Jump to content

Instalação do Snow Leopard via CD de boot

• Please log in to reply
448 replies to this topic

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,813 posts
Instalação do Snow Leopard via CD de boot

O que você vai precisar:

- PC compatível com uma das versões do Empire EFI ou OSX86 ModCD;
- CD do Empire EFI (http://prasys.info/tag/empire-efi/) ou OSX86 ModCD (http://blog.nawcom.com/?p=446);
- DVD do Snow Leopard.

Procedimentos:

Faça o boot do Empire EFI, remova o CD, insira o DVD do Snow Leopard, aguarde alguns segundos e pressione F5, então selecione o DVD e pressione Enter.

Posted Image

Se o Empire EFI não funcionar no seu PC você pode tentar com a versão legacy.

Na instalação execute o Utilitário de Disco (menu Utilitários), selecione o HD onde vai instalar o sistema, clique em Particionar, no Esquema de Volume selecione pelo menos uma partição, digite o nome, selecione o formato Mac OS Expandido (Reg. Cronológico) e nas opções selecione Tabela de Partição GUID, então clique em Aplicar.

Atenção: este procedimento irá excluir todos os dados do HD.

Posted Image

Antes de instalar clique em Personalizar e desmarque os idiomas e drivers de impressora que não deseja instalar.

Posted Image

Atualizado: se você usou o CD do nawcom, também poderá selecionar drivers e opções adicionais, ele detecta o hardware e já seleciona as opções adequadas. Neste caso você já deve conseguir fazer boot pelo HD e o restante dos procedimentos não são necessários. Caso tenha usado outro CD, prossiga com os demais passos deste tópico.

Posted Image

Após a instalação, faça novamente o boot com o CD do Empire EFI, mas desta vez selecione o HD onde o sistema foi instalado.

O sistema está rodando, mas não inicializa sem o Empire EFI, então temos que instalar o bootloader (Chameleon) no HD. Isto pode ser feito através do aplicativo myHack ou pelo instalador do Chameleon, ambos estão na pasta Post-Installation do CD. A vantagem do myHack é que ele contém várias kexts.

Baixe a versão mais recente de http://osx86.sojugarden.com/downloads/

com.apple.Boot.plist - Instala um arquivo com.apple.Boot.plist em /Extra, configurado para usar a kernel flag arch=i386, EthernetBuiltIn e modo gráfico VESA 1024x768.

GraphicsEnabler - Adiciona a opção GraphicsEnabler=Y no arquivo com.apple.Boot.plist citado acima.

GraphicsDisabler - Remove algumas kexts gráficas para forçar o modo VESA. Não use esta opção se estiver usando algum injetor ou string EFI.

Chocolate Kernel - Instala a chocolate_kernel e modifica o com.apple.Boot.plist para usá-la por padrão. Apenas para processadores não suportados pela kernel vanilla (Pentium4, i5, AMD, etc). Não selecione se você tem CPU Core 2 ou i7.

ApplePS2Controller - Instala as kexts AppleACPIPS2Nub e ApplePS2Controller, para dar suporte a teclado e mouse PS/2. Usado principalmente em laptops, que normalmente têm teclado e trackpad conectados a uma interface PS/2.

EvOreboot.kext - Adiciona funcionalidade de reiniciar e desligar em sistemas que usam NullCPUPowerManagement.kext.

IOATAFamily.kext - Fornece suporte PATA (IDE) para vários sistemas. Também possibilita o uso de dispositivos SATA com modo AHCI desativado em várias placas baseadas em ICHx. Inclui AppleIntelPIIXATA.kext, IOATABlockStorage.kext e IOATAPIProtocolTransport.kext na pasta plugins.

IONetworkingFamily.kext - Inclui suporte para várias placas de rede não suportadas ou que não são 100% funcionais. Inclui AppleBCM5701Ethernet.kext, AppleYukon2.kext, AppleIntel8254XEthernet.kext, Intel82574L.kext, AppleRTL8139Ethernet.kext, RealtekR1000.kext, AppleUSBEthernet.kext, nvenet.kext e AppleUSBGigEthernet.kext na pasta plugins.

LegacyAppleRTC.kext - Previne o erro de "CMOS Reset" encontrado em várias placas mãe. Deve ser removida (e substituída pela correção no DSDT) antes de iniciar a kernel x86_64.

NullCPUPowerManagement.kext - Desativa a AppleIntelCPUPowerManagement.kext, necessária até que você modifique o DSDT para suportar SpeedStep nativo.

SleepEnabler.kext - Ativa o funcionamento do repouso (sleep) em vários sistemas com AppleIntelCPUPowerManagement desativado. Nova versão, testada no 10.6.0 a 10.6.3 e não causa kernel panic como a versão anterior.

