Jump to content

Instalação do Snow Leopard via CD de boot


oldnapalm
 Share

448 posts in this topic

Recommended Posts

Instalação do Snow Leopard via CD de boot

 

O que você vai precisar:

 

- PC compatível com uma das versões do Empire EFI ou OSX86 ModCD;

- CD do Empire EFI (http://prasys.info/tag/empire-efi/) ou OSX86 ModCD (http://blog.nawcom.com/?p=446);

- DVD do Snow Leopard.

 

Procedimentos:

 

Faça o boot do Empire EFI, remova o CD, insira o DVD do Snow Leopard, aguarde alguns segundos e pressione F5, então selecione o DVD e pressione Enter.

 

empireefi.png

 

Se o Empire EFI não funcionar no seu PC você pode tentar com a versão legacy.

 

Na instalação execute o Utilitário de Disco (menu Utilitários), selecione o HD onde vai instalar o sistema, clique em Particionar, no Esquema de Volume selecione pelo menos uma partição, digite o nome, selecione o formato Mac OS Expandido (Reg. Cronológico) e nas opções selecione Tabela de Partição GUID, então clique em Aplicar.

 

Atenção: este procedimento irá excluir todos os dados do HD.

 

diskutility.png

 

Antes de instalar clique em Personalizar e desmarque os idiomas e drivers de impressora que não deseja instalar.

 

personalizar.png

 

Atualizado: se você usou o CD do nawcom, também poderá selecionar drivers e opções adicionais, ele detecta o hardware e já seleciona as opções adequadas. Neste caso você já deve conseguir fazer boot pelo HD e o restante dos procedimentos não são necessários. Caso tenha usado outro CD, prossiga com os demais passos deste tópico.

 

screenshot20101026at447.png

 

Após a instalação, faça novamente o boot com o CD do Empire EFI, mas desta vez selecione o HD onde o sistema foi instalado.

 

O sistema está rodando, mas não inicializa sem o Empire EFI, então temos que instalar o bootloader (Chameleon) no HD. Isto pode ser feito através do aplicativo myHack ou pelo instalador do Chameleon, ambos estão na pasta Post-Installation do CD. A vantagem do myHack é que ele contém várias kexts.

 

Baixe a versão mais recente de http://osx86.sojugarden.com/downloads/

 

com.apple.Boot.plist - Instala um arquivo com.apple.Boot.plist em /Extra, configurado para usar a kernel flag arch=i386, EthernetBuiltIn e modo gráfico VESA 1024x768.

 

GraphicsEnabler - Adiciona a opção GraphicsEnabler=Y no arquivo com.apple.Boot.plist citado acima.

 

GraphicsDisabler - Remove algumas kexts gráficas para forçar o modo VESA. Não use esta opção se estiver usando algum injetor ou string EFI.

 

Chocolate Kernel - Instala a chocolate_kernel e modifica o com.apple.Boot.plist para usá-la por padrão. Apenas para processadores não suportados pela kernel vanilla (Pentium4, i5, AMD, etc). Não selecione se você tem CPU Core 2 ou i7.

 

ApplePS2Controller - Instala as kexts AppleACPIPS2Nub e ApplePS2Controller, para dar suporte a teclado e mouse PS/2. Usado principalmente em laptops, que normalmente têm teclado e trackpad conectados a uma interface PS/2.

 

EvOreboot.kext - Adiciona funcionalidade de reiniciar e desligar em sistemas que usam NullCPUPowerManagement.kext.

 

IOATAFamily.kext - Fornece suporte PATA (IDE) para vários sistemas. Também possibilita o uso de dispositivos SATA com modo AHCI desativado em várias placas baseadas em ICHx. Inclui AppleIntelPIIXATA.kext, IOATABlockStorage.kext e IOATAPIProtocolTransport.kext na pasta plugins.

 

IONetworkingFamily.kext - Inclui suporte para várias placas de rede não suportadas ou que não são 100% funcionais. Inclui AppleBCM5701Ethernet.kext, AppleYukon2.kext, AppleIntel8254XEthernet.kext, Intel82574L.kext, AppleRTL8139Ethernet.kext, RealtekR1000.kext, AppleUSBEthernet.kext, nvenet.kext e AppleUSBGigEthernet.kext na pasta plugins.

 

LegacyAppleRTC.kext - Previne o erro de "CMOS Reset" encontrado em várias placas mãe. Deve ser removida (e substituída pela correção no DSDT) antes de iniciar a kernel x86_64.

 

NullCPUPowerManagement.kext - Desativa a AppleIntelCPUPowerManagement.kext, necessária até que você modifique o DSDT para suportar SpeedStep nativo.

 

SleepEnabler.kext - Ativa o funcionamento do repouso (sleep) em vários sistemas com AppleIntelCPUPowerManagement desativado. Nova versão, testada no 10.6.0 a 10.6.3 e não causa kernel panic como a versão anterior.

