Jump to content

Áudio ALC1200 não funciona no iDeneb 1.5.1 10.5.7


TollandBR
 Share

26 posts in this topic

Recommended Posts

Olá amigos!

 

Depois de várias tentativas, consegui instalar o iDeneb 10.5.7 (update 1.5.1 já pré-aplicado na ISO) na minha máquina. Aparentemente tudo funciona bem, com exceção do Sleep (já esperava por essa), e o som (ALC1200).

 

Na instalação escolhi a kext apropriada para o ALC1200 e o kernel Qoopz 9.7.0. No entanto, após instalar, quando chego nas opções de som do sistema, não há nenhum dispositivo para escolher.

 

Já fiz o teste com o kernel AnV 9.6.0 e não obtive sucesso. Não entendo o porquê de não estar funcionando o áudio, sendo que outras pessoas tiveram sucesso com a mesma distro e chipset.

 

Espero que possam me ajudar.

 

Minha máquina:

 

> AMD Phenom II X3 720 BE @ 3.5 GHz

> Asus M3A78-EM (AMD 780G/SB700)

> 4 GB DDR 2 800 MHz @ 904 MHz Corsair XMS2

> ATI Radeon HD4870 1GB

> Áudio integrado ALC1200 (não dá nem sinal de vida no OS X)

> Lan Realtek R1000 (funcionando)

> HDD 250 GB + 40 GB (Sata em AHCI)

> DVD-RW Sony/Lite-On (Sata)

> Caixas de som 2.1 + Headphone (logicamente não estão funcionando)

> Mouse + teclado Wireless (receptor USB) Trust

Link to comment
Share on other sites

Sleep não funciona mesmo. Agora o audio era pra funcionar. Não conheço muito iDeneb mas se vc marcou ALC1200 era pra ter reconhecido o audio.

Se vc fez mais alugma coisa pra tentar corrigir o audio? ... Tentou reparar as permissões.

Depois disso vc pode remover a kext e reparar as permissões e reinstalar via OSxTools.

Link to comment
Share on other sites

OuVerRos, obrigado pela resposta rápida.

 

Bem, eu tentei reinstalar a kext manualmente quando vi que não funcionava direito. Devo ter feito alguma besteira no caminho...

 

Eis o que fiz:

 

> Removi as kexts AppleHDA, HDAEnabler e ALC1200fix (ou algo assim, não lembro o nome) manualmente, apagando da pasta /Sistema/Biblioteca/Extensions.

 

> Baixei a kext ALC1200 Slim aqui:

 

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=161430

 

e instalei usando o Kext Helper b7. Não sei se correu tudo bem nessa parte, mas os arquivos novos foram parar na pasta /Sistema/Biblioteca/Extensions.

 

> Reiniciei a máquina (bootando o Mac com parâmetro -v -f). Não funcionou, pois continuei não tendo nenhum dispositivo listado nas preferências de som.

 

> Troquei o kernel Qoopz 9.7.0 pelo AnV XNU 9.6.0 (substituindo o arquivo mach_kernel do sistema), mas não adiantou muita coisa.

 

Foi isso que tentei fazer. Não sei se fiz algo de muito errado, mas se puder me explicar a maneira correta de reinstalar a kext, agradeço. E ela é (teoricamente) compatível com o kernel Qoopz 9.7.0, certo?

 

Mais uma vez obrigado. ;)

Link to comment
Share on other sites

No -v mostrou sim, mas não dá tempo de anotar todo o erro. Há alguma forma de pausar o boot no modo verbose, para eu anotar o que preciso?

 

De qualquer forma, o que consegui anotar foi isso:

 

Sound Assertion "0!=SetupHostInteface failed

e a mensagem prosseguia até a metade da linha de baixo... Tinha algo se referindo à AppleHDA.kext também, no meio da mensagem, mas infelizmente não deu para anotar tudo.

 

Outro problema que estou tendo, que não tem muito a ver com o som, é que (sabe-se lá porque) eu não posso alterar o multiplicador do meu processador na BIOS. O padrão é 14x, se eu coloco qualquer valor acima disso, o sistema (Leopard) fica muito lento e travado.

