Jump to content

10.6.2 em Acer Aspire 5738zg


goatchild
 Share

10 posts in this topic

Recommended Posts

O QUE USEI:

Usei um Mac real, instalador myHack, um disco rígido externo e um DVD com OS X 10.6.

 

PROCEDIMENTO:

- Com o meu Mac verdadeiro, criei um DMG a partir do DVD, e depois usei a função "restore" para copiar o DMG para o disco externo. Depois instalei o myHack na partição.

- Liguei o disco rígido ao portátil, escolhi o disco rígido como dispositivo de arranque. No final da instalação do OS X ocorreu um erro e não conseguia arrancar a partir do sistema operativo instalado no laptop. Então, eu criei uma outra partição no disco rígido externo e usando o meu mac real, localizei o ficheiro OSInstall.mpkg localizado na partição de instalação, e instalei o OS X na 2ª nova partição. Depois instalei o myHack sobre esta nova partição após a instalação do Mac OS X.

- Arranquei a partir desta instalação OSX86 na 2ª partição no disco rígido com sucesso.

- Utilizando o OS X, com o portátil, instalado na 2ª partição, localizei o ficheiro OSInstall.mpkg na 1ª partição e instalei o OS X no disco rígido do portátil, e depois instalei o myHack na nova instalação OS X no disco do portátil.

- Arranquei o OS X instalado no disco do portátil com sucesso.

- Eu actualizei para 10.6.2, e usei o pfix no terminal, um programa que é instalado no sistema operativo com o myHack, corrige permissões e reconstrói o cache de inicialização e Extensions.mkext (eu uso pfix sempre que aparece qualquer problema como kexts que não carregam etc, e funciona quase sempre, não sei porquê).

- Restart ... e funciona.

PS: no instalador myHack escolhi "Graphics disabled" e applePS2Controller não escolhi porque no link abaixo existe um kext AppleACPIPS2Nub.kext que trabalha em combinação com VoodooPS2Controller.kext.

 

FUNCIONA:

- Airport trabalha.

- ATI Mobility Radeon HD 4570, apenas resolução máxima com este kext.

- Ok Trackpad com voodoo PS2 a partir deste link. Double finger scrolling ok!

- Som ok com voodoo HDA. Mas não funciona o microfone interno.

- Ok bateria com voodoo battery.

- Eu também uso VoodooPowerMini.kext mas não tenho certeza para que serve.

- Ok gravação de discos.

- Webcam ok.

- Para USB, tive de apagar AppleHPNet.kext (o que ele faz?)

 

NÃO FUNCIONA:

- Ethernet.

- Bluetooth.

- Não é possível usar a função Sleep.

- Por vezes depois de reiniciar o portátil fica congelado no arranque. Preciso de reiniciar com a opção -v e reiniciar de novo com -v, e já funciona.

- Eu gosto de usar o VMware, existem alguns aplicativos úteis do Windows que eu uso. Mas quando eu inicio o OS virtual, surge um Kernel Panic! (Porquê?)

- Microfone.

- Layout do teclado. Porque eu uso o layout do teclado Português, parece haver uma diferença entre o Teclado Português usado pelo Windows, e o Telclado Português usado por Mac, e algumas teclas estão trocadas. Vocês sabem de qualquer aplicativo que permite criar ou editar o layout de teclado Mac OS X?

 

Aqui está a minha lista de kexts no / Extras / Extensions:

 

AppleACPIPS2Nub.kext

EvOreboot.kext <--- myHack

FakeSMC.kext <--- myHack

IONetworkingFamily.kext <--- myHack

LegacyAppleRTC.kext <--- myHack

NullCPUPowerManagement.kext <--- myHack

RadeonHD.kext

SleepEnabler.kext <--- myHack (doesn't work for me)

VoodooBattery.kext <--- don't remember, from voodooprojects.org maybe.

