Jump to content

Como controlar o CPU Fan


Ze das Cove
 Share

12 posts in this topic

Recommended Posts

Fala galera!

 

Tenho um problema que há muito tempo não consigo resolver e apesar de várias tentativas e buscas nada funcionou bem de verdade.

 

Tenho o OS X 10.5.7 instalado (Retail) em um Notebook Dell Inspiron 1525.

 

Praticamente tudo que preciso funciona perfeitamente (som, vídeo, rede, wifi, bluetooth), mais informações em macyourpc.com.

 

O problema que me incomoda e muito e a ventoinha da CPU, praticamente ela está sempre disparada. Normalmente no Windows isso não acontece, dái a desconfiança de ser algum controlador do Leopard que não funciona bem ou nem funciona.

 

Tentei o IntelSpeedStep e o VoodooPower. O voodoo teve um desempenho melhor mas ainda assim a ventoinha está quase sempre com ruído excessivo.

 

Já li no manual do Voodoo Superhai que a kext é configurável mas como isso implica mexer em voltagem do processador não quis me arriscar sem discutir a questão antes.

 

Alguém já passou por isso? Alguma idéia?

 

Muito obrigado a todos, saudades do HMBT.

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...

Pelo que eu sei os fans, tanto do CPU quanto da VGA, são controlados automaticamente, quanto mais alta a temperatura, mais rápido o fan vai girar. É normal o fan da VGA fazer muito barulho quando estiver rodando um programa ou jogo que utilize bastante a placa de vídeo. Se o fan do CPU estiver girando muito rápido com utilização normal, é provável que o SpeedStep não esteja funcionando e o CPU fique sempre na frequência máxima. Para resolver deve-se habilitar o gerenciamento de energia, seja corrigindo o DSDT para funcionar o AppleIntelCPUPowerManagement, ou usando o VoodooPower.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Também to preocupado com a temperatura.

O meu é um Acer Aspire 5720. Mac OS X 10.5.8 Retail.

Com o processador ocioso fica entre 42 e 45 graus. Com o processador na casa dos 60% fica entre 60 e 62 graus.

Tentei essa dica http://www.s155158671.websitehome.co.uk/applefankextmod.html mas não teve nenhuma mudança.

Será que tem como melhorar isso?

Link to comment
Share on other sites

To com o VoodooPower e o AppleIntelCPUPowerManagement, que eu já havia tirado pra ver se melhorava, mas não fez diferença, então coloquei de volta.

O duro é que fuçando aqui pra ver se resolvia o problema da temperatura, não sei que nhaca que eu fiz que agora os itens de menu (airport, bateria, som, etc...) ficam piscando... hehe

Link to comment
Share on other sites

Essa dos ícones foi bizarro mesmo, mas resolveu reparando as permissões pelo OSX86 Tools

To preocupado com a temperatura porque no meu PM G4 1.25, com o processador a 100%, a temperatura não passa de 42ºC.

To um pouco cabreiro, mas em notebook a história é outra, né...

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...