Jump to content

Hackintosh do Zer0


St@nley
 Share

63 posts in this topic

Recommended Posts

Olá é senso comum que algumas configurações de máquina são uma verdadeira dor de cabeça na hora de instalar o OSx86 nelas, pensando nisso surgiu a idéia de criar este post ajudando a muitos (como eu) terem a direção sobre o que fazer desde o inicio até os ajustes finais de um hackintosh, para isso peço ajuda de quem quiser se sensibilizar a essa causa.

 

Não sou experiente em fóruns por isso peço desculpas se essa é a maneira errada de se expressar...

 

Obrigado pela atenção e aguardo contato.

Link to comment
Share on other sites

Bem vindo ao forum St@nley.

 

Vc já deve ter lido algo a respeito de instalações do OS em PCs ... mesmo assim vou começar do zero pra ter um registro completo de como proceder. Tds sabemos que isso não vai ser a primeira nem a ultima. Estamos aqui tds os dias pq gostamos. As vzs a gente "some" pra respirar um pouco, mas depois a gente volta =]

 

1. Ler: http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=211752

 

2. Ler: http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=209644 (eu sei ... nem instalei nada e já estou lendo. Mas por favor leia e fique sabendo antecipadamente antes de acontecer).

 

3. Tenha TUDO que esta no item 1 anotado em papel. Pode parecer bobagem mas ajuda muito na hora da customize da instalação.

 

4. Cuidados e verificações antes da instalação.

 

4.1. Verificar se o HD esta conectado como master. Se for IDE isso vale em dobro e não deixar o HD como escravo do DVD. O HD sempre deve estar em Master.

4.2. Desconectar impressora, scanner ou outros dispositivos utilitários.

4.3. Ir na Bios e fazer um Load Default.

4.4. Ainda na Bios configurar ACHI, S3 (STR) ... algumas Bios tem ACPI, APIC que podem ser marcados tb. Marcar DVD como First Boot.

4.5. A midia deve ser gravada em DVD de boa qualidade (não precisa comprar mídia serie ouro), mas que seja boa e de preferência DVD-R. Gravar em velocidade menor possível. Usar programa que suporte gravações com formato ISO.

4.6. A instalação aconselho usar mouse e teclado ambos com a mesma conexão ... USB/USB ou PS2/PS2 ... USB/PS2 pode dar erro.

 

5. A instalação. (o exemplo segue sendo uma instalação com distro, mas sabendo o que se faz fica igual a Retail).

 

5.1. Iniciar o PC com o DVD. Aguaradar a tela do Darwin com a mensagem de contagem e teclar qualquer tecla pra iniciar pelo DVD.

5.2. Na linha de comando Boot: usar a opção -v ... digita-se -v e tecla-se enter.

5.3. Se tudo correr bem a instalação vai passar em modo texto e entrar no modo gráfico. Caso ocorra erro gerar uma foto e postar o erro. Por favor nessa hora seja coerente e diga com um texto claro e objetivo o que vc fez. Não diga que já tentou de tudo e não deu certo, pois dessa forma vamos ficar mais perdidos que vc.

5.4. Nas janelas que seguem ao entrar em modo grafico vão seguir +/- na mesma sequencia independente da distro usada.

5.5. Quando surgir a janela onde pede pra selecionar o HD, siga acima no menu (deu branco no nome do menu lol) e entre no Disk Utilites.

5.6. Na aba Partition selecione o numero de partições e o formato tem que ser Mac OS Extended (Jornaled). Clique no botão Options... e certifique-se que esta marcado MBR. Se for um HD somente pro Mac sugiro que deixe em GUID, clique Ok e Apply.

5.7. Feche o D.U. clicando na bolinha vermelha.

5.8. Siga a instalação e na próxima janela no canto direito inferior clique em Customize.

 

6. Marcações em Customize.

 

6.1. Vou usar como exemplo a Customize do iAtkos v5i 10.5.5 que eu tenho todos os menus abertos. A maioria segue o mesmo conceito mudando alguns patches e drivers. Pesquise a respeito de cada distro e verifique na fonte do download o report do conteudo pra mais detalhes de outras dsitros.

iAtkos_v5i.jpg

6.2. Além do que já tem marcado marque o que falta conforme o que tem anotado no papel descrito no item 3. Não anotou?! Azar! clique o que lembrar e o que não lembrar instala-se depois. O importante é subir o sistema. O resto "corre-se" atras.

