Jump to content

Uma dúvida no mínimo razoavél


Haziz
 Share

22 posts in this topic

Recommended Posts

antes de mais nada, gostaria de informar que tenho instalado há pouco a versão do iATKOS 4i sem problemas...

 

mas a questão é:

 

Quais são as diferenças/vantagens do vanilla kernel? Sei que é o kernel original e tal, mas...

O que é esse PC EFI?

precisamos sempre de um bootloader?

 

fico com essas e mais dúvidas, por que não entendo bem essa busca pelo "Leopard perfect install" se eu por exemplo consigo rodar sem problemas essa versão do iATKOS 4i.

 

agradecido pela atenção e todas as possíveis respostas.

 

 

p.s. Se alguém poder ir mais alem nas minhas dúvidas, por favor, compartilhe-as.

Link to comment
Share on other sites

antes de mais nada, gostaria de informar que tenho instalado há pouco a versão do iATKOS 4i sem problemas...

 

Parabéns

 

mas a questão é:

Quais são as diferenças/vantagens do vanilla kernel? Sei que é o kernel original e tal, mas...

 

O vanilla Kernel é suposto acelerar o desempenho do sistema até 11%, dependendo da máquina. O facto de não ter nenhum patch ou alterações na sua estrutura original contribui para isso. Por isso, é sempre aconselhável usar o original se possível.

 

O que é esse PC EFI?

 

É um emulador de EFI, protocolo que substitui o velho e bolorento BIOS nos PCs da Apple. Sem EFI o OSX simplesmente não funciona. Com o PC_EFI, é possível instalar o sistema a partir de um DVD original de OSX, aplicar-lhe alguns patches e ficar com o Leopard ou Tiger a funcionar sem problemas num PC que nunca foi pensado para o OSX. Também permite actualizações através do Software Update da Apple.

 

precisamos sempre de um bootloader?

 

Sim. Pela razão que expliquei acima. O próprio Windows tem um bootloader, só não se vê.

 

fico com essas e mais dúvidas, por que não entendo bem essa busca pelo "Leopard perfect install" se eu por exemplo consigo rodar sem problemas essa versão do iATKOS 4i.

Nem todo o software corre com as versões alteradas do OSX. Há alguns programas que não correm em iAKTOS, Kalysway, JaS ou qualquer outra distribuição. Daí que uma "Leopard perfect install" aguce o apetite a muita gente. Por outro lado, é uma questão de orgulho. (Questão não é sinónimo de pergunta, acho que falta referir isso) Quem tem uma instalação semelhante às que funcionam numa máquina Mac original sente um enorme orgulho no seu PC e na perícia necessária para colocar o sistema em tal estado de perfeição.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado JJDURO. Resposta muito didática da sua parte. Agora quem sabe eu esteja a buscar esse "Leopard perfect install"...

 

Tenho outras 2 perguntas se forem possíveis de responder e talvez tenha relação ao que me foi explicado:

 

Toda vez que paro um torrent ativo no Transmission meu Hack demora uns 5 minutos para poder voltar ao "normal". Meu HD simplesmente não pára de trabalhar durante esse tempo impossibilitando algum outro trabalho. Sabes a relação?

 

Os meus vídeos estão com delays mesmo com os QE/QGL/CI ativados. Sabes também a causa disto?

 

Agradecido novamente.

Link to comment
Share on other sites

Outra coisa: Tentei fazer um negócio aqui que achei tão fácil que estou com dúvidas se tenho o vanilla kernel a.k.a Darwin Kernel 9.4.0 e o System.Kext 9.4.0

 

Last login: Tue Sep 9 15:54:18 on ttys000

hugo-souzas-mac-pro:~ hugosouza$ uname -a

Darwin hugo-souzas-mac-pro.local 9.4.0 Darwin Kernel Version 9.4.0: Fri Aug 1 21:34:49 EST 2008; ToH & StageXNU:xnu-1228.5.20/BUILD/obj/RELEASE_I386 i386

 

eu tenho o tal Vanilla Kernel?

