MaLd0n

MaLd0n

• Moderators
  • 11,137 posts

Você tem razão, mais ainda não estou muito bom para me aventurar em escrever DSDT's, espero um dia fazer isso para não precisar ficar futucando tanto na net atrás de infos para deixar o melhor possível meu hack.

o kextstat está abaixo

Esse DSDT já está todo editado, vc só vai precisar resolver a rede e vídeo, o audio basta seguir o que passei que não tem erro

use essa pasta Extra que te mandei e delete essas duas kexts

EvOreboot, NullCPUPowerManagement

coloque a AppleHda na pasta S/L/E e repare permissões, depois é só ir no preferencias do sistema/som e escolher

*e o vídeo realmente não tem como

spyblack

spyblack

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 29 posts

Esse DSDT já está todo editado, vc só vai precisar resolver a rede e vídeo, o audio basta seguir o que passei que não tem erro

use essa pasta Extra que te mandei e delete essas duas kexts

EvOreboot, NullCPUPowerManagement

coloque a AppleHda na pasta S/L/E e repare permissões, depois é só ir no preferencias do sistema/som e escolher

*e o vídeo realmente não tem como

Edit:
Estou com uns outros problemas, mas vão ser contornados, já arranjando uma GPU Nvidia da série 9000 para ter aceleração gráfica (provavelmente uma 9800GT)

obrigado a todos mesmo

[]´

MaLd0n

MaLd0n

• Moderators
  • 11,137 posts

Edit:
Estou com uns outros problemas, mas vão ser contornados, já arranjando uma GPU Nvidia da série 9000 para ter aceleração gráfica (provavelmente uma 9800GT)

obrigado a todos mesmo

[]´

a 9500 tem um bom custo beneficio
R$ 150 R$

spyblack

spyblack

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 29 posts

a 9500 tem um bom custo beneficio
R$ 150 R$

Eu arranjei essa 9800GT por R$ 190. Eu estou preparando a partição do Snow para ter essa placa, uma instalação limpa... Então, eu já fiz a instalação do 10.6 via DMG, agora estou na dúvida em que rumo tomar, porque eu preciso ter a ApplePS2Controller ativado porque uso teclado e mouse PS2 e geralmente eu instalo isso via myHack 1.1 (e mais outras coisas tipo NullCPUPowerManagemenet, GraphicsEnabler e etc) e depois deleto o SleepEnabler.kext (aqui sempre dá kp), se o SO upa eu já uso o combo update para ter o 10.6.6, sempre dá um ou outro kp, vou deletando as kexts até o SO upar e ficar estável.

Quero saber o que fazer agora, eu tenho uma instalação completada e sem nenhum "remendo", não iniciei ela ainda e quero só saber se já posso copiar a pasta extra e o dsdt que você me recomendou, ou outro método...

Valeu mesmo maldon, e como meu chara (também sou Daniel) admiro o trabalho seu e da galera hacker apple

[]´

MaLd0n

MaLd0n

• Moderators
  • 11,137 posts

Eu arranjei essa 9800GT por R$ 190. Eu estou preparando a partição do Snow para ter essa placa, uma instalação limpa... Então, eu já fiz a instalação do 10.6 via DMG, agora estou na dúvida em que rumo tomar, porque eu preciso ter a ApplePS2Controller ativado porque uso teclado e mouse PS2 e geralmente eu instalo isso via myHack 1.1 (e mais outras coisas tipo NullCPUPowerManagemenet, GraphicsEnabler e etc) e depois deleto o SleepEnabler.kext (aqui sempre dá kp), se o SO upa eu já uso o combo update para ter o 10.6.6, sempre dá um ou outro kp, vou deletando as kexts até o SO upar e ficar estável.

Quero saber o que fazer agora, eu tenho uma instalação completada e sem nenhum "remendo", não iniciei ela ainda e quero só saber se já posso copiar a pasta extra e o dsdt que você me recomendou, ou outro método...

Valeu mesmo maldon, e como meu chara (também sou Daniel) admiro o trabalho seu e da galera hacker apple

[]´

Não instale nada

entre no sistema com o cd de boot e me envia esss arquivos
http://www.insanelym...p...st&id=81816

eu vou te mandar tudo pronto

spyblack

spyblack

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 29 posts

Não instale nada

entre no sistema com o cd de boot e me envia esss arquivos
http://www.insanelym...p...st&id=81816

eu vou te mandar tudo pronto

Aqui está, lembrando que não fiz ainda o Update Combo 10.6.6, e dei boot usando Legacy Boot HMBT que já tinha por aqui.

