Jump to content

Acer Aspire 5920


oldnapalm
 Share

109 posts in this topic

Recommended Posts

Novo: DSDT Auto-Patcher Acer Aspire 5920

 

 

Os patches DSDT podem ser aplicados automaticamente usando esse editor. Desta forma você edita o seu DSDT original facilmente e evita possíveis problemas com um arquivo pré editado.

 

Aspire_5920.txt

 

 

Áudio:

 

Adicione o método _DSM ao device HDEF

                Method (_DSM, 4, NotSerialized)
               {
                   Store (Package (0x08)
                       {
                           "codec-id", 
                           Buffer (0x04)
                           {
                               0x88, 0x08, 0xEC, 0x10
                           }, 

                           "layout-id", 
                           Buffer (0x04)
                           {
                               0x0C, 0x00, 0x00, 0x00
                           }, 

                           "device-type", 
                           Buffer (0x11)
                           {
                               "ALC888"
                           }, 

                           "PinConfigurations", 
                           Buffer (0x18)
                           {
                               /* 0000 */    0x40, 0x10, 0x21, 0x01, 0x20, 0x11, 0x10, 0x90, 
                               /* 0008 */    0x60, 0x11, 0x45, 0x01, 0x50, 0x90, 0x81, 0x01, 
                               /* 0010 */    0x10, 0x01, 0xA0, 0x90, 0x30, 0x10, 0x81, 0x01
                           }
                       }, Local0)
                   DTGP (Arg0, Arg1, Arg2, Arg3, RefOf (Local0))
                   Return (Local0)
               }

Adicione também o método DTGP

    Method (DTGP, 5, NotSerialized)
   {
       If (LEqual (Arg0, Buffer (0x10)
               {
                   /* 0000 */    0xC6, 0xB7, 0xB5, 0xA0, 0x18, 0x13, 0x1C, 0x44, 
                   /* 0008 */    0xB0, 0xC9, 0xFE, 0x69, 0x5E, 0xAF, 0x94, 0x9B
               }))
       {
           If (LEqual (Arg1, One))
           {
               If (LEqual (Arg2, Zero))
               {
                   Store (Buffer (One)
                       {
                           0x03
                       }, Arg4)
                   Return (One)
               }

               If (LEqual (Arg2, One))
               {
                   Return (One)
               }
           }
       }

       Store (Buffer (One)
           {
               0x00
           }, Arg4)
       Return (Zero)
   }

Kext por XyZ (/S/L/E):

Acer5920HDA.kext.zip

Após a atualização 10.6.3 será necessário modificar a kext AppleHDA

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=214058

Para 10.6.8

http://www.insanelymac.com/forum/index.php...t&p=1702926

 

 

Correção do CMOS reset:

 

Mude o "Length" do device RTC para "0x02"

				Device (RTC)
			{
				Name (_HID, EisaId ("PNP0B00"))
				Name (_CRS, ResourceTemplate ()
				{
					IO (Decode16,
						0x0070,			 // Range Minimum
						0x0070,			 // Range Maximum
						0x01,			   // Alignment
						0x02,			   // Length
						)
				})
			}

 

Repouso (sleep):

 

Remova o _PRW dos devices HDEF e EHC1

				Name (_PRW, Package (0x02)
			{
				0x0D, 
				0x03
			})

 

SpeedStep:

 

A AppleIntelCPUPowerManagement.kext funciona, basta configurar o SMproductname como MacBookPro5,1 no arquivo smbios.plist

		<key>SMproductname</key>
	<string>MacBookPro5,1</string>

Não instale a kext para desabilitar o gerenciamento de energia (NullCPUPowerManagement.kext)

 

 

Teclado e touchpad:

 

VoodooPS2Controller.kext e AppleACPIPS2Nub.kext (/S/L/E)

Essa versão corrige o bug da "tecla travada" ao despertar do repouso:

VoodooPS2Controller.kext (precisa da AppleACPIPS2Nub.kext do link anterior)

Keyboard layout:

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=213730

 

 

Bateria:

 

VoodooBattery.kext (/S/L/E)

 

 

Leitor de cartão SD:

 

VoodooSDHC.kext (/S/L/E)

 

 

Correção do UHCI: (evita o travamento aleatório no boot)

 

Habilite a opção UHCIreset no arquivo com.apple.Boot.plist

	<key>UHCIreset</key>
<string>Yes</string>

 

Câmera:

 

Funciona com o CamTwist

 

 

Vídeo:

 

Funciona em 32 bit, e com a atualização 10.6.2 também funciona em 64 bit, porém o sleep não funciona em 64 bit, provavelmente devido a problemas no driver de vídeo.

