Jump to content

Glossário


4 posts in this topic

Recommended Posts

Boot loader (Chameleon) - boot é o processo de iniciação do computador que carrega o sistema operacional quando a máquina é ligada. Boot loader é o software que fica no setor inicial de uma unidade de armazenamento (HD, CD, DVD, ...) e é carregado pelo BIOS (Basic Input/Output System, sistema básico de entrada/saída) para iniciar o sistema operacional.

 

 

Boot CD - (CD de iniciação) CD utilizado para iniciar um DVD retail.

 

 

Disabler (kext) - (que desabilita) usada para desabilitar alguma kext original que esteja causando problemas, sem precisar removê-la, já que uma atualização poderia reinstalar a kext original.

 

 

DSDT - (Differentiated System Description Table, tabela diferenciada de descrição do sistema) tabela do BIOS que descreve o hardware, provendo interação entre o sistema operacional (compatível com ACPI) e o firmware do sistema. Faz parte das especificações ACPI (Advanced Configuration and Power Interface, interface avançada de configuração e energia). Como o boot loader mais usado (Chameleon) possibilita substituição da DSDT original (apenas para o Mac OS, o BIOS em si não é modificado), ajustes na DSDT são usados para permitir que o Mac OS rode em PCs com um mínimo de alterações nos arquivos do sistema, de forma a continuar funcionando após uma atualização.

 

 

Distro - (distribution, distribuição) DVD de instalação do Mac OS modificado para tornar possível o boot em PCs e incluir alguns drivers e ajustes. O uso não é estimulado, pois além de se tratar de software pirata, inclui modificações que podem causar mais problemas do que ajudar.

 

 

Injector (kext) - (injetor) kext que injeta propriedades no registro do sistema (I/O Kit registry), usada para ativar ou modificar o funcionamento de dispositivos.

 

 

Kernel - (a parte central ou essencial de algo) o núcleo do sistema operacional. É o arquivo "mach_kernel" (oculto) no HD do Mac OS.

 

 

Kext - (Kernel EXTension, extensão do kernel) são os "drivers" (como chamados no Windows, ou "modules" no Linux), partes do sistema operacional específicos para determinado hardware. As originais ficam em /System/Library/Extensions (/S/L/E), enquanto kexts "extras" (específicas para PCs) costumam ser instaladas na pasta /Extra/Extensions (/E/E).

 

 

Legacy - (legado) em "kernel legacy" significa que ele suporta processadores não suportados pelo kernel vanilla. Em "kext legacy" significa que ela "passa" suas propriedades para uma kext original, que não precisará ser modificada para funcionar num hardware não suportado originalmente.

 

 

Retail (DVD) - (vendido a varejo) DVD original de instalação do Mac OS vendido separadamente, não em conjunto com um Mac. Pode ser utilizado em PCs, com auxílio de um CD de boot, ou a partir de uma instalação anterior do Mac OS.

 

 

Vanilla - (baunilha, algo comum, convencional) usado para indicar que o software é original da Apple, sem modificações. Exemplo: kernel vanilla, sistema vanilla.

Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...
 Share

×
×
  • Create New...