 

Por causa desse outro problema, meu overclock que antes era 15.5 x 226 = 3503 MHz (memórias @ 904 MHz) teve que ser alterado para 14 x 240 MHz (memórias @ 800 MHz). Usava o iPC 10.5.6 na minha antiga configuração (M2N-E + X2 5000+ BE), e conseguia usar meu OC com multiplicador alterado tranquilamente.

 

Você tem alguma ideia do que pode estar ocorrendo? Só preciso resolver esses 2 problemas para ficar com o Mac pronto para uso.

 

Agradeço novamente a ajuda.

Link to comment
Share on other sites

oldnapalm, não estou usando nenhuma kext para SpeedStep (Cool n' Quiet no caso da AMD). Quando tento entrar no sistema com o multiplicador alterado, ou ele aponta um erro dizendo que não pode determinar o clock em tempo real (ou algo assim) ou então entra no sistema, mas extremamente lento.

 

Atualizei o Leopard para a versão 10.5.8 através do iDeneb Delta Upgrade. Instalei o kernel Qoopz 9.7.0 (que funciona bem), e reinstalei a kext ALC1200 Slim para o 10.5.7.

 

O modo verbose aponta o seguinte erro (o mesmo de antes):

 

Dec 13 16:19:11 localhost kernel[0]: HDAEnabler: Copyright © 2008 by Kabyl

Dec 13 16:19:11 localhost kernel[0]: HDAEnabler: 05/05/2008 Added SPAudio support:TarugaHDAEnabler: Copyright © 2008 by Kabyl

Dec 13 16:19:11 localhost kernel[0]: HDAEnabler: 05/05/2008 Added SPAudio support:Taruga

 

Dec 13 16:19:11 localhost kernel[0]: Sound assertion "0 != setupHostInterface()" failed in "/SourceCache/AppleHDA/AppleHDA-168.1.3/AppleHDAController/AppleHDAController.cpp" at line 255 goto Exit1

 

Dec 13 16:19:11 localhost com.apple.kextd[10]: /System/Library/Extensions/System.kext/PlugIns/Unsupported.kext/Unsupported: Undefined in symbol set: _hpet_get_info

Dec 13 16:19:11 localhost com.apple.kextd[10]: /System/Library/Extensions/System.kext/PlugIns/Unsupported.kext/Unsupported: Undefined in symbol set: _hpet_register_callback

Dec 13 16:19:11 localhost com.apple.kextd[10]: /System/Library/Extensions/System.kext/PlugIns/Unsupported.kext/Unsupported: Undefined in symbol set: _hpet_request

Dec 13 16:19:11 localhost com.apple.kextd[10]: /System/Library/Extensions/System.kext/PlugIns/Unsupported.kext/Unsupported: Undefined in symbol set: _ml_hpet_cfg

Dec 13 16:19:11 localhost com.apple.kextd[10]: /System/Library/Extensions/System.kext/PlugIns/Unsupported.kext/Unsupported: Undefined in symbol set: _rdHPET

Dec 13 16:19:11 localhost com.apple.kextd[10]: /System/Library/Extensions/System.kext/PlugIns/Unsupported.kext/Unsupported: Undefined in symbol set: _hpet_get_info

Dec 13 16:19:11 localhost com.apple.kextd[10]: /System/Library/Extensions/System.kext/PlugIns/Unsupported.kext/Unsupported: Undefined in symbol set: _hpet_register_callback

Dec 13 16:19:11 localhost com.apple.kextd[10]: /System/Library/Extensions/System.kext/PlugIns/Unsupported.kext/Unsupported: Undefined in symbol set: _hpet_request

Dec 13 16:19:11 localhost com.apple.kextd[10]: /System/Library/Extensions/System.kext/PlugIns/Unsupported.kext/Unsupported: Undefined in symbol set: _ml_hpet_cfg

Dec 13 16:19:11 localhost com.apple.kextd[10]: /System/Library/Extensions/System.kext/PlugIns/Unsupported.kext/Unsupported: Undefined in symbol set: _rdHPET

