Jump to content

[tutorial] SL na Asus P7P55D-LE + i5-750


Mau Alves
 Share

2 posts in this topic

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Como foi prometido, apesar de muita demora, finalizei o meu tutorial. Sistema completamente estável, rodando em 64bits e sendo atualizado pelo próprio sistema (esqueci o nome do utilitário).

 

 

PARTE I - Organizando o método

 

 

Hardware

 

Motherboad: Asus/ P7P55D-LE/ Intel P55 Express

Processador: Intel/ Core i5-750/ 2.66GHZ

Memoria: DDR-3/ 4GB/ 1333MHz

Video: 9800GT/ DVI

HD 1: SATA II/ 160GB

HD 2: SATA II/ 1TB

Rede OnBoard: Realtek/ 8112L

Rede OffBoard: D-Link/ DFE-520TX

Wi-Fi: DWA-125/ Ralink 3070/ USB

Audio: Via/ VT1828S/ Onboard

DVD: Samsung/ SH-S223c/ DVD-DL

Mouse | Keyboard: USB

 

 

Kexts utilizadas:

 

- RealtekR1000SL

- VoodooHDA-0.2.56.pkg

- JMicron36xATA

- JMicron36xeSATA

- IONetworkingFamily

 

 

CDBOOT:

 

- [url="http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/"]#####[/url] Nvidia (By Tonymacx - http://tonymacx86.blogspot.com/2010/04/ibo...ac-os-x-on.html);

- Hackboot (by MaLd0n - http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=220312).

 

 

Programas Utilizados:

 

- Chameleon-2.0-RC4-r684.pkg (by OldNapalm - Encontrado dentro do Hackboot (by MaLd0n) citado logo acima)

 

 

Método de Instalação

 

Fiz a instalação Retail (Dvd original do Sl). [url="http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/"]#####[/url] Nvidia para subir o SL 10.6.0 e o Hackboot após a atualização para o SL 10.6.4 e após isso montei o boot pelo HD.

 

 

Agradecimentos

 

OldNapalm, MaLd0n, Insp_Clouseau, insanelymac.com

 

 

PARTE II - Instalando o Snow Leopard

 

Passo I - Coloque o [url="http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/"]#####[/url] no drive de cd e aguarde até ver essa tela:

 

iBoot.jpg

 

Obs.: Dependendo da quantidade de hd's instalados no seu computador, irá aparecer outros ícones de driver. Mas você vai utilizar apenas o do drive de dvd, com a legenda [url="http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/"]#####[/url] e o símbolo do cd como representado logo acima.

 

Passo II - Remova o [url="http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/"]#####[/url] do drive de dvd e insira o dvd do SL. Aguarde em torno de 20 segundos e aperte F5, o ícone do drive de dvd vai permanecer o mesmo porém, a legenda será alterada para "Mac Os Install DVD". Como na tela abaixo:

 

Install%20DVD.jpg

 

Pressione enter e aguarde a "instalação gráfica" começar.

 

Passo III - Quando aparecer a tela de instalação clique em Utilities e em seguida selecione o Disk Utility.

 

installmacosx1d.jpg

 

Passo IV - Logo em seguida você selecionará o hd onde o SL será instalado. Verifique se "Format" está em Mac Os Extended (Journaled).

 

diskutility.jpg

 

Passo V - Clique em options e selecione GUID Partition Table, em seguida Ok e Aplly.

 

guidb.jpg

 

Passo VI - Após o término do processo, feche o Disk Utillity e selecione o HD formatado para a instalação do SL e prossiga.

 

Caso você receba a imagem abaixo após o final da sua instalação, não se preocupe. Apenas clique em Restart e deixe o sistema reiniciar.

 

03500pxslinst7.png

 

Passo VII - Nesse momento é necessário trocar novamente o DVD do SL pelo [url="http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/"]#####[/url]. Sendo que agora você irá selecionar o hd em que instalou o SL.

 

iBoot%20SL.jpg

 

Pronto, agora o seu SL 10.6.0 está funcionando. O único inconveniente é que ele inicia apenas com o [url="http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/"]#####[/url], pois ainda não tem o boot direto pelo HD. Preferi seguir o passo VII e só depois montar o boot pelo hd.

 

PROBLEMA: O único problema que encontrei na instalação, foi após a atualização do SL 10.6.4 no próximo passo. Onde o meu vídeo estava sendo exibido incorretamente, exibindo apenas 16 bits com resoluções muito baixas, próximas de 800x600 quando deveria estar em 32bits com resolução de 1920x1080, como estava no 10.6.0. Me obrigando a formatar e começar do zero, sendo que após a instalação do 10.6.0 eu segui a solução abaixo.