 

 

Ethernet:

 

BCM5722D.kext (/S/L/E)

 

 

Wireless:

 

http://projectcamphor.mercurysquad.com/

Não pude testar pois troquei a Intel 3945ABG por uma Broadcom BCM4311.

 

Caso substituir a placa wireless por outra suportada, será necessário utilizar uma IOPCIFamily.kext modificada (por dborca, baseada na do Chun-Nan).

 

 

Outras kexts necessárias: (/E/E)

 

fakesmc.kext por Netkas

PlatformUUID.kext* por Superhai

* não será necessária se utilizar o Chameleon 2.0 RC4 ou posterior.

 

 

Kexts com:

(/S/L/E) - devem ser instaladas em /System/Library/Extensions

(/E/E) - podem ser instaladas em /Extra/Extensions

 

 

Fix do restart

http://www.insanelymac.com/forum/index.php...t&p=1680508

 

 

Arquivo DSDT com as modificações necessárias:

5920-6080 dsdt.zip

5920-6368 dsdt.zip

5920-103G25Mi dsdt.zip

Link to comment
Share on other sites

Essa modificação deve ser feita no DSDT.

 

Ao final do post anexei o meu arquivo dsdt.aml, possivelmente funcione no seu laptop, já que é idêntico ao meu, então seria só você colocar esse arquivo na raiz (/) ou na pasta Extra, e instalar a kext em /S/L/E.

 

Mas para garantir, sugiro que você gere o seu próprio arquivo e verifique se são realmente iguais, ou faça as modificações no seu arquivo. Para gerar o arquivo use esse programa

http://rapidshare.com/files/267729185/DSDTPatcherGUI_1.0.zip

ele cria uma pasta dentro da Sessions, aí você vai encontrar o arquivo dsdt_fixed.txt, você deve renomeá-lo para dsdt.dsl, fazer as modificações e compilar, criando o dsdt.aml.

 

Se tiver dificuldade nessa etapa das correções no DSDT, anexa o arquivo dsdt_fixed.txt que eu te ajudo.

Link to comment
Share on other sites

Amigo,

na noite passada fiquei instalando o snow leopard via o leopard através do arquivo .dmg. Instalei o chameleon rc1 e acabou nao dando certo.

Está dando kernel panic, intalei kext que ás vezes nao teria necessidade, ps2controles... funcionava antes normal, atraves da appleps2control...

Estou pensando em colocar direto no pacote de instalação as kexts que vou usar, tipo as que vc sitou acima e vou tentar a instalação novamente. Outra coisa que não está acontecendo é que o sistema não arranca, provavelmente devo ter que configurar o dst e o boot efi. estou seguindo orientações de uns tutoriais que peguei no youtube do osx86project.

A outra alternativa e eu instalar com o cd de boot do hmbt o snow e logo depois ver o que esta funcionando e arrumar!

O Leopard está funcionando audio tranquilo, está sendo utilizado a kext azzalia, só nao tem marcação da bateria, conssegui a kext, vou arrumar.

Se puder dar uma orientação, como vc tem o mesmo modelo de notebook, agradeço, até breve!

Link to comment
Share on other sites

Eu fiz a instalação conforme esse guia

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=208078

 

O Chameleon só suporta Snow Leopard a partir da varsão 2.0 RC3, com a RC1 não deve funcionar mesmo.

