Help - Search - Members - Calendar
Full Version: Troca de funções do Teclado (AJUDA)
InsanelyMac Forum > OSx86 Project > Your Language > Português
TavinhoCosta
Olá Pessoal. Tenho um Toshiba que o teclado é meio ''Portugues'' No lugar do teclado do Windows tem o FN (Function) onde no mac que instalei nele era pra ser o OPTION.
Aí tá assim da esquerda para a direita: CONTROL - FN - COMAND E BARRA.
Como faço para trocar essa tecla por uma função de outra. Ou Seja, quero o OPTION no lugar dessa naba do Function. Tem como?

Abraços rolleyes.gif
oldnapalm
Entre no painel de preferências - teclado - teclas modificadoras
se a opção não abrir, apague a pasta /System/Library/PreferencePanes/Keyboard.prefPane/Contents/Resources/pt.lproj
vai ficar em ingês mas vai abrir.
Dá pra inverter as teclas Ctrl, Win e Alt, acho que a Fn não tem como atribuir outra função.
TavinhoCosta
Poisé, ali no system preferences não tem como mudar, mas imagino que por alguma linha de comando ou algum patch tenha como mudar isso. Grato pela dica wink.gif , mas ainda não foi desta vez.
Mais alguém tem alguma dica?

Aguardo... sad.gif
TavinhoCosta
Olá Robsil, rs
Na verdade ainda não é isso que quero.
Quero apertar o FN (tecla Function) e acionar o OPTION que no meu note é invertido.
Deve ter algum ''patch'' para trocar estas teclas. Agradeço mesmo assim.

Abraços e aguardo novas dicas.
OuVerRos
Fala DJ ....

Seguinte fera, vai no Preferences ... Keybord & Mouse.
Na guia Keybord vc clica no botão Change Keybord Type ... e vai pedir pra vc precionar a primeira tecla que fica do lado do Shift esquerdo. Não lembro do modelo do teu teclado, mas deve ser a letra Z ou a / sei lá, o fato é que vc vai identificar o teu tipo de teclado.
Depois no botão Modifer Keys vai aparecer as teclas pra vc fazer as trocas e assim poder configurar o teclado com a mesma pocição que é no Mac.
Se assim não funcar dai vc vai ter que editar a kext do layout pra atribuir o comando pra essa tecla. Mas isso é mais chato de fazer.
Aqui no laptop da Sheila eu consegui fazer. Ta funcionando legal.
TavinhoCosta
Bahh que naba, no menu que mandasse eu ir não tem essa opção, nem aba pra escolher nada.
Só os botões modify Keys.
Acho que vai ter que ser pelo Kext mesmo. Mais alguma idéia? rolleyes.gif

Abraço
OuVerRos
Vc pode baixar o Ukelele e fazer o seu layout. No note da Sheila eu usei a versão iPC OSx86 10.5.6 Universal PPF5 (Final) e funcionou tudo de boa, video, audio, rede, até o touchpad. Só ta faltando a wireless que estou em testes ainda.
TavinhoCosta
Blz então, vou tentar aqui com esse software ae. Valew Robsil. wink.gif
TavinhoCosta
Será que alguém conhece algum comando no Terminal para editar este Kext de teclado?

Grato
OuVerRos
Google it!

Google é meu pastor e nada me faltará ... huAhUahuAhUahuAhUahuAhUahuAhUa

http://ss64.com/osx/
oldnapalm
O problema é que essa tecla "Fn" controla as funções do laptop independente do sistema operacional. O Ukelele nem toma conhecimento dela.
Não existe uma "kext do layout", tem a kext do teclado que é plugin da kext PS/2, mas acho que nem por ela você vai conseguir alterar a função dessa tecla.
TavinhoCosta
Ok então amigos! Paciencia... vou deixar assim e comprar logo um Macbook, hehehe rolleyes.gif
Obrigado pelas dicas.
OuVerRos
QUOTE (TavinhoCosta @ Sep 18 2009, 08:04 PM) *
Paciencia... vou deixar assim e comprar logo um Macbook, hehehe rolleyes.gif

biggrin.gif Agora sim vc falou firme!!! Eu acho que em relação a notebook a melhor opção é ter o original ... pow, Macbook Air não tem igual velho!!!

PS: Eu não sei o que eu fiz no note da sheila que a tecla Fn esta como option e tb todas as funções do Fn estão certas ... até o controle do volume no note dela funciona com Fn+F5/F6 ... sei lá que macumba eu fiz que não lembro. blink.gif
TavinhoCosta
Se lembrar me conta, hehehe abraços.
This is a "lo-fi" version of our main content. To view the full version with more information, formatting and images, please click here.