Quando o HD é particionado no esquema GUID é criada uma partição de 200 MB no início do disco, ela é chamada de partição EFI. O Chameleon, assim como as kexts "extras", pode ser instalado tanto na partição EFI quanto na do Snow Leopard. Se optar por instalar na partição EFI, execute o seguinte comando no terminal
diskutil list
Veja o número do HD onde instalou o sistema e substitua o X no próximo comando por este número
sudo diskutil eraseVolume "HFS+" "EFI" /dev/diskXs1

Posted Image

A configuração do Chameleon pode ser feita pelo aplicativo Lizard (http://forum.voodoop...opic,842.0.html).

Posted Image

Graphics Injection - habilita o funcionamento dos drivers da placa de vídeo, funciona para várias placas ATI e nVidia.
Built In Ethernet - evita problemas relacionados à placa de rede não ser reconhecida como interna.

Nas preferências do Lizard, configure o Extra folder Path. Selecione a pasta Extra da partição onde você instalou o Chameleon.

Posted Image

Com o sistema já inicializando sem o CD de boot, fica faltando o ajuste fino. O fórum tem diversos tópicos sobre diferentes placas mãe, com as kexts e configurações necessárias. Se você não encontrar um tópico sobre a sua placa mãe, procure conhecer os componentes (áudio, rede, etc.) para poder procurar pelas kexts individualmente.

avcoura

avcoura

InsanelyMac Sage

• Members
  • PipPipPipPipPip
  • 283 posts
Fiquei um pouco confuso no site do Empire EFI, estou com medo de pegar arquivo errado.. Qual link você recomenda?

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,813 posts
Depende do hardware em que você vai instalar.

Novo: nawcom Mod CD 0.3.1
http://blog.nawcom.com/?p=446

Chipset Intel P55 e Intel Core i5 e i7 8xx, Intel Core 2 e Intel Core
http://www.mediafire.com/?thd5nmo2oyn (v.1085)

Intel Atom, Intel Core i7 9xx, Intel Core 2, Intel Core
http://www.mediafire.com/?g2kznm0dxgz (v.1085)

AMD Phenom e Athlon X2, X3, X4 e Intel Core i3/Pentium D/Pentium 4 6xx
http://www.mediafire.com/?o1egnkn2jxz (v.1085 experimental)

AMD Phenom, Athlon e Sempron com SSE3, bem como Intel Core i3, Core i5-M, Core i3-M, Core i7M
http://www.mediafire.com/?o4t0i5wdzkm (v.1085 R2 experimental)

Laptops com placa de vídeo Intel GMA 950, GMA X3100, bem como desktops com placa nVidia problemática (série 2xx) e placa ATI
http://www.mediafire.com/?r2muyitoyqc (v.1085 R2)

Para usuários de Intel Graphics 950 e 965 (X3100) que testaram outras versões e tiveram kernel panic ou tela branca
http://www.mediafire.com/?5zdyrtvhmil (v.1085)

avcoura

avcoura

InsanelyMac Sage

• Members
  • PipPipPipPipPip
  • 283 posts
Acho que a opção do X3100 é a minha, minha placa de vídeo é essa..vou fazer o teste aqui..Thanks!

Jakoozie

Jakoozie

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 48 posts
O meu PC é um Intel Core 2 Duo E8400, uso o segundo link?

Outra coisa, eu tenho duas partições uma com o Windows 7 e outra com as minhas coisas. Preciso de desinstalar o Windows 7 para instalar o osx?

Obrigado.

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,813 posts
Pode usar o primeiro link.

Sim, para instalar por este método precisa particionar o HD em GUID, pode instalar o Windows no mesmo HD, mas vai precisar reinstalar.

Para instalar junto com o Windows sem precisar reinstalar, pode fazer a instalação via USB usando o myHack (precisa ter um Mac OS rodando), ou pelo Hazard. Tem tópicos explicando ambos os métodos.

Jakoozie

Jakoozie

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 48 posts
Vou desinstalar o Windows 7 e instalar o Mac OS x Leopard (que é o que tenho aqui) e depois insta-lo o Windows 7 que é melhor.

Obrigado!

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,813 posts
Se for um Leopard "distro" não precisa remover o Windows, basta reduzir o tamanho da partição e criar outra nova.

Só precisa particionar em GUID se for instalar retail, como explicado neste tópico.

bahbel

bahbel

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 10 posts
Boas.
Penso que este tutorial está realmente muito bem feito, tenho apenas algumas duvidas.

Quanto espaço é necessário para a partição do Leopard?
Apos toda esta instalaçao, posso instalar o Windows 7 noutra partiçao?
Como é depois feita a gestão do boot (Leopard/Windows)?
Poderei fazer todos os updates que existirem para o Leopard?

Agradeço desde já!