[]´

Attached Files

MaLd0n

MaLd0n

• Moderators
  • 11,137 posts
1- Copie a pasta Extra pra raiz do HD
Attached File  Extra.zip   594.27KB   15 downloads
2- Copie a AppleHda pra pasta System/Library/Extensions
Attached File  AppleHDA.kext.zip   1.18MB   9 downloads
3- Instale o Chameleon RC5
Attached File  ChameleonRC5_rev494.zip   1.4MB   8 downloads

Depois de fazer esses procedimentos, dê dois cliques no Kext Utility e espere ele fazer o serviço dele
Attached File  Kext_Utility.zip   60.29KB   11 downloads

terminando é só reiniciar
use o -v

spyblack

spyblack

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 29 posts
Fiz o procedimento conforme você falou (ainda não estou com a GPU 9800 instala no PC). Depois do boot usando -v, o post do Snow fica parado (teclado ainda funcionando leds capslock/scroll lock e dá para escrever mas sem funcionar nada)
algumas linhas que eu achei importante destacar:

Can't load kext or.netkas.fakesmc - link failed.
Failed to load executable for kext org.netkas.fakesmc
Failed to load kext org.netkas.fakesmc (error 0xdc008016)
Couldn't alloc class "FakeSMC"
Not loading kext com.apple.driver.AppleHDAController - not found and kextd not available inearly boot

E por fim, essas são as três ultimas linhas:

systemShutdown false
Waiting for DSMOS
AppleRTL8169Ethernet: Ethernet address 00:1f:d0:fe:e7:34

É isso, ainda não testei com outras flags, como as famosas arch=i386 ou mesmo -x. Também não fiz o combo update, só irei fazer depois que você me der o sinal de positivo para isso

um abraço

[]´

MaLd0n

MaLd0n

• Moderators
  • 11,137 posts

Fiz o procedimento conforme você falou (ainda não estou com a GPU 9800 instala no PC). Depois do boot usando -v, o post do Snow fica parado (teclado ainda funcionando leds capslock/scroll lock e dá para escrever mas sem funcionar nada)
algumas linhas que eu achei importante destacar:

Not loading kext com.apple.driver.AppleHDAController - not found and kextd not available inearly boot

E por fim, essas são as três ultimas linhas:

systemShutdown false
Waiting for DSMOS
AppleRTL8169Ethernet: Ethernet address 00:1f:d0:fe:e7:34

É isso, ainda não testei com outras flags, como as famosas arch=i386 ou mesmo -x. Também não fiz o combo update, só irei fazer depois que você me der o sinal de positivo para isso

um abraço

[]´

eu adicionei GraphicsEnabler no boot.plist
pra mim vc já estava com a GPU

tente com GraphicsEnabler=No

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,837 posts

Waiting for DSMOS

Parece que não carregou a FakeSMC, por isso fica "waiting for DSMOS".

Tente entrar com o CD de boot e instale a kext novamente.

MaLd0n

MaLd0n

• Moderators
  • 11,137 posts
Attached File  FakeSMC.kext.zip   36.1KB   9 downloads

spyblack

spyblack

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 29 posts
Atualizei com a FakeSMS.kext e como a GPU ainda não está instalada, usei o GraphicsEnabler=No... O SO iniciou com som e tudo mais, mas sem rede, testei usar IP fixo, DHCP (minha rede tem DHCP via Win2003 usando Active Directory) e nada, dei uma olhadinha no system about e na guia Ethernet cards não aparece destacada nenhuma PCI instalada, só mesmo o Vendor/Device e etc, o SO enxerga a PCI mas não inicia, acho que vou precisar de kext para isso ou algum remendo na DSDT. Ainda não testei tudo, mas o mouse PS2 não funciou, tenho um USB e está funcionando OK (só testei as portas frontais, e usando um pendrive espetei nas trazeiras e funcionaram também). Acho que é isso, agora a tarde acho que recebo a GPU, e vou poder testar com vídeo em resolução maior que a que está atualmente.

Qual vai ser o próximo passo, instalar kext da rede, será que vai ser possível dar um comboupdate sem estragar nada, porque está bem estável o sistema atualmente

mais uma vez, obrigado ai a você Maldon e agora também ao oldnapalm

[]´

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users

© 2014 InsanelyMac  |   News  |   Forum  |   Downloads  |   OSx86 Wiki  |   Mac Netbook  |   PHP hosting by CatN  |   Designed by Ed Gain  |   Logo by irfan  |   Privacy Policy