 

SOLUÇÃO Com o 10.6.0 instalado e o vídeo sendo exibido corretamente (32bits com resolução de 1920x1080) executei o comando:

 

ioreg -lw0 -p IODeviceTree -n efi -r -x | grep device-properties | sed 's/.*<//;s/>.*//;' > device-properties.hex

 

Esse comando gerou o arquivo "device-properties.hex" no hd do sl. Abri o arquivo pelo editor de texto e copiei o seguinte código para dentro do arquivo "com.apple.Boot.plist" que estará na pasta Extra do HD do Sl:

 

<key>device-properties</key> <string>73020000...</string>

 

Obs I.: Apenas exemplifiquei o código, pois o mesmo é grande demais para ser colocado aqui.

 

Obs II: Coloquei o problema e a solução dele nessa parte pois foi exatamente no próximo passo que ele ocorreu. Dessa forma você pode se antecipar a ele e gerar o código. Se o seu vídeo entrar normalmente ótimo, caso contrário basta você seguir a solução e seu problema estará resolvido.

 

 

Passo VIII - Após o primeiro boot, ainda com o SL 10.6.0, eu baixei e instalei direto o SL 10.6.4, reiniciando ao final da atualização.

 

Atualização do SL 10.6.4 (Link para página da Apple) http://support.apple.com/kb/DL1048

 

Passo IX - Após a atualização para o SL 10.6.4 e ter reiniciado, percebi que o [url=&quot;http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/&quot;]#####[/url] parou de funcionar. Foi quando eu tive que substituir o [url=&quot;http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/&quot;]#####[/url] pelo Hackboot para entrar no SL instalado.

 

Obs.: Pode ser que se eu já tivesse montado o boot pelo hd antes de atualizar o SL para o 10.6.4. seria desnecessário utilizar o Hackboot nesse momento. Mas não posso precisar, pois foi dessa forma que instalei o meu Sl. Sem contar que o hackboot deve ser baixado da mesma forma pelos utilitários que tem dentro dele, tanto para a montagem do Boot pelo HD quanto para uso cotidiano.

 

 

Passo X - Com o boot feito pelo Hackboot, começarei o processo de montagem do Boot pelo HD. Após o sistema iniciado com o SL 10.6.4 e o Hackboot no drive de dvd. Dê dois cliques sobre o ícone do hackboot e vá para a pasta "Pós Instalação".

 

01capturadetela20100606.png

Passo XI - Instale o "Chameleon-2.0-RC4-r684.pkg" (by OldNapalm) e em seguida instale o "Install Extra", ambos no hd do SL. Em seguida, remova o Hackboot do drive de DVD e reinicie o computador.

 

capturadetela20100607s0.png

O "Install Extra" instalará as kexts:

 

AppleACPIPS2Nub e ApplePS2Controller - dão suporte a teclado e mouse PS/2.

 

ElliottForceLegacyRTC.kext - Previne o erro de "CMOS Reset" encontrado em várias placas mãe.

 

fakesmc.kext - emulador de SMC.

 

IOAHCIBlockStorageInjector.kext - para os HDs SATA(AHCI) internos que aparecem como externos (ícone laranja),

 

NullCPUPowerManagement.kext - desabilita o gerenciamento de energia, instale pelo menos até ter certeza de que não é necessário para a sua placa mãe, caso contrário o processador pode superaquecer.

 

OpenHaltRestart.kext - corrige problemas ao desligar e reiniciar o PC.

 

 

Obs.: Muito se "ouve falar" na EFI, de que a utilização dela na instalação do SL deixa o sistema mais "limpo" e etc e tal. Optei por não usar a EFI e fiz a instalação direto no hd do SL e não mudou absolutamente nada comparado com a instalação da EFI.

 

Se você quer o método mais simples e rápido instale direto no hd do Sl. Caso a sua pretenção seja conhecer o sistema MacOs e fazer um uso mais técnico do mesmo, vá pela EFI. Falarei apenas da instalação direta no hd do Sl, caso deseje a instalação pela EFI existem diversos tutoriais pelo fórum.

 

 

Passo XII - Seu SL já está instalado, atualizado e fazendo boot pelo HD. Faça o ajuste fino, verificando se existem outras kexts necessárias para o seu hardware.

 

Divirta-se!

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...