Dec 13 16:19:11 localhost com.apple.kextd[10]: /System/Library/Extensions/System.kext/PlugIns/Unsupported.kext/Unsupported: Undefined in symbol set: _hpet_get_info

Dec 13 16:19:11 localhost com.apple.kextd[10]: /System/Library/Extensions/System.kext/PlugIns/Unsupported.kext/Unsupported: Undefined in symbol set: _hpet_register_callback

Dec 13 16:19:11 localhost com.apple.kextd[10]: /System/Library/Extensions/System.kext/PlugIns/Unsupported.kext/Unsupported: Undefined in symbol set: _hpet_request

Dec 13 16:19:11 localhost com.apple.kextd[10]: /System/Library/Extensions/System.kext/PlugIns/Unsupported.kext/Unsupported: Undefined in symbol set: _ml_hpet_cfg

Dec 13 16:19:11 localhost com.apple.kextd[10]: /System/Library/Extensions/System.kext/PlugIns/Unsupported.kext/Unsupported: Undefined in symbol set: _rdHPET

 

Dec 13 16:19:12 localhost kernel[0]: Sound assertion "0 != setupHostInterface()" failed in "/SourceCache/AppleHDA/AppleHDA-168.1.3/AppleHDAController/AppleHDAController.cpp" at line 255 goto Exit1

 

E tem outro erro também, que não estava presente antes, mas que não chega a atrapalhar em nada. É relacionado ao FireWire. Antes eu dei fim nesse erro selecionando o fix que remove todos os drivers FireWire na instalação. Mas após o update, os drivers voltaram (e o erro também).

 

Dec 13 16:19:15 localhost kernel[0]: ERROR: FireWire unable to determine security-mode; defaulting to full-secure.

 

Sobre o som, usando o AppleAzaliaAudio.kext o som funciona bem, mas somente 2 canais, e tanto a entrada de áudio quanto a saída frontal não funcionam.

 

No caso da kext ALC1200, apesar do erro, na Visão do Sistema consta o dispositivo de áudio apropriado.

 

audioa.th.png

 

Só que nas preferências de som, não há nenhum dispositivo de entrada para escolher...

 

soundpref.th.png

 

Espero que estejamos chegando perto de uma solução. =S

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Atualizei o Leopard para a versão 10.5.8 através do iDeneb Delta Upgrade. Instalei o kernel Qoopz 9.7.0

 

Existe a kernel 9.8.0 do qoopz

http://www.osx86.es/?p=573

a versão da kernel tem que coincidir com a versão das kexts seatbelt e System. Essas mensagens podem ser relacionadas

Dec 13 16:19:11 localhost com.apple.kextd[10]: /System/Library/Extensions/System.kext/PlugIns/Unsupported.kext/Unsupported: Undefined in symbol set: _hpet_get_info

 

Outra coisa que pode estar ligada: você selecionou algum DSDT patch na instalação?

 

Sobre o áudio, você tentou usar a VoodooHDA? Se quiser tentar, antes remova as kexts HDAEnabler e AppleHDA.

 

Ao instalar essa SLIM, você prestou atenção nesse passo antes de instalar?

- remova VoodooHDA ALCinjector.kext AppleHDA.kext ALC1200fix.kext e qualquer outra kext de áudio que possa ter instalado em /Extra ou em /System/Library/Extensions

 

Sleep não funciona mesmo.

 

O sleep pode funcionar, depende da placa mãe. Muitas vezes precisa mudança no DSDT. Aqui funciona tanto no 10.5 quanto no 10.6.

Link to comment
Share on other sites

Existe a kernel 9.8.0 do qoopz

http://www.osx86.es/?p=573

Vou fazer o teste... Vejamos se dá em alguma coisa.

 

a versão da kernel tem que coincidir com a versão das kexts seatbelt e System. Essas mensagens podem ser relacionadas

Dec 13 16:19:11 localhost com.apple.kextd[10]: /System/Library/Extensions/System.kext/PlugIns/Unsupported.kext/Unsupported: Undefined in symbol set: _hpet_get_info

Seria pedir demais eu perguntar o que signifca essa mensagem? :)

 

Outra coisa que pode estar ligada: você selecionou algum DSDT patch na instalação?

