Jump to content

Arrrgh.... Still waiting for root device


Carlos Paixao
 Share

49 posts in this topic

Recommended Posts

Amigos do forum,

eu estou tentando instalar o SL 10.6.2 Retail de tudo quanto eh jeito mas nao saio do lugar por causa do tal do 'Still waiting for root device' e de quebra, ainda mostra a msg ''ApplePS2Controller: Timed out on mouse input stream. ApplePS2Mouse: probe failed'', o que isso quer dizer?

 

Ta ai os detalhes:

 

Bootloader: boot123 (bootslv3-wifi-noextra)

GA-p35-ds3 rev. 2.0

hd 2x western digital 160Gb sataII (raid0) + hd western digital caviar blue 500GB (normal)

processador E6750

OS: Windows 7 64 bit

config. bios:

 

AHCI mode ENABLED

HPET ENABLED 64 bit

S.M.A.R.T ENABLED

 

Procedimento:

 

Depois de configurar a bios como descrito acima, reinicio o pc com o bootloader dentro.

 

Quando abre a tela do boot123, troco o cd pelo dvd SL 10.6.2 Retail e teclo f5

 

booto com a opcao "-v" para acompanhar o processo, mas sempre trava na msg de erro que citei neste topico.

 

 

Ja nao sei o que fazer, pois tentei tudo que eu imaginava dar certo... sera que tem um cd bootloader especifico para a GA-P35-DS3????

 

Alias, a minha gravadora eh IDE... sera que tem como instalar pelo USB?

 

Conto com a ajuda de vcs, amigos!

 

Muito obrigado....

Link to comment
Share on other sites

Seus HDs tb são IDE?

Tem como vc deixar somente um HD e testar a instalação?

Vc pode desconectar o HD que tem o windows e fazer esse teste pra tentar instalar o Snow?

 

Meu horario de almoço chegou ao fim ... =[

 

Leia aqui

Link to comment
Share on other sites

Seus HDs tb são IDE?

Tem como vc deixar somente um HD e testar a instalação?

Vc pode desconectar o HD que tem o windows e fazer esse teste pra tentar instalar o Snow?

 

Meu horario de almoço chegou ao fim ... =[

 

Leia aqui

 

 

E ai, cara!

 

Aqui, todos meus HDs sao sata II, sendo que esta instalado o W7 em dois deles (RAID0) e o que sobrou eu utilizo apenas para backup, (normal, fora do esquema Raid0).

 

Eu estava pensando mesmo em desconectar os hds em RAID para tentar o boot apenas para o SL. Acontece este ultimo hd (o de backup que falei) tem 100gb nao particionados, sera que da pra instalar sem ter que formata-lo primeiro, utilizando este espaco nao particionado, ou terei que zerar o HD?

 

Valeu, amigo...

Link to comment
Share on other sites

Provavelmente o boot CD que você está usando não tem kext para a sua controladora IDE, ou a kext não tem o device ID da sua controladora.

 

Sugestões:

 

1) Usar o Empire EFI

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=211526

 

2) Criar um boot CD e incluir a kext da controladora IDE, com o device ID no Info.plist

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=213183

 

3) A mais garantida, e que você mesmo sugeriu, instalar pelo USB. Você vai precisar de um Mac OS funcionando e um pen drive de pelo menos 8 GB. Basta usar o utilitário de disco para restaurar o DVD para o pen drive e usar o myHack (veja o tópico sobre o Empire EFI) para instalar o boot no pen drive.

 

Sobre a mensagem do ApplePS2Controller, você está usando teclado ou mouse PS/2? Caso contrário é normal aparecer esta mensagem.

Link to comment
Share on other sites

Provavelmente o boot CD que você está usando não tem kext para a sua controladora IDE, ou a kext não tem o device ID da sua controladora.

 

Sugestões:

 

1) Usar o Empire EFI

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=211526

 

2) Criar um boot CD e incluir a kext da controladora IDE, com o device ID no Info.plist

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=213183

 

3) A mais garantida, e que você mesmo sugeriu, instalar pelo USB. Você vai precisar de um Mac OS funcionando e um pen drive de pelo menos 8 GB. Basta usar o utilitário de disco para restaurar o DVD para o pen drive e usar o myHack (veja o tópico sobre o Empire EFI) para instalar o boot no pen drive.

 

Sobre a mensagem do ApplePS2Controller, você está usando teclado ou mouse PS/2? Caso contrário é normal aparecer esta mensagem.

 

 

 

Meu teclado eh ps/2 (mas eu tenho adaptador usb, se for preciso). Meu mouse eh usb mesmo.

 

Esse bootmaker roda no win7? Por que se nao, nao tem como! E eu tb nao conheco nenhuma alma viva aqui perto de casa que tenha OSX instalado...