6.3. Clique no botão Done pra sair da Custom e siga a instalação própriamente dita.

6.4. Clique no botão SKIP pra pular a verificação. Sim isso mesmo. Clica e vai logo pro que importa, se é pra dar erro que de logo...

6.5. Pause pra beber algo enquanto instala o sistema ...............................

 

7. Se tudo correu bem (comigo quase sempre acontece hehehehe) ... vc vai ver um video de boas vindas em varios idiomas e com um audio de fundo.

 

8. Após o video é nessa hora que vc constata se o erro do item 4.6 acontece ou não. Se aconteceu o teclado ou o mouse, um dos dois não vai funcionar. Dai é saber quem é o PS2 e conseguir emprestado um USB.

 

9. Seguir com as janelas de blabla do sistema e cuidado pra não ir clicando sem ler o que esta na tela. Alguns campos vc não podera editar depois da instalação conlcuida.

 

10. Welcome to the top! ... Bem vindo ao topo!

 

11. Verificações básicas. Ir em System Preferences e clicar em:

- Network e ver se a rede reconheceu.

- Video e ver se as resoluções estão listadas.

- Som e ver se esta reconhecido Output e Input.

 

12. Considerações finais.

 

Seja coerente. Ler faz bem pra saude, ler com pressa faz mau pros olhos, ler sem vontade faz mau ao próximo que tera que responder coisas que já foram ditas, reditas e ditas varias vezes.

 

Antes de perguntar clique aqui.

 

Vc ja usou a opção acima então clique aqui.

 

Lembre-se o sistema de busca externo leva em consideração o numero de acessos para montar a pagia de resultados. Por isso após a palavra chave use a expressão Mac OS X para procurar algo sobre hackintosh e Kext para procurar os drivers para um determinado hardware.

 

13. Já usou as duas opções do item 12? O problema ainda não foi solucionado? ... Poste aqui o relato do problema.

 

E NÃO ESQUEÇA QUE UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS. Clique uma foto do erro em modo verbose se possível.

 

vlw a todos e desculpe pelas linhas que possam estar faltando. De cabeça, em texto puro fica ruim eu sei ... sy.

Link to comment
Share on other sites

Olá OuVerRos, primeiro obrigado por ajudar, bom vamos lá, li todo o post e vou colocar aqui e agora as minhas experiências para quem aterrissar por aqui, possa dar uma olhada.

 

1º Li o post indicado e anotei as informações

 

2º Li o post indicado

 

3º Feito

 

4º Meu HD SATA está como MASTER e meu DVD IDE como SLAVE, desconectei impressora, fiz o LOAD DEFAULT na BIOS, setei o DVD p/ FIRST BOOT, ACPI FUNCTION ENABLED, S3 (STR)

 

Fotos:

 

ACPI, S3(STR)

 

post-599309-1270651686_thumb.jpg

 

Load Default

 

post-599309-1270651829_thumb.jpg

 

HD Master e DVD Slave

 

post-599309-1270651918_thumb.jpg

 

Estou agora baixando a imagem do iAtkos v5i 10.5.5, assim que terminar darei continuidade aqui.

Link to comment
Share on other sites

Blz. Vamos evitar citar as fontes de download de forma direta. O importante é saber o nome da versão. =]

 

O que eu postei foi um procedimento do iAtkos v5 10.5.5 pq essa foi a instalação que eu mais tive sucessos. Ela foi minha terceira tentativa. Não quer dizer que vc precise usar exatamente ela. Mas eu indico o iAtkos pq eu particularmente gosto.

 

Estou baixando um Snow Leopard by Hazard Intel/AMD e vou fazer uma instalação no meu HD de testes e no fim de semana vou tentar fazer um breve tutorial. Um colega aqui do forum postou uns comparativos bem interessantes e quero ver como fica na minha maquina. Assim vou aproveitar e fazer minhas anotações.

 

Quanto as suas imagens eu fiquei curioso pq vc diz ter um HD Sata e um DVD IDE. Como vc deve ter trocado seu HD IDE por um Sata o DVD acabou ficando como Slave.