Não, nenhum. Deveria ter selecionado?

 

Sobre o áudio, você tentou usar a VoodooHDA? Se quiser tentar, antes remova as kexts HDAEnabler e AppleHDA.

 

Ao instalar essa SLIM, você prestou atenção nesse passo antes de instalar?

Não tentei. Vou baixar então e fazer o teste. Tomara que resolva.

 

E sim, antes de instalar a Slim eu removi todas as kexts de áudio citadas, que estavam na pasta /System/Library/Extensions. A pasta /Extra não existe no meu sistema. =S

 

O sleep pode funcionar, depende da placa mãe. Muitas vezes precisa mudança no DSDT. Aqui funciona tanto no 10.5 quanto no 10.6.

Alguma chance de um mero mortal como eu fazer funcionar o Sleep na M3A78-EM? :P

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda! :(

Link to comment
Share on other sites

Seria pedir demais eu perguntar o que signifca essa mensagem? -_-

 

Significa que o símbolo _hpet_get_info não está definido (na kernel). O kextd está tendo esse problema ao carregar a System.kext, provavelmente por ser da versão 10.5.8 e a kernel de uma versão anterior.

 

Não, nenhum. Deveria ter selecionado?

 

Não, a princípio não seria necessário.

 

Alguma chance de um mero mortal como eu fazer funcionar o Sleep na M3A78-EM? :P

 

Boas chances. Agora que eu reparei no modelo da placa mãe vi uma luz sobre o áudio

Asus M3A78-EM it's an ALC888!
Link to comment
Share on other sites

Agora que eu reparei no modelo da placa mãe vi uma luz sobre o áudio

 

-_- Em todos os lugares que procurei, inclusive na wiki de HCL, constava que a minha placa-mãe usa o ALC1200. Agora fiquei confuso...

 

Vou testar um ALC888 aqui então, e torcer para funcionar.

 

Sobre o kernel, já instalei a versão Qoopz 9.8.0. Sem problemas até o momento. Ainda não dei boot em -v para checar as mensagens.

Link to comment
Share on other sites

Vou testar um ALC888 aqui então, e torcer para funcionar.

 

Tenta com a VoodooHDA, deve funcionar a saída e mic frontal.

 

Sobre o kernel, já instalei a versão Qoopz 9.8.0. Sem problemas até o momento. Ainda não dei boot em -v para checar as mensagens.

 

Não precisa bootar em -v, olha no system.log direto.

Link to comment
Share on other sites

Testei o VoodooHDA, o áudio apareceu, mas ficou horrível, completamente chiado. Então testei uma kext para ALC888 (em anexo) que encontrei no kexts.com, e funcionou perfeitamente. Áudio (saída de linha) e microfone na saída traseira. Som por HDMI, 5.1 ou 7.1 eu não sei se funciona, pois não uso.

 

Infelizmente o áudio na saída frontal não funciona, mas isso eu posso dispensar, pois só uso a caixa de som esporadicamente, de forma que posso me dar ao trabalho de trocar um único cabo quando precisar. O que eu queria mesmo (e funcionou) era o microfone e a saída de linha para o áudio.

 

Não sei se tem relação, mas enquanto eu estava usando o kernel Qoopz 9.7.0, alguns programas frequentemente paravam de responder e não fechavam nem pelo encerramento forçado. Com o Qoopz 9.8.0, isso não aconteceu até agora (e já faz horas que estou usando a máquina).

 

O negócio do multiplicador alterado fazer o sistema ficar instável prevalece, mesmo com o kernel novo. Não sei o que ocorre, mas a lentidão absurda é muito estranha, pois não tinha isso com o meu antigo conjunto e o kernel Voodoo 9.5.0 (que já testei com o Phenom II e dá o mesmo problema).