 

 

Quando o HD é particionado no esquema GUID é criada uma partição de 200 MB no início do disco, ela é chamada de partição EFI. O Chameleon, assim como as kexts "extras", pode ser instalado tanto na partição EFI quanto na do Snow Leopard. Se optar por instalar na partição EFI, execute o seguinte comando no terminal

diskutil list

Veja o número do HD onde instalou o sistema e substitua o X no próximo comando por este número

sudo diskutil eraseVolume "HFS+" "EFI" /dev/diskXs1

 

myhack.png

 

A configuração do Chameleon pode ser feita pelo aplicativo Lizard (http://forum.voodooprojects.org/index.php/topic,842.0.html).

 

lizard.png

 

Graphics Injection - habilita o funcionamento dos drivers da placa de vídeo, funciona para várias placas ATI e nVidia.

Built In Ethernet - evita problemas relacionados à placa de rede não ser reconhecida como interna.

 

Nas preferências do Lizard, configure o Extra folder Path. Selecione a pasta Extra da partição onde você instalou o Chameleon.

 

configu.png

 

Com o sistema já inicializando sem o CD de boot, fica faltando o ajuste fino. O fórum tem diversos tópicos sobre diferentes placas mãe, com as kexts e configurações necessárias. Se você não encontrar um tópico sobre a sua placa mãe, procure conhecer os componentes (áudio, rede, etc.) para poder procurar pelas kexts individualmente.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Depende do hardware em que você vai instalar.

 

Novo: nawcom Mod CD 0.3.1

http://blog.nawcom.com/?p=446

 

Chipset Intel P55 e Intel Core i5 e i7 8xx, Intel Core 2 e Intel Core

http://www.mediafire.com/?thd5nmo2oyn (v.1085)

 

Intel Atom, Intel Core i7 9xx, Intel Core 2, Intel Core

http://www.mediafire.com/?g2kznm0dxgz (v.1085)

 

AMD Phenom e Athlon X2, X3, X4 e Intel Core i3/Pentium D/Pentium 4 6xx

http://www.mediafire.com/?o1egnkn2jxz (v.1085 experimental)

 

AMD Phenom, Athlon e Sempron com SSE3, bem como Intel Core i3, Core i5-M, Core i3-M, Core i7M

http://www.mediafire.com/?o4t0i5wdzkm (v.1085 R2 experimental)

 

Laptops com placa de vídeo Intel GMA 950, GMA X3100, bem como desktops com placa nVidia problemática (série 2xx) e placa ATI

http://www.mediafire.com/?r2muyitoyqc (v.1085 R2)

 

Para usuários de Intel Graphics 950 e 965 (X3100) que testaram outras versões e tiveram kernel panic ou tela branca

http://www.mediafire.com/?5zdyrtvhmil (v.1085)

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

O meu PC é um Intel Core 2 Duo E8400, uso o segundo link?

 

 

Outra coisa, eu tenho duas partições uma com o Windows 7 e outra com as minhas coisas. Preciso de desinstalar o Windows 7 para instalar o osx?

 

Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Pode usar o primeiro link.

 

Sim, para instalar por este método precisa particionar o HD em GUID, pode instalar o Windows no mesmo HD, mas vai precisar reinstalar.

 

Para instalar junto com o Windows sem precisar reinstalar, pode fazer a instalação via USB usando o myHack (precisa ter um Mac OS rodando), ou pelo Hazard. Tem tópicos explicando ambos os métodos.

Link to comment
Share on other sites

Boas.

Penso que este tutorial está realmente muito bem feito, tenho apenas algumas duvidas.

 

Quanto espaço é necessário para a partição do Leopard?

Apos toda esta instalaçao, posso instalar o Windows 7 noutra partiçao?

Como é depois feita a gestão do boot (Leopard/Windows)?

Poderei fazer todos os updates que existirem para o Leopard?

 

Agradeço desde já!

Link to comment
Share on other sites

Quanto espaço é necessário para a partição do Leopard?

Não lembro de cabeça, mas acho que vai +/- 6GB. O ideal seria uma partição de 20GB e vai sobrar uns 15GB pra vc usar pra instalar programas e etc.

 

Apos toda esta instalaçao, posso instalar o Windows 7 noutra partiçao?

Sim, pode. Caso venha a perder o boot do win7 tem um tópico nessa mesma seção sobre como corrigir.

 

Como é depois feita a gestão do boot (Leopard/Windows)?

O Chameleon faz tudo.

 

Poderei fazer todos os updates que existirem para o Leopard?

Se vc usar kernel Vanilla, sim. Pra usar kernel Vanilla basta não marcar nenhum kernel na Customize. Pra AMD vc vai ter que usar um kernel modificado e o update fica por conta do combo que vc baixa a parte.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pela rápida resposta.