Se o DVD não inicializar talvez vc precise por ele em Master. Assim vc fica com os dois em Master HD Sata e DVD IDE. Já tivemos casos de pessoas com problemas na instalação com DVD IDE. Se após vc trocar de Slave pra Master e mesmo assim o DVD não inicializar tente pegar um DVD Sata emprestado. Ou se vc conhecer alguem com OS instalado pode fazer um pendrive de instalação.

 

O Old tinha postado uns links bons ... vou deixar pra vc como indicação de leitura.

 

Instalação do Snow Leopard via USB (pen drive), usando o instalador myHack

 

Instalação do Snow Leopard via Empire EFI

 

E na seção tutoriais tem mais alguns ... Guias e Tutoriais

Link to comment
Share on other sites

Continuando...

 

Queimei a midia com o iAtkos, bootei pelo DVD foi tudo certinho e rápido, até a telinha de sucesso após a instalação apareceu... ...porem após o PC reiniciar o Darwin carrega normal e uma tela cinza pisca com a maça e logo após isso reinicia e não para + de reiniciar.

 

post-599309-1270702051_thumb.jpg

 

post-599309-1270702117_thumb.jpg

 

post-599309-1270702315_thumb.jpg

 

post-599309-1270702446_thumb.jpg

 

Tentei tirar uma foto, mas é tão rápido que não dá, vou postar 1 vídeo e colocar o link (http://www.youtube.com/watch?v=yEkrbzRNNs4) , mas mesmo o vídeo não está de boa qualidade pela rapidez do processo, tentei com a opção -v mas mesmo assim é muiiiiiito rápido.

 

Procurei no search do fórum e não encontrei muita coisa sobre essa distro especificamente.

 

Alguma sugestão ?

 

Obrigado pela atenção

Link to comment
Share on other sites

Ali no video onde tem aquele contagem ..... Press any key blablabla (5) 4 3 2 ... nessa hora vc pressiona uma tecla e vai mostrar o prompt do Boot:

 

Ai vc usa o -v

 

Na bios vc ja trocou o firstboot pro HD?

O DVD vc pode tirar do drive.

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que deu pra ver algo logo apos DSDT vem Darwin Kernel ...

 

Vc não marcou nenhum kernel certo? ... Se não subir com cpus=1 -v vc pode fazer uma instalação nova e marcar tudo igual porém dessa vez vc marca tb o Kernel 9.5.0 voodoo

Link to comment
Share on other sites

Ok, agora fiz como os amigos indicaram e avançou um pouco, agora o sistema boota, uma tela cinza com uma maçã aparece e logo após entra em uma tela preta e não avança mais.

 

Ativei o Kernel Voodoo na instalação e tambem testei várias possibilidade como o cpus=1 e o -v simultâneos e também um de cada vez.

 

Ativei o -v e fiz um novo vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=I834QRd050s) , rsrs, esse é um pouco maior, estou contente pois estou vendo que estamos progredindo.

 

Obrigado e até +.

Link to comment
Share on other sites

Deve ser o NVkush que não funciona direito, ao invés dele, tente com o NVinject.

 

Melhor ainda seria não selecionar nada para o vídeo, o sistema vai entrar no modo VESA, com resolução fixa de 1024x768, aí você atualiza o Chameleon e ativa o GraphicsEnabler, conforme explicado nesse tópico

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=209787

Link to comment
Share on other sites

Então pessoal desabilitei o NVkush e não selecionei nenhum driver de vídeo mesmo assim o mesmo erro detalhado no vídeo anterior permanece, vou tentar agora uma instalação sem habilitar nada que não seja o padrão oferecido pelo instalador e depois se não der certo tento com o NVinject.

 

Vamos em frente !

 

 

Pois é gente fiz todos os testes que citei acima e ... ...nada (rs), exatamente o mesmo erro, habilitei na instalação tudo o que o OuVerRos indicou no 1º post + o NVinject + o Kernel Voodoo e aconteceu a mesma coisa.

Uma curiosidade é que não é mais exibida após o término da instalação akela tela de Instalação Bem Sucedida...

 

Obrigado gente !

Link to comment
Share on other sites

Sempre fica na tela preta ao final do boot, mesmo sem selecionar nenhuma kext de vídeo?