 

Agora, tem outro probleminha que surgiu após a atualização para o 10.5.8. Minha USB parou parcialmente de funcionar. Qualquer dispositivo que esteja conectado durante o boot (mouse, teclado, webcam, etc.) é reconhecido normalmente, no entanto se conecto algo após o boot, o dispositivo não é montado.

 

Acabei de fazer o teste com meu pendrive. Ao bootar o Leopard com ele conectado, vejo o dispositivo montado na área de trabalho normalmente, como deveria ser. Mas se eu o conecto após o boot, ele não é devidamente montado.

 

O engraçado é que, ao reiniciar a máquina com o pendrive conectado após o boot, vejo na linha de comando um erro apontado que o dispositivo (na pasta /Volumes/Nome_do_Volume) está conectado e precisa ser desmontado.

 

Alguma idéia? Tirando o negócio do multiplicador (que na pior das hipóteses eu mantenho no padrão, com o OC @ 3.36 GHz) e o sleep, só falta isso para o sistema ficar bem utilizável.

 

Abraços!

 

*Obs: olha, o fórum em Português do InsanelyMac está me parecendo muito mais prestativo do que o em Inglês. Postei lá também, com as devidas explicações e o Inglês apropriado, e não obtive respostas. Da última vez que postei um problema nas duas salas foi a mesma coisa. Só posso agradecer aos amigos brazucas e portugas, rsrsrsrs... :D

ALC888Audio.mpkg.zip

Link to comment
Share on other sites

Parabens pela conquista xD

Semana passada eu instalei um hack pra um amigo com o iAtkos v7 e na custom eu vi um tal de USB que não tinha percebido em vezes passadas. Eu lembro que selecionei ele e na descrição falava algo sobre montar volumes USB. Agora não tenho certeza mas vc pode tentar extrair essa parte usando o Pacifist ou não?! Iiii agora me enrolei todo HuAhUaHuAhUaHuAhUaHuAhUa ... vou dormir LoL

Link to comment
Share on other sites

Parabens pela conquista xD

Semana passada eu instalei um hack pra um amigo com o iAtkos v7 e na custom eu vi um tal de USB que não tinha percebido em vezes passadas. Eu lembro que selecionei ele e na descrição falava algo sobre montar volumes USB. Agora não tenho certeza mas vc pode tentar extrair essa parte usando o Pacifist ou não?! Iiii agora me enrolei todo HuAhUaHuAhUaHuAhUaHuAhUa ... vou dormir LoL

Hehe, obrigado. Resolvi o problema da USB após apagar o antigo IOUSBFamily.kext, instalar o IOUSBFamily_3.4.91.kext (em anexo), rodar o reparador/limpador do OSX86Tools e reiniciar o sistema. Acabei de testar a porta USB frontal com um celular (que não tinha sido inserido antes do boot) e correu tudo bem.

 

Com a USB funcionando, instalei minha webcam usando o macam, e estou instalando minha multifuncional (HP F4180) pelo instalador (nativo para Mac) disponível no próprio site da HP. Agora meus scans e minhas videoconferências (com áudio!) estão garantidos, rsrsrs...

 

Bem, posso considerar meu Mac já pronto para uso diário. Só queria agora, se possível, descobrir a causa do problema com o multiplicador do processador, e saber por onde começo na busca pelo sleep na M3A78-EM. Como estou de férias, tenho bastante tempo para desperd..., digo, disponível. :lol:

 

Se puderem me dar o pontapé inicial, eu corro atrás para tentar fazer o sleep funcionar. Não sei nem se é possível, mas gostaria de tentar, e para isso preciso saber como começar.

 

Abraços!

IOUSBFamily_3.4.91.kext.zip

Link to comment
Share on other sites

Só queria agora, se possível, descobrir a causa do problema com o multiplicador do processador, e saber por onde começo na busca pelo sleep na M3A78-EM.

 

O passo inicial para fazer o sleep funcionar é descobrir por que não está funcionando, testar, verificar se aparece alguma coisa nos logs, observar os sintomas (dorme mas não acorda, desliga tudo menos os fans, dorme e acorda imediatamente, etc.). Sei que para funcionar no 10.5.8 é necessário estar usando a AppleIntelCPUPM (sem Disabler), mas como você usa AMD não sei se vai ser viável, uma alternativa é tentar com a kext SleepEnabler.