 

Quando instalei também tive um problema de kernel panic, relacionado ao canal IDE secundário, que resolvi aplicando um patch no DSDT. Como em testes recentes percebi que o patch não era mais necessário, acabei removendo o mesmo, porém não sei se deixou de ser necessário porque quando instalei estava usando um HD USB externo e a controladora SATA estava no modo IDE, ou porque o problema foi corrigido numa das atualizações (10.6.1 ou 10.6.2).

 

Se você usar o Chameleon RC3 e mesmo assim tiver kernel panic usando o HD interno, veja se a controladora SATA está configurada como AHCI na BIOS. Se estiver e mesmo assim continuar o problema, anexa uma foto do kernel panic e o teu arquivo dsdt_fixed.txt (veja meu post anterior).

 

Quanto ao PS2, utilize as kexts do primeiro post, elas funcionam bem, e sobre o áudio também, com a kext Azalia funciona apenas o audio-out nos speakers internos, com a solução do primeiro post funciona tudo, in & out, e detecta quando você pluga um fone de ouvido ou microfone.

Link to comment
Share on other sites

As kext nao estão funcionando, está dando erro ao carregar o sistema, fica failed kext voodoo.....,

não está ocorrendo kernel panic, o sistema levanta, porem só conssigo mecher com mouse usb e o teclado nao funciona.

 

Vou testar colocar as kexts na pasta Extra,pra ve se carrega.

 

Uma pergunta, pode ocorrer de dar conflito entre kexts?

 

 

Até a próxima! se der add no msn virgilio.solano@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

Qual o erro? Você reparou as permissões das kexts instaladas? Essas que estão marcadas com "/S/L/E" não vão funcionar em /Extra, tente rodar esses comandos pelo Leopard

sudo chown -R 0:0 /Volumes/[partição do Snow Leopard]/System/Library/Extensions
sudo chmod -R 755 /Volumes/[partição do Snow Leopard]/System/Library/Extensions

substitua [partição do Snow Leopard] pelo nome da partição onde instalou o Snow Leopard, se tiver espaço coloque uma "\" na frente, por exemplo: /Volumes/Snow\ Leopard/System/Library/Extensions

 

faça o boot com "-f" (ignore cache) e se funcionar, rode o seguinte comando para recriar o cache (pelo Snow Leopard)

sudo touch /System/Library/Extensions

veja que ambas as kexts são necessárias para funcionar, VoodooPS2Controller.kext e AppleACPIPS2Nub.kext

Link to comment
Share on other sites

rodei o comando, nao me deram nenhuma mensagem no terminal.

Reiniciei(estou dando boot pelo cd do hmbt bootcd 3.0, com o comando -v), nisso ocorreu falha falando que a kext duplicated voodoops2controler failed, reiniciei de novo e ia bater uma foto, só q dessa vez deu o mesmo erro, porem já leu o touchpad synapsys e o sistema carregou de boa, fez a apresentação do osx, porém o audio ainda nao cunfiona, mecho na rodinha do volume e só aparece a imagem do audio travado na tela de apresentação.

 

Para confirmar se o touchpad está funcionando, mechi com ele na tela de inicio e está funcionando mesmo. Antes ocorreu varias vezes de eu reiniciar umas 2 vezes e o touch nao funcionar, na terceira que reiniciava ele carregava o touchpad synapsys e funcionava, mesma coisa com o teclado.

Outra vez quando estava utilizando o Snow Leopard, e ele ficava em modo sleep e batia na tecla pra voltar, ele nao voltava. É justamente quando vc mensionou anteriormente no primeiro post uma kext que corrige esse erro.

 

Bem ainda está do mesmo modo que antes, as kexts ainda nao funcionam, se quiser te mando todo detalhe de como estão minhas pastas aqui no snow leopard. até.

Link to comment
Share on other sites

Quanto a kext duplicada, pode ser porque ela está também no boot CD. Por que você não instala o Chameleon no HD e faz o boot por ele?

 

Sobre o áudio, não vai funcionar enquanto você não fizer o patch no DSDT, me envia o teu arquivo dsdt_fixed.txt (veja como criar na minha primeira resposta) que eu vejo se você pode usar o meu, senão eu aplico as correções no seu arquivo. Sobre o sleep mesma coisa, e não vai funcionar se fizer o boot pelo CD, porque ele tem a kext NullCPUPowerManagement que no nosso laptop não é necessária.