Link to comment
Share on other sites

Outra coisa: Tentei fazer um negócio aqui que achei tão fácil que estou com dúvidas se tenho o vanilla kernel a.k.a Darwin Kernel 9.4.0 e o System.Kext 9.4.0

 

Last login: Tue Sep 9 15:54:18 on ttys000

hugo-souzas-mac-pro:~ hugosouza$ uname -a

Darwin hugo-souzas-mac-pro.local 9.4.0 Darwin Kernel Version 9.4.0: Fri Aug 1 21:34:49 EST 2008; ToH & StageXNU:xnu-1228.5.20/BUILD/obj/RELEASE_I386 i386

 

eu tenho o tal Vanilla Kernel?

 

Parece que não. O ToH é um kernel modificado.

 

deverias ler algo deste tipo.

 

jjduros-mac-pro:~ jjduro$ uname -a

Darwin jjduros-mac-pro.local 9.4.0 Darwin Kernel Version 9.4.0: Mon Jun 9 19:30:53 PDT 2008; root:xnu-1228.5.20~1/RELEASE_I386 i386

 

 

 

Em relação à tua dúvida sobre os torrents... não sei o que te dizer. Se calhar - não tenho a certeza -, o programa de torrents está a fazer uma busca pelo conteúdo do HDD para elaborar um índice de itens passíveis de upload. Experimenta o azureus e verifica se o resultado é o mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Caro JJduro, és agora meu conselheiro de hackintosh!!! Brincadeira...

 

Tenho uma pergunta: Posso pegar um vanilla kernel e instalá-lo através de x86Tools? (foi o que fiz para instalar este kernel) E se posso, tens como arrumares para mim? (o seu seria interessante) outra brincadeira...

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Caro JJduro, és agora meu conselheiro de hackintosh!!! Brincadeira...

 

Tenho uma pergunta: Posso pegar um vanilla kernel e instalá-lo através de x86Tools? (foi o que fiz para instalar este kernel) E se posso, tens como arrumares para mim? (o seu seria interessante) outra brincadeira...

 

Abraços.

 

Sim. É possível. Mas aconselho a que faças um backup do kernel que tens neste momento. envio o meu que consegui via software update. podes descarregá-lo aqui: http://rapidshare.com/files/144111690/mach_kernel.zip

Link to comment
Share on other sites

mas noticias caro JJduro. Boot loop. Tens alguma ideia?

 

meu hardware:

 

intel desktop perl d865

pentium 4 - prescott 2.4Ghz

teclado e mouse PS2 - funcionam com esse kernel

lan - realtek 8139 ok

audio - Soundmax cadenza ok

2 HDs Samsung IDE 40Gb

Dvd-Ram Lg Gsa 4120b

Liteon Dvdrw swh 1635s

 

sera que o fato do boot loop se deu pelo meu teclado e mouse serem PS2?

 

 

Abraco.

Link to comment
Share on other sites

Pois. Esqueci desse pormenor. os kerneis vanilla só funcionam em sistemas C2D. o teu não o é. Deves fazer restauro do kernel anterior. no arranque, quando tens a contagem decrescente, deverás carregar em enter para entrar na linha de comandos e opções de boot. depois escreve: mach_kernel.backup, para arrancar com o kernel antigo e do qual fizeste backup. Depois do sistema gráfico ter arrancado, usa as OSX86Tools para restaurar o kernel antigo. se não tiveres o programa, usa a consola e escreve:

 

sudo -s

password

 

cd /

mv /mach_kernel.backup /mach_kernel

diskutil repairPermissions /

reboot

 

 

e pronto, o sistema deverá estar a funcionar outra vez

Link to comment
Share on other sites

é possível fazer com que esse bootload fique invisivel? ligar, aparecer as infos do sistema e ir direto a tela cinza de boot da apple?