 

Mas obrigado assim mesmo! Quando chegar em casa vou testar o empire EFI tb.

Link to comment
Share on other sites

Não, o BootCDMaker só roda no Mac OS X.

 

Tenta com o Empire EFI, é de longe o melhor e mais completo boot CD que eu já testei.

 

Se conseguir um drive de DVD SATA emprestado, também deve resolver o seu problema.

Link to comment
Share on other sites

Provavelmente o boot CD que você está usando não tem kext para a sua controladora IDE, ou a kext não tem o device ID da sua controladora.

 

Sugestões:

 

1) Usar o Empire EFI

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=211526

 

2) Criar um boot CD e incluir a kext da controladora IDE, com o device ID no Info.plist

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=213183

 

3) A mais garantida, e que você mesmo sugeriu, instalar pelo USB. Você vai precisar de um Mac OS funcionando e um pen drive de pelo menos 8 GB. Basta usar o utilitário de disco para restaurar o DVD para o pen drive e usar o myHack (veja o tópico sobre o Empire EFI) para instalar o boot no pen drive.

 

Sobre a mensagem do ApplePS2Controller, você está usando teclado ou mouse PS/2? Caso contrário é normal aparecer esta mensagem.

 

 

Amigo,

 

estou baixando agora o empire efi pq o link que eu baixei anteriormente nao era iso...

 

Mas, eu tentei gravar a imagem do bootloader para p35, no entanto, ao iniciar pelo cd apareceu a msg - "chksum iso failed. Sorry, the image disk is corrupted" (ou algo parecido com isso...). Entao eu fui tentando com o boot123 enquanto o efi nao baixava... dai eu bootei com o seguinte comando: plataform=X86PC -v -f -x

 

quando fiz isso o boot parecia que ia funcionar direitinho, ficou carrengando uma serie de drivers durante uns 7-8 minutos, quanto parou e voltou para tela preta, aparemtemente quando ia carregar o smbios...

 

Algum parecer por parte de vcs??

Link to comment
Share on other sites

Valeu, meu caro. Vou tentar o EFI.

 

 

Anem... aki, nada deu certo ate agora. Tentei dar boot com o Empire EFI, mas deu "memory alocation error". Tentei com a versao Legacy, e o cd de boot nem carregou...aparecendo a msg "Image chksum error. Sorry... the iso image is corrupted."

 

Entao eu fui tentando com o boot123 dai eu bootei com o seguinte comando: plataform=X86PC -v -f -x

 

quando fiz isso o boot parecia que ia funcionar direitinho, ficou carrengando uma serie de drivers durante uns 7-8 minutos, quanto parou e voltou para tela preta, aparemtemente quando ia carregar o smbios...

 

Algum parecer por parte de vcs?? OuVerRos?

Link to comment
Share on other sites

Minha sugestão é:

 

Desconectar tds os HDs e deixar somente o que vai ser instalado o Mac.

Ir na Bios e fazer um reset Load Default pra ficar com parametros de fabrica e ajustar somente o AHCI.

Deixar o HD como First Boot e o resto em Disable e no restart com o DVD do Empire no drive vc usa a tecla F12 pra escolhe o DVD como boot (na minha placa é F12 na sua pode ser F10/F11 ou outra)

Se não rolar com Empire e nem com o Boot 132 dai vc talvez precise usar uma distro iAtkos ou iDeneb e instalar o Leopard e fazer um Cd Boot especifico pro seu hardware e depois fazer a instalação do Snow.

 

PS: Só uma pergunta ... antes tarde do que nunca. Vc esta usando mesmo um DVD do SL retail certo? ... Cd Boot só vai funcionar se o DVD for Retail. Se o seu SL ai é outro não precisa de cd boot.

Link to comment
Share on other sites

Para estar tendo estes erros de "checksum" e "image corrupted" eu imagino que você esteja com problema no drive de DVD ou nas mídias.

 

A demora de 7-8 minutos lendo os drivers é por conta do parâmetro "-f" (ignorar caches), ao invés de ler o arquivo de cache (Extensions.mkext) ele lê cada kext individualmente, mas isto não faz diferença, acaba parando no mesmo lugar que se não usasse o "-f", só demora mais para chegar lá.

Link to comment
Share on other sites

Minha sugestão é:

 

Desconectar tds os HDs e deixar somente o que vai ser instalado o Mac.

Ir na Bios e fazer um reset Load Default pra ficar com parametros de fabrica e ajustar somente o AHCI.

Deixar o HD como First Boot e o resto em Disable e no restart com o DVD do Empire no drive vc usa a tecla F12 pra escolhe o DVD como boot (na minha placa é F12 na sua pode ser F10/F11 ou outra)

Se não rolar com Empire e nem com o Boot 132 dai vc talvez precise usar uma distro iAtkos ou iDeneb e instalar o Leopard e fazer um Cd Boot especifico pro seu hardware e depois fazer a instalação do Snow.

