Jump to content

WinXP+Linux+iAtkos


Emaeth
 Share

7 posts in this topic

Recommended Posts

Ola pessoal.

No meu tópico anterior eu estava com dificuldades para configurar o particionamento, nada aparecia na tela select destination e eu não coneguia monstar as partições no disk utilities, resolvi o problema deletando as partições logicas que tinha e criando uma sem formato no lugar. Pelo disk utilities formatei ela para HFS+ com nome de Leopard (tinha visto isso num outro topico) e deu certo, o problema é que a partição era logica :) . No boot recebia a mensagem boot0: testing 3 vezes e depois uma 4 mensagem dizendo error.

Bem, dai eu fui recuperar o boot do XP, mas quando rodei o comando fixmbr eu perdi minha tabela de particionamento, agora tenho 2 problemas pra resolver:

 

1- como recuperar a tabela de particionamento e depois como deve ficar o esquema de paticionamento sendo que preciso de 5 partições.

- FAT32 pro XP

- FAT32 pra backup

- HFS+ pro Leopard

- EXT3 pro Linux

- Swap

 

2- em que ordem e como e devo instalar os 3 sistemas ? porque o xp perde o boot se eu "seto" a partição do Leopard como ativa e o Linux perde o grub quando eu for instalar o Mac

 

Alguem pode me ajudar ?

Valeu.

Link to comment
Share on other sites

Não entendi, você perdeu a tabela de partição e quer recuperar, ou quer fazer tudo denovo?

Pra tentar recuperar, sei que existe algum programa que faz isso, tem um CD de boot com ele, procure por "hiren's boot" (pode tentar o Partition Table Doctor).

Se for fazer tudo denovo, recomendo a seguinte ordem:

- começa instalando o Windows, já cria as 2 partições FAT32 (primárias)

- depois instala o Mac OS (partição HFS+ primária), pode criar uma partição FAT32 pelo instalador do Windows e depois converte pra HFS+ pelo Utilitário de Disco na instalação do Mac

- em seguida instale o Linux, pode ser em partição extendida, já que só pode ter 4 primárias, você já tem 3 e vai precisar mais 2 (Linux + swap)

Pode setar a partição do Mac como ativa, o Windows não se importa, você vai gerenciar o boot pelo GRUB mesmo, né?

No menu.lst do GRUB tem o exemplo de como bootar o Windows, pra bootar o Mac é igual (só muda o número da partição, claro)

title		   Windows
root			(hd0,0)
savedefault
makeactive
chainloader	 +1

title		   Mac OS X
root			(hd0,2)
savedefault
makeactive
chainloader	 +1

Link to comment
Share on other sites

Estranho, meu Windows não boota se a partição dele não for ativa, isso eu testei com Grub e também logo após a instalação.

 

Bom, eu tentei recuperar a tabela com o gpart pra Linux, ele conseguio enxergar as 2 Fat32, mas não gravou na trilha, talvez seja erro meu no manuserio do programa... Dai eu fiz um pequeno backup no pendrive e refiz tudo !

 

Não vou mais tentar instalar o OSX nessa HD, mas consegui tirar umas lições dessa experiência que vão ser uteis quando eu arrumar o HD cobaia.

 

O que eu entendi é que não podem haver partição extendida abaixo da partição do OSX e também ele não pode ser instalado numa logica. A melhor maneira de fazer a partição HFS+ é cirando um empty em qualquer particionador e depois formatar pelo Disk Utilities. (só pra esclarecer pra quem estivesse acompanhando o topico tendo o mesmo problema)

Link to comment
Share on other sites

Estranho o seu não funcionar, aqui funciona normalmente

Disk: /dev/disk0	geometry: 30401/255/63 [488397168 sectors]
Signature: 0xAA55
	 Starting	   Ending
#: id  cyl  hd sec -  cyl  hd sec [	 start -	   size]
------------------------------------------------------------------------
1: 07	0   1   1 - 1023 254  63 [		63 -  394267167] HPFS/QNX/AUX
2: 83 1023 254  63 - 1023 254  63 [ 394267230 -   43054200] Linux files*
*3: AF 1023 254  63 - 1023 254  63 [ 437321430 -   43054200] HFS+		
4: 82 1023 254  63 - 1023 254  63 [ 480375630 -	8016435] Linux swap

Você usou o parâmetro "makeactive" na configuração do GRUB?

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
estava com essa dúvida, eu tenho windows e linux instalado, queria saber dava pra ter os 3.

Pode sim.

 

Se você optar pelo Chameleon como gerenciador de boot principal, instale o GRUB na partição do Linux, não no MBR, aí o Linux aparece no Chameleon.

 

O GRUB2 faz o boot do Mac OS X sem necessidade de ter o Chameleon, mas por enquanto só funciona com o Leopard, com o Snow ainda não.

 

Também pode fazer o GRUB chamar o Chameleon, como estava sendo discutido neste tópico.

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...