Link to comment
Share on other sites

Detalhe da instalação:

 

Segui a instalação como você me mandou o link de uma que você também seguiu:

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=208078

 

Só que o seguinte, eu instalei o chameleon rc3, meu arquivo com.apple.boot.plist, adicionei abaixo de kernel flag <string>ach=x86_64</string>, adicionei também Timeout(5), coloquei a linha tbm: <key>UHCIreset</key> <string>Yes</string>, e o mesmo arquivo, com.apple.boot.plist, da pasta Extra é o mesmo da pasta SystemPreference.

Instalei as kexts que vc mandou instalar antes de reiniciar através do software osx86tolls, fiz um backup antes. Utilizei também nesse software um recurso de EFI, não entendo sobre isso ainda onde que fica esse arquivo ou como configurar, também tenho dúvidas sobre dstd, utilizei também o patchergui, porem coloquei na pasta extra o seu arquivo dstd.aml.

 

Fiz dessa maneira, se tiver algo errado me fale, sobre reparar permissões nao sei fazer, só rodei o comando que vc pediu anteriormente, igual postei antes.

 

Sobre o arquivo Extensions.mkext, como ele funciona, tem necessidade?

o arquivo disabler.kext, tem que ser utilizado?

Quero que me explica sobre EFI, se para dar o boot tem que mecher com esse arquivo tbm.

Tudo que fiz e está ocorrendo está relatado nos posts que coloquei.

Qualquer coisa vamos iniciar do zero, pra ver se as kexts funcionam ou me corrige onde estiver errado, até a próxima.

 

ficou faltando

 

"4º passo - instale as kexts necessárias para seu hardware (som, rede, etc.) e crie a string EFI para habilitar os drivers de vídeo, ou utilize a opção GraphicsEnabler do Chameleon (placas nVidia)"

 

Não sei fazer essa string EFI, como tinha comentado antes e onde coloca-lá

Link to comment
Share on other sites

A linha arch=x86_64 não é necessária, esse é o modo padrão.

 

O arquivo Extensions.mkext é o cache das kexts, não é necessário na pasta Extra, e na pasta Extensions do sistema é gerado automaticamente.

 

Sobre o DSDT, me envia o teu arquivo dsdt_fixed.txt para eu ver se você pode utilizar o meu dsdt.aml.

 

Disabler não deve ser utilizado no nosso caso.

 

Também não é necessário EFI string, nosso vídeo funciona direto, porém só vai funcionar em 64 bit após a atualização para 10.6.2. Enquanto tiver usando a 10.6.0 use "arch=i386 -legacy" para funcionar o vídeo na resolução nativa.

 

Acho que o maior problema é você estar fazendo o boot pelo CD, teria que instalar o Chameleon no HD e fazer o boot por ele.

Link to comment
Share on other sites

Antes como estava com o Leopard e o Windows7, configurei o boot pelo easybcd, só q quando instalei o snow e configurei o chameleon nele, usando o leopard, o meu boot está com erro, se seleciono a partição do snow pelo boot q tinha anteriormete, da erro nao carrega e até o windows está dando erro no arquivo winload.exe, o unico sistema que carrega é o leopard.

 

O unico modo até o momento que conssigo dar o boot no snow é pelo cd.

 

Me manda aí como desinstalar e instalar de novo, se der me manda o link onde pego e sigo uma instalação, já q no snow só funciona a partir da versão 3. Estou iniciando novamente e ja te mando o arquivo do dstd, outra, nao instalei a kext voodoobatery,aqui ja esta funcionando o leitor de bateria normal.

 

ja te mando o arquivo, até

Link to comment
Share on other sites

Cara, o seguinte, enquanto você fizer o boot pelo CD, o booter carrega uma penca de kext que tem nele, por isso funciona o medidor de bateria, por exemplo, e não funciona o teclado (kext duplicada) e o sleep (disabler kext). Quando você fizer o boot pelo HD vai precisar instalar a VoodooBattery.