 

Sobre o problema com o multiplicador, você testou com a kext VoodooPower?

Link to comment
Share on other sites

O passo inicial para fazer o sleep funcionar é descobrir por que não está funcionando, testar, verificar se aparece alguma coisa nos logs, observar os sintomas (dorme mas não acorda, desliga tudo menos os fans, dorme e acorda imediatamente, etc.). Sei que para funcionar no 10.5.8 é necessário estar usando a AppleIntelCPUPM (sem Disabler), mas como você usa AMD não sei se vai ser viável, uma alternativa é tentar com a kext SleepEnabler.

 

Sobre o problema com o multiplicador, você testou com a kext VoodooPower?

Ele dorme mas não acorda... Vou procurar à respeito.

 

Quanto ao multiplicador, o que faz essa kext que você citou?

 

E infelizmente o problema da USB não foi resolvido. Bastou reiniciar a máquina sem meu pendrive estar conectado no boot, que nenhum dispositivo USB foi reconhecido. =(

 

Alguma idéia sobre a USB?

 

Obrigado pela força.

Link to comment
Share on other sites

Ele dorme mas não acorda... Vou procurar à respeito.

 

Mas chega a desligar os ventiladores? Você tentou apertar o botão de ligar pra ver se acorda?

 

Quanto ao multiplicador, o que faz essa kext que você citou?

 

Ela controla funções de gerenciamento de energia, inclusive variação do multiplicador dependendo do uso do CPU.

 

E infelizmente o problema da USB não foi resolvido. Bastou reiniciar a máquina sem meu pendrive estar conectado no boot, que nenhum dispositivo USB foi reconhecido. =(

 

Alguma idéia sobre a USB?

 

Não aparece nada no log quando você conecta o dispositivo USB? Você pode tentar mudar as configurações USB na BIOS (legacy, etc.).

Link to comment
Share on other sites

Mas chega a desligar os ventiladores? Você tentou apertar o botão de ligar pra ver se acorda?

Desliga os ventiladores sim. Aliás desliga tudo. Inclusive a função de desligar o HD presente nas opções de energia funciona perfeitamente.

 

A grande questão é que, no Sleep, mesmo apertando o botão de ligar, o PC não acorda. Os ventiladores são ligados novamente, mas a tela fica preta, a máquina sem qualquer resposta e o monitor (evidentemente) sem sinal.

 

Ela controla funções de gerenciamento de energia, inclusive variação do multiplicador dependendo do uso do CPU.

Legal. Vou testar essa kext depois.

 

Não aparece nada no log quando você conecta o dispositivo USB? Você pode tentar mudar as configurações USB na BIOS (legacy, etc.).

Não aparece nada no log (vendo pelo Console) quando conecto algo na USB. Inclusive, na Visão do Sistema, o dispositivo (Kingston DataTraveler 2.0) aparece como conectado. Só que não monta...

 

Uma coisa engraçada (?) que notei é que, quando removo a kext IOUSBFamily e a instalo novamente com o OSX86Tools, funciona perfeitamente a USB antes de eu reiniciar. Depois que reinicio a máquina, mesmo bootando com parâmetro -f, a USB volta a ter problemas.

Link to comment
Share on other sites

Desliga os ventiladores sim. Aliás desliga tudo. Inclusive a função de desligar o HD presente nas opções de energia funciona perfeitamente.

 

A grande questão é que, no Sleep, mesmo apertando o botão de ligar, o PC não acorda. Os ventiladores são ligados novamente, mas a tela fica preta, a máquina sem qualquer resposta e o monitor (evidentemente) sem sinal.

 

Nas configurações da BIOS, na parte sobre gerenciamento de energia, deve ter uma opção parecida com "Repost Video on S3 Resume", tenta botar "enabled".

