Jump to content

10.6.2 em Acer Aspire 5738zg

• Please log in to reply
9 replies to this topic

goatchild

goatchild

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 20 posts
O QUE USEI:
Usei um Mac real, instalador myHack, um disco rígido externo e um DVD com OS X 10.6.

PROCEDIMENTO:
- Com o meu Mac verdadeiro, criei um DMG a partir do DVD, e depois usei a função "restore" para copiar o DMG para o disco externo. Depois instalei o myHack na partição.
- Liguei o disco rígido ao portátil, escolhi o disco rígido como dispositivo de arranque. No final da instalação do OS X ocorreu um erro e não conseguia arrancar a partir do sistema operativo instalado no laptop. Então, eu criei uma outra partição no disco rígido externo e usando o meu mac real, localizei o ficheiro OSInstall.mpkg localizado na partição de instalação, e instalei o OS X na 2ª nova partição. Depois instalei o myHack sobre esta nova partição após a instalação do Mac OS X.
- Arranquei a partir desta instalação OSX86 na 2ª partição no disco rígido com sucesso.
- Utilizando o OS X, com o portátil, instalado na 2ª partição, localizei o ficheiro OSInstall.mpkg na 1ª partição e instalei o OS X no disco rígido do portátil, e depois instalei o myHack na nova instalação OS X no disco do portátil.
- Arranquei o OS X instalado no disco do portátil com sucesso.
- Eu actualizei para 10.6.2, e usei o pfix no terminal, um programa que é instalado no sistema operativo com o myHack, corrige permissões e reconstrói o cache de inicialização e Extensions.mkext (eu uso pfix sempre que aparece qualquer problema como kexts que não carregam etc, e funciona quase sempre, não sei porquê).
- Restart ... e funciona.
PS: no instalador myHack escolhi "Graphics disabled" e applePS2Controller não escolhi porque no link abaixo existe um kext AppleACPIPS2Nub.kext que trabalha em combinação com VoodooPS2Controller.kext.

FUNCIONA:
- Airport trabalha.
- ATI Mobility Radeon HD 4570, apenas resolução máxima com este kext.
- Ok Trackpad com voodoo PS2 a partir deste link. Double finger scrolling ok!
- Som ok com voodoo HDA. Mas não funciona o microfone interno.
- Ok bateria com voodoo battery.
- Eu também uso VoodooPowerMini.kext mas não tenho certeza para que serve.
- Ok gravação de discos.
- Webcam ok.
- Para USB, tive de apagar AppleHPNet.kext (o que ele faz?)

NƒO FUNCIONA:
- Ethernet.
- Bluetooth.
- Não é possível usar a função Sleep.
- Por vezes depois de reiniciar o portátil fica congelado no arranque. Preciso de reiniciar com a opção -v e reiniciar de novo com -v, e já funciona.
- Eu gosto de usar o VMware, existem alguns aplicativos úteis do Windows que eu uso. Mas quando eu inicio o OS virtual, surge um Kernel Panic! (Porquê?)
- Microfone.
- Layout do teclado. Porque eu uso o layout do teclado Português, parece haver uma diferença entre o Teclado Português usado pelo Windows, e o Telclado Português usado por Mac, e algumas teclas estão trocadas. Vocês sabem de qualquer aplicativo que permite criar ou editar o layout de teclado Mac OS X?

Aqui está a minha lista de kexts no / Extras / Extensions:

AppleACPIPS2Nub.kext
EvOreboot.kext <--- myHack
FakeSMC.kext <--- myHack
IONetworkingFamily.kext <--- myHack
LegacyAppleRTC.kext <--- myHack
NullCPUPowerManagement.kext <--- myHack
RadeonHD.kext
SleepEnabler.kext <--- myHack (doesn't work for me)
VoodooBattery.kext <--- don't remember, from voodooprojects.org maybe.
VoodooHDA.kext
VoodooPowerMini.kext
VoodooPS2Controller.kext

com.apple.Boot.plist :
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<!DOCTYPE plist PUBLIC "-//Apple//DTD PLIST 1.0//EN" "http://www.apple.com/DTDs/PropertyList-1.0.dtd">
<plist version="1.0">
<dict>
	<key>DSDT</key>						//Not sure what it really does, or if it is working.
	<string>/Extra/dsdt.aml</string>	 
	<key>EthernetBuiltIn</key>		 //Ethernet still not working.
	<string>Yes</string>
	<key>Graphics Mode</key>
	<string>1024x768x32</string>	 //my res works in 1366x768 without changing this.
	<key>Kernel</key>
	<string>chocolate_kernel</string>
	<key>Kernel Flags</key>
	<string>arch=i386</string>
	<key>Theme</key>
	<string>Default</string>
	<key>Timeout</key>
	<string>5</string>
	<key>USBBusFix</key>	//not sure if it works cause I trashed AppleHPnet.kext.
	<string>Yes</string>
</dict>
</plist>

Se alguém me puder ajudar a aperfeiçoar o meu OSX86, agradecia imenso.
Sabem se existe alguma forma de conseguir QE/CI com ATI Mobility 4570?