 

Tente fazer o boot com "-s" (single user), rode os dois comandos que o sistema sugere e em seguida rode esses comandos

mv /System/Library/Extensions/NV* /
mv /System/Library/Extensions/GeForce* /
exit

Eles vão mover as kexts da nVidia para a raiz do sistema, obrigando a subir no modo VESA, só para confirmar que é em alguma kext de vídeo o problema.

Link to comment
Share on other sites

Caro OuVerRos vou fazer o seguinte domingo pego a camera digital da minha mina e filmo tudo de novo com uma resolução melhor, essa gravação aí foi com um celular(eca!). Aí posto o novo vídeo, obrigado.

 

oldnapalm entrei com esses comandos(+ os 2 que osX fornece) no modo -s , realmente ele moveu os kext's porem o mesmo erro permanece, vou filmar com uma camera digital de maior resolução e posto o vídeo, obrigado por tudo.

Link to comment
Share on other sites

Ola pessoal, essa foi muito boa, estava eu a filmar os procedimentos descritos acima e que eu JA HAVIA TESTADO SEM SUCESSO, e o Leopard resolve dar o ar da sua graca(sem acento pq ainda nao configurei o teclado), lindo maravilhoso, rapido e estavel.

 

Eu apenas refiz os passos citados no modo -s, os 2 comandos que o OS recomenda + os comandos para mover as kexts de video para a raiz do sistema e o sistema subiu.

 

Estou postando essas palavras agora do Safari no Leopard(reconheceu a Net automaticamente,yes!), agora vou encarar a segunda maratona que sao os ajustes finos.

 

Muito obrigado ate aqui pessoal vou postar uma foto aki da cara do OS assim que descobrir como capturar a tela no leopard, espero poder contrbuir de alguma forma... e espero que continuem nos ajudando, ate + !

 

1ª Foto do OSx86

 

post-599309-1270947106_thumb.jpg

 

2ª ...

 

post-599309-1270947275_thumb.jpg

 

Já atualizando através do Software Update...

 

post-599309-1270947364_thumb.jpg

 

 

 

 

Bom apenas complementando o comentario anterior estao funcionando:

 

- Rede

- Som (OutPut)*

- Video (1024x768)**

 

* Input nao mostra nenhum dispositivo instalado

** A resolucao da minha placa de video e beeeem maior que essa, vou correr atras disso agora !

Link to comment
Share on other sites

Para poder mudar a resolução e ativar a aceleração gráfica, você precisa reinstalar os drivers da nVidia, aqueles que você moveu para conseguir entrar no sistema.

 

Como aqueles não funcionaram, sugiro que instale os originais de outro DVD.

 

Uma boa opção seria atualizar o sistema para 10.5.8

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=209656

 

e atualizar o Chameleon para 2.0, para usar o GraphicsEnabler

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=209787

Link to comment
Share on other sites

E a caputra de tela vc usa:

 

Command+Shift+3 pra tela cheia

Command+Shift+4 pra selecionar o box

Command+Shift+4+Barra de espaço pra selecionar uma janela

 

E pelo menu Go / Utilities tem o Grab

 

Complementando "Command" = Tecla com Logotipo do Windows

 

Valew

Link to comment
Share on other sites

Apenas uma singela questao, procurei onde baixar esse pacote de binarios do chameleon 2.0 e nao encontrei, poderia me dar uma indicacao de onde encontrar, a atualizacao para 10.5.8 correu bem.

 

Obrigado

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal já estou rodando o Leopard a 1680x1050 com som e rede, porem percebi alguns probleminhas ainda, um deles é na hora de downloads quando o sistema vai montar a imagem dmg do aplicativo para mac baixado trava o pc completamente, obrigando a resetar a máquina, o outro é um problema no redesenho de janelas, quando por exemplo eu clico em uma janela e a arrasto ficam rastros pelo caminho percorrido e a janela em si fica quase irreconhecível, obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Veja nesse tópico em Kernel panic ao montar DMG ou dispositivo USB

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=209644

 

O problema ocorre quando a versão da kernel não coincide com as kexts System e seatbelt. Para resolver instale uma kernel correspondente à versão do sistema, por exemplo, kernel 9.7.0 para Mac OS X 10.5.7, kernel 9.8.0 para Mac OS X 10.5.8.

 

Você está usando o vídeo onboard ou a nVidia? Que método usou para ativar os drivers?

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...