 

Se fizer a instalação do Chameleon conforme esse guia, deve funcionar (pode instalar pelo Leopard)

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=208078

 

Procura por "Chameleon 2.0" no Google, o InsanelyMac não permite link para a página do Chameleon.

Link to comment
Share on other sites

O seu DSDT é um pouco diferente, fiz as mudanças necessárias no seu arquivo, basta colocar o dsdt.aml na pasta Extra

movido para o primeiro post

Só vai funcionar se estiver na mesma partição que o Chameleon, caso você fizer um boot CD para o laptop, coloque esse arquivo nele.

 

O ideal é você instalar o Chameleon na partição do Snow Leopard, conforme o guia que eu indiquei. Tem como fazer o boot do Windows 7 também pelo Chameleon, vou procurar um guia que eu tinha visto e depois posto aqui.

Link to comment
Share on other sites

estou tentanto instalar, porem aparece a seguinte mensagem: No such file or diretory, tipo nao esta encontrando, eu copiei e colei o endereço do diretorio que esta com o arquivo e nada tbm, o negocio que pega mais é pq eu organizei o boot pelo easybcd, porem ele só enxerga o leopard e o windows, caso eu instale o chameleon pode ser q de algum erro.

Link to comment
Share on other sites

Isso na hora dos comandos para instalar o Chameleon? Você tem que mudar o nome da pasta caso tenha colocado em outro lugar. O guia assume que tenha baixado e extraído na pasta Downloads.

 

Por exemplo, se você colocou no desktop, vai digitar:

 

cd ~/Desktop/Chameleon*/i386

 

Tem esse instalador do Chameleon, mas eu nunca testei

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=184766

 

Já saiu o RC4, mas eu ainda to usando o RC3.

Link to comment
Share on other sites

acontece o seguinte, só tem como eu configurar o boot pelo easybcd, só reconhece o leopard, se eu instalar o chameleon no leopard, vai dar erro no boot do windows e tbm nao vai carregar o snow

tenho q arrumar alguma meneira de entrar no snow e configurar por lá direto

Link to comment
Share on other sites

Você tem que instalar o Chameleon na partição do Snow Leopard, não na do Leopard.

 

Não remova a kext dsmos, nem instale special dsmos, a solução para isso é instalar a fakesmc.kext (link no primeiro post).

 

Uma dica, se for escrever mais alguma coisa e o último post for o seu, utilize o botão editar. Se criar vários posts em sequência num fórum com moderação, poderá ser considerado flood.

 

Segue procedimento para recuperar o boot do Windows 7 após instalação do Chameleon:

 

1 - Coloque o DVD do Windows 7 e boote apertando a tecla F8, para entrar na lista de escolha de boot. Selecione Safe mode with command prompt;

 

2 - Entre em Startup Repair e vá em Command Prompt;

 

3 - Dentro do Prompt, digite "diskpart". Escreva "list disk" para listar os discos disponíveis (caso você tenha mais de um HD);

 

4 - Feito isso, analise qual é o seu HD que está instalado o Windows, e escreva "select disk 0" por exemplo, aí você selecionou o HD;

 

5 - Com o HD selecionado, escreva "list partition" para listar as partições do HD previamente selecionado. Escolha a partição que o Windows está instalado com o comando "select partition X" Lembre-se: X é o número da partição;

 

6 - Digite "active";

 

7 - Digite "exit" duas vezes para sair do prompt;

 

8 - Agora vá em Startup Repair [Primeira Opção] e execute-o. Ao terminar NÃO clique em finish, clique em cancel;

 

9 - Volte ao prompt de comando e faça a mesma coisa com a partição que está instalado o Mac OS X.

Link to comment
Share on other sites

Logo após Waiting for DSMOS... (aparece o seguinte)

disk1: ioctl (_IOWR,'d', 132,24) is unsupported.

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------

Tentei de novo, agora logo depois de:

Waiting for DSMOS...

Aparece:

jnl: disk0s1: replay journal: from 6810112 to 6843392 (offset 0xca000)

jnl: disk0s1: journal replay done

 

Isso aparece para todas as partições que tenho no disco.

 

O que tenho q fazer agora?

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...