 

 

sim. vai à pasta Library/Preferences/SystemConfiguration procura o ficheiro com.apple.Boot.plist e arrasta-o para o Desktop e edita-o, pode ser com o editor de texto.

tem de passar disto:

 

<key>Kernel Flags<key>

<string>-v<string>

 

para isto:

<key>Kernel Flags<key>

<string><string>

 

guarda, fecha e volta a arrastar o ficheiro para a pasta Library/Preferences/SystemConfiguration. introduz a Password quando a pedir - tens sempre de ter uma password. de outra maneira, o Leopard não aceita certas alterações.

e pronto. deves ter a tela cinza

Link to comment
Share on other sites

A tela cinza ja tenho sim, eu quis dizer aquele load que aparece um pouco antes, perguntando se quer apertar F8 para entrar em modos de segurança, etc.. que aparece a info da placa de video, tipo Please wait 5 seconts... depois disso é que vem a tela cinza, que aqui por default já funciona. Estou falando desta tela de antes, se é possivel inibir

Link to comment
Share on other sites

sim. mas vais sempre ver as linhas de comando por um segundo. usando as mesmas instruções: vai à pasta Library/Preferences/SystemConfiguration procura o ficheiro com.apple.Boot.plist e arrasta-o para o Desktop e edita-o, pode ser com o editor de texto.

tem de passar disto:

 

<key>Time Out<key>

<string>5<string>

 

para isto:

<key>Time Out<key>

<string>1<string>

 

guarda, fecha e volta a arrastar o ficheiro para a pasta Library/Preferences/SystemConfiguration. introduz a Password quando a pedir - tens sempre de ter uma password. de outra maneira, o Leopard não aceita certas alterações.

 

Já tentei colocar zero, mas não funciona. Com Zero, o menu pára à espera que introduzas uma opção.

 

Link to comment
Share on other sites

Caro JJduro, é o seguinte:

 

meu iPod estava funcionando perfeitamente... o OS montava ele bonitinho... Agora estou com problemas quando o plugo no usb. Agora está aleatório a montagem dele no sistema, as vezes monta e as vezes não.

 

o que pode ser isto?

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Caro JJduro, é o seguinte:

 

meu iPod estava funcionando perfeitamente... o OS montava ele bonitinho... Agora estou com problemas quando o plugo no usb. Agora está aleatório a montagem dele no sistema, as vezes monta e as vezes não.

 

o que pode ser isto?

 

Abraço.

 

Pode ser um problema nos drivers IOUSB... sugiro-te que procures a tua versão de drivers IOUSBFamily aqui -> http://developer.apple.com/hardwaredrivers...d/usbdebug.html e que a instales. Basta fazer download e instalar a versão que não diz debug. Se for preciso, posso enviar-te o ficheiro para o teu mail.

 

PS

Tens de te registar no site da ADC.

Link to comment
Share on other sites

acho que vou precisar do teu envio...

 

outra coisa... e é muito estranha... enquanto estamos falando aqui, consegui conectar meu ipod, mas daí ejetei ele e quando tento por ele novamente, simplesmente não monta.

 

estranho e chato este problema viu?

 

pelo que vi minha versão é a 10.5.4 9E17

 

p.s. se puder mandar as instruções de instalação...

 

thanks man!

Link to comment
Share on other sites

acho que vou precisar do teu envio...

 

outra coisa... e é muito estranha... enquanto estamos falando aqui, consegui conectar meu ipod, mas daí ejetei ele e quando tento por ele novamente, simplesmente não monta.

 

estranho e chato este problema viu?

 

pelo que vi minha versão é a 10.5.4 9E17

 

 

p.s. se puder mandar as instruções de instalação...

 

thanks man!

 

Não estou em OSX.. mas creio que basta clicar no DMG e instalar, clicando duas vezes no instalador. O ficheiro já está a caminho.

 

PS

tira o teu endereço de email do post

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...