OuVerRos

OuVerRos

InsanelyMac Legend

• Local Moderators
  • 1,207 posts
Quanto espaço é necessário para a partição do Leopard?
Não lembro de cabeça, mas acho que vai +/- 6GB. O ideal seria uma partição de 20GB e vai sobrar uns 15GB pra vc usar pra instalar programas e etc.

Apos toda esta instalaçao, posso instalar o Windows 7 noutra partiçao?
Sim, pode. Caso venha a perder o boot do win7 tem um tópico nessa mesma seção sobre como corrigir.

Como é depois feita a gestão do boot (Leopard/Windows)?
O Chameleon faz tudo.

Poderei fazer todos os updates que existirem para o Leopard?
Se vc usar kernel Vanilla, sim. Pra usar kernel Vanilla basta não marcar nenhum kernel na Customize. Pra AMD vc vai ter que usar um kernel modificado e o update fica por conta do combo que vc baixa a parte.

bahbel

bahbel

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 10 posts
Obrigado pela rápida resposta.

Ja agora, em vez de usar um DVD DL posso usar a ISO numa pen bootable de 8GB?
Neste momento ja tenho o Win7 instalado, ha maneira de instalar o Leopard noutra partiçao sem ter que perder o windows, mas ficar tudo com as mesmas facilidades?

Cumps

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,813 posts
Se você tiver acesso a algum computador com Mac OS pode seguir o tópico "Instalação do Snow Leopard via USB" para passar o DVD para o USB, caso contrário precisará de uma imagem que possa ser gravada pelo Windows.

Além disso vai precisar reduzir o tamanho da partição do Windows para criar uma nova.
http://windows.micro...on-my-hard-disk

bahbel

bahbel

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 10 posts
Hello outra vez.
Uma questão rapida. Tive aqui a ver nos meus dvds, e ja tenho sacada e gravada a versao 10.5.6 retail. Da para usar esta para este metodo em vez da 10.6?

Abraço

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,813 posts
É possível, mas você vai precisar de um boot CD para Leopard, esse tópico tem para algumas placas mãe.
http://www.insanelym...howtopic=125438

m1n31r0

m1n31r0

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 30 posts
Alguem poderia me dizer se o DVD Retail e algo desse tipo Mac OS X Install DVD.dmg?

E como eu gravo isso no dvd?

bahbel

bahbel

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 10 posts

Alguem poderia me dizer se o DVD Retail e algo desse tipo Mac OS X Install DVD.dmg?

E como eu gravo isso no dvd?

Como é explicado em varios outros tutorials, tens que primeiro fazer a instalaçao de uma versao Distro (iAtkos ou iDeneb, p.ex.) e usa-la para gravar o teu DVD.

Podes usar o UltraISO para transformar o dmg em ISO!

Só depois poderás gravar o dmg ISO!

Pelo menos acho que é isso, no entanto, espera que mais alguém responda pois posso tar enganado.

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,813 posts
m1n31r0, o DVD retail normalmente tem esse nome (Mac OS X Install DVD.dmg).

Nunca usei o procedimento indicado pelo bahbel, transformar em ISO pelo UltraISO e gravar pelo Windows, mas acredito que funcione.

Pelo Mac pode gravar pelo Utilitário de Disco.

bahbel

bahbel

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 10 posts
Ja agora, digam-me uma coisa. Se instalar o 10.5.6 como falei mais atras, tenho como depois fazer update para a 10.6 de maneira simples? :X

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,813 posts

Ja agora, digam-me uma coisa. Se instalar o 10.5.6 como falei mais atras, tenho como depois fazer update para a 10.6 de maneira simples? :X

Não recomendo fazer isso, é melhor fazer uma instalação da 10.6 direto. Se estiver com o 10.5 rodando, ao atualizar para 10.6 terá que substituir as kexts que você instalou (não as originais do sistema) por versões atualizadas.

bahbel

bahbel

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 10 posts

Não recomendo fazer isso, é melhor fazer uma instalação da 10.6 direto. Se estiver com o 10.5 rodando, ao atualizar para 10.6 terá que substituir as kexts que você instalou (não as originais do sistema) por versões atualizadas.

Ok, e há alguma BOA razão para depois actualizar para a 10.6? O que quero dizer é, se já tiver a 10.5.6 há alguma grande vantagem em mudar para 10.6?

E já agora, se meter a 10.6, mais tarde quando sair outra versao (seja 10.6.5, 10.7 ou quem sabe uma 11) terei que fazer o mesmo, e substituir a 10.6 pela mais recente? Nao poderei actualizar simplesmente?

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users

© 2014 InsanelyMac  |   News  |   Forum  |   Downloads  |   OSx86 Wiki  |   Mac Netbook  |   Web hosting by CatN  |   Designed by Ed Gain  |   Logo by irfan  |   Privacy Policy