VoodooHDA.kext

VoodooPowerMini.kext

VoodooPS2Controller.kext

 

com.apple.Boot.plist :

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<!DOCTYPE plist PUBLIC "-//Apple//DTD PLIST 1.0//EN" "http://www.apple.com/DTDs/PropertyList-1.0.dtd">
<plist version="1.0">
<dict>
<key>DSDT</key>						//Not sure what it really does, or if it is working.
<string>/Extra/dsdt.aml</string>	 
<key>EthernetBuiltIn</key>		 //Ethernet still not working.
<string>Yes</string>
<key>Graphics Mode</key>
<string>1024x768x32</string>	 //my res works in 1366x768 without changing this.
<key>Kernel</key>
<string>chocolate_kernel</string>
<key>Kernel Flags</key>
<string>arch=i386</string>
<key>Theme</key>
<string>Default</string>
<key>Timeout</key>
<string>5</string>
<key>USBBusFix</key>	//not sure if it works cause I trashed AppleHPnet.kext.
<string>Yes</string>
</dict>
</plist>

 

Se alguém me puder ajudar a aperfeiçoar o meu OSX86, agradecia imenso.

Sabem se existe alguma forma de conseguir QE/CI com ATI Mobility 4570?

 

Se detectarem algum erro neste post, nos procedimentos etc digam, estou disposto a aprender.

 

Obrigado,

Link to comment
Share on other sites

Boa noite,

 

Instalei a ultima versão de voodoohda e já tenho audio e microfone (embora com algum ruido o mic).

 

Relativamente ao sleep, o que acontece é que o sistema fica paralizado, o ecrân fica ligado e a ventoinha a funcionar.

 

Não percebo muito de DSDT, nem de programação. No entanto deixo aqui o meu DSDT gerado pela aplicação DSDTSE e informação detalhada LSPCI sobre o portátil. Se me puder dar alguma informaçao sobre como aperfeiçoar o meu OSX86 agradecia imenso.

 

Obrigado,

 

 

dsdt.txt

 

LSPCI.txt

Link to comment
Share on other sites

Vi que você adicionou o método _DSM ao device HDEF, você tentou usar a kext legacy do 5920 ao invés da VoodooHDA? (Acer5920HDA.kext em /S/L/E)

 

Sobre o sleep, tente remover as seguintes kexts, reinicie e veja o que acontece

LegacyAppleRTC.kext

NullCPUPowerManagement.kext

SleepEnabler.kext

VoodooPowerMini.kext

Link to comment
Share on other sites

Vi que você adicionou o método _DSM ao device HDEF, você tentou usar a kext legacy do 5920 ao invés da VoodooHDA? (Acer5920HDA.kext em /S/L/E)

 

Sobre o sleep, tente remover as seguintes kexts, reinicie e veja o que acontece

LegacyAppleRTC.kext

NullCPUPowerManagement.kext

SleepEnabler.kext

VoodooPowerMini.kext

 

Olá,

 

Sim experimentei esse kext, Acer5920HDA.kext, mas não deu resultado.

 

Removi também esses kexts, mas o problema do sleep mantém-se.

 

Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Tentei esse DSDT no mediafire (não funcionou) e experimentei alterar o meu DSDT como explica esse link (também não funcionou).

 

Acabei de desinstalar o meu DSDT e o smbios.plist e continua tudo na mesma, começo a duvidar se ter um DSDT instalado é relevante.

 

Ainda não percebi bem como é que o DSDT pode ajudar a resolver o que me falta:

Só não tenho placa Ethernet a funcionar, não tenho QE/CI, bluetooth, sleep, e acho que também não tenho speedsetp porque com o OS X a minha bateria dura apenas uns 50 minutos...

 

Acho que vou fazer uma pausa e dedicar-me a outras coisas mais importantes. Apesar de tudo o meu OSX86 até que não está muito mau. Posso navegar na internet, ver filmes, ouvir musica e escrever.

 

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Share on other sites

Sobre o DSDT, acho que varia de uma máquina para outra. No Aspire 5920, por exemplo, eu não teria o sleep nem o áudio funcionando 100% sem alterações no DSDT (sem contar a correção do reset da BIOS).

 

Pelo que li sobre o vídeo do seu laptop, o Snow Leopard não tem suporte para ATI Mobility.

 

A respeito do SpeedStep, você tentou remover a NullCPUPowerManagement? O 5920 funciona bem sem ela. Você pode usar o VoodooMonitor para verificar se está funcionando.

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...