 

Sobre o USB, eu tentaria fazer esse patch, eu precisei fazer para funcionar o sleep, talvez ajude no seu problema com os dispositivos USB

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=168014

 

Aqui tem uma versão traduzida

http://outlawcowboy.org/forum/showthread.php?t=7

 

Se quiser ajuda, roda esse patcher, apenas com a opção "new HPET" marcada, e anexa o arquivo dsdt_fixed.txt que ele gera na pasta Sessions/2009.../Debug

http://rapidshare.com/files/267729185/DSDTPatcherGUI_1.0.zip

Link to comment
Share on other sites

Nas configurações da BIOS, na parte sobre gerenciamento de energia, deve ter uma opção parecida com "Repost Video on S3 Resume", tenta botar "enabled".

 

Sobre o USB, eu tentaria fazer esse patch, eu precisei fazer para funcionar o sleep, talvez ajude no seu problema com os dispositivos USB

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=168014

 

Aqui tem uma versão traduzida

http://outlawcowboy.org/forum/showthread.php?t=7

 

Se quiser ajuda, roda esse patcher, apenas com a opção "new HPET" marcada, e anexa o arquivo dsdt_fixed.txt que ele gera na pasta Sessions/2009.../Debug

http://rapidshare.com/files/267729185/DSDTPatcherGUI_1.0.zip

Consegui resolver o problema da USB! Seguindo esse tópico:

 

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=95789

 

Descobri que a versão da System.kext instalado no meu sistema era a 9.7.0, enquanto o kernel é o 9.8.0. Removi a System.kext antiga e instalei a nova (em anexo) e agora os dispositivos USB estão sendo montados normalmente.

 

Agora vou seguir suas dicas para tentar fazer o Sleep funcionar e resolver o probleminha do multiplicador.

 

E uma outra pergunta: se eu fizer uma imagem da partição onde está o Leopard usando o Utilitário de Disco e depois restaurar essa imagem em outro HD (na mesma máquina) irá funcionar tudo corretamente? É que pretendo trocar meu HD em breve, e não queria ter o trabalho de instalar e configurar tudo de novo no Mac.

 

Abraços!

System_9_8.zip

Link to comment
Share on other sites

Descobri que a versão da System.kext instalado no meu sistema era a 9.7.0, enquanto o kernel é o 9.8.0. Removi a System.kext antiga e instalei a nova (em anexo) e agora os dispositivos USB estão sendo montados normalmente.

 

Boa, não lembrava dessa, as kexts System e seatbelt devem ser da mesma versão que a kernel, senão terá problemas ao montar dispositivos USB e arquivos DMG.

 

E uma outra pergunta: se eu fizer uma imagem da partição onde está o Leopard usando o Utilitário de Disco e depois restaurar essa imagem em outro HD (na mesma máquina) irá funcionar tudo corretamente? É que pretendo trocar meu HD em breve, e não queria ter o trabalho de instalar e configurar tudo de novo no Mac.

 

Sim, vai funcionar, inclusive você pode restaurar uma partição direto pra outra (de um HD pro outro) sem precisar salvar numa imagem. Apenas você terá que instalar o bootloader na nova partição.

Link to comment
Share on other sites

Bem, a kext VoodooPower funciona, mas não surte efeito quanto ao multiplicador alterado. De qualquer forma estou rodando o sistema em stock, e só estou carregando o overclock quando realmente preciso (para jogar GTA IV, por exemplo).

 

Sobre a SleepEnabler.kext, foi só instalar e ter um Kernel Panic. Tive que retirá-la pelo Windows. E os sintomas do Sleep mudaram agora com o 10.5.8. Nem os ventiladores estão desligando. =(

Link to comment
Share on other sites

Pelo que li, na 10.5.8 precisa estar rodando a AppleIntelCPUPM para o sleep funcionar (não pode estar usando a kext Disabler), por isso os ventiladores não desligam mais. A SleepEnabler serviria para ativar a AppleIntelCPUPM na hora do sleep, mas se pra você não funciona, poderia tentar remover a Disabler e usar a VoodooPower junto com a AppleIntelCPUPM, acredito que não tenha problema.

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...