Jump to content

SpeedStep vanilla


oldnapalm
 Share

46 posts in this topic

Recommended Posts

Bicho, eliminei as seguintes kexts:

VoodooPowerMini,

Disabler,

AppleACPIThermal,

VoodooBattery (to sem o indicador),

OpenHealtRestart (fiquei sem Restart e Shutdown).

 

Porém não criei o smbios.plist, e no primeiro restart a temperatura baixou para 50º. Mas no boot seguinte já subiu pra 65º

 

Coloquei o smbios.plist na pasta Extra mas continuei sem restart e sem fan.

Link to comment
Share on other sites

VoodooBattery e OpenHaltRestart - estas não interferem na temperatura, pode botar de volta.

 

VoodooPowerMini, Disabler e NullCPUPowerManagement - estas sim interferem na temperatura.

 

AppleACPIThermal - esta deveria influenciar no fan, mas para mim nunca fez diferença.

 

Algo mais influencia no funcionamento do fan, ou apenas o smbios? Você pode tentar usar outros identificadores.

Link to comment
Share on other sites

Na verdade, a única coisa que tá influenciando na fan é a ACPIThermal. Sem ela a fan não roda.

No momento tirei o smbios.plist, Disabler e voodoopowermini.

 

Coloquei o ACPIThermal e a fan roda, mas a temp não baixa de 62º

Link to comment
Share on other sites

Não. Eu havia substituido a Disabler pela NullCPU pra ver se fazia alguma diferença.

Depois exclui todas as kexts que não são originais, exceto a AppleACPIThermal.

E estou sem o smbios.plist

 

Será que vale a pena tentar instalar a VoodooPowerACPI?

Tem como ver a frequência sem o voodoomonitor? Pois estou vendo a temp pelo iStat.

Link to comment
Share on other sites

Cara, treco louco... eu só abri o Lizard pra ver as infos que apareciam no smbios options e a temp baixou para 55º...

Vou tentar mudar as infos do smbios pelo Lizard com as info do MacTracker pra ver o que acontece

 

 

Atualizando:

Acho que descobri qual é o enrosco.

O meu Acer usa o Processador T5450, e pelo que vi no MacTracker, nenhum MacBook usa esse processador.

Coloquei pelo Lizard a velocidade do clock e o FSB e agora ta rodando na casa dos 55ºC.

Será que dá pra fazer mais alguma coisa?

Link to comment
Share on other sites

Eu tentaria outros identificadores de MacBook ou MacBookPro.

 

A única chave do smbios que influencia é a SMproductname, o resto é apenas visual, pelo menos nos meus testes.

 

E a frequência, oscila?

Link to comment
Share on other sites

A frequência dos dois cores tá fixa em 996MHz e se você executa alguma ação ele sobe e cai de novo. Mas dos testes que fiz com SMproductname, o menor valor que consegui foi de 54ºC com o MacBookPro 5,4. Isso com a AppleACPIThermal.kext instalada.

Eu imagino que o ideal aí seria uns 45ºC, né.

 

No VoodooMonitor nesse momento a temperatura tá assim:

CPU0 51ºC (-49)

CPU1 50ºC (-50)

 

Isso com o Tjmax em 100ºC, que é o indicado para esse processador segundo o site da Intel....

Link to comment
Share on other sites

Estou achando um pouco alta ainda, mas nem tanto.

 

O meu 5920 (C2D T7300) fica em 47-48º C quando está calor, agora no inverno fica um pouco abaixo disto quando ocioso.

 

Também não está tão alta, mas se no Leopard você tinha temperaturas menores, talvez tenha como reduzir um pouco mais.

Link to comment
Share on other sites

Também acho que deveria baixar um pouco mais, ainda mais que não tá calor.

No Leopard, o meu (C2D T5450) ficava em torno disso também, 47º-48º no calor.

Mas testei todas as mudanças possiveis no SMproductname. Abri o MacTracker e testei todas dos MacBook e MacBookPro.

 

A frequência só sobe se tem alguma atividade. Senão fica em 996MHz. Tá normal?

Link to comment
Share on other sites

Quanto à frequência, sim, é assim que tem de ser, ficar baixa quando o CPU está com baixa atividade e aumentar quando a atividade aumenta.

 

Usando a VoodooPowerMini e a NullCPUPM, a temperatura aumenta ou diminui? A frequência continua variando?

 

Você testou com a VoodooPowerAcpi? Talvez o seu laptop seja um dos que não funciona com a Mini no Snow.

Link to comment
Share on other sites

Com a VoodooPowerMini e NullCPU a temperatura aumenta

No momento to sem disabler e só com a AppleIntelCPUPM, que foi a combinação que melhor funcionou.

 

A PowerACPI eu não testei. Ela seria uma substituta da VoodooPowerMini?

Link to comment
Share on other sites

Bom, eu vou instalar a Disabler e o VoodooPowerACPI aqui pra fazer um teste e depois posto o resultado. Tomara que dê certo.

 

Atualizando:

Com a VoodooPowerACPI+Disabler ou NullCPU (testei as duas) a temperatura sobe pra 65ºC ocioso e a frequência fica travada em 1660MHz. Fiz esse teste com e sem a ACPIThermal instalada.

Resumindo, rodar games nem pensar... :lol:

 

Tenho quase certeza que o problema está na AppleACPIPlataform.kext

To pensando em jogar a AppleACPIThermal dentro dela, mas to com medo de zicar.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...

Atualizando 2:

Ontem aconteceu algo estranho... depois de um dia de trabalho intenso com Illustrator, Photoshop, Internet, etc e a máquina trabalhando em temperatura em torno de 57, 62º ela travou nos 60º ociosa e não baixava. Pra testar desinstalei o AppleACPIThermal e a temperatura baixou pra 50º.

Hoje liguei e tava em 53º (ocioso), reinstalei a AppleACPIThermal e baixou para 45º.

Não faz o menor sentido....

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

@oldnapalm,

Fala meu caro, beleza?

Então, eu nunca tinha mexido com o SpeedStepping no OS X porque tinham me dito que o Q6600 não poderia exercer essa função.

Estive lendo esses dias e vi que o processador aceita a função e que o MaLdOn tb. roda ela.

 

Geralmente o verdant me dá um help sempre que eu tenho alguma dúvida, mas com DSDT modding ele não saca muito e então estou buscando outras fontes até para poder aprender.

 

Então fica a minha dúvida... como eu devo proceder com a DSDT para poder habilitar o SpeedStepping pro meu sistema?

 

Abraço,

bb.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Old posso postar meu DSTD para vc dar uma analizada meu hw e o da assinatura e ele ta rodando geralmente entre 50 e 60 graus não sai disso não sei se e normal essa temp para um C2D e8400 o fan e o original da intel com o o dissipador em aluminio e o meio dele onde fica o core em cobre ta rodando entre 1200 a 1800 rpm mais geralmente fica em 1200, e normal???

Link to comment
Share on other sites

Se estiver com Tjmax=100 acho que é normal. A temperatura ambiente também influencia bastante.

 

Poste apenas as alterações que você fez. Veja que não precisa botar _PSS e _CST na DSDT, o Chameleon faz isso automaticamente (Generate P e C states).

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

então eu utilizei o dsdt auto patcher para gerar o dsdt não fiz alteraçoes nele, ja coloquei isso no camaleo, agora troquei o meu dissipador coloquei um da extreme ele tem mais cobre do que o outro da intel e o cooler ta rodando a 3200 3100 nessa faixa a cpu baixou para 45 a 55 uso normal e 50 e 60 vendo video ta normal? tjmax em 100

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...