 

PS: Só uma pergunta ... antes tarde do que nunca. Vc esta usando mesmo um DVD do SL retail certo? ... Cd Boot só vai funcionar se o DVD for Retail. Se o seu SL ai é outro não precisa de cd boot.

 

 

Sim, Retail. Comprei original.

Link to comment
Share on other sites

use snow by hazard

 

a sua placa eh uma das mais compativeis e eh a placa q eu uso

 

coloque em ahci lah em cima e ide na parte debaixo

 

depois de instalar tera de deletar a appletymcedriver

 

 

mount -uw /

rm -rf/system/library/extensions/appletymcedriver.kext

exit

 

isso no single user

 

-s

Link to comment
Share on other sites

use snow by hazard

 

a sua placa eh uma das mais compativeis e eh a placa q eu uso

 

coloque em ahci lah em cima e ide na parte debaixo

 

depois de instalar tera de deletar a appletymcedriver

 

 

mount -uw /

rm -rf/system/library/extensions/appletymcedriver.kext

exit

 

isso no single user

 

-s

 

Cara,

nao entendi "coloque AHCI em cima e IDE debaixo". Seria para ativar o AHCI mode, e alterar o modo de acesso aos hds para IDE? Mas meus hds sao sataII.

 

Pode ser mais especifico?

 

Ja tentei o boot da maneira que OuVerRos e Oldnapalm me aconselharam tb, mas ate agora, sem sucesso.

 

Eu acho que tem um disco de boot que seria o ideal para mim, se chama p35xxx bootloader, mas acho que so funciona para quem tem Linux instalado...

 

Eu tb consegui uma Imagem USB na net do SL com uns arquivos de boot.

 

Vou tentando aqui e qualquer coisa eu posto pra vcs...

 

Valeu

Link to comment
Share on other sites

Carlos já que vc esta iniciando deveria instalar uma versão iAtkos ou iDeneb modificada numa partição desse HD. E depois com o cdbootmaker fazer um cd boot especifico pra sua configuração e dai fazer a instalação retail do snow.

 

As versões modificadas são mais faceis de instalar por já terem bootloader e drivers disponiveis pra marcação na customize.

 

Despois que vc estiver mais acostumado com o ambiente do Mac vc faz a instalação retail com o dvd original do snow na outra partição. Pode até ficar com os dois pois sempre que precisar ajustar algo no Snow vai precisar do Leopard, pois alguns ajustes é preciso ser feito no sistema do Mac.

Link to comment
Share on other sites

Carlos já que vc esta iniciando deveria instalar uma versão iAtkos ou iDeneb modificada numa partição desse HD. E depois com o cdbootmaker fazer um cd boot especifico pra sua configuração e dai fazer a instalação retail do snow.

 

As versões modificadas são mais faceis de instalar por já terem bootloader e drivers disponiveis pra marcação na customize.

 

Despois que vc estiver mais acostumado com o ambiente do Mac vc faz a instalação retail com o dvd original do snow na outra partição. Pode até ficar com os dois pois sempre que precisar ajustar algo no Snow vai precisar do Leopard, pois alguns ajustes é preciso ser feito no sistema do Mac.

 

 

Nesse caso, qual seria a versao mais atual que vc me recomendaria, OuVerRos? E o processo de instalcao pra essas versões nao precisa de bootloader?

 

E depois de instaldo, como faco para criar um cd de boot especifico para minha mobo?

 

Valeu, cara.

Link to comment
Share on other sites

Eu gosto do iAtkos e a versão mais autal dele é a v7 10.5.7 e tem tb o iDeneb v1.6 10.5.8

 

No iAtkos além do que já vem marcado, vc marca:

 

SMBIOS-EFI

x86 ACPI

OHR

 

Drivers de video vc marca conforme sua placa de video. Na duvida marca somente NVkush e depois vc faz a EFI string do seu video com o EFIStudio

 

SATA/IDE ...

AHCI

Intel SATA/IDE

JMicrom SATA/IDE

VIA SATA/IDE

ATI SATA/IDE

nForce SATA/IDE

Generic IDE

USB

AppleHDA

 

Rede marca conforme seu hardware.

 

 

Leia esses topicos nessa ordem:

1. http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=211752

2. http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=209644

3. http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=213183

Link to comment
Share on other sites

Cara, se for fazer isso, o que eu também acho uma boa idéia, procure usar outro PC, se possível, para gravar o DVD da "distro" do Leopard (sim, elas tem boot próprio). Tenho impressão que seu gravador está com algum problema, pois não é normal ter erros de checksum no boot do CD, como você falou.