Se detectarem algum erro neste post, nos procedimentos etc digam, estou disposto a aprender.

Obrigado,

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,836 posts
A respeito do áudio, veja meu tópico sobre o 5920, se o codec for o mesmo pode funcionar
http://www.insanelym...howtopic=208055

Qual o problema com o sleep? O que acontece? No 5920 ele despertava imediatamente, precisou de uma mudança no DSDT para funcionar corretamente.

goatchild

goatchild

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 20 posts
Boa noite,

Instalei a ultima verso de voodoohda e j tenho audio e microfone (embora com algum ruido o mic).

Relativamente ao sleep, o que acontece que o sistema fica paralizado, o ecrn fica ligado e a ventoinha a funcionar.

No percebo muito de DSDT, nem de programao. No entanto deixo aqui o meu DSDT gerado pela aplicao DSDTSE e informao detalhada LSPCI sobre o porttil. Se me puder dar alguma informaao sobre como aperfeioar o meu OSX86 agradecia imenso.

Obrigado,

Attached File  dsdt.txt   390.78KB   8 downloads

Attached File  LSPCI.txt   24.81KB   1 downloads

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,836 posts
Vi que você adicionou o método _DSM ao device HDEF, você tentou usar a kext legacy do 5920 ao invés da VoodooHDA? (Acer5920HDA.kext em /S/L/E)

Sobre o sleep, tente remover as seguintes kexts, reinicie e veja o que acontece
LegacyAppleRTC.kext
NullCPUPowerManagement.kext
SleepEnabler.kext
VoodooPowerMini.kext

goatchild

goatchild

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 20 posts

Vi que você adicionou o método _DSM ao device HDEF, você tentou usar a kext legacy do 5920 ao invés da VoodooHDA? (Acer5920HDA.kext em /S/L/E)

Sobre o sleep, tente remover as seguintes kexts, reinicie e veja o que acontece
LegacyAppleRTC.kext
NullCPUPowerManagement.kext
SleepEnabler.kext
VoodooPowerMini.kext

Olá,

Sim experimentei esse kext, Acer5920HDA.kext, mas não deu resultado.

Removi também esses kexts, mas o problema do sleep mantém-se.

Obrigado.

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,836 posts
Teste usando esse DSDT
http://www.mediafire.com/?221zemyjuy5

Apliquei o patch explicado nesse tópico
http://www.insanelym...howtopic=168014

goatchild

goatchild

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 20 posts

Teste usando esse DSDT
http://www.mediafire.com/?221zemyjuy5

Apliquei o patch explicado nesse tópico
http://www.insanelym...howtopic=168014

Instalei esse DSDT e também não funciona. :)

Tentei esta explicação mas sem sucesso. Talvez eu esteja a fazer algo de errado.

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,836 posts
Mas qual deles você tentou?

goatchild

goatchild

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 20 posts
Tentei esse DSDT no mediafire (não funcionou) e experimentei alterar o meu DSDT como explica esse link (também não funcionou).

Acabei de desinstalar o meu DSDT e o smbios.plist e continua tudo na mesma, começo a duvidar se ter um DSDT instalado é relevante.

Ainda não percebi bem como é que o DSDT pode ajudar a resolver o que me falta:
Só não tenho placa Ethernet a funcionar, não tenho QE/CI, bluetooth, sleep, e acho que também não tenho speedsetp porque com o OS X a minha bateria dura apenas uns 50 minutos...

Acho que vou fazer uma pausa e dedicar-me a outras coisas mais importantes. Apesar de tudo o meu OSX86 até que não está muito mau. Posso navegar na internet, ver filmes, ouvir musica e escrever.

Obrigado pela ajuda.

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,836 posts
Sobre o DSDT, acho que varia de uma máquina para outra. No Aspire 5920, por exemplo, eu não teria o sleep nem o áudio funcionando 100% sem alterações no DSDT (sem contar a correção do reset da BIOS).

Pelo que li sobre o vídeo do seu laptop, o Snow Leopard não tem suporte para ATI Mobility.

A respeito do SpeedStep, você tentou remover a NullCPUPowerManagement? O 5920 funciona bem sem ela. Você pode usar o VoodooMonitor para verificar se está funcionando.

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users

© 2014 InsanelyMac  |   News  |   Forum  |   Downloads  |   OSx86 Wiki  |   Mac Netbook  |   PHP hosting by CatN  |   Designed by Ed Gain  |   Logo by irfan  |   Privacy Policy