 

Ja agora, em vez de usar um DVD DL posso usar a ISO numa pen bootable de 8GB?

Neste momento ja tenho o Win7 instalado, ha maneira de instalar o Leopard noutra partiçao sem ter que perder o windows, mas ficar tudo com as mesmas facilidades?

 

Cumps

Link to comment
Share on other sites

Se você tiver acesso a algum computador com Mac OS pode seguir o tópico "Instalação do Snow Leopard via USB" para passar o DVD para o USB, caso contrário precisará de uma imagem que possa ser gravada pelo Windows.

 

Além disso vai precisar reduzir o tamanho da partição do Windows para criar uma nova.

http://windows.microsoft.com/pt-PT/windows...on-my-hard-disk

Link to comment
Share on other sites

Alguem poderia me dizer se o DVD Retail e algo desse tipo Mac OS X Install DVD.dmg?

 

E como eu gravo isso no dvd?

 

 

 

Como é explicado em varios outros tutorials, tens que primeiro fazer a instalaçao de uma versao Distro (iAtkos ou iDeneb, p.ex.) e usa-la para gravar o teu DVD.

 

Podes usar o UltraISO para transformar o dmg em ISO!

 

 

 

 

 

 

Só depois poderás gravar o dmg ISO!

 

Pelo menos acho que é isso, no entanto, espera que mais alguém responda pois posso tar enganado.

Link to comment
Share on other sites

m1n31r0, o DVD retail normalmente tem esse nome (Mac OS X Install DVD.dmg).

 

Nunca usei o procedimento indicado pelo bahbel, transformar em ISO pelo UltraISO e gravar pelo Windows, mas acredito que funcione.

 

Pelo Mac pode gravar pelo Utilitário de Disco.

Link to comment
Share on other sites

Ja agora, digam-me uma coisa. Se instalar o 10.5.6 como falei mais atras, tenho como depois fazer update para a 10.6 de maneira simples? :X

Não recomendo fazer isso, é melhor fazer uma instalação da 10.6 direto. Se estiver com o 10.5 rodando, ao atualizar para 10.6 terá que substituir as kexts que você instalou (não as originais do sistema) por versões atualizadas.

Link to comment
Share on other sites

Não recomendo fazer isso, é melhor fazer uma instalação da 10.6 direto. Se estiver com o 10.5 rodando, ao atualizar para 10.6 terá que substituir as kexts que você instalou (não as originais do sistema) por versões atualizadas.

Ok, e há alguma BOA razão para depois actualizar para a 10.6? O que quero dizer é, se já tiver a 10.5.6 há alguma grande vantagem em mudar para 10.6?

 

 

 

 

 

E já agora, se meter a 10.6, mais tarde quando sair outra versao (seja 10.6.5, 10.7 ou quem sabe uma 11) terei que fazer o mesmo, e substituir a 10.6 pela mais recente? Nao poderei actualizar simplesmente?

Link to comment
Share on other sites

Ok, e há alguma BOA razão para depois actualizar para a 10.6? O que quero dizer é, se já tiver a 10.5.6 há alguma grande vantagem em mudar para 10.6?

Depende do seu equipamento. A 10.6 é 64 bit, você pode rodar apps 64 bit que podem utilizar mais memória RAM. Independente disso, na minha opinião a 10.6 está mais rápida e estável que a 10.5.

 

E já agora, se meter a 10.6, mais tarde quando sair outra versao (seja 10.6.5, 10.7 ou quem sabe uma 11) terei que fazer o mesmo, e substituir a 10.6 pela mais recente? Nao poderei actualizar simplesmente?

Não é que não possa atualizar, apenas terá que ter o cuidado de substituir todas aquelas kexts não oficiais que você instalou, por versões compatíveis com a nova versão do sistema.

Link to comment
Share on other sites

Galera sera que alguem pode me ajudar?

 

Fiz a instalação ontem conforme o tuto.

 

Mas quando instalo o myhack e tento dar o primeiro boot ele para na tela da maçã e fica com um quadrado.

 

E quando eu do boot pelo CD do EFI o sistema carrega normalmente.

 

Meu Hardware

MOtherboad (Asus/M2N-MX SE/nForce6100-430)

Processador (AMD ATHLON 64 X2/4400+/2300MHZ/x86,x86-64,MMX,3DNOW!,SSE,SEE2,SEE3)

Memoria RAM (KINGSTON/DDR2/2GB)

Hard Disk (SATA/250GB)

Hard Disk (IDE/40GB)

Drive DVD (LG/GH20NS10/DVDRAM)

Placa de rede (NVIDIA/PHY:ATHEROS AR8012/ On )

Video (NVIDIA/GF8500GT/PCI-EX/Off/256MB)

Audio REALTEK ACL662

Keyboard (C3 TECH/USB)

Mouse (A4TECH/XL-750F)

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...