 

Com o Leopard instalado, ao invés de criar um boot CD para instalar o Snow, você pode usar o método do USB ou instalar direto pelo Leopard para outra partição.

Link to comment
Share on other sites

Cara, se for fazer isso, o que eu também acho uma boa idéia, procure usar outro PC, se possível, para gravar o DVD da "distro" do Leopard (sim, elas tem boot próprio). Tenho impressão que seu gravador está com algum problema, pois não é normal ter erros de checksum no boot do CD, como você falou.

 

Com o Leopard instalado, ao invés de criar um boot CD para instalar o Snow, você pode usar o método do USB ou instalar direto pelo Leopard para outra partição.

 

 

Obrigado.

 

Vou baixar o iAtkos e ver o que que eu arrumo aqui...

 

A minha placa de video eh uma ECS GTS 250. Gosto mt dela, nao devo ter problemas com drivers, sera?

 

Qualquer coisa eu falo com vcs denovo.

 

Mais uma vez, muito obrigado galera.

Link to comment
Share on other sites

Galera, eu avancei!!!

 

Eu ate pensei em instalar o iAtkos mas acabei baixando uma outra versao que deu bastante certo aki, trata-se da SnowOSXuniflash 1.0.

 

Mandei ela pro pen drive e deu boot automaticamente, depois de selecionar o ordem correta do boot, claro.

 

Pois bem, na hora de selecionar o idioma, eu ate posso escolher o portugues normalmente la e tal, mas o problema eh que meu mouse nao funciona! Eh um mouse USB (meu teclado eh PS/2 e funciona!). Dai, depois de selecionar todas as opcoes, concordar com o contrato, nao consigo acessar o disk utility pq nao consigo mover o mouse! E quando tento chegar ate ele com shift+tab, ele nao abre, nao sei pq.

 

Ajuuda!!!

 

Obrigado, amigos!

Link to comment
Share on other sites

Cara, nunca vi isso. Já vi não funcionar o dispositivo PS/2 (por falta de kext), nunca o USB.

 

Tente trocar a porta USB em que está ligado o mouse, ou alterar alguma configuração relacionada na BIOS, tipo legacy USB.

 

Também pode tentar desligar o teclado PS/2 para ver se faz alguma diferença, mas acredito que não vá fazer.

Link to comment
Share on other sites

Cara, nunca vi isso. Já vi não funcionar o dispositivo PS/2 (por falta de kext), nunca o USB.

 

Tente trocar a porta USB em que está ligado o mouse, ou alterar alguma configuração relacionada na BIOS, tipo legacy USB.

 

Também pode tentar desligar o teclado PS/2 para ver se faz alguma diferença, mas acredito que não vá fazer.

 

 

Consegui fazer o mouse funcionar colocando um adaptador USBtoPS2 e desabilitando a mouse usb na bios.

 

Instalei o Snow no meu HD de 500GB...aff...apagou tudo que eu tinha la....

 

mas na hora de iniciar deu kernel panic, dizendo coisas sobre IOATA ou IOAHCI... nem lembro... to com sono agora...

 

Eu baixei kexts e smbios especificos para a minha mobo, tem como eu instala-los antes deste kernel panic? Resoveria?

 

 

Conto com a ajuda de vc, amigos...

 

Agradeço novamente.

Link to comment
Share on other sites

Tem que ver certo qual a mensagem no kernel panic, para saber qual kext ou patch usar.

 

Eu não conheço a distro que você está usando, mas se tiver o terminal quando você faz o boot pelo USB, pode usar para instalar as kexts.

 

Dependendo do problema, pode ser corrigido com um patch no DSDT, então teria que ver se tem nas opções da distro o DSDT_Patcher, para criar o arquivo que precisa ser modificado.

Link to comment
Share on other sites

Tem que ver certo qual a mensagem no kernel panic, para saber qual kext ou patch usar.

 

Eu não conheço a distro que você está usando, mas se tiver o terminal quando você faz o boot pelo USB, pode usar para instalar as kexts.

 

Dependendo do problema, pode ser corrigido com um patch no DSDT, então teria que ver se tem nas opções da distro o DSDT_Patcher, para criar o arquivo que precisa ser modificado.

 

 

Eh, Old, eh o cara! Tu nunca me deixa na mao...

 

Essa distro tem o Terminal sim, tanto que quando instalei, abri-o entao, e entrei com os seguintes comandos que vi num tutorial no youtube:

 

cd /

sh makeDSDT (nome do volume)

 

mas eu nem sei pra que que isso serve. O que eu sei eh que la em casa eu baixei um tanto de kexts e outras coisas proprias para a minha mobo e eu acho que iriam me ajudar com esse problema, mas eu nao sei instala-las...

 

Me da uma forca ai!

 

Abraco, meu caro.

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...