Jump to content

Boot-132


jjduro
 Share

32 posts in this topic

Recommended Posts

Já alguém experimentou o Boot-132?

Ok... Alguém além do f41qu3... :unsure:

 

Que vantagens traz este novo método de arranque para alguém que costuma fazer a instalação através de uma flat image?

 

 

cumps.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Pois é F41qu3, fui no HMBT, como voce postou ai em cima, mas mas achei o tutorial um tanto que vago para leigos como eu, parei em "gravar a ISO dar o boot e fazer o swap para LEO retail".

 

Minhas duvidas, assim como podem ser a de outros usuarios que querem experimentar o MAC OS, é:

 

- Tem que ter o Mac Os instalado? (Iatkos, Kaliway, etc).

- Este metodo é preciso formatar o HD em HFS?

- Como se copia e inclui a Kexts? elas são necessarias para dar o boot?

 

Tentei dar o boot tanto pela iso modificada, como a "sem alteração", sem incluir nenhuma Kext, quando termina a leitura do cd de boot aparece uma mensagem de erro, algo como que o arquivo com.apple.boot.plist nao esta em tal diretorio.

 

Mas de maneira nenhuma, quero lhe sobrecarregar ou construir um novo tutorial, acho que a filosofia deste forum, é ajudar, e ficarei no aguardo até que alguém possa postar um tutorial passo a passo.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Vc nao prescisa ter o OS X instalado pode fazer as modificaçoes do cd do linux ou do windows ou do mac e etc...

 

Vc vai instalar o cd do leopard original entao vc vai prescisa formatar o hd... eh uma instalação igual as outras mas que pode usar o cd original...

 

aqui vai como fazer

 

 

estraia a generic.iso para uma pasta.

 

abra o terminal e entre no diritorio Boot-132

 

digite chmod 777 INITRD.IMG

 

monte INITRD.IMG dando um duplu-click sobre ele ou usando o comando mount pelo terminal

 

modifique e adicione, substituaou apague qualquer kexts que vc prescisar

(recomendado: dsmos.kext, AppleACPIPlatform.kext e qualquer outras usadas para vc instalar pela primeira vez)

 

ejete a imagem do disco image.

 

 

copie sua imagem modificada INITRD.IMG e o original generic.iso

 

abra generic.iso para edição

 

apague o arquivo INITRD.IMG contido dentro do generic.iso

 

substitua-o pelo seu INITRD.IMG e salve

 

queime a imagem generic.iso em um cd

 

 

Basicamente, queime a iso em um cd, da boot com o cd, quando aparece o prompt do darwin, tire o cd e coloco o cd original do leopard aperte enter , depois instale, da boot com o cd novamente, instala os *.kext que vc prescisa...

Link to comment
Share on other sites

Primeiramente, obrigado por responder as minhas duvidas applein!

Tenho mais algumas duvidas de noob, estes comandos que voce citou ai em cima, são executados no Mac OS, Windows ou Linux?

 

E a mensagem de erro é mostrada rapidamente quando o dou o boot pela iso, algo como que o arquivo com.apple.boot.plist nao esta no diretorio /library/sistemconfiguration/com.apple.boot.splist(nao me lembro o caminho direito).

Link to comment
Share on other sites

pode ser no linux ou macos da pra fazer no windows tambem mas vai prescisa de outros programas... faça isto num livecd do linux com o apoio de um pendrive usb... este erro prescisa de maiores detalhes para poder ajudar...

Link to comment
Share on other sites

Boas applein!

 

Depois de refazer a instalação consegui a linha de erro. vou colocar o passo a passo aqui:

 

-Gravei a iso do boot-132.

-dou o boot pelo mesmo.

-Começa a leitura das Kexts colocadas n intrd.img.

-Após o termino da leitura do intrd.img, a tela se apaga e uma nova tela mostra rapidamente este caminho /Library/Preferences/SystemConfiguration/com.apple.Boot.plist not found.

-Após isso, é mostrada a tela do darwin, para digitar -v ou ?.

-coloco o DVD retail do leopard.

-Dou enter e entra na tela de selecionar 80 ou 81.

-abaixo aparece assim[9f] como default boot, que suponho é meu cdrom aperto enter.

-logo a seguir aparece o dvd leopard para boot.

- aparece a tela da maça, e depois disso, a tela fica azul somente.

Link to comment
Share on other sites

Não fiquei convencido. Depois de instalar o Leopard através do DVD original tenho de instalar os kexts necessários para o vídeo, som, rede e o dsmos.kext.

Além disso, é preciso instalar o Chameleon ou o Darwin bootloader para o sistema arrancar sem o CD ou PEN com o Boot-132?

É isso não é?

 

Se é assim, qual é a vantagem do Boot-132, relativamente aos DVDs JaS, Kalyway, Leo4all e iAKTOS??

Link to comment
Share on other sites

Não fiquei convencido. Depois de instalar o Leopard através do DVD original tenho de instalar os kexts necessários para o vídeo, som, rede e o dsmos.kext.

Além disso, é preciso instalar o Chameleon ou o Darwin bootloader para o sistema arrancar sem o CD ou PEN com o Boot-132?

É isso não é?

 

Se é assim, qual é a vantagem do Boot-132, relativamente aos DVDs JaS, Kalyway, Leo4all e iAKTOS??

 

 

Até onde meu ingreis vai, somente para atualização direta pelo site da apple, agora que voce comentou isso, tambem não to achando grande vantagem nisso sendo que preciso de kexts modificadas para dar o boot, agora se desse boot pelo DVD sem nenhum auxilio de kext modificadas aí sim é uma grande noticia, fora isso, iatkos e kaliways afim servem para quebrar o galho.

Link to comment
Share on other sites

Da para dar boot no DVD original sem modificação, que leva muito menos tempo de boot que os DVDs modificados.

Usando Boot-132 posso dar boot nos CDs/DVDs com utilitários de reparação, nos quais geralmente não se encontra com modificação para Hackintosh.

Link to comment
Share on other sites

Dá para dar boot no DVD original sem modificação, que leva muito menos tempo de boot que os DVDs modificados.

Mas isso é só uma vez, no momento da instalação.

 

Usando Boot-132 posso dar boot nos CDs/DVDs com utilitários de reparação, nos quais geralmente não se encontra com modificação para Hackintosh.

 

Quais são os utilitários? Até o Kismus Live DVD funciona com Hackintosh.

Link to comment
Share on other sites

Ok, resolvi o problema da tela azul, a causa disso é que minha placa grafica a GMA950 tem suporte a 2 monitores e quando dou o boot pelo cdboot-132, ela acaba iniciando o monitor 2 ao invés do 1, conectei outro monitor e apareceu a tela de instalação, porem somente o mouse USB funciona, o teclado do meu notebook, nao funciona impossibilitando de fazer o cadastro inicial, nem mesmo o mouse nativo funciona.

 

Já estou achando que este boot-132 não tem muita diferença do aitkos ou kaliway, alem de ser complicado para instalar, este serviço de self-service de Kext é muito frustrante.

Link to comment
Share on other sites

Ok, resolvi o problema da tela azul, a causa disso é que minha placa grafica a GMA950 tem suporte a 2 monitores e quando dou o boot pelo cdboot-132, ela acaba iniciando o monitor 2 ao invés do 1, conectei outro monitor e apareceu a tela de instalação, porem somente o mouse USB funciona, o teclado do meu notebook, nao funciona impossibilitando de fazer o cadastro inicial, nem mesmo o mouse nativo funciona.

 

Já estou achando que este boot-132 não tem muita diferença do aitkos ou kaliway, alem de ser complicado para instalar, este serviço de self-service de Kext é muito frustrante.

 

para conseguires que o rato e o teclado funcionem, terá de colocar os kext relativos a esses dispositivos dentro da imagem initrd. Ou, em alternativa, usar rato e teclado USB externos. Esse foi um dos primeiros problemas que o JaS e os outros que instalaram o OSX em plataformas não Apple tiveram que resolver.

Link to comment
Share on other sites

não que eu saiba, quando instalo pelo iatkos 2.0i, ele carrega GMA950, mas tenho problemas de mouse tearing ou artifact como falam ai no forum, mas não escolho ele no customize não, ele carrega sozinho no iatkos, no iatkos tenho a impressão que ele faz a mudança do monitor 1 para o 2 ou sei la, vice versa, mas no boot 132 acho que nao faz, da a impressao que no boot-132 ele deixa o monitor 2 como ativo, mas o 1 nao funciona, mesmo conectando dois monitores.

Link to comment
Share on other sites

Já tentaste isto para resolver os artefactos no rato? http://www.winmatrix.com/forums/index.php?showtopic=17651

 

Se precisares, eu faço a tradução para Português

 

Em relação ao boot-132, acho que, por enquanto, deviamos deixá-lo parado. Pelo menos, se não houver uma razão realmente útil para o usar.

 

 

não que eu saiba, quando instalo pelo iatkos 2.0i, ele carrega GMA950, mas tenho problemas de mouse tearing ou artifact como falam ai no forum, mas não escolho ele no customize não, ele carrega sozinho no iatkos, no iatkos tenho a impressão que ele faz a mudança do monitor 1 para o 2 ou sei la, vice versa, mas no boot 132 acho que nao faz, da a impressao que no boot-132 ele deixa o monitor 2 como ativo, mas o 1 nao funciona, mesmo conectando dois monitores.
Link to comment
Share on other sites

Já tentaste isto para resolver os artefactos no rato? http://www.winmatrix.com/forums/index.php?showtopic=17651

 

Se precisares, eu faço a tradução para Português

 

Em relação ao boot-132, acho que, por enquanto, deviamos deixá-lo parado. Pelo menos, se não houver uma razão realmente útil para o usar.

 

Sim ja tentei sim JJduro, ah e obrigado por se oferecer a tradudir o texto, quando eu utilizo este fix e outros similares, o meu video fica com uma resolução acima do suportado pelo meu notebook, entao tenho que conectar um outro monitor para eu poder ver a tela do leopard, ao meu ver quando uso este fix, ele fica somente habilitado a dois monitores, quando desconecto o 2° monitor o meu notebook volta com a tela azul com linhas brancas, tipico de quando voce coloca uma resolução nao suportada.

 

Realmente, vou esperar o projeto do boot-132 melhorar, mas já é um grande passo poder dar o boot pelo cd original.

 

E pelo que entendi do boot-132, o usuario é que tem que falar(colocando as kexts) para o leopard que determinado hardware existe, se não, o leopard não sabe que hardware esta conectado, ele instala as cegas tudo.

 

talvez não muito distante algum OsX86 consiga ler os hardwares pela bios de um PC ou Laptop, e dar o boot pelo dvd orignal.

 

Sobre meu comentario sobre o boot-132, pode ser que eu esteja enganado, mas pelas tentativas que fiz aqui, foi esta a impressão que eu tive.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, muito boa a iniciativa, no entanto, gostaria de dar até uma sugestão!

 

 

Acho que para os bons programadores (infelizmente não sou tão bom assim a ponto de mexer nestas áreas), acho que poderia ter um meio de fazer um boot direto da usb e que automaticamente fosse jogada para o hd. Vou ser mais claro.

 

O procedimento acima continuaria o mesmo.

 

A pessoa antes de trocar pelo dvd e instalação, teria uma escolha:

 

1- aperte um para preparar o dispositivo USB

2- aperte dois para ejetar o drive e colocar o dvd de instalação.

3- aperte 3 para sair (ou qualquer outra coisa como utilitários).

 

 

quando a pessoa escolhe 1 , ele formata o usb, instala os drivers tipo padrão (os que já estão no dvd) e depois disso ejeta o cd e pede o dvd de instalação ou sai (pode até aparecer a pergunta acima novamente )

qnd a pessoa acabar de instalar, setaria para bootar pela usb e o dispositivo já entraria direto no HD (como o sistema hackeado atual)....

 

e as pessoas poderiam atualizar o sistema pq estaria sempre lendo da usb.

 

Mas antes de mais nada gostaria de dar os parabéns já que vocês estão cada vez mais empenhados e ajudando o projeto. Assim que pode se construir algo bom e de grande utilidade para a sociedade.

 

Parabéns a todos os envolvidos. A alguns anos isso nem poderia ser comentado (pois seríamos